Trabalho em equipe: duas mentes pensam melhor do que uma

13 de junho de 2019
Trabalho em equipe: duas mentes pensam melhor do que uma
Avalie este artigo
  |  Tempo de leitura:8 minutos

O trabalho em equipe se trata de um grupo de pessoas trabalhando coletivamente em uma tarefa voltada a um objetivo em comum, de maneira eficiente e harmoniosa. Se as pessoas estão trabalhando em uma tarefa coletivamente, mas sem trazer resultados e sem sinergia, essa união pode não ser considerada trabalho em equipe.

O trabalho em equipe pode fomentar empatia pelos outros, pode permitir que metas sejam alcançadas mais rapidamente e de forma mais eficaz. Além disso, o trabalhar em equipe pode levar a conexões importantes e aumentar a satisfação pessoal com relação às atividades realizadas.

De muitas formas, a cultura americana é altamente individualista. Acreditamos que nossas conquistas são de nossa própria autoria (ainda que, de alguma forma, nossos fracassos sejam frequentemente devidos a outros). Nossa sociedade e cultura muitas vezes evitam as eficiências e o apoio de uma abordagem de grupo em favor da independência. Entretanto, há um velho ditado entre os treinadores esportivos que diz:

“Uma equipe campeã derrota uma equipe de campeões.”

trabalho-de-equipe-1

Por mais que todos nós admiremos os ideais de trabalho em equipe e conexão, há também a noção alternativa de indivíduo e independência que se destaca da multidão. Então, qual abordagem funciona melhor?

Trabalho em equipe eficaz versus indivíduo

Em um estudo de projetos de desenvolvimento de software, a familiaridade da equipe (o número médio de vezes que cada membro trabalhou com todos os outros membros) foi um melhor preditor do sucesso do projeto e entrega pontual do que a experiência total de membros individuais da equipe.

Em um estudo na NASA, tripulações que já possuíam experiência em voar juntos fizeram significativamente menos erros, quando colocados sob pressão simulada, do que tripulações novas que nunca haviam voado juntas.

A psicologia positiva sempre enfatizou os benefícios do bem-estar pessoal das relações sociais e da conexão com os outros. Entretanto, podemos dizer que a conexão também faz sentido nos negócios, melhorando o desempenho organizacional nos níveis mais altos.

[likebox]

O que é uma equipe eficaz?

Simplesmente trabalhar com outras pessoas não significa que você está trabalhando em equipe. O trabalho em equipe real implica colaboração, comunicação e o reconhecimento de um propósito comum.

Por isso, um grupo é mais que uma reunião de pessoas e nem todos os grupos são equipes. As equipes são, na verdade, uma forma muito particular de grupo, pois são interdependentes e focadas na estrutura e nas atividades.

Uma das definições de equipe que é usada em psicologia é esta:

“Uma equipe é um grupo de duas ou mais pessoas que interdependentemente buscam atender a um propósito comum, muitas vezes por meio da solução de problemas, a fim de atingir seus próprios objetivos e os da organização. No mínimo, uma equipe deve ser uma unidade cooperativa e, no seu melhor, uma equipe é uma unidade colaborativa ”.

trabalho-em-equipe-2

O valor do trabalho em equipe

De acordo com resultados de pesquisas, descobriu-se que as mulheres tem níveis mais elevados de trabalho em equipe do que os homens. Evolucionariamente falando, as mulheres, de tempos em tempos, estavam em mais grupos. Isso acontecia tanto para se proteger, quanto para a cooperação.

De alguma forma, este caso é verdadeiro para os homens também. Você não verá um macaco macho andando sozinho sem seus seguidores. Quando você estiver em um time, ficará mais forte.

Além disso, estudos descobriram que após o incidente de 11 de setembro, a pontuação de força como liderança e trabalho em equipe aumentou drasticamente. Assim, sem equipe ou amigos, certamente não poderíamos sobreviver por tempo suficiente.

Trabalho em equipe e comunidade

Por que o trabalho voluntário é sempre incentivado? A resposta é simplesmente porque fortalece a comunidade.

O trabalho em equipe também é chamado de “força cívica” e caminha junto a uma vida em comunidade saudável para interação bem-sucedida e pertencimento. Ou seja, o trabalho em equipe não só é incentivado na comunidade, mas em outros lugares onde pessoas diferentes se juntam e é necessário trabalhar para um objetivo em comum.

