Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Comentários:

1884 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alice Ferreira Bergara
9 horas atrás

eu ja fiz uns 6 testes e deu q sim eu estou mais nao sei para qm contar e estou c medo de contar para os meus pais…

Gustavo Garrido
20 horas atrás

Eu sou menor de idade já fiz alguns testes e já fui a psicóloga, porém nunca tive um diagnóstico, tenho costume de chorar muito, já tem um tempo que deixei de me importar com estudos ou qualquer coisa, meu pai não se importa muito com essas coisas, acha que é frescura, minha mãe ela tenta debater comigo sobre meus medos mas a forma que ela fala, eu me sinto errado e acabo encerrando o assunto, não gosto de sair de casa, tenho dificuldades de fazer amigos, entre outras coisas, como também odeio minha aparência, já falei isso várias vezes quando… Read more »

Sophia Mascaro
21 horas atrás

30/42 ansiedade
30/42 depressão36/42 stress
Eu sei que preciso de ajuda mas tenho medo de falar sobre isso com meus pais por medo de eles nao acreditarem
Eu ja falei pra minha mãe que tenho crises de ansiedade mas ela ficou com uma cara de ”não me importo” e isso me deixou muito triste por isso não gosto de falar isso com ela. O que eu faço??

Sara Cristina Teixeira
1 dia atrás

Eu sou menor de idade e não quero contar para minha mãe eu acho que tenho ansiedade fiz 3 testes online e deu positivos, mas minha mãe já teve início de depressão oque eu faço?

Luis Filho
2 dias atrás

Depressão 42/42 Ansiedade 36/42 Estresse 36/42 No início da depressão eu era muito estressado ,não tinha paciência para nada , qualquer coisa eu tava de cabeça quente, mas o nível de depressão que eu estou Agora já matou até esse lado de Estresse , não ligo mais pra nada ,sabe o que é nada , e não ligo mais em sair ,não ligo se tudo de errado ou certo, não ligo mais de ter alguém, namorada, amigos ,familiares , os pensamentos de suicídio já está praticamente me consumindo por completo , tenho pensamentos que eu acho que não são meus… Read more »

Ingrid
2 dias atrás

Depressão 42de42
Ansiedade 42de42
Estresse 42de42

Last edited 2 dias atrás by Ingrid
_ItsJustNixx_
2 dias atrás

Depressão: 36 de 42

Ansiedade: 28 de 42

Stress: 42 de 42

Não estou surpresa

Last edited 2 dias atrás by _ItsJustNixx_
Pedro Bruno
3 dias atrás

Depressão
42 de 42
Ansiedade
36 de 42
Stress
42 de 42

Tô no meu limite

Gael Granada
5 dias atrás

O meu deus todas as 3 severas 42/42 mas eu tenho mais é uma raiva constante que não consigo controlar mesmo que eu me esforce ao máximo.

Thaylor Nunes Rodrigues Thaylor Rodrigues
6 dias atrás

Stress – Extremamente severo

Ansiedade – Extremamente severo

Depressão – Extremamente Severo

Ketlen Laryan Alves Da Silva
6 dias atrás

Mano o meu deu
Stress: extremamente severo 38/42
Ansiedade: extremamente severo 34/42
Depressão: extremamente severo 38/42
Mas relaxaaaa, eu tô bem😊

ERIKA LARISSA DA CUNHA
7 dias atrás

Bom nao sei se isso realmente da certo mais sei q tem algo de errado cmg, o meu deu stress ” normal”, ansiedade ” moderado “, e depressão ” estremamente severo ” me sinto vazia sem animo meu humor muda muito rápido, fingo estar feliz nao sei bem dizer oq esta dando cmg 🙁

dupla personalidade
8 dias atrás

O meu deu quase tudo severo só depressão que deu que eu não tenho, me assustei com a pontuação do stress que foi quase máxima

Bruna Maria
10 dias atrás

Deu tudo extremamente severo… faz mais de um ano e meio que começou, mas na metade do ano passado para cá piorou bastante … já marquei um médico mas é só para daqui um mês, o que resta é esperar e ver o que dá né…

Maria Milena
12 dias atrás

Tudo extremamente severo

Altamir Fernandes
12 dias atrás

um relacionamento de menos de 6 meses me deixou com ansiedade, era perfeito, acabou do nada, depois descobri o motivo. minha vida virou de cabeça p baixo. hoje msm me relacionando com outra pessoa, não consigo ter sentimentos positivos nem sequer um sorriso alegre verdadeiro

