Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Artigo publicado em Estresse

Comentários:

1540 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Konflanz
8 horas atrás

Muitos dizem que é coisa da cabeça e que voce tem que “se ajudar”, “bola pra frente”…nao é assim, os passado te condena te faz sofrer te faz chorar e tudo que você quer é ter aquilo de volta, fazer diferente…terminei meu relacionamento de 3 anos a 1 mês e nesse tempo tive duas crises de choro que duravam horas, fora as outras que tenho todos os dias que duram um tempo antes de dormir, eu não quero continuar assim, remoendo o passado e sofrendo cada dia mais sem vontade de fazer as coisas mas quando vou falar o que… Read more »

kook-ha nam
11 horas atrás

Olá,13 anos.
42 de 42 /depressão
38 de 42/ ansiedade
40 de 42/ estresse
Isso é “adolescente na net”,”apenas pra chamar a atenção”.

Last edited 10 horas atrás by kook-ha nam
Malu 1208
13 horas atrás

Tenho 12 anos:

40/42 de depressão

40/42 de ansiedade

34/42 de stress

Giulia Carmo
13 horas atrás

Dep: 42 de 42
Ansiedade: 34 de 42
Stress: 36 de 42

L Castilho
2 dias atrás

eu descobri q tinha depressão aos 15 anos quando achei interessante tentar um suicido passivo parando de comer e desenvolvi anorexia depois disso

agora tenho quase 26 e essa merda nunca vai passar … a não ser que vivamos dopados de remédio, caso contrário, sempre terão esses momentos onde vc se sente tragado para dentro de si próprio e colapsa em um buraco negro de pessimismo, dor, angústia e por fim a lenta e dolorosa morte mental da indiferença … sinto muito por todos que passam ou vão passar por isso

Yasmim Rodrigues
2 dias atrás

Meu nome é yasmim tenho 13 anos
Fiz o teste e todos deram(ansiedade depressão e stresse)
Depressão: 30 de 42
Ansiedade: 22 de 42
Stresse: 26 de 42
As vezes eu choro sem motivo, sinto meu coração palpitar, fico desanimada e as vezes eu começo a rir do nada.

Ana Beatriz Silva
2 dias atrás

oii meu nome é Ana Beatriz, tenho 15 anos
fiz o teste e todos (ansiedade, depressão,estress) deram nível extremo, preciso de ajuda psicólogica…
já frequentei 2 psicólogos e nenhum deles me fez melhor só melhorei quando estava na consulta… e tenho muita insônia

Ana beatriz Sales kawanami
2 dias atrás

Oi meu nome é Ana Beatriz tenho 11 anos
Ansiedade 24 de 42
Depressão 34 de 45
Estresse 32 de 42
Acho q é isso

Andreia Morais
3 dias atrás

Oi,eu tenho 16 anos…
Depressão: 42 de 42
Ansiedade: 40 de 42
Stress: 28 de 42

Ih,eu não sei o que sinto mais

DarkFire_S2
3 dias atrás

Oi pessoal eu tnh 13 anos
Depressão: 40 de 42
Ansiedade: 18 de 42
Stress: 22 de 42
Eu sempre fui de ficar mais em casa,me sentindo cada vez mais isolado, sempre me sentia desanimado, nunca queria fazer nada, choro sem motivo, e a cada mês parece piorar, agr estou indo atrás de algum psicólogo para me ajudar

Last edited 3 dias atrás by DarkFire_S2
Thaís Costa
3 dias atrás

14 anos
Depressão: 42 de 42
Ansiedade: 36 de 42
Stress: 36 de 42
E sofro disso desde os 10 anos, infelizmente até já me acostumei

Last edited 3 dias atrás by Thaís Costa
Rafaela Silvestre
5 dias atrás

Me chamo Rafaela, tenho depressão e ansiedade e elas estão num grau muito alto, pelo menos nas sensções do meu corpo. Eu sinto medo de tudo, mas as vezes consigo me acalmar. Sair de casa é a coisa mais dificil pois minha ansiedade ataca sempre que tenho que sair. Preciso urgente de um psicolgo e psiquiatra. Eu preciso relaxar minha mente e me entender para poder correr atras dos meus sonhos. Me sinto muito sem animo, hoje tentei fazer umas coisas em casa, mas pra tudo é uma dificuldade imensa! Não trabalho, só faço faculdade. Meus resultados: Depressão: 40-42 Ansiedade:… Read more »

男の子オタク
5 dias atrás

14 anos
Depressão: 42 de 42
Ansiedade: 36 de 42
Stress: 40 de 42.

