Teste de depressão, teste de ansiedade, teste de estresse

Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o DASS-21

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Trata-se  de um teste em domínio público, que pode ser originalmente acessado no site da UNSW, sendo esta uma tradução livre realizada pela Vittude.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços.

Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

O teste DASS-21

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de depressão ou ansiedade. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o psicólogo ou psiquiatra para um elevado nível de sofrimento no paciente e isso precisa ser mais explorada no âmbito do processo de entrevista. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica abrangente.

Segundo Heloisa Caiuby, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica, uma avaliação como o DASS-21 constitui uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda como está se sentindo. Ele fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar.

>> Além de saber se tem depressão, ansiedade ou estresse, que tal se conhecer melhor? Nossa equipe preparou uma trilha do conhecimento gratuita, com conteúdos sobre autoconhecimento, autocuidado, dicas de meditação, respiração e recomendações de filmes e livros. Esses conteúdos foram divididos em 5 e-mails, que você pode começar a receber à partir de agora, basta clicar aqui e se cadastrar!

 O Teste DASS-21 e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. São eles: alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.

Instruções

Por favor, leia cuidadosamente cada uma das afirmações abaixo e assinale o número apropriado 0, 1, 2 ou 3. A pontuação indicará o quanto ela se aplicou a você durante a última semana, conforme a indicação a seguir:

0 – Não se aplicou de maneira alguma

1 – Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo

2 – Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte do tempo

3 – Aplicou-se muito ou na maioria do tempo

Campos obrigatórios são marcados com *

1.Achei difícil me acalmar *
2.Senti minha boca seca *
3.Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo *
4.Tive dificuldade em respirar em alguns momentos (ex. respiração ofegante, falta de ar, sem ter feito nenhum esforço físico) *
5.Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas *
6.Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações *
7.Senti tremores (ex. nas mãos) *
8.Senti que estava sempre nervoso *
9.Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a) *
10.Senti que não tinha nada a desejar *
11.Senti-me agitado *
12.Achei difícil relaxar *
13.Senti-me depressivo (a) e sem ânimo *
14.Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo *
15.Senti que ia entrar em pânico *
16.Não consegui me entusiasmar com nada *
17.Senti que não tinha valor como pessoa *
18.Senti que estava um pouco emotivo/sensível demais *
19.Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca) *
20.Senti medo sem motivo *
21.Senti que a vida não tinha sentido *

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

Artigo publicado em Estresse

Comentários:

1712 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gi Silvagg
11 horas atrás

Tenho 14 anos, não gosto de conversar com as pessoas, tenho medo de não me inturmar, não quer o ir para o psicólogo, não tenho auto-estima, vivo no meu quarto deitado e mechendo no celular.
👦

Leh Blox
19 horas atrás

Tenho 12 anos e deu Depressão 36/42 Ansiedade 22/42 Stress 34/42

Diverse Things
1 dia atrás

Depressão- 42/42 Ansiedade- 40/42 Stress- 42/42 Meu nome é Carlos e eu tenho 15 anos, e em todos os sites da que tenho depressão severa, mas tenho medo de contar pra minha mãe até por que ela não parece gostar muito de mim, parece cuidar de mim por obrigação e que é louca pra que eu saia logo de casa, eu choro a todo momento, principalmente das 02:00 as 04:35 vaso eu não durma eu fico o resto do dia cansado sem motivação pra nada, já não sinto vontade de nada, vejo vídeos de pessoas se cortando e se machucando… Read more »

Yago Rodrigues
3 dias atrás

fiz o teste tenho 12 anos e deu (4 depressão)(0 ansiedade)(10 stresse)

Duda
3 dias atrás

Oi, tenho 12 anos fiz o teste deu 38/42 de stress 38/42 de ansiedade 38/42 de depressão

Brunna Rodrigues
3 dias atrás

Me chamo Bruna e estou bem perto de completar dezoito anos. Meu pai foi embora quando descobriu que minha mãe estava grávida, sofri abusos do meu padrasto e pra piorar, fiquei três anos dentro de um relacionamento que todos viam ser abusivo, exceto eu. Há um ano, por aí, encontrei alguém que me fizesse realmente bem e me abri com ele, isso me ajudou e nos ajudou porque nos aproximamos, só que agora nada faz sentido. Continuo aceitando situações ruins onde me colocam, não sei dizer não e isso tem me prejudicado de forma terrível. Sempre fui ansiosa, mas ultimamente… Read more »

