Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

4.3/5 - (29756 votes)

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.3/5 - (29756 votes)

Comentários:

2.4K Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Wellen Vieira
15 horas atrás

Olá, tenho 20 anos e prefiro não me identificar. Talvez esse comentário seja a forma de desabafo que queria ter com alguém físico, mas já há muito tempo eu não converso com ninguém, nem mesmo com minha família, porque no final o máximo que sempre irei ouvir é:” Para de bobeira, isso é tudo coisa da sua cabeça.” Ok, mesmo que seja, eu não tenho culpa, não pedi pra sentir isso. Meu histórico no teste deu 30 para depressão, 42 para ansiedade e 32 para stress. Há alguns anos eu passei por isso, fiz tratamento psicológico e achei estar bem,… Read more »

arlan arloso
4 dias atrás

Olá pessoas, prefiro não me identificar. Tirei resultados bastante altos. Tenho esposa e uma filha (somente dela), ultimamente tenho bastante crises de ciúmes, não sou agressivo só falo bastante, e o pior de tudo é que no fundo sei que é tudo da minha cabeça, ainda tem o fato de que o meu salário não supre todas a necessidades e isso também me deixa péssimo. A questão do ciúmes é pq só consigo pensar nas piores possibilidades possíveis em relação a tudo, não vejo sentido na vida, por mais que falem que sou esforçado eu nunca me vejo assim, nunca… Read more »

Nanda
5 dias atrás

Meu nome é Fernanda, não consigo falar sobre o que estou sentindo com alguém, nem mesmo com meus amigos e minha família, pois não sei se conseguiriam me ajudar. Tirei 38 em depressão, 32 em ansiedade e 34 em stress. Sinceramente quanto mais o tempo passa mais triste eu fico, sinto vontade de chorar o tempo todo mesmo sem nenhum motivo específico, perdi o interesse de fazer várias coisas que eu gostava e já tive momentos em que realmente queria morrer. Tentei me matar mas não conseguir ir adiante, acho que porque não tive coragem pra fazer isso, ou talvez… Read more »

conta Alt
7 dias atrás

Oi gente, não irei falar meu nome nem minha idade, eu tirei estresse, normal, ansiedade, normal, e depressão extremamente severo, bom, minha mãe já me fez perder muitos amigos, além que ela já brigou com meu pai, e me machucou muito, entre outras coisas, e meus amigos me tratam muito mal, elas roubam meu lanche, uma vez me deram um tapão na minha cara, hoje, elas me humilharam, posso dizer assim, por causa que eu forcei minha voz pra ser engraçada, eu sempre tento fazer os outros felizes mas ou eles me julgam ou só não ligam, isso dói muito… Read more »

Protetor
13 dias atrás

Meu nome é José. Não consigo falar sobre o que estou sentindo com alguém, nem com minha namorada, nem meus pais. Posso dizer que tenho uns conhecidos, mas amigos não sei se posso chama-los assim. Eu fico triste do nada, sinto um frio na barriga, muitas vezes sinto vontade de chorar, mas não consigo e fico me imaginando nas piores situações possíveis. Quando to sozinho fico pensando, procuro faz algo para me distrair mas depois volta tudo de novo. Vou afastando as pessoas de mim, ficando sozinho, e quando alguém vem perguntar se está tudo bem, eu digo que sim,… Read more »

Pedro Gaspar
15 dias atrás

Olá, meu nome é Gaspar. Desde que minha mãe morreu em 2021, me afundei mais ainda nas drogas, tive diversas internações por dependência química e psiquiatria, somando 15′. Hoje eu moro sozinho, e não vejo mais esperança; Cada dia que eu acordo é mais um degrau a menos no fundo do poço. Realmente, a vontade de morrer/me matar é grande, mas a procastinação não deixa: Os resultados deram em taxas elevadíssimas. Hoje, já não me vejo mais.: 21965971310

Luh Bts
15 dias atrás

gente jurooo tô achando que estou ficando loucx,eu estou agitadx dms,eu não consigo parar de chorar, não tenho ngm pra contar,meus amgs só estão pra momentos bons..