Beatriz Pinheiro
5 dias atrás

Me chamo Beatriz tenho 19 anos meu teste deu. Depressão 36 de 42 Ansiedade 32 de 42 Stress 36 de 42 Real preciso de ajudar! Varios,Muitos acontecimentos aconteceu na minha vida. Por um tempo conseguir me mantém de pé,supera coisas que aconteceu comigo na infância só que é uma cicatriz que nunca a alma vai curar tudo e questão de tempo. Presenciei as brigas dos meus pais,o machismo,a violência a falta de respeito. As traições Minha família ao todo é bem complicada,ninguém se respeita vários conflitos em si.uns querem se melhor que o outro. Eu meus irmãos crescemos com muito… Read more »

Isabel Beatriz
6 dias atrás

Eu tenho 14 anos de idade…. E meu teste deu

Depressão: 40 de 42

Ansiedade: 42 de 42

Stress: 38 de 42

Eu realmente preciso de ajuda, mas não sei se meus pais vão compreender

Ъłł
7 dias atrás

Tenho 13 anos e já faz um tempo que eu venho me sentindo desanimada o o resultado foi de:
Depressão 30 de 42
Ansiedade 26 de 42
Stress 32 de 42
Eu preciso de ajuda, Deus me ajuda, mas preciso fazer terapia estou muito desanimada

Last edited 7 dias atrás by Ъłł
야생Ester
7 dias atrás

Eu tenho 12 anos é eu me senti muito desanimada de uns dias para cá então resolvi fazer esse teste que deu depressão 16 de 42 ansiedade 8 de 42 é stress 6 de 42.

Last edited 7 dias atrás by 야생Ester
Giovanna Gratieri
8 dias atrás

Tenho 11 anos. Ja fiz terapia mais não adiantou de nada sou irmã do meio minha irmã mais nova cria entrigas todos os dias eu sempre levo a culp de algo que não fiz minha familia so reclama o resultado do teste deu
Estress 42
Depressão 42 e ansiedade 40
Eu penso em suicídio o dia todo n aguento mais

Dhenifer Morais
9 dias atrás

Tenho 11 anos e ando sofrendo de ansiedade 5 meses estou tomando remédios e vou ao psicólogo a 2 anos mais parece q n adianta de nada parece mais q meu quarto virou minha casa inteira n tenho vontade de sair ou falar com alguém perdi minha mãe a 2 anos atrás eu digo q já superei mais n tem como superar algo assim sla as vezes eu ne sinto um lixo eu n sei fazer nada direito as vezes eu queria n ter nascido n vou fazer falta para ninguém msm só q as outras pessoas n sabem como… Read more »

Last edited 9 dias atrás by Dhenifer Morais
Yuu Son
9 dias atrás

Eu tenho 14 anos e tava me sentindo stranho esses dias

Depressão:36 de 42
Ansiedade:30 de 42
Estresse:34 de 42

Ana Vitoria Marques
9 dias atrás

Tenho 12 anos
Depressão:42
Ansiedade:32
Stress:40
Preciso de ajuda,mais não consigo me abrir e nem falar com meus pais

claudia menorzinha
10 dias atrás

Stress 40
Ansiedade 42
Depressão 42
Acho interessante este teste!

Gabriel Sei lá
10 dias atrás

Depressão 30

Ansiedade 10

Stress 14
ISSO FAZ SENTIDO?

mands ∞ chitta
11 dias atrás

faz uns 3 meses que eu estou muito mal e sabia que tinha algo errado comigo..
depressão: 40 de 42
ansiedade: 42 de 42
stress: 40 de 42

Raniely Silva
11 dias atrás

Acho um teste muito interessante,principalmente, para os jovens. Tenho 16 anos e praticamente gabaritei (40-estresse,40-ansiedade e 42- depressão), procurei ajuda profissional e fui diagnosticada com transtorno de ansiedade, depressão e TOC. De certa forma, sinto-me menos estranha por ver que pessoas da minha idade passam por coisas parecidas.Uma dica valiosa que posso dar : tente procurar ajuda o mais rápido possível mesmo que os sintomas sejam fracos e pareçam bobos.Se eu tivesse procurado ajuda no começo, talvez não estivesse tão mal. infelizmente, vivemos em uma sociedade hipócrita e nojenta na qual a maioria dos adultos acham que isso é drama.… Read more »

Last edited 11 dias atrás by Raniely Silva
leona victubeE
12 dias atrás

Depressão
30 de 42
Ansiedade
34 de 42
Stress
38 de 42

taejin_ love
12 dias atrás

As vezes eu me pergunto se o que eu estou sentindo é só tristeza ou as vezes sinto que só estou fazendo drama, mais ultimamente eu me sinto deprimida e sem vontade de viver, eu sinto as pessoas se afastando de mim e me culpo, eu só queria se sentir feliz de novo mais ultimamente eu só me sinto um lixo e sempre tento ficar longe das pessoas, as pessoas que deveriam me ajudar e me apoiar só sabem me julgar e me culpar por tudo. Eu sinto que não tenho forças para lidar com certas coisas da minha vida,… Read more »

Juju Lopesd
12 dias atrás

Depressão:42 de 42
Ansiedade:14 de 42
Stress:12 de 42

Depressão severa 😭

Kenisson Gabriel
12 dias atrás

42 depressão
36 ansiedade
32 stress

Kenisson Gabriel
12 dias atrás

Tanto 15 anos nao me sinto como algo que deveria existir minha mae já falou que eu merecia morrer e que e nao deveria ter nascido eu tinha uma namorada que tinha depressão e ate la eu nao tinha ela simplesmente falou adeus pra min e sumio a familia dela nao sabe se ela esta viva ou nao mas ela falou ora min que nao aguentava mais viver e sumio logo após isso eu tenho depressão mas consigo fingir muito bem mas mesmo assim as vezes tenho ataques,crises e entro no banheiro ou no meu quarto tentando me controlar eu… Read more »