11 aspectos essenciais de um ambiente de trabalho saudável
Avalie este artigo
15 de dezembro de 2021 | 6 min de leitura
Ambiente de Trabalho

11 aspectos essenciais de um ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para que os colaboradores desempenhem as suas funções com qualidade. Afinal, o local onde passam boa parte do dia (seja no escritório ou no home office) pode influenciar a produtividade, motivação e felicidade dos profissionais.

Por isso, é importante que o time de RH da empresa foque em estratégias que visam o fortalecimento de um dia a dia construtivo, agradável e equilibrado para os funcionários. Assim, a organização sai ganhando e todos se beneficiam com uma rotina muito mais produtiva.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você aprenderá sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e como promovê-lo na sua empresa. Confira!

O que é um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável tem como foco a saúde, motivação e bem-estar dos colaboradores. Para isso, são implementadas estratégias visando diversos pontos importantes, como infraestrutura, conforto, saúde física e mental etc.

Normalmente, lugares saudáveis costumam contemplar:

  • diversidade;
  • produtividade;
  • colaboração;
  • motivação;
  • felicidade;
  • engajamento;
  • equilíbrio emocional.

É importante pontuar que não é uma ação isolada e um trabalho de curto prazo que serão capazes de trazer bons resultados. É preciso focar em uma estratégia consistente e holística, que contemple os principais pontos voltados para um dia a dia mais seguro, equilibrado e saudável. E isso se faz com tempo e dedicação!

Qual é a importância de um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável é vantajoso tanto para os funcionários como para o crescimento da empresa como um todo. Ou seja: todos saem ganhando! Confira os seus principais benefícios:

Atração e retenção de talentos

Para atrair os melhores talentos do mercado é preciso oferecer mais do que incentivos financeiros. Quando a sua empresa oferece qualidade de vida e um dia a dia de trabalho saudável, a tendência é que se torne ainda mais desejada pelos candidatos às vagas.

Além disso, um bom ambiente de trabalho também impacta na redução de índices como o turnover e o absenteísmo, afinal, os funcionários se sentem mais motivados e felizes. Dessa forma, custos com demissões e novas contratações também diminuem, o que é ótimo para a balança financeira da empresa.

Aumento da motivação e produtividade

Vamos pensar… Um local que promove apenas a competitividade, não respeita as cargas horárias de trabalho, não incentiva cuidados com a saúde e nem oferece uma infraestrutura adequada é capaz de garantir a motivação e produtividade dos profissionais? Provavelmente não.

Por outro lado, se o foco for a colaboração, ergonomia, benefícios atrativos e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, as chances dos colaboradores se sentirem mais felizes e motivados é muito maior. Como consequência, a produtividade e o desempenho também tendem a ser maiores.

Fortalecimento da marca empregadora

Outro ponto muito interessante para as empresas é como o ambiente de trabalho saudável contribui para o employer branding, ou seja, a marca empregadora.

É comum que o mercado e os profissionais saibam de cabeça quais são as empresas reconhecidas por promover um dia a dia com foco na saúde e bem-estar dos funcionários. E isso é muito benéfico para atrair ótimos talentos e facilitar os processos de recrutamento.

11 aspectos que caracterizam um ambiente de trabalho saudável

Existem muitos fatores que podem interferir no dia a dia de trabalho, por isso, para ter clareza sobre quais aspectos farão a diferença na sua empresa, o ideal é conversar com os colaboradores.

Entender o perfil das pessoas que trabalham na organização, o que elas valorizam e onde enxergam que poderiam ser realizadas melhorias. Assim, a estratégia de iniciativas será muito mais embasada e as chances de sucesso na execução são maiores.

Em seguida, confira alguns dos principais aspectos que caracterizam um bom ambiente e comece a tirar insights:

1. Pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são fundamentais para demonstrar preocupação com os colaboradores e sempre buscar implementar melhorias na empresa. Esta ferramenta atua como um indicador que mede a satisfação e percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho no qual estão inseridos.

Portanto, é possível utilizar as respostas para entender como anda o clima organizacional e traçar estratégias que visem sanar os pontos críticos.

2. Infraestrutura de qualidade

Para quem trabalha no escritório, é fundamental garantir itens básicos, como iluminação, ventilação, cadeiras ergonômicas, computadores etc. Tudo com o objetivo de oferecer o mínimo para a execução de um bom trabalho.

Já para os funcionários que trabalham em casa, também é necessário garantir condições saudáveis para que seja possível trabalhar com segurança e bem-estar. Com a pandemia, muitas organizações passaram a investir bastante nos itens de home office para que os colaboradores pudessem trabalhar com tranquilidade.

3. Cultura organizacional

A cultura da empresa é um aspecto muito importante para a manutenção do ambiente de trabalho saudável. Se for tóxica e nociva para o bem-estar dos colaboradores, com certeza os efeitos serão contrários.

Por outro lado, quando ela é forte, consistente e coerente, todos os funcionários tendem a se sentir parte de uma mesma comunidade, o que fortalece o senso de colaboração e promove um clima organizacional muito mais agradável.