Diferente de outras forças que poderiam ser cultivadas por você mesmo, o trabalho em equipe é tudo sobre os outros. Com base nas descobertas dos pontos fortes dos personagens nas organizações, descobriu-se que unir pontos fortes com foco individual, como a criatividade, as forças focadas na colaboração, é o melhor jeito de obter sucesso.

Quando você trabalha em equipe, está mudando o foco de você para os outros. Para isso, a confiança deve servir como ingrediente principal. A confiança é um estado psicológico que implica expectativas positivas em relação às intenções, atitudes e comportamentos dos outros em relação a si mesmo em situações que podem implicar alguma incerteza ou ambiguidade.

No contexto das organizações, por exemplo, podemos olhar para a confiança em três formas ou etapas diferentes:

  • Confiança baseada em uma estimativa: pesando os prós e contras da confiança.
  • Confiança baseada em informação: em que nosso comportamento é influenciado por nossas experiências anteriores (positivas e negativas).
  • Confiança baseada na identificação: confiamos mais prontamente nas pessoas com quem nos identificamos.

Um ambiente com baixos níveis de confiança levará a informações contraditórias, expectativas não atendidas e um sistema com maior nível de controle e vigilância.

trabalho-em-equipe-4

A importância do facilitador na equipe

O trabalho em equipe também requer a capacidade de facilitação. Tom Wujec apresenta suas descobertas do “problema do marshmallow”, em que os grupos pontuam muito melhor se administradores executivos forem colocados para gerí-los.

Isso acontece porque eles têm habilidades especiais de facilitação, gerenciando e entendendo o processo. Qualquer equipe que possui uma gerência que presta muita atenção ao trabalho, melhorará significativamente o desempenho.

Na maioria das vezes, esse time não é nada além de um grupo de pessoas trabalhando no mesmo espaço de escritório. Cada pessoa tem suas próprias forças e habilidades. Cada um pode ter sucesso e se sair bem sozinho. No entanto, se eles trabalham como uma equipe eficaz, podem obter resultados extraordinários.

Andrew Carnegie disse uma vez:

“Trabalho em equipe é a capacidade de trabalhar juntos em direção a uma visão comum. A habilidade de direcionar realizações individuais para objetivos organizacionais. É o combustível que permite que pessoas comuns atinjam resultados incomuns ”.

Componentes principais da psicologia do trabalho em equipe

Então, o que é preciso para construir uma equipe eficaz? De acordo com o Modelo TESI (Inteligência Emocional e Social da Equipe) existem 7 habilidades que irão contribuir para o efetivo funcionamento da equipe:

  • Identidade da equipe
  • Motivação
  • Consciência Emocional
  • Comunicação
  • Tolerância ao estresse
  • Resolução de Conflitos
  • Humor Positivo

1. Identidade da Equipe

A identidade da equipe se refere ao sentimento de pertencimento. Ou seja, o desejo de trabalhar em conjunto e o senso de clareza em torno do papel de cada membro. Traz consigo um alto nível de lealdade se for altamente pontuado.

2. Motivação

Considera os níveis de energia e responsabilidade dentro da equipe, compreendedo se todos estão trabalhando a favor. Requer conhecer e satisfazer desejos, estabelecer metas estendidas, reforçar o sucesso e ser persistente.

3. Consciência Emocional

Considera a quantidade de atenção que a equipe presta para perceber, compreender e respeitar os sentimentos dos membros da equipe. É um fator crítico de motivação, produtividade e capacidade de colaboração. Por isso, é fundamental para o sucesso de cada equipe.

4. Comunicação

Intuitivamente, todos nós sabemos que a comunicação é um fator essencial para um grupo de pessoas trabalhando juntas. Ela fornece feedback e orientação sobre como cada membro da equipe ouve e incentiva a participação, além de fortalecer a discussão de tópicos sensíveis.

[likebox]

5. Tolerância ao estresse

Fornece à equipe um reflexo de como ela está indo bem no gerenciamento das pressões da carga de trabalho, das restrições de tempo e das necessidades reais de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. É a mais próxima de todas as escalas para a saúde física.

6. Resolução de conflitos

Aborda como a equipe gera de forma construtiva o processo de desacordