Cultura de feedback: como ela pode contribuir para a saúde do seu time

13 de junho de 2019
Cultura de feedback: como ela pode contribuir para a saúde do seu time
Avalie este artigo
  |  Tempo de leitura:4 minutos

A saúde mental dos trabalhadores é uma preocupação crescente nas empresas. Afinal, até 2020 os transtornos mentais serão a principal causa de perda de dias de trabalho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, atualmente, os transtornos mentais são a terceira maior causa de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil. Assim, uma solução encontrada para evitar esse cenário é a implementação de uma cultura de feedback nas empresas.

O que é cultura de feedback?

A cultura de feedback é a prática de dar retorno para o profissional sobre quais ações e resultados foram positivos ou negativos na execução das tarefas inerentes ao seu cargo.

Entretanto, essa devolutiva não é comum em muitas empresas. Algumas delas fazem a avaliação de desempenho apenas para cumprir protocolo. Assim, não enxergam o feedback como um método de desenvolvimento e promoção de um ambiente de trabalho saudável. Isso prejudica a visão que o colaborador tem da empresa, pois demonstra desinteresse no seu bem estar.

Outras empresas realizam o feedback, mas de maneira enviesada e com periodicidade muito longa. Ou seja, ele é dado apenas do gestor para os seus liderados e em ciclos anuais. Portanto, para estimular uma experiência mais eficiente, é interessante possibilitar aos colaboradores o envio a todos os integrantes do time e a adoção do feedback contínuo.

Com a estruturação eficaz da cultura de feedbacks, há a geração de valores essenciais para a saúde mental do time.

Vantagens da cultura de feedback para a saúde mental

Transparência

O primeiro ponto favorecido por essa cultura é a transparência que acaba, por exemplo, com ruídos e fofocas. Ela elimina um possível sentimento de perseguição e exclusão do grupo.

Cooperação

Aliás, até incentiva um ambiente colaborativo. Afinal, o processo passa a ser visto como um meio de ajudar na potencialização do desempenho do colega. Melhoria essa que tem consequência direta no resultado do time como um todo e cria um envolvimento emocional de parceria.

Expressão

O feedback também é um meio formal de expressar pensamentos e opiniões continuamente. Essa possibilidade de expressão impede o acúmulo de mágoas e ressentimentos, grandes causadores de crises emocionais e problemas psicológicos a longo prazo.

Diálogo

Ao definir esse modelo de troca, previne-se também o assédio moral e o conflito em situações nas quais o gestor precisa chamar a atenção do colaborador. Afinal, é um diálogo que visa sempre o desenvolvimento tanto do profissional quanto da empresa. Por isso, dá espaço para o colaborador responder ao que está sendo apontado.

Encontre um psicólogo

Desenvolvimento

Além disso, pelo fato do ser humano precisar de sinais do ambiente para conseguir crescer e se desenvolver, esse tipo de retorno é essencial para evitar ansiedade e insegurança. Até porque, é a partir desses sinais que ele entende o que funciona e reflete sobre o que deve ser mudado.

Superação

Outro benefício é o estímulo à maturação emocional. Com o uso frequente do método, cria-se um convívio com as críticas. E esse contato constante faz as pessoas se acostumarem com elas e aprenderem a superá-las e transformá-las em algo positivo.

Reconhecimento

Sobretudo, a cultura de feedback viabiliza o reconhecimento. Até porque esgotamento e desânimo são causados, principalmente, pela frustração de doar-se totalmente ao trabalho e não ser reconhecido. Quando o profissional percebe que seu esforço é valorizado, ele fica satisfeito e trabalha com motivação.

Direcionamento

Uma ótima consequência do feedback é o plano de ação. Ele é um combinado entre gestor e colaborador de como superar o que foi apontado como negativo. Esse procedimento demonstra a necessidade de aperfeiçoamento do colaborador e desconstrói o imaginário de punição. Assim, ele não trabalha preocupado e inquieto com a possibilidade de desligamento, por exemplo, e enxerga um caminho de desenvolvimento.

Dessa forma, a priorização de uma cultura organizacional com feedbacks tem como resultado um ambiente de trabalho agradável, cooperativo, produtivo e motivador, condições essenciais para a saúde mental de toda equipe.

Feedbacks semanais Vaipe

Quer implementar a cultura de feedback na sua empresa? A Vaipe é uma ferramenta que automatiza processos de Gente e Gestão e possui a solução Feedback Contínuo. Semanalmente, você pode mandar um feedback positivo ou um ponto de melhoria para um colega da empresa. Ele é enviado diretamente por e-mail para a pessoa escolhida e o mesmo acontece caso alguém envie um feedback para você.

Além disso, essas interações não são anônimas. Afinal, a Vaipe incentiva a troca de feedbacks justamente para ajudar no desempenho individual e do time como um todo!