Transtornos Mentais e Neurodiversidade

Transtornos mentais e suicídio: qual é a relação?

Quando se fala sobre saúde mental, é importante entender a relação entre transtornos mentais e suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas tiram suas próprias vidas todos os anos. Na maioria dos casos, transtornos mentais, como a depressão, são os fatores que contribuem para essa tomada de decisão extrema.

Diante da grande necessidade de eliminar tabus sobre o tema a fim de contribuir para que cada vez mais pessoas procurem ajuda, compilamos neste artigo algumas informações importantes. Que tal continuar a leitura e se aprofundar?

O que são transtornos mentais?

Os transtornos mentais são caracterizados por disfunções na atividade cerebral que afetam o humor, pensamentos, emoções, comportamentos e percepções, podendo influenciar a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo, além de afetar a sua relação com outras pessoas.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), existem mais de 300 transtornos mentais catalogados. 

Visto que cada um tem as suas particularidades, é impossível definir sintomas comuns a todos, mas é fundamental ficar atento a alguns aspectos gerais que podem sinalizar a presença de um transtorno. Entre eles:

  • Alterações no comportamento;
  • Mudanças de humor repentinas;
  • Dificuldades para conviver com outras pessoas;
  • Problemas de concentração.

Além disso, há diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento de um transtorno mental, entre eles, aspectos psicossociais, genéticos, ambientais e biológicos. Para o tratamento adequado, é necessário consultar um médico psiquiatra e um psicólogo.

.

Os transtornos mentais no Brasil

O Brasil é o país mais ansioso do mundo e com a maior prevalência de depressão na América Latina.

Há várias questões que influenciam um cenário como este, mas em âmbito nacional vale considerar:

  • Índice de desemprego;
  • Mudanças na economia;
  • Falta de segurança pública.

É claro que, além disso, cada indivíduo tem as suas questões pessoais, inclusive fatores genéticos que são capazes de influenciar o desenvolvimento de doenças mentais.

O ponto principal deve ser o fato de que ainda existe muito preconceito em relação às doenças da mente, por isso, quanto mais falarmos sobre o assunto, mais as pessoas deixam de ter vergonha e procuram ajuda especializada.

Qual é a relação entre transtornos mentais e suicídio?

O suicídio é definido como um ato deliberado executado pela própria pessoa, de forma consciente e intencional, com o objetivo de causar a própria morte.

Segundo a OMS, no Brasil os registros chegam a 14 mil casos por ano, ou seja, uma média de 38 suicídios por dia.

São diversas as causas do suicídio, mas é muito comum estar relacionado à presença de algum transtorno mental. Os principais são:

Depressão

A depressão se trata de uma doença psiquiátrica crônica e recorrente. O seu principal sintoma é a alteração de humor, marcada pela tristeza profunda e sem fim, além de sentimentos de desesperança, baixa autoestima, amargura e culpa.

Aqui é fundamental conseguir diferenciar a depressão da tristeza transitória, extremamente comum à vida de todos os seres humanos.

Diante de acontecimentos difíceis e dolorosos, como a morte de uma pessoa próxima ou o término de um relacionamento, é normal ficar triste. No entanto, as pessoas que não têm depressão encontram uma forma de superar a situação, mesmo que leve certo tempo.

Já quem sofre com o transtorno mental permanece com o humor deprimido sem tréguas, mesmo quando não há uma causa clara. Assim, some o interesse por atividades que antes eram prazerosas e a pessoa perde a perspectiva de que seu quadro possa melhorar.

Outros sintomas muito comuns são:

  • Alteração de peso;
  • Mudanças no sono;
  • Problemas psicomotores;
  • Dificuldade de concentração;
  • Fadiga;
  • Ideações suicidas.

Sem o devido tratamento, o caso pode evoluir tanto a ponto do indivíduo começar a pensar em suicídio e, posteriormente, realizar algo de fato para tentar tirar a própria vida.

Transtorno afetivo bipolar

Trata-se de um transtorno mental complexo, caracterizado por alternância, muitas vezes súbita, entre episódios de depressão e euforia e períodos assintomáticos. São crises que podem ter intensidade leve, moderada ou grave.

Segundo o DSM. ICV e o CID-10, a bipolaridade pode ser classificada em diferentes tipos:

  • Transtorno bipolar tipo I;
  • Transtorno bipolar tipo II;
  • Transtorno bipolar não especificado ou misto;
  • Transtorno ciclotímico.

A frequência das crises e a gravidade dos sintomas varia de acordo com o tipo. No geral, o portador do transtorno mental pode sofrer com:

  • Depressão: humor deprimido, tristeza profunda, apatia, redução de libido, alterações de sono e apetite, fadiga, culpa excessiva, ideias suicidas;
  • Mania: euforia exuberante, valorização da autoestima e autoconfiança, pouco sono, agitação psicomotora, desvio de atenção, compulsão para falar, pensamentos descoordenados, mania de grandeza;
  • Hipomania: semelhantes aos sintomas da mania, mas são mais leves e com menor impacto nas atividades diárias e nos relacionamentos.

De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, de 30% a 50% dos portadores da doença tentam o suicídio. O risco maior de tirar a própria vida ocorre principalmente nos estados mistos, em que sintomas de exaltação de humor e depressão se misturam.

Para evitar esse cenário, é fundamental contar com tratamento medicamentoso e psicoterápico.

Transtornos de personalidade

Existem diversos tipos de transtornos de personalidade, um grupo de doenças mentais em que os traços comportamentais e emocionais do indivíduo não são bem ajustados de acordo com os parâmetros de normalidade.

Esses transtornos são diagnosticados quando os traços de personalidade revelam um significativo “desvio” em relação aos demais e são inflexíveis demais. Isso prejudica a adaptação em situações cotidianas, gerando sofrimento e perturbação nos relacionamentos interpessoais e em outros âmbitos da vida.

Cada tipo de transtorno tem seus sintomas e um tratamento mais adequado, mas em todos os casos é necessário acompanhamento especializado, seja de um médico psiquiatra ou psicólogo, a fim de reduzir o risco de suicídio.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, com mudanças em como a pessoa sente, pensa e se comporta socialmente.

A perda da noção da realidade faz com que ela não tenha mais noção sobre o que é imaginário e o que é real, o que é chamado de psicose. Os sintomas, portanto, incluem ver e ouvir coisas que não existem de verdade.

Resumidamente, há dois tipos de sintomas nesse transtorno:

  • Produtivos: delírios e alucinações, sendo muito comum o indivíduo acreditar que está sendo perseguido e observado;
  • Negativos: são mais resistentes ao tratamento e se caracterizam pela redução dos impostos e da vontade, ou seja, perda da capacidade de entrar em ressonância com o ambiente ou de sentir tristeza ou alegria conforme o que acontece externamente.

As alucinações, percepções que acontecem independentemente de estímulo externo, são como vozes imperativas e, em alguns casos, podem fazer com que a pessoa se suicide.

Abuso de álcool e outras substâncias

Por fim, precisamos dar atenção ao abuso de substâncias, como álcool e outras drogas, utilizadas com o objetivo de amenizar dores psicológicas. Nesses casos, o risco de suicídio também aumenta apesar de não haver uma relação direta.

O uso de substâncias para lidar com situações difíceis e dolorosas é capaz de gerar o entorpecimento, o que faz com que a pessoa fique incapaz de entender as consequências de suas atitudes. 

É comum, por exemplo, o caso de pessoas com algum transtorno mental prévio, como depressão, que ao utilizarem muitas drogas, sofrem uma overdose e morrem. Esse ato pode ser consciente ou não e, portanto, há uma relação com o suicídio que deve ser levada em consideração.

Como prevenir o suicídio?

Apesar de ser uma situação bastante grave quando uma pessoa chega a pensar ou tentar tirar a própria vida, há formas de prevenção e tratamento até mesmo para evitar que se atinja este ponto.

Aqui vão algumas orientações importantes:

Acesso à informação

Informação é a ponta do iceberg. Enquanto boa parte da população não souber o que está por trás do suicídio, as pessoas continuarão achando que é “coisa de louco” e estigmatizando que sofre com o problema.