Mochi latte
4 dias atrás

Oi, tenho 12 anos e me chamo Manuela, nunca tive muitos problemas e sempre fui uma criança “feliz”, eu só era animada e fazia as coisas que me pediam, não era muita coisa e nunca senti muita falta dos meus colegas de escola. Eu era normal e saudável, mas nunca gostei de fazer exercícios físicos, me sentia extremamente bem depois deles mas nunca gostava de ter que ir para os lugares, e agora, durante a quarentena, eu sinto menos falta ainda das pessoas, ando muito irritada, com falta de apetite e algumas crises de auto estima. Eu cheguei nesse teste… Read more »

Last edited 4 dias atrás by Mochi latte
꧁AiKo kEuJin꧂
5 dias atrás

Oi,bom meu nome nome é Giovanna,eu tenho 10 anos de idade eu fiz esse teste porque minha amiga já estava cansada de ver eu roer as minha unhas ou ficar batendo meu pé no chão e morder a carne do meu lábio,ela me indicou a este teste e meus resultados foram,depressão:10/42,ansiedade:16/42, estresse:42/42 Bom eu sou muito,muito emotiva mesmo quando me xingam eu choro,quando me atrapalham eu me irrito e vou logo e respondo curto e grosso,as vezes a pessoa só quer me chamar pra almoçar,e eu geralmente perco meu fôlego sem nenhum motivo, só perco essa situação normalmente acontece quando… Read more »

traduzo kpop
5 dias atrás

oi… Sou Ana Luiza, tenho 14 anos. Os resultados foram esse: Depressão: 42/42 Ansiedade: 42/24 Stress: 42/30 Desde meus 9 anos não senti mais felicidade que sentia antes. Já tentei me matar claro, mas fui impedida. De todos os modos pensava que iria ficar bem, que não tenho depressão que é tudo imaginação da nossa cabeça. Nunca tentei falar com um ou uma profissional que me ajudasse, ou até mesmo que minha família descobrisse que sinto tudo isso. Sou jovem ainda, mais sofro com a vida, não posso perder ela, porque só terei 1 uma vida daqui em anos que… Read more »

Rösieny Mänöel
6 dias atrás

Sou Rosiene acabei de completar 20 longos anos é meu teste saiu assim 42 de depressão 28 de ansiedade 36 de estresse Antes Eu pensava que era apenas coisas da minha cabeça mais de um certo tempo para cá foi se intensificando mais sinto euforia, constante desânimo as vezes sinto ódio de mim mesma quando algo tá para algo tá para acontecer é como se alguma coisa me avisasse dias antes sinto uma enorme tristeza angustia como se por dentro tivesse sufocando tudo, as vzs vem o sentimento de suicídio Esse sentimento intensificou-se mais ainda depois que tive minha bebê… Read more »

army bts
6 dias atrás

Tenho 13 anos e o resultado do meu teste foi:
42 depressão
40 ansiedade
34 stress

usanee -chan
7 dias atrás

Err… Oi… Me chamo Jasper, sou uma pessoa pansexual e gênero Fluido, tenho 14 anos e dês de pequena tive problemas com meu corpo, auto estima e diversas crises de pânico e ansiedade… Fui diagnosticada com problemas de ansiedade quando tinha 5 anos de idade, desde então, por vários anos tive crises de todos os tipos… Pânico, ansiedade, alimentícias, e etc… uma coisa que contribuiu para meus surtos frenéticos, foi o Bullyng que eu sofria na minha infância, por vontade da minha aparência. Quando atingi meus 8 anos comecei a questionar a minha sexualidade e daí vieram mais problemas ainda,… Read more »

Laryssa Garcia de Oliveira
8 dias atrás

Oi…tenho 15 anos e meu resultado deu 42 em tudo,estou passando por uma fase difícil na minha vida,entrei no site por curiosidade mas fiquei um pouco surpresa com o resultado,espero conseguir a ajudar que preciso logo,porque não sei até quando vou conseguir suportar tudo isso

Nunes
8 dias atrás

Tenho 12 anos e o resultado foi 34 de 42 Depressão 16 de 42 Ansiedade e 30 de 42 de stress. Eu nunca tive muitos amigos sempre estive sozinho mas eu sempre tive um objetivo mas desse tempo para cá já n sei se é isso que quero penso em muitas coisas que quero mas acabo por desistir tempos dps eu sei que ainda sou novo mas esta quarentena fez com que a minha rotina passase a ser jogar, come,r dormir o ue virou uma rotina sem início nem fim sinto que a cada dia menos coisas para fazer há… Read more »

