Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Comentários:

1780 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda Paiva
1 hora atrás

>>> @cristo.dedentroprafora <<< esse é o meu instagram.

quem quiser conversar, me mande uma msg. Espero poder ajudar de alguma forma. Escutando, consolando, fazendo amizade… me chamem, por favor.

Caroline Marques
2 horas atrás

Oi , meu nome é Camila e eu tenho 12 anos . Minha mãe morreu quando eu tinha 3 anos de idade , eu não lembro muito dela , mas eu me lembro quando eu fui no enterro dela e vi apenas um caixão já que eu era pequena e não conseguia ver ela . Eu me mudei para casa dos meus avós naquela época e fiquei lá até meus 10 anos . Meus aos são muito religiosos e só queriam que a gente seguisse o que a Bíblia disse . Meu pai sempre amou eu e minha irmã, só… Read more »

Evelyn Schneider
20 horas atrás

Meu nome é Evelyn, eu acredito ter depressão e anciedade a algum tempo, sei disso pq me sinto deprimida boa parte do tempo, bem, na verdade não tem um motivo concreto, eu apenas fui meio que apagando sabe, sou completamente insegura em todos os sentidos, me sinto confusa e distraída o tempo todo, eu sei que me cobro de mais, mas não tenho uma perspectiva do meu futuro, não tenho sonhos, eu não sei pq, mas os meus “sonhos” não passam de fantasias impossíveis, não consigo me imaginar em um futuro estando realizada, simplesmente pq não tenho alegria nem vontade… Read more »

Marcelo Borlenghi
20 horas atrás

À quem interessar, uma alma penada que vós fala de 30 anos. Fiz um ano de psicologia, mas falo para todas as pessoas que foram dois. Não me formei em nada. Fui atropelado por um bêbado e tive necrose avascular do talus aos 23 anos. Fui diagnosticado posteriormente com transtorno de adaptação. Sou dependente químico e outrora diagnosticado com depressão grave, ou seja, um Cid com comorbidade ao outro, um inferno, acreditem. Todos meus relacionamentos fracassaram. Tenho problema em lidar com dissoluções… Não lido bem com partidas, e caio em padrões de comportamentos auto destrutivos. Eu prolongo o luto da… Read more »

Diogo Ornelas
1 dia atrás

38,20,38
Nunca estive melhor wow minha vida é tão boa ninguém imagina. ^^

꧁Grafiteira꧂
2 dias atrás

meu nome é Manuela tenho 14 anos tenho depressão desde 7 anos..os motivos eh pq quando era pequena Meu pai sempre bebia e acabava brigando sempre com mh mãe e cmg, sempre jogava na mh cara q meu irmão era melhor que eu que eu nunca seria como ele, me batendo as vezes quando ela tava no trabalho , quando tinha 10 ele foi embora mesmo dps de anos falando com ele ainda eu n consigo esquecer tudo o que ele fez… Tbm eh em qualquer lugar seja em jogo ou colégio tinha alguém q n gostava de mim por… Read more »

Last edited 2 dias atrás by ꧁Grafiteira꧂
Uma._.pessoa qualquer
2 dias atrás

Eu nome é Yasmin tenho 14 anos e tenho depressão desde meus 7 anos , um pouco depois q eu nasci meu pai e minha mae se separaram , ate ai tudo bem ,quando eu tinha mais ou menos 2 anos eu começei a ir para a escola , eu nn tinha amigos (a) e sofria muito bully por ser meio gordinha , estudei naquela escola até meus 11 anos (sem amigos ) , mudei de escola (pq lá nn tinha 6° ano ) e “parei” de sofrer bully ( na vdd eles faziam Billy comigo pelas minhas costas )… Read more »

Aaron Dai
2 dias atrás

Ah,meu nome é Aaron daí eu tenho depressão dês dos meus 12 e agora tenho meus 13 indo para meus 14 em outubro,vou contar um pouco da minha vida, eu quando eu nasci meus pais já se separaram porque meu pai traiu minha mãe, ele nunca me aceitou por que ele sempre quis uma menina , depois disso minha mãe veio e começou a morar com os pais dela aí eu desde sempre morei com a minha avó e com meu vô, quando eu fiz meus três anos meu vô ele morreu por causa de cigarro, a morte do meu… Read more »

Lᴀᴠíɴɪᴀ Cʜɪǫᴜɪᴛɪ
3 dias atrás

Bom, eu não prefiro não dizer meu nome. Tenho apenas 13 anos, deu stress severo, ansiedade severa e depressão extremamente severa. Eu não tenho uma relação muito boa com minha mãe e meu pai, eu mal falo com ele e minha mãe vive discutindo à toa comigo, me xingando e etc. Dos 6 aos 10 anos, eu sofri assédio do meu padrasto e até hoje apenas uma amiga minha sabe. Eu nunca tomei coragem pra contar, e até hoje isso me afeta da forma mais profunda possível. Hoje em dia tenho que olhar para a cara dele como se nada… Read more »