Fillipe Ot4ku
12 dias atrás

Depressão Extremamente Severo,o resto deu normal

Juuh Guedes
13 dias atrás

Então, é complicado pra mim porque aqui deu que tudo é severo (depressão, ansiedade e estresse) mas pra mim tá tudo bem,eu tô em uma das piores fases da vida,mas pra mim tá tudo bem,quando converso com minha mãe ela chora falando que não tá tudo bem,mas pra mim tá tudo bem. ✊🏽

Sérgio da Silva
14 dias atrás

Fiz o teste para saber se poderia ser válido e foi pois realmente tenho depressão severa, já estive internado
e já tentei o suicídio e convivo com essa idéia diariamente.

Ana Luiza
15 dias atrás

.

Emili Gomes
16 dias atrás

Me chamem no wpp 21981748334

elielzinho. fudanshi
16 dias atrás

Sofri aos 7 anos bullying por 5 anos seguidos por + d 5 pessoas ,minha família sempre foi problemática, dês d novo nunca tive a atenção dos meus pais ,por causa da minha avó q era mt doente ,meu pai trabalhava e minha mãe cuidava dela sem parar ,mas ela era teimosa ,ela e minha mãe viviam brigando pq ela n queria se medicar ,meu irmão n tenho mt lembranças dele naquela época pq éramos pequenos ,quando cansei d sofrer bullying eu levei uma faca pra escola e ameacei o menino da sala d morte, mas no final consegui me… Read more »

ʝυlια
19 dias atrás

o teste é bom mas deu severo em td e eu n sou depressiva as vezes ate fico um pouco mas tipo n é tanto assim e ansiedade nunca tive crise so de panico mas q eu sou ansiosa sou enquanto o stress ai acredito

ᴍᴏʀᴇɴᴀ† Adrielly
19 dias atrás

Eu queria ser feliz ser como a pessoa que eu era a 5 anos atras sorrir e ter sonhos nao so acorda como mais um dia na vida sem sentido sem sonho sem cor sem nada eu queria poder pedir ajuda a alguem por perto mas nao tenho ngm nao tenho ngm entao vc vai se curando sozinho secando suas lagrima sozinha mas chega uma hora que vc desgasta e so simples mente dexa as crises vim como ondas em 1 mar com ressaca dai elas vem te engolindo e vc lutando contra a mare mas ai chega uma hora… Read more »

Gabriela C.
20 dias atrás

l

Last edited 20 dias atrás by Gabriela C.
Laura Gotelip
21 dias atrás

.

Last edited 21 dias atrás by Laura Gotelip
Maria
21 dias atrás

Não sei se hoje tenho depressão, penso que não, e também não sei se estou caminhando para ela novamente, mas já tive, e o pior, fiquei calada. Não sei como consegui superar sozinha, mas foi horrível. Eu tinha 12, 13 anos, tinha amizades tóxicas e não me aceitava de jeito nenhum como lésbica. Me dizia que era hétero. Deixava as unhas grandes e me ******** assim, só pra machucar. Odiava minha aparência e não me cuidava. Aliás, hoje até fico indignada por isso, porque eu sou de fato bonita. As vezes fico com medo dos meus pais passarem a não… Read more »

Gabriely Naberezny
22 dias atrás

Severo em tudo (:

Bruna Balsinelli Cavicchiolli
22 dias atrás

DEU EXTREMAMENTE SEVERO EM TUDO MAN

Last edited 22 dias atrás by Bruna Balsinelli Cavicchiolli
Amanda Freire
23 dias atrás

Deu severo em tudo k… rindo de nervoso Eu tenho 16 anos, vivo com a minha mãe e meu padrasto, e estou começando a ficar cansada das coisas aqui. Eles só sabem brigar e, toda vez, as coisas acabam sobrando pra mim, como consequência vêm as crises de ansiedade e os surtos, além dos pensamentos suicidas. A pior parte é que eu n posso contar com ngm, eu não tenho mais os meus amigos, e eu sei que não posso contar com ngm daqui de casa… tudo o que me restou foi um caderno que eu tentei começar a escrever… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Amanda Freire

Artigo publicado em Estresse