Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Comentários:

2061 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rômulo monteiro
23 horas atrás

Depressão: 36 de 42 extremamente severo
Ansiedade: 18 de 42 severo
Stresse: 12 de 42 normal
É apenas um teste mais me surpreende que Depressão seja extremamente severo quero dizer sempre achei que fosse leve e Ansiedade nem sabia que tinha e estresse normal.

Mariah Clara Santos Vasconcelos
1 dia atrás

eu só vou falar meus resultados pq acho se falar oque eu faço podem sla apagar
depreção :42
ansiedade 42
estresse : 42 e o pior é que n é mentira

mari 💜
1 dia atrás

Sou mulher, tenho 26 anos e tenho andado muito desmotivada. Trabalho muito todos os dias, não tenho energia para estudar, nem fazer mais nada. Recentemente duas situações têm me deixado muito mal. Quando acontecem eu simplesmente não consigo parar de sentir e fico a um fio de começar a chorar, porém não consigo chorar,, nem me acalmar. Parece que dentro do meu corpo está cheio de areia e ela fica sacudindo dentro de mim. Ou sabe a sensação de apresentar um trabalho, sinto isso, só que o tempo inteiro quando nesses momentos. É horrível. Uma delas é quando estou no… Read more »

Evellyn R.Yamashita
1 dia atrás

Eu tenho 13 anos,vou fazer 14 no dia 07 de novembro.Minha familia é muito religiosa,eu tenho medo de falar com eles e então eu guardo pra mim,eu n consigo me mutilar ,ent eu corto pedaços do meu cabelo ,e o pior é q tds percebem isso e só criticam pelo oq eu fiz,mas ngm percebe o pq eu faço isso.

Siang Santana JS
3 dias atrás

Meu Deus, deu nível severo em todos, mas eu já imaginava, sempre falo com minha mãe pra me levar na psicóloga pq não tô bem, mas ela fala que agora não tem necessidade, eu fico arrasada com isso, acabei de completar 19 anos, sempre me pergunto: onde foi que eu me perdi? porque eu preciso me reencontrar. Além disso, levo um trauma sexual comigo, que me bloqueia em vários sentidos, já tentei suícidio algumas vezes, me mutilei, mas não deixei ninguém saber, não confio em ninguém e tenho medo dos meus pais acharem que é frescura, depois que perdi meu… Read more »

Yuky Kun
4 dias atrás

Tirei 38 de 42 de depressão 20 de 42 de ansiedade e 30 de 42 de stress to assim de saúde oh 👁👄👁💅

kuroo tetsurou
5 dias atrás

Eu tirei 42 de 42 em depressão e ansiedade e 38 de 42 sinceramente não sei o que pensar ou o que fazer pra melhorar isso

Mayra Dos Mëmëh
6 dias atrás

Deu tudo extremamente severo mais vou ficar bem Deus é cmg😔

Joaquim Silva
6 dias atrás

40
30
36
Nn sei c e alto mas so respondi a vdd

loca_ dos_ayoi
7 dias atrás

Deu estremamente severo que algria…
eu sempre estive bem e sempre vou estar!, hehe desculpa

Sabri_ Ferreira
9 dias atrás

N acredito. Estrss no maximo, depre no maximo e ansiedade no 30. Ai mn, tava desconfiada.

isadora Castro
11 dias atrás

Depressão :42/42
Ansiedade :42/42
Estress:42/42
Deu tudo extremamente severo mas estou bem ☺😞

rombsom boa
12 dias atrás

stress extramamente severo, ansiedade severo, depressão moderado

esses dias estão sendo piores

espero melhorar com fé em Deus

Marcos Viinii
13 dias atrás

Eu tive extremamente severo em tudo. Tenho apenas 11 anos porém tenho pensamentos suicidas desde os 9 anos, comecei a me Automutilar meus pais acabaram descobrindo e agora tenho que ir para igreja, os pensamentos suicidas só aumentaram… E eu realmente estava pensando em tirar minha vida, porém tenho medo de deixar pessoas importantes para mim e por isso ainda não tentei minha mãe me chamou de louca e idiota quando viu meus cortes, tenho medo de dizer a eles algo sobre ter depressão e tals.. queria ir a um psicólogo, porém eu nem sei explicar o que eu sinto,… Read more »

Last edited 13 dias atrás by Marcos Viinii
Andrei Hernandez de Moraes
15 dias atrás

Eu tive extremamente severo em tudo. Já fazem alguns meses, e eu tenho me mutilado, e mais de uma vez tentei me matar, as vezes com um cinto ou com minhas próprias mãos. Eu já tinha feito o teste em Fevereiro, e os resultados ainda estão iguais, mas quero ter esperança. tenho usado minha dor para terminar o meu livro, escrever minhas canções, e sempre que tento me matar (parte porque minha auto estima é absurdamente baixa) eu escuto música. Metal e rock mais de uma vez salvaram minha vida de mim mesmo. tenho 14 anos, e tudo parece perdido… Read more »