A normalização da pauta é o ponto central aqui e gera um efeito cascata. Afinal, quanto mais informação, maior é a conscientização e mais pessoas buscam tratamento (além de conseguirem ajudar umas às outras).

Campanhas de conscientização

O Setembro Amarelo é a principal campanha de conscientização e prevenção ao suicídio.

Infelizmente, o assunto ainda é um grande tabu e muitas pessoas acreditam que evitar falar faz com que o problema não exista. Pelo contrário: deixar de falar contribui para que mais pessoas sofram em silêncio e deixem de buscar ajuda.

Campanhas como essa são fundamentais para gerar conversas relevantes e colocar o holofote na questão para que mais gente procure ajuda.

Acesso ao tratamento adequado

Pessoas que têm ideias suicidas ou chegam a executar a tentativa de tirar a própria vida o fazem porque, na maioria dos casos, estão sofrendo com um transtorno mental que altera radicalmente a sua percepção da realidade.

O excesso de sofrimento faz com que a atitude seja tomada porque o indivíduo não enxerga mais nenhuma solução para a sua situação. Portanto, ter acesso ao tratamento é fundamental para prevenir esse tipo de ato.

Boa parte dos casos poderia ser evitada se as vítimas recebessem ajuda, tanto de profissionais especializados como de parentes ou amigos.

Mas é importante se lembrar de que a busca por tratamento passa pelo passo anterior que é o acesso à informação e, é claro, a eliminação de tabus sobre o assunto. Isso porque muita gente, sem o diagnóstico adequado, não tem clareza sobre o que está enfrentando, além de lutarem contra a vergonha por se sentirem dessa forma.

Terapia

A terapia, por sua vez, é outra ferramenta importante quando se fala sobre a relação entre transtornos mentais e suicídio.

Ao oferecer um espaço de acolhimento, o psicólogo é um profissional capacitado para oferecer o suporte necessário a fim de conduzir o paciente rumo à construção de uma vida mais saudável e equilibrada. 

Ao longo das sessões, são trabalhadas as questões que causam perturbação, dor e angústia com o objetivo de entender as causas, gatilhos e padrões de comportamento.

Assim, com o passar do tempo, e em conjunto com outras ações (como hábitos saudáveis e medicação psiquiátrica), é possível se reequilibrar novamente.

A terapia, no entanto, não precisa (e não deve) ser abandonada assim que os problemas são trabalhados e solucionados. Em muitos casos, o acompanhamento contínuo por muitos anos é recomendado para evitar recaídas e, é claro, garantir o suporte emocional e psicológico necessário que o paciente precisa para viver melhor.

Centro de valorização da Vida (CVV)

O CVV é um instrumento poderoso na prevenção ao suicídio, pois se trata de um número no qual as pessoas podem lugar para conversar com voluntários.

Não é um trabalho de diagnóstico, aconselhamento e muito menos julgamento. O papel dos voluntários é apenas ouvir e, por meio da conversa, indicar possibilidades de suporte específico e gratuito para que o indivíduo busque ajuda.

Transtornos mentais e suicídio: quanto mais falamos, melhor

Normalizar as conversas sobre transtornos mentais e suicídio é o caminho para eliminar os tabus sobre o assunto e ajudar mais pessoas a procurarem ajuda especializada.

Saber identificar quando alguém próximo não está bem, oferecer suporte ou apenas escutar o que o outro tem para falar é o primeiro passo. É dessa forma que abrimos espaço para um mundo mais saudável.

Gostou deste conteúdo? Continue aprendendo sobre saúde mental no blog da Vittude, plataforma na qual você também encontra os melhores psicólogos disponíveis para consultas online ou presenciais.

Leia também:

Síndrome de Borderline: conheça os sintomas e tratamentos deste transtorno

Depressão: causas, sintomas físicos, psicológicos e tratamentos

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

3 semanas ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

3 semanas ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

3 semanas ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

3 semanas ago

Psicoterapia dentro das empresas: por que apostar nesse benefício?

O cenário de saúde mental no Brasil é um dos piores do mundo, mas até…

3 semanas ago

Testes de inteligência emocional: o que é, importância e exemplos

Entenda o que são testes de inteligência emocional, a sua importância e confira opções gratuitas…

4 semanas ago