Transtorno de Personalidade Borderline: tudo o que você precisa saber sobre este transtorno

A todo o momento somos afetados por vivências que despertam diversos tipos de emoções, porém quem é diagnosticado com o Transtorno de Personalidade Borderline vai de uma emoção a outra com muita facilidade e com uma intensidade que, muitas vezes se torna desproporcional ao fato real.

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

É um transtorno onde o indivíduo tem mudanças de humor frequentes, relações sociais e pessoais instáveis ​​e estado de espírito emocional inconstante.

A razão pela qual uma pessoa desenvolve o transtorno pode ser ligada as vivências da infância. Normalmente, as pessoas que sofrem com esse transtorno tiveram uma infância traumática. As relações pai-filho pobres, negligência, abuso sexual, trauma emocional, bullying físico, chantagem emocional, entre outros são algumas das razões comuns pelas quais as pessoas desenvolvem o transtorno. Uma infância violenta constrói no indivíduo a necessidade de apresentarem comportamentos excessivamente defensivos, o que leva ao perpétuo medo do abandono.

Principais Características

Medo do abandono

Um dos aspectos mais marcantes é o medo do isolamento ou abandono. Eles sempre vivem com o medo de serem abandonados, de não serem atendidos ou deixados sozinhos. Esse medo é um dos aspectos mais presentes, mesmo nos estágios iniciais. Os medos podem correr para tais extremos que, em algumas situações acabam optando pelo isolamento voluntariamente para evitar que outros o façam, sendo assim, preferem se afastar das relações antes de serem abandonados.

Raiva intermitente

Isso alimenta o medo do isolamento. Devido ao passado traumático, as ações simples e as reações dos outros ao seu redor podem ser interpretadas por eles como sinais de rejeição, negligência e isolamento que os deixam com raiva sem motivo aparente. Essa raiva muitas vezes é expressada com intensidade desproporcional à situação real.

A raiva é um dos sinais do transtorno de personalidade borderline

Mudanças de humor

Este é outro sintoma comum da doença. Não precisa ser a raiva sempre, às vezes pode ser ansiedade, medo, irritação e insegurança. Tais mudanças de humor tornam muito difícil para manter uma boa vida social, pessoal e profissional.

Interior Vazio

A sensação de vazio é um relato recorrente de quem sofre com esse transtorno. O vazio se torna tão intenso ao ponto de não conseguir preenche-lo com a própria companhia, e sempre necessitando do outro, promovendo uma dependência afetiva cada vez maior e causando cada vez mais sofrimento.

o isolamento também é uma característica do transtorno de personalidade borderline

Hábitos ruins

A maioria dos pacientes com esse transtorno tendem a entrar em vícios comuns, como sexo extra conjugal, drogas ou álcool, etc., normalmente são feitos para superar o profundo sentimento de tristeza e vazio que eles possuem.

Comportamento Impulsivo

Sem motivo ou razão, as pessoas que sofrem com esse transtorno podem tomar ações impulsivas. Não é incomum ver a pessoa entrar em um relacionamento e de repente terminá-lo, ou sair de um emprego aparentemente estável, abandono dos estudos.

Auto depreciação

Este é um problema muito comum. Devido à constante negligência e abuso no início da vida, eles podem considerar-se muito ruins. Tudo isso também alimenta os outros sintomas.

Lente do passado

A maioria dos pacientes com Transtorno Borderline tende a olhar para os desafios e situações atuais através da lente de seu passado traumático. Para eles, tudo deve terminar em um abuso, negligência ou algum estresse emocional. Então eles sempre tendem a se proteger contra isso, em vez de se beneficiar da situação atual.

Intenções suicidas

A auto-depreciação, o medo do isolamento e o estado emocional geral instável podem levá-los a tentar suicídios. Algumas tentativas podem ser falsas para atrair a atenção enquanto outras podem ser reais.

Tratamento

Devido aos transtornos causados nos diversos papeis sociais do indivíduo com a doença, o acompanhamento com o psicólogo e o psiquiatra é extremamente importante.

O processo de psicoterapia é realizado a fim de re – significar as vivências do passado, para então dar voz  e acolher a essa criança interior ferida. Além de auxiliar a controlar os impulsos e entender melhor sobre o significado dos comportamentos, a fim de, reduzir o sofrimento e prejuízos nas relações e produtividade.

O acompanhamento psiquiátrico também é necessário para o cuidado integral dos sintomas e para melhora do quadro clinico.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Precisa de apoio psicológico? Use nossa ferramenta de agendamento e encontre o psicólogo ideal em qualquer hora e lugar.

Aline Lisboa, psicóloga clínica do Lysis Consultório de Psicologia. É responsável pelo blog Lysis Psicologia.

Leia também:

Síndrome de Borderline: conheça os sintomas e tratamentos deste transtorno

Fobia Social – Sintomas, causas, tratamentos e medicações

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.2/5 - (392 votos)

Comentários:

Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cauane Vitória Rocha
2 anos atrás

uau,acabei de descobrir que sofro de Borderline,não tem nada que eu li sobre, que não se encaixa comigo,e agora o que eu faço?já faço psicoterapia e uso de fármacos

Gabriel Burlandy
3 anos atrás

Pelo que li, possuo essa síndrome. :/ Meu humor é inconstante, mesmo não expressando verbalmente. Na verdade não sou fã em falar/ conversar com pessoas.