4. Programa de reconhecimento profissional

Ninguém gosta de trabalhar em um lugar onde não há reconhecimento, não é mesmo? Há empresas que cobram demais os funcionários e não oferecem nenhum tipo de recompensa por um bom trabalho. Isso está longe de ser saudável e motivacional.

Por isso, é importante garantir um programa de reconhecimento profissional, que é responsável por formalizar e orientar como e quando as pessoas podem receber prêmios e bonificações de acordo com o seu desempenho.

5. Cultura de feedback

Nem todas as empresas contam com ciclos de feedbacks periódicos, mas esta é uma prática fundamental para garantir um bom ambiente de trabalho. Afinal, é uma maneira de promover o reconhecimento de um bom trabalho e fomentar o diálogo entre os líderes e liderados.

É comum que a ausência de feedbacks leve à desmotivação e baixa produtividade, o que pode acabar resultando em presenteísmo ou até mesmo no turnover. Definitivamente, não é saudável trabalhar em um lugar em que não há espaço para elogios e críticas, ou seja, para o crescimento por meio da troca de feedbacks.

6. Programa de qualidade de vida

Não podemos falar sobre um dia a dia saudável sem falar sobre qualidade de vida. Este é um ponto crucial para muitas pessoas que buscam mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Por isso, um dos aspectos fundamentais do ambiente de trabalho saudável é o programa de qualidade de vida, que nada mais é do que um conjunto de técnicas e ações que visam elevar a satisfação e o bem-estar dos funcionários.

Este, por sua vez, pode englobar várias esferas, como incentivos e benefícios voltados para a saúde mental e física, flexibilidade de horários, educação financeira, dicas sobre alimentação saudável e por aí vai.

7. Treinamentos e capacitação

Todos na empresa devem ter acesso a treinamentos que visam o crescimento e desenvolvimento de competências para a execução de um trabalho ainda melhor.

Em relação às lideranças, é essencial que sejam capacitadas para uma função de grande responsabilidade, que exige habilidades voltadas para as soft e hard skills. Afinal, o líder é uma figura de influência, inspiração e orientação.

Mas é claro que os outros profissionais também precisam de capacitação e este é um ponto muito importante para que se sintam motivados e acolhidos pela empresa.

8. Benefícios corporativos

Os benefícios corporativos também compõem um ambiente de trabalho saudável, afinal, são capazes de oferecer grandes diferenciais aos colaboradores e contribuir para um dia a dia de trabalho muito mais equilibrado e feliz.

Além dos benefícios tradicionais, como vale-refeição, plano de saúde e vale-transporte, é interessante pensar em outras necessidades que não estão sendo atendidas e, com isso, o que agregaria valor às suas vidas.

A dica, portanto, é pensar fora da caixa e, para isso, é recomendado conversar com os funcionários para entender do que eles sentem falta e colher feedbacks e sugestões.

9. Comunicação interna eficiente

A comunicação interna é voltada aos colaboradores, ou seja, é responsável por comunicar informações relevantes sobre o universo da empresa, por exemplo:

  • metas e objetivos;
  • cultura organizacional;
  • ciclos de feedbacks;
  • projetos e eventos.

E por que isso é importante para a construção de um ambiente saudável? Por vários motivos, entre eles o fato de que é uma comunicação eficaz reduz os boatos e intrigas e coloca todos na mesma página.

Além disso, ao serem informados sobre o que acontece na organização, os colaboradores se sentem mais motivados e o sentimento de pertencimento é fortalecido.

10. Momentos informais e descontraídos

Para que o dia a dia seja mais leve, divertido e feliz, é importante que a organização se lembre de que por trás de todo profissional há um ser humano. E para promover a união entre os colaboradores é muito indicado ter momentos além do trabalho, ou seja, celebrações especiais.

Festas de final de ano, Halloween, Páscoa, aniversariantes do mês e Carnaval são alguns exemplos de ações. Além disso, podem ser promovidos happy hours e atividades fora do horário de trabalho, como a participação em corridas de ruas.

11. Diversidade e igualdade

Por fim, não podemos deixar de citar a importância da diversidade e da igualdade na construção de ambientes de trabalho saudáveis. Empresas que não punem atitudes e falas preconceituosas criam um espaço tóxico, no qual as pessoas não se sentem à vontade para serem elas mesmas e precisam lidar com comentários inadequados e ofensivos.

Além disso, a questão da igualdade em todos os aspectos também é fundamental, pois todos devem sentir que, independentemente do cargo que ocupam, têm espaço para dialogar, expor opiniões e críticas. Machismo, assédio e preconceitos, portanto, não podem se tornar rotina.

É indicado que as empresas contem com comitês de diversidade e outras iniciativas que visem a inclusão na rotina organizacional.

Cuide de verdade do dia a dia de trabalho da sua empresa

São muitos aspectos que envolvem o ambiente de trabalho saudável, mas lembre-se de que não é preciso (e nem possível) incluir de uma vez todos na sua estratégia. Por isso, a pesquisa com os colaboradores é tão importante, pois será responsável por oferecer um norte em relação às prioridades.

O mais importante é começar e estar sempre trabalhando para aprimorar o ambiente de trabalho e oferecer uma experiência profissional agradável e saudável aos seus funcionários.

Gostou deste conteúdo? Continue lendo mais artigos no blog do Vittude Corporate!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude