5 razões porque sua empresa deve oferecer um plano de saúde completo
Avalie este artigo
12 de junho de 2019 | 4 min de leitura
Bem-estar

5 razões porque sua empresa deve oferecer um plano de saúde completo

Existem muitos benefícios que você pode oferecer por meio de sua empresa, mas um deles ganha de todos: o plano de saúde. De acordo com dados de pesquisa do IBOPE Inteligência, 95% dos brasileiros consideram o plano de saúde um fator decisivo no momento de escolher entre duas vagas de emprego.

Segundo a pesquisa, 79% consideram o plano de saúde “muito importante” e 16% consideram importante.

Além de influenciar na decisão entre duas ou mais propostas de emprego, o plano de saúde é o terceiro item mais desejado pela população, atrás de educação e casa própria. Em 2015, o plano de saúde era um bem importante para 53% da população que não contava com o benefício. Agora, esse índice é de 57%.

Entre as razões para querer o plano de saúde como benefício trabalhista, as pessoas apontam a qualidade e agilidade no atendimento com disponibilidade de bons médicos e hospitais, comodidade, conforto e a precariedade da saúde pública.

Além da preferência dos funcionários, oferecer o plano mantém sua equipe saudável e feliz, e indica que você se preocupa com o bem-estar deles.

De acordo com a pesquisa, entre os entrevistados que não têm plano de saúde, 50% afirmam que já possuíram o benefício em algum momento, sendo 20% de planos individuais e 30% de planos coletivos empresariais.

Por que oferecer plano de saúde como benefício?

Mas por que é tão importante ser uma empresa que oferece esse benefício? Porque é bom para as equipes e bom para a empresa. Se você está em cima do muro, aqui estão as cinco principais razões para oferecer seguro de saúde:

1. É mais fácil do que você pensa

A primeira coisa é: você não precisa fazer isso sozinho. Um corretor ou conselheiro de seguro de saúde pode guiá-lo através de todo o processo. Como seu agente, eles vão ajudar a selecionar um plano certo para você e sua equipe, com base em sua indústria e nas preferências de cobertura de todas as pessoas da sua empresa.

Além disso, irão configurar tudo e mantê-lo em conformidade de forma contínua.

Os empregadores devem oferecer o seguro de saúde como primeiro benefício da empresa e acrescentar benefícios adicionais ao longo do tempo. Se os benefícios para a saúde são uma prioridade para seus funcionários, deve ser uma prioridade para você. A oferta pode ajudar no recrutamento e incentivá-los a permanecer por mais tempo na sua empresa.

3. Você economiza dinheiro em impostos

Empregadores e funcionários pagam menos pelo plano de saúde quando o compram em grupo. Aqui estão todas as economias de impostos que você recebe ao oferecer o plano:

  • Contribuições do empregador são dedutíveis do imposto de renda;
  • Os impostos sobre os salários dos empregadores são reduzidos em 7,65% das contribuições dos empregados;
  • Os prêmios de compensação dos empregadores são reduzidos.

Pagar por benefícios de saúde em vez de salários mais altos também pode economizar dinheiro, porque você não paga impostos sobre folha de pagamento e prêmios de compensação de trabalhadores sobre o dinheiro usado para benefícios de saúde.

Além disso, seus funcionários podem preferir benefícios em relação ao salário.

4. Pode fornecer acesso a mais médicos e hospitais

As redes de seguros de saúde em grupo geralmente são maiores que as redes individuais. Isso significa que, em um plano individual, você não tem acesso aos mesmos médicos e hospitais que teria em um plano de grupo.

Médicos e hospitais que não aceitam planos individuais geralmente cobram mais por seus serviços e são mais procurados pelos pacientes. As diferenças de rede variam de acordo com o estado, mas os planos individuais têm tipicamente dois terços do tamanho dos planos de grupo.

Então, a compra de um plano de saúde em grupo pode aumentar seu acesso a mais médicos e hospitais.

5. Isso ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários

Oferecer plano de saúde leva a níveis mais altos de produtividade. Funcionários que priorizam os cuidados preventivos, como exames regulares, são mais bem-sucedidos e têm melhor qualidade de vida.

Como empregador, você quer que seus funcionários se concentrem em serem o melhor que podem ser. Preocupar-se com o seguro de saúde é uma questão que drena energia e tempo. Isso porque são normalmente muito caros para se adquirir individualmente.

Desde a construção de uma equipe mais saudável e feliz até a economia de dinheiro, há muitas razões para dar um mergulho e oferecer seguro de saúde para sua equipe. Oferecer benefícios para a saúde indica que você se importa com sua equipe, criando uma cultura de confiança.

Saúde mental também é saúde

O que muitas empresas negligenciam na hora de fechar um plano de saúde são os tratamentos com psicólogos. O Brasil tem cerca de 13 milhões de depressivos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta ainda que 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado.

Em apenas 16 anos (entre 1996 e 2012), a taxa de suicídios por depressão aumentou 705%, segundo levantamento do jornal “O Estado de São Paulo” com base nos índices da Datasus. A depressão, no entanto, é apenas um dos muitos transtornos mentais que atingem grande parte da população.

A legislação brasileira, por sua vez, procura garantir o tratamento pelos planos de saúde. Isso inclui a Psiquiatria em seu rol de procedimentos obrigatórios determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Todos os transtornos mentais listados na Classificação Internacional de Doenças, inclusive os relacionados à intoxicação ou abstinência causados por substâncias químicas, como álcool e drogas, têm sua cobertura pelos planos de saúde garantida por lei.

A legislação prevê também a cobertura de consultas psiquiátricas ilimitadas, internação psiquiátrica hospitalar também em número ilimitado, exames laboratoriais, diagnósticos e hospital-dia, além de lesões decorrentes de tentativas de suicídio e emergências decorrentes de qualquer transtorno mental.

Todas as especificações do plano de saúde devem constar do contrato, mas em caso de dúvida pergunte ao seu corretor. Como especialista, ele é a pessoa mais indicada para orientá-lo sobre todos os procedimentos e solicitações.

Se o seu plano não for adequado para cobrir os tratamentos de saúde mental, conheça a Vittude Corporate, que conecta psicólogos a pacientes de sua empresa, de forma online ou presencial.

Se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

Como cultivar o equilíbrio emocional no trabalho?

Tendências Globais de saúde e bem-estar

Por Tatiana Pimenta

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
bem-estar benefícios plano de saúde produtividade saúde saúde mental

Leia também

Receba novidades da Vittude