Evelyn Huff
21 dias atrás

Oi. Vou usar um nome fake, Evelyn. Nome q uso para trabalhar. Tenho 24 anos, sou acompanhante há 1 ano mais ou menos. N posso reclamar que minha vida é um inferno, ela n é, eu lutei muito para ter tranquilidade, mas de uns dois anos pra cá eu perdi tudo q tinha, casamento, casa, vida, faculdade, dinheiro, estou me reerguendo. Moro junto agora, era pra eu estar feliz, ela me ama, eu gosto dela, mas tudo que eu quero é morrer, acordo chorando muito, às vezes n consigo nem levantar da cama, sinto q tô morta por dentro. Perdi… Read more »

Rahell Richard 223
26 dias atrás

bom, eu vi que tem muita gente desabafando então vou fazer o mesmo… me chamo rahell, tenho 17 anos e desde meus 14/15 anos eu me sinto meio incapacitado de fazer qualquer coisa. sinceramente não sei se isso vai me ajudar, provavelmente não. mas eu quero tentar. minha família é bem tradicional e me amam muito (apezar de eu ser adotado), então eu tento fazer de tudo pra agradar eles… meu maior problema é com a minha mãe, que fala muitas coisas pra mim sem pensar, e muitas vezes me faz querer me suicidar. eu tomo oxalato de escitalopram, um… Read more »

Aka Oblako
26 dias atrás

Bem, meu nick é oblako, óbvio que não é meu nome real, tirei 42 de depressão, 26 de ansiedade e 36(não lembro o número mas estava nos 30) de stress, :\. sou de uma família negligente então eu acho que a única coisa que me espero e ter aquele impulso(mais uma desgraça) pra eu ter que me matar, realmente não sei oq dizer, eu tinha um textão que eu queria escrever agora, mas eu me esqueci. ☁️ Aé boa tarde, por acaso tou escrevendo isso de tarde, ou eu escrevi de tarde.🙂 Sei lá, não sei pq, acho esse emoji… Read more »

sweelits
27 dias atrás

Oi gnt, tenho 11 anos, me chamo ludy e meu teste deu: depressão 34 de 42, ansiedade 24 de 42, strees 24 de 42 ,bom, eu já não algueto mais, só quero morrer mas tenho medo de deixar minha família, eu não tenho apetite, faz 5 anos que meu pai morreu eu não sinto falta dele, ele batia muito nas minhas irmãs e na minha mãe, eu não recebo ajudar de ninguém, eu fico 24 horas no celular, eu não sei oq fazer da minha vida, tudo para mim acabou… eu tenho várias inseguranças uma delas é minha altura eu… Read more »

Arthur mendes paulino
28 dias atrás

Eae, pessoa, me chamo Arthur, tenho 17 anos, e estou com suspeita de estar beirando uma depressão. Minha irritabilidade está altíssima, me irrito com qualquer coisinha pequinininha, mínima que seja eu já quase explodo! Eu trabalho e estudo, canso demais, nunca fui em um psicólogo, mas quem sabe um dia… Cara/mana, se você está aqui nesse site, lendo isso, entenda: estamos na merda, mas lutaremos para sair dela! Devemos ser fortes, mostrar quem manda em nós mesmos, esquecemos do tanto que nossa capacidade pode atingir, gente, o homem já foi à Lua! O que impede de nós lutarmos contra a… Read more »

maffy costa
1 mês atrás

vi que muita gente tá desabafando então eu também vou, nunca tive ninguém com quem falar em que me sentisse bem então acho que por um comentário num site ajuda..? não sei. eu ando me sentindo meio mal, sozinha e com um vazio enorme por dentro. sempre me senti sozinha mesmo estando perto de pessoas. eu não tenho tido vontade de fazer nada ou se quer levantar da cama. não tenho tido nem vontade de fazer aquilo que eu mais animava para fazer. magoa ver as minhas amigas todas saindo e se divertindo e eu na minha cama tentando pelo… Read more »

Last edited 1 mês atrás by maffy costa
Denis Silva
1 mês atrás

Eu sinceramente não sei o oque falar ou dizer eu sisplesmemte não sei o que a comigo sinto que ha algo faltando em mim mas não sei o que é, acho que minha mãe talvez não me entenda….., ela vive falando para mim encontrar deus que se eu continuar assim vou ficar vegetando na cama, eu não suporto mais, todo dia eu acordo fazendo a mesma rotina, tentando encontrar algo que faça persistir mas nunca encontro, por mais que eu tente parecer feliz eu me sinto estranho sem um lar mesmo rodeado de pessoas eu me sinto….sozinho sem ninguem com… Read more »