Jeon Ja-Nihe - 전자 니헤
3 dias atrás

Não irei falar meu nome, mas..Eu tenho 13 anos, deu severo do stress e ansiedade, e deu extremamente severo em depressão…. Sei que ninguém liga mas eu realmente quero falar o que eu sinto… Minha relação com minha família está cada vez pior, meu irmão já tem 20 anos e fica o dia todo no vídeogame dele, ele nem terminou os estudos e minha mãe falou que ele é o orgulho dela, engraçado não? Haha…E eu que acordo cedo para arrumar todos os quartos, logo dps tenho escola, e quando acabo a escola tenho que fazer umas 5 atividades ENORMES,… Read more »

Leticia Costa
4 dias atrás

Olá eu sou a Letícia, tenho apenas 15 anos mas já passei por muito. Talvez para as pessoas não seja nada… então vou desabafar aqui pode ser que alguém compreenda o que estou a passar como eu compreendo o que vcs estão a pensar. Vou começar por contar a minha vida. Começando pelo facto dos meus pais estarem separados desde que nasci, desde aí que a minha irmã diz que a culpa de eles terem se separado foi culpa minha. Eu moro com os meus avós desde que nasci. A familia da parte do meu pai nunca ligou para mim,… Read more »

Jéssica Rosa
4 dias atrás

Então eu chamo-me Jéssica tenho 15 anos e eu tenho depressão, ansiedade e stress. A minha vida nunca foi perfeita, sempre sofri bullying por causa da minha mentalidade. As pessoas sempre me julgaram pela maneira que eu tratava os meus problemas e pela a minha inteligência. Na escola há muitas pessoas que gostam de mim pela maneira que eu sou, só que eu não sei se isso é bom. Os meus pais separam-se quando eu tinha 3 anos de idade, isso efetou-me bastante pois eu adoro o meu pai, minha mãe sempre me culpou pela separação deles, até hoje ela… Read more »

Lolise
5 dias atrás

Oi meu nome é Louise e eu tenho 12 anos vou fazer 13 daqui a um mes , em fim a criança perfeita que nasceu com o fígado e um rin pra fora e sobreviveu , uma família adorável ai do nada entra na escola e apanha pra caramba ai um belo dia minha vó falou que se eu ñ aprendesse a ler ate 4 anos eu ia pra casa dela eu feliz fui mal sabia o inferno, criei uma melhor amiga com um problema mortal no coração e ainda prometi que iriamos viver juntas e correr kkkk ,em fim… Read more »

Juliana Padilha
5 dias atrás

Olá
Tenho 28 anos, sinto uma tristeza gigante. Cansada dessa vida, sem forças pra encarar a realidade, Já me isolei completamente. Pensei hj, constantemente em forma de cometer suicídio, mas meu medo não é morrer, e sim se algo de errado.
Tudo porque eu não aceito que tenho hiperidrose Generalizada, isso mesmo, pode ser besteira pra vocês que estão lendo. Mas é duro viver o dia todo com o corpo molhado, e saber que isso não tem tratamento na medicina.

Daniela Buriti
6 dias atrás

Vou entrar em anonimato, então eu tenho 13 anos, só não sinto mais prazer em nada, hoje mesmo perdi alguém muito importante pra mim. Já perdi uma irmã, não sinto vontade em mais nada. Não tem nada haver com minha família, bom, as vezes eles botam muitas expectativas em mim, e me sinto pressionada. É como se eu tivesse que fazer tudo perfeito, é como se eu fosse uma boneca, isenta em sentimentos e alma, apenas um corpo vazio. Já perdi meu avô e uma irmã. Apareceu que tenho estresse moderado, ansiedade e depressão exagerada. Não tenho vontades suicidas, só… Read more »

Last edited 6 dias atrás by Daniela Buriti
Duda
7 dias atrás

Deu tudo 42
Tenho 11 Anos

Anaah Carolina
7 dias atrás

Oii meu nome e anaah Carolina tenho 12 anos e vou fazer meus 13 anos mês q vem bom por onde posso começar.. terminei meu namoro com uma menina ela me traiu com o meu melhor amigo isso e bem recente mais tô me recuperando bem até,como acho q já deu para entender sou lésbica com orgulho mais não sei como falar isso para minha família são todos homofobicos!! Sinto uma vontade enorme de tirar minha vida mais ainda quero me formar sou muito nova e sei disso porém não estou aguentando minha mãe e extremamente difícil de lidar ela… Read more »

Last edited 7 dias atrás by Anaah Carolina
Maria Clara Santos
9 dias atrás

Oi nao quero me indentificar, mais tenho 13anos e deu tudo severo, stress:40, ansiedade:40, e depressao:42..