Camila Alves
3 anos atrás

Eu acho que eu tenho, mas não sei como pedir ajuda.

Nicoly Luna Freire
3 anos atrás

Minha mae tem e pior que n aceita que tem e nao aceita ajuda.. O jeito talvez seja interna la, pois estao cada vez piores

um Garoto qualquer
3 anos atrás

sabe cara a gente não quer ser desse jeito entende infelizmente eu tenho transtorno de boderline, não e como cancer pois o cancer tem curar agora essa droga voçes vai viver uma guerra todo dia sem esperança nehuma de ganha porque voçe sabe que e todo dia eu tenho 20 anos e cara so de imaginar que vai ser assim a vida toda e de desanimar qualquer um …………….o boderline te faz desistir de tudo sonhos relacionamentos voçes sozinho se sabota voçe é seu maior inimigo é foda mesmo que seja dificil cuide de alguem q tenha a gente não… Read more »

Emma Elizabeth Blanco
3 anos atrás

Preocupada com o estado da minha irmã, eu passei a procurar bastante sobre esses transtornos e tenho quase certeza de que ela sofre de Borderline. Vocês podem imaginar como foi ficar na quarentena com ela. Quase insuportável. Ela ficou esse tempo todo chorando todos os dias (mais de uma vez até) e ficando brava. Ela muda de humor repentinamente várias vezes também (muito triste, muito brava, normal, tampando os ouvidos e gritando). Outro fator é que ela tem muito medo de ficar sozinha e desamparada. Arrumou um namorado que trata ela mal mas não quer terminar com ele de jeito… Read more »

Marisa Franco
4 anos atrás

Sobre os relacionamentos tenho lido que o TPB é instável quanto aos parceiros havendo muita rotatividade…há a possibilidade de ser o contrário? Ou seja, estabelecer forte dependência a um único parceiro?

Luciana Vieira de Melo
4 anos atrás

Que bom ver que hoje se fala com tanta facilidade das questões psiquiátricas sem taaanto preconceito. Infelizmente sofri com o Border sem tratamento até 3 anos. Não entendia o porquê me colocava em situações de risco, me delreciava, me auto sabotava em tudo na vida.
Até mesmo quando busquei ajuda médica anterior, o diagnóstico foi falho, foram anos até acertar e então com um único comprimido diário e terapia, hoje tenho uma vida muito saudável e funcional. Graças aos psiquiátricas e psicológicos. ❤❤❤

Nena Marion
4 anos atrás

Olá! Minha filha se encaixa perfeitamente nessa doença, ela vive só, não tem nem uma amizade, se acha a pessoa mais horrível da terra, não consegue ter um relacionamento com nem um homem por mais de um mês, iniciou 4 cursos universitário e não acabou nenhum , nem academia ela conseguiu ficar um mês, é suicida (Já tentou) não consigo que se mantenha em tratamento para depressa porque ela diz que não vai dar certo, tem dias bons, mas do nada se fecha no quarto e permanece lá, não come, está pesando 50 quilos e está acabando com nós pai… Read more »

Otavio Gomes Filho
4 anos atrás

Incrível a facilidade de termos diversos tipos de traumas existenciais, a vida nos moldou para sermos assim, como somos. Hoje tenho 61 anos, a qualquer pessoa um pouco inteligente terá pelo menos a curiosidade de ver como era a vida nessa época, aí compare com a vida dessa mesma pessoa que nos alega problemas graves de comportamento, pessoas com 30 anos ou menos que se formam psiquiatras, psicólogos e fazem de tudo para entremos em terapias e dependência deles, aliás um dos sintomas da tal doença. Não tiro o a dignidade de profissionais dessa área, mas hoje em dia quem… Read more »

Dany M. Lively
4 anos atrás

Enche o saco esse papinho de querer obrigar a pessoa a ser sozinho.

Aline Sousa
4 anos atrás

Oi! Não é fácil chegar até esse diagnóstico… Não sei se todos os transtornos estão interligados, ou se é muito difícil de se chegar até o borderline. Muitos anos entre o TAG, a depressão, até a possibilidade de TPB, para que alguém suponha que seja este o problema. Sou um misto de emoções e transtornos… A ansiedade doentia, é o que estraga a minha vida… Uma angústia constante, a insegurança, o medo, a irritabilidade… São monstros que me assombram todo tempo. Não tenho hábitos ruins… Só nessa parte que não consigo me encaixar… Portanto, é possível ser border, se não… Read more »

Mayara Santos
5 anos atrás

Olá!Soube deste transtorno hoje e me identifiquei com todos os sinais, inclusive,há umas três semanas terminei um namoro que havia começado há seis dias!Meu humor é alterado com muita facilidade,e isso acontece comigo desde criança,fico com muita raiva à toa.E quando estou assim, não gosto nem de cumprimentar as pessoas na rua…Moro com uma amiga minha,e ela sempre diz que eu me diminuo,que pra mim todo mundo é bom,de menos eu,mas é o que eu sinto.Pra mim,nada que eu faço está bom,mesmo com os outros falando que está perfeito.

Artigo publicado em Transtornos Mentais e Neurodiversidade