Ryan Oliveira
9 dias atrás

Tenho 17 anos. Ansiedade 42, depressão 38, stress 38. Vei eu já nem me surpreendo com resultados assim, mas é algo relativamente novo, eu tinha ansiedade já mas foi se agravar em 2019 e piorou mais ainda ano passado em 2020. Vei eu sempre pensei q era problema de insegurança ou algo assim, em todos os relacionamentos q eu estive sempre tinha isso, não importava o quão bom e saudável era, mas de qualquer forma vinha, e parecia que eu não tava contente com os relacionamentos

GABRIELLY MENEGUZZI
9 dias atrás

Eu tenho 13 anos e faz 3 dias q eu to tendo uma “crise” falei com minha melhor amiga, e ela disse pra mim falar pros meus pais e ir direto ao um psicólogo… tenho medo de contar aos meus pais, mas minha depressão tá ficando grave, então fiz o teste e Depressão deu: 40. Stress:38 e Ansiedade: 24… to um pouco preocupada, mas não posso acreditar 100% nesse teste neh?

Emily Raynara Rodrigues Viana
9 dias atrás

Tenho 14 anos e tive curiosidade se tenho ansiedade,na minha familia tem casos porem nunca me preocupei muito pois achava que nunca teria, hj tive um crise, a musica me fez acalmar porem tenho medo de contar aos meu pais e eles acharem que e mentira, oro todos os dias para isso se resolver. Sinto que terei de contar aos meu pajs mas ainda nao estou preparada emocionalmente. Obrigada…

Fernando Nogara Lisboa
10 dias atrás

Me chamo Fernando, tenho 28 anos e nos últimos 3 anos minha vida tem sido um mix de emoções… Eu entrei em um relacionamento que me proporcionou coisas maravilhosas mas que ao mesmo tempo me trouxe sentimentos horríveis de auto piedade, incapacidade, desvalorização, tudo por minha culpa. Meu relacionamento é com uma pessoa que tem um padrão de vida infinitamente mais alto do que o meu e que mora em outro país… Aliado à isso, perdi meu pai e vi minha vida sem rumos, sem saber o que fazer, para onde ir, onde ficar, e mesmo tendo sempre alguém por… Read more »

Jardiel Kleverton
10 dias atrás

Meu nome e jardiel tenho 15 anos eu fiz o teste pôr curiosidade e esse foi o resultado depressão 40
Ansiedade 14 estresse 20
E agora eu sei que a minha vida não tem mais salvação
Eu já achava que eu tinha depressão e essa quarentena só piorou o meu psicológico é fazer ó que eu já desisti.

Obs, eu já desisti se vc tem suspeita de ter depressão não desista como eu procura ajuda da sua família é nunca desista.

Last edited 10 dias atrás by Jardiel Kleverton
Talita A.
11 dias atrás

Não acredito que tô a essa hora num site desses, mas enfim. Tenho 20 anos, o resultado do meu teste foi: Depressão 22, ansiedade 20, stress 30. Eu tenho muita vontade de desistir de tudo, mas me sinto na obrigação de continuar, e esse sentimento de obrigação me faz sentir angustiada, faz com que o meu sentimento de que nada faz sentido se aplie ainda mais. Eu não consigo cumprir com os meus deveres, até aqueles que eu mesma me propus, isso me faz sentir uma perdedora, eu não consigo alcançar os resultados. Eu só queria me sentir mais livre… Read more »

Last edited 11 dias atrás by Talita A.
kevi petter
11 dias atrás

Meu nome é keverlin, tenho 13 anos. depressão 38 stress 34 e ansiedade 38. Eu penso em desistir muitas e muitas vezes, eu sei que preciso de ajuda, eu sei…. O problema é a minha família. Não sei ao certo quando toda essa merda começou, mas foi muito difícil pra mim. 💔

Simone Silva
12 dias atrás

Depressão 40 Ansiedade 18 Estresse 40 Depressão e estresse extremamente severo, e como a maior parte das pessoas aqui eu sei como está grave a situação e segurança de todos em minha volta e mesmo assim não vou caçar ajuda pq não posso me dar ao luxo de me cuidar, suicídio não dá pq tenho que criar os filhos que eu fiz por falta de vergonha na minha cara . Se abro a boca e falo que vou fazer terapia minha família manda eu tomar vergonha na cara. E pior que cheguei num ponto que as pessoas que mais amo… Read more »