Sobre Tudo
10 dias atrás

Não quero me identificar, deu tudo 42, eu tenho 19 anos, prestes a fazer 20, não tenho trampo formal, não estou estudando, pra falar a verdade eu estou afundado em um nível de merda que sinceramente não há mais saída, eu só tenho vontade de ficar na cama o dia todo, eu não me sinto vivo, eu não saio de casa, nem pra ver o tempo, troco a noite pelo dia, não tenho amigos, nao tenho vontade de me alimentar, nem de fazer o básico da higiene pessoal, vivo em um loop infinito de acordar e dormir, eu me sinto… Read more »

Beatris Vasconcelos
11 dias atrás

oi, me chamo Bia,tenho 12 anos e meu teste deu depressão:42 ansiedade:42 stress:30 sinto mtas um vazio enorme e me sinto mto sozinha mais n tenho coragem de fala isso pra ninguém,e sempre que eu tento falar cm meus amigos sobre isso eles demostram n ter interesse no que eu estou falando. e se eu falar isso pro meus pais eles vão fala que eu estou com frescura ,entt é bem difícil de lidar cm isso dentro da minha casa pq esses dias eu estava conversando com meus pais falei que estava triste e minha mãe estava me obrigando a… Read more »

Last edited 11 dias atrás by Beatris Vasconcelos
𝖘𝖚𝖖𝖚𝖎𝖓𝖍𝖔
13 dias atrás

eu nem sei mais, tenho 15 anos e acho que tenho muitas experiências para vivenciar ainda mas sempre me sinto sozinho, parece que ninguém se aproxima de mim, o máximo que consigo é fazer algumas piadas e fazer a pessoa rir mas nada mais, não me abro com alguém deve fazer mais de um ano, parece que não tenho intimidade com ninguém e penso que se eu morresse hoje seria esquecido em dias. o teste deu extremamente severo em tudo mas n tenho coragem de realmente pedir para fazer uma consulta com uma psicóloga ou algo assim, basicamente só sigo… Read more »

Maria Eduarda
13 dias atrás

.

Last edited 13 dias atrás by Maria Eduarda
Vitória Duque
16 dias atrás

Extremamente severo em todos . Ja sabia que ia ser uma coisa assim

Toxic_Koji
16 dias atrás

Severo em todos, mas que se dane, eu só queria saber mesmo, afinal meu suicídio há está marcado

*シ
17 dias atrás

Depressão:42/42
Estresse:40/42
Ansiedade:40/42

Ricardo Santos
17 dias atrás

Bom dia meu teste deu severo ! Eu gostaria muito de encontrar um psicólogo encontrar uma maneira de lidar com minha situação! Eu tenho 34 anos,trabalho tenho filhos sou separado! Mais minha vida nunca teve um certo sentido! Sempre esteve faltando algo que na verdade eu não sei o que é e onde encontrar! Mesmo tendo tudo falta algo ! Tem dias que eu choro sem motivos! Eu não me vejo feliz se estou sorrindo não é real ! Então eu suporto isso por um tempo mais chaga um momento em que eu desabo! E é onde eu não aguento… Read more »

Hinako Yuri e Yaoi
18 dias atrás

Toda vês essa pergunta,meus pais tem preconceito cmg por que sou negra, nasci com vitiligo,sou lesbica por sima,

Hinako Yuri e Yaoi
18 dias atrás

Tenho 10 anos vou e o meu deu de depreçao 39de42 ansiedade 42de42 e estresse 34 de 42, pra mim eu to nem ai pq eu nem gosto minha vida, seriamente na minha mente vem toda hora por que eu nasci.

Jubs da fruta
19 dias atrás

Depressão = 26/42 Ansiedade = 30/42 Stress = 32/42 Eu não sei o que fazer, sabe? Eu tenho 12 anos, sou uma menina, e por causa disso absolutamente qualquer coisa que eu diga vai ser tratada como “é só uma fase” ou “já já passa”, eu não aguento mais. Eu não tenho coragem o suficiente para me suicidar, tudo que eu faço é me arranhar durante minhas constantes crises de estresse até ficar vermelha ou até sangrar. Eu sinto como se tudo que eu precisasse é alguém que me entenda, que já tenha passado por algo semelhante ao que eu… Read more »

Jubs da fruta
19 dias atrás

Eu não sei o que fazer, sabe? Eu tenho 12 anos, sou uma menina, e por causa disso absolutamente qualquer coisa que eu diga vai ser tratada como “é só uma fase” ou “já já passa”, eu não aguento mais. Eu não tenho coragem o suficiente para me suicidar, tudo que eu faço é me arranhar durante minhas constantes crises de estresse até ficar vermelha ou até sangrar. Eu sinto como se tudo que eu precisasse é alguém que me entenda, que já tenha passado por algo semelhante ao que eu estou passando, e quando eu finalmente tinha achado alguém,… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Jubs da fruta

Artigo publicado em Estresse