Deep Purple
15 dias atrás

Na época do colégio conheci a minha namorada. Ela tinha alguns problemas com a família. Durante nosso relacionamento, achei que tínhamos superado a depressão juntos. A pouco tempo atrás ela tirou a própria vida.
Todo dia tento tirar a culpa de mim e esquecer isso bebendo e usando droga
Dessa maneira é difícil ter vontade de viver

Isaac_ Kskjk
16 dias atrás

Depressão:42/42
Ansiedade:42/42
Stress:40/42
🤡to bem mn..

Marciano Martins
16 dias atrás

DEPRESSÃO:40a42
Ansiedade:32a42
Stress:30a42
Estou bem 🙂

Mari Desu ._. 7w7
16 dias atrás

Depressão: 36
Ansiedade: 42
Stress: 42
Eu só tenho 10 anos, estou no 6° Ano, eu não aguento mais a pressão que eu sinto ao meu redor, todos os testes que eu fiz saem esse resultado, tenho medo da socialização, sempre quando saio me sinto avaliada e observada, eu não consigo falar em público e minhas mãos tremem ao extremo. Eu não me sinto confortável, tenho medo hoje de sair na rua e acontecer algo comigo…

Gabriel Ulysses
16 dias atrás

Depressão: 18 de 24
Ansiedade:2 de 42
Stress:14 de 42

Não tenho ânimo para nada eu tenho coisas para fazer na escola eu fico com moh desânimo , nunca vou disse q estou mal meus pais nem vai entende ,_, , só tenho q ser forte 🙂

Player Ziend
16 dias atrás

Depressão: 34/42
Ansiedade: 18/42
Stress: 18/42

Dia 02/06/2021
Hora 11:50 PM

Depois de algum tempo, eu volto aqui.

JULIA AIME VILELA
17 dias atrás

Depressão22 de 42

Ansiedade32 de 42

Stress36 de 42

N sei nem oque dizer, tenho apenas 11 anos, já desconfiava de depressão e ansiedade há tempo, porém pensava que era drama, fiz já 2 testes de depressão e os dois deram que era sério, eu tantos problemas na minha vida, mais esse? Ansiedade já é um saco, agr depressão? Em plena pandemia? Pra mim já é demais, todo dia eu choro meu olho daqui a pouco nem água sai mais, mds pq?

comedora de casal
17 dias atrás

Depressão
42 de 42
Ansiedade
22 de 42
Stress
28 de 42

Last edited 17 dias atrás by comedora de casal
Rosanela gomes de lima rodrigues Rodrigues
18 dias atrás

depressão: 38 de 42
ansiedade: 30 de 42
stress: 38 de 42

eu preciso de ajuda, faz 3 anos que estou assim..desde que eu comecei a levar pressão dms do meu pai quando estava no 6° ano, não estou mais sentindo ânimo nenhum de fazer nada na escola, eu sinto vontade de me matar. hj mesmo me mutilei, eu não digo pros meus pais pq tenho medo deles falarem que é frescura 🙁

Dalila Dm
18 dias atrás

Depressão:42 de 42
Ansiedade:42 de 42
Estresse: 40 de 42
Tenho 15 anos , isso é resultado dessa pandemia.

Mariana Knierim Ribeiro
18 dias atrás

Por favor eu preciso de ajuda eu só tenho 10 anos e to tendo q lidar com isso sozinha pq se eu falar pra alguém vão falar pros meus pais e eles vão dizer q é frescura eu meu irmão vai ficar me zuando e eu n vou aguenta

Trump Laranjão
19 dias atrás

Tudo extremamente severo. Eu só tenho 12 anos… Eu queria poder pedir ajuda para alguém pq eu sei q eu to realmente precisando mas eu não tenho ninguém para falar, meus pais já falaram que se algum filho/a dele viesse com a “frescurinha” de que tá com ansiedade e essas coisas ele vai dar é uma surra pq ele fala que é safadeza e falta de surra e tals. Eu tenho medo de que eles não entendam e algo possa acontecer. Se alguém tiver alguma dica de como eu posso falar isso para eles e de como eu posso fazer… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Trump Laranjão
Breninho_B.s
19 dias atrás

Depressão 32 de 42

Ansiedade 22 de 42

Estresse 30 de 42

Q droga…

Kim Ana
19 dias atrás

Eu não aguento mais….

Ester Oliveira de Jesus
20 dias atrás

Depressão
14 de 42
Ansiedade
24 de 42
Stress
28 de 42
O ansiedade, PQ VC EXISTE!??

Artigo publicado em Estresse