Thatáà Fontiinelly
14 dias atrás

Oi meu nome é Thamires tenho 14 anos,dei ataque de pânico no ponto de ônibus sentir vários sintomas de uma vez foi muito ruim no começa não sabia oque era depois fui pesquisar melhor e vi que era ataque de pânico,hoje em dia não gosto mais de sair de casa tenho muito medo de acontecer de novo,já fui em psicóloga mais pra mim adiantou nada e Tô tendo muita crise de ansiedade,e não me sinto segura em fazer nada por causas dessas crises

Adrielle Santos
14 dias atrás

Oi eu tenho 15 anos fiz o teste e deu ans:32 stres:32 depressão:34,nesses meses de quarentena meu nível de ansiedade e depressão aumentaram muito,eu vou fazer 16 anos e só de pensar nisso me estresso mt não sei se aguento até lá eu tô me sentindo tão sozinha e vazia tenho medo o tempo todo e iseguranças eu n sei falar me explessar e n cnsg pedir ajuda tô extremamente cansada não durmo bem me alimento mal n tenho ânimo pra nada me sinto tão fraca e inútil eu n sei por quanto tempo vou aguentar só queria desabafar mesmo… Read more »

Last edited 14 dias atrás by Adrielle Santos
Ray decepções
14 dias atrás

Olá meu nome é Priscilla… Tenho 12 anos, o meu teste deu: Depressão 36 de 42 Ansiedade 24 de 42 Stress 12 de 42 Bom, do segundo ano ao quarto ano na escola, foi basicamente um inferno eu sofria bullying, era zuada e destruía minha estima… De que apesar a minha estima é toda fudida. Meus pais fizeram de tudo para parar o bullying que eu sofria e etc…, mas comecei a perder os pinos e comecei a dúvidar de mim se eu tinha depressão, afinal aquilo não parava. Mas, quando eu estava no quarto ano… Meu cachorro morreu, eu… Read more »

Iae Fabio Sabino
15 dias atrás

Oi meu nome é Fabio tenho 23 anos comecei ater depressão na minha adolescência com 15 anos foi quando comecei a ter espinhas só que no meu caso não eram espinhas normais eram espinhas de nível 3 e comecei a ser muito zuado em todo lugar que eu ia comecei a me privar de sair de casa quando me dei conta eu ja tinha passado 1 ano e meio sem sair de casa vc deve está se perguntando vc não tem família? Sim eu tenho moro com meu pai e meu irmão eles não ligavam pra min meu pai e… Read more »

Théo
16 dias atrás

Oi, meu nome é Théo, tenho 12 anos, meus resultados foram: Depressão, extremamente severo Ansiedade, extremamente severo Stress, extremamente severo Teve uma época que eu realmente achava que não estava bem, tinha umas crises de choro do nada (até hoje tenho) e minha mãe sempre dizia que quem tinha motivos para chorar era ela e não eu, por conta do meu pai e outras coisas. Eu comecei a me negar, achando que eu estava sendo dramático, muita gente na internet dizia que isso não é “idade para ter depressão”, até hoje acho que só estou fazendo drama mesmo, tem gente… Read more »

Empada Comunista
17 dias atrás

Olá , meu nome é Gabrielle , tenho 13 anos , depressão : 42 de 42 , ansiedade : 42 de 42 e stress : 42 de 42 , eu já sabia mais ou menos o resultado desse teste , eu já tentei pedi ajuda da minha mãe mais ela realmente acha que é uma fase , eu comecei a me machucar não faz muito tempo , já suspeitava ter ansiedade há 2 anos atrás , eu quero muito ajuda eu não aguento mais isso , nunca me abri pra alguém , pois tenho medo , tenho medo de me… Read more »

Julia Almeida
18 dias atrás

Me chamo Julia tenho 12 anos e o meu resultado deu td extremamente severo

Yan Nascimento
20 dias atrás

Depressão:38 de 42 Ansiedade:40 de 42 Stess:38 de 42 Nome:Yan Idd:11 Bom assim como algumas pessoa eu só estava curioso com isso, mesmo se eu quisesse procurar um psicólogo eu n podia pq anda acontecendo umas coisas como, eu to morando sozinho com minha mãe e nos dois só vivemos brigando e ela não está mt bem de saúde e meu pai praticamente você outra vida com outra mulher em outro estado e, eu perdi uma certa pessoa uns meses atrás que pela primeira vez eu nao me sentia do jeito que eu to,que eu me sentia bem qnd conversava… Read more »

Last edited 20 dias atrás by Yan Nascimento