Rafaelhero Rodrigues
1 mês atrás

Opa me chamo Rafael, tenho 15 anos vim desabafar assim como os outros e cara, eu sinto que não sou mais o mesmo eu era uma pessoa alegre zoava bastante e era motivado achava até que depressão era bobeira, mas aqui estou eu, simplesmento sinto como se nada valesse mais a pena coisas simples como ler um livro ou me exercitar não tenho mais animação , sabe e além disso eu crio cenários na minha cabeça e personagens enquanto converso sozinho sobre isso ultimamente quando estou solitário só me sobra a vontade de ficar deitado pensando e pensando sem fim… Read more »

Maysa Ackerman
1 mês atrás

Oi me chamo Esther ou matheus como preferir (eu sou genero fluido por isso os 2 nomes)tenho 13 anos e minha dep deu 40 de 42 de depressão,20 de 42 de ansiedade e 30 de 42 de stress,bem eu fiz o teste pois queria saber se eu tinha depressão pois tô suspirando disso dês do ano passado pois depois que meu pai ter ido preso e saido de casa por tenta matar minha mãe das de 2021 minha mãe teve que voltar a trabalha pra sustentar nois 2 e como ela anda estressada por conta do que acontece e do… Read more »

Isabella Delfino Delfino
1 mês atrás

Oi,meu nome é isabella eu tenho 1* anos e, minha dep deu 28 de 42 ansi 20 de 42 e stress 28 42,tenho compulsão alimentar desde junho e queria não levantar da minha cama e ficar ali pra sempre,criar alguma coisa ou alguém imaginário pra mim desabafar TUDO,minhas inseguranças,fobias,e segredos,mas eu não posso,eu não posso ir num psicólogo,eu não sei como explicar oque eu quero que quem esteja lendo entenda,.foi isso..

Sofia Emanuele
1 mês atrás

Oi meu nome é Sofia meus resultados deram Depressão42 de 42, Ansiedade42 de 42, Stress 40 de 42 eu comecei com a te depressão com 6 anos, minha mãe teve uma doença que perdeu todos os movimentos na gravides da minha irmã, meu pai não sabe cuidar de si mesmo imagina de uma criança, tive que ficar com minha vó que tem um ranço de mim desde pequena por que eu sempre tive coisas melhores que meus primos, não tive nenhum sentimento pelo menos não percebi ou não me lembro da uns brancos da minha memoria dessa época as vezes… Read more »

Emilly Kawanny
1 mês atrás

Oii,meu nome é Emilly tenho 16 anos,fui fazer o teste por curiosidade mais sabia q era depressiva eq tinha ansiedade,no teste deu extremamente severo,queria muito ter ajuda mais n tenho dinheiro pra ir no psicólogo,n quero pedir a minha mãe pois ela tem muitas obrigações,eu tenho medo de tudo,n sinto fome,n sinto sede,alegria,só tristeza,desânimo e muita falta de ar msm.
Faz alguns meses q sinto forte dores na cabeça e na barriga (como se fosse cólica) n sei se é grave mais dói muito,e só isso msm queria muito ter ajuda,mais infelizmente tenho q lidar com isso sozinha.

Bea Lima
1 mês atrás

Oiie sou a Beatriz tenho 16 anos. E caiu que eu tenho depressão, ansiedade e estresse severos, porém já sou diagnostica com tudo isso e tomo remédios no plural pq são mts mesmo. Pra vc q sente como se o mundo estivesse em preto e branco procure ajuda, pq se eu ñ tivesse pedido ñ estaria escrevendo isso agr.

Wanessa Sophia
1 mês atrás

Oi, me chamo Wanessa, mas prefiro o meu segundo nome que é Sophia. Meu diagnóstico aqui foi oque eu já imaginava Depressão: 42 de 42 Ansiedade: 42 de 42 Estresse: 42 de 42 Eu tenho 13 anos, tenho problema de ansiedade e depressão mas minha mãe não aceita, ela acha que eu só tenho problema de ansiedade, já tentei falar mil vezes pra ela que eu também tenho problema de depressão mas ela não aceita. Ela trabalha muito e meu pai também, não gosto muito do meu pai, na verdade prefiro que eles se separem pois meu pai é muito… Read more »

Bts_ Army
1 mês atrás

Oi meu nome é Samira tenho 13 anos,eu acho que é muito pra uma só pessoa carregar esse peso todo nas costas eu não tenho uma relação boa com nenhum dos meus pais e é muito triste pensa nisso por que eu queria ter apoio de alguém mais eu não tenho de ninguém eu tento me aproximar da minha mãe mais quando eu me aproximo ela pede pra mim me afastar e ela fala várias coisas como vc é uma inútil nojenta e várias coisas e ela não liga muito pra mim ela prefere minha irmã mais nova ela me… Read more »

Me Esquece
1 mês atrás

Isso é só um desabafo meu, eu tenho 11 anos parece q a 6 meses eu n sei mais quem eu sou e só tenho vontade de morrer e chorar, n aguento mais pessoas julgando, a minha mãe fala q eu só mexo no Cell, óbvio isso é uma distração pra mim esquecer da minha vida e dos meus problemas, n é tirando o meu Cell q eu vou ficar bem e se eu tô indo mau na escola é pq eu n me importo nem sei se vou viver até o final desse ano, eu tenho a minha psicóloga… Read more »

Is Noah
1 mês atrás

Oi meu nome é noah e eu tenho 16 anos, eu não tenho depressão nem ansiedade mas eu gostaria de perguntar algo, é normal sentir necessidade de fazer as pessoas ficarem preocupadas com você, sentir elas olhar com medo e dó me deixa bem e me excita (sem malicias)

Bruna Bianca
1 mês atrás

Isso é só um desabafo, bem meu nome é Bruna tenho 13 anos e eu tenho me sentindo mal eu não sei explicar às vezes eu só sinto vontade de morrer eu queria falar para as pessoas o que eu sinto só que eu tenho medo ou delas não ligarem ou de me julgarem eu quero ajuda só que eu não sei como fazer isso eu tenho medo do fracasso eu tenho medo de falar e das pessoas me julgarem enfim eu tô com uma insegurança que eu não consigo explicar eu tô passando por problemas em casa sinto como… Read more »

Samuel Gustavo
2 meses atrás

Isso aqui é só um desabafo. Primeiramente meu nome é Samuel tenho 17 anos e eu não sei oq tá acontecendo comigo, só sinto que não sou mais o msm menino alegre, sonhador que tinha aquele brilho nos olhos de antes, sinto que algo morreu em mim, eu não sei mas as pessoas estão começando a perceber. Nunca pensei que eu ia chegar nesse nível de tá fazendo um teste pra depressão e ansiedade pq eu nunca senti que precisava, e na verdade eu nunca fui a pessoa de desabafar e nem falar de problemas pelo contrário, msm as coisas… Read more »

Betânia Luiza
2 meses atrás

Oi. Meu nome e Betânia , tenho 25 anos . Eu sempre fui uma pessoa animada e esperançosa. Mas de uns anos para cá perdi a esperança e o ânimo, fui ficando muito estressada nada tava bom. Esse ano em março eu fiquei doente , fiquei internada …
Agora a alegria que restava , acabou …Na verdade estou sofrendo demais.

sak sok
2 meses atrás

Tenho 19 anos e irei fazer 20, tudo começou aos 17 anos de idade, pois sempre me senti mal com minha aparência então meu último rastro de esperança terminei a escola e iniciei um curso técnico, estava fazendo novas amizades conhecendo e flertanto com garotas legais além de aprender uma profissão, estava tudo encaminhado e eu via um futuro, mas começou a pandemia fazendo tudo parar por medo de acabar contraindo o vírus eu me isolei em casa oque fodeu meu psicológico fazendo eu odiar ainda mais minha aparência e agora sem perspectiva sem um futuro para olhar, perdi a… Read more »

Star Otaku
2 meses atrás

Talvez o que vou escrever não seja nada (é que eu penso ). Meu nome é islayne atualmente tenho 18 anos, desde quando me lembro minha infância teve pouca presença da minha mãe por conta do trabalho e quem me criava era meu avô e minha avó, meu pai biológico e minha mãe se separaram quando ainda era bebê ambos eram jovens minha mãe tinha 15 anos e meu pai não sei e eu cresci um criança um pouco frustada por crescer sem uma família o único consolo que eu tinha era meu avô que me criou junto com minha… Read more »

Miku Shynsten
2 meses atrás

eu li muitos post aqui mas nao escontrei alguem como eu tenho depressao seria, afeta meu psicologioco muito nao tenho vontade de viver, vejo que a vida nao faz sentido, qual o sentindo de viver se escondendo da sociedade com medo de ser reijeitada, hoje em dia so se importam com aparencia, o mundo é um lugar horrivel, eu nao tenho atenção da minha familia, eu vivo minha vida se escondendo, alem de ter que aturar o dia dia isso é um inferno, tem vezes que choro e lamento muito,eu paro pra pensar por que eu nasci? se eu soubesse… Read more »

Artigo publicado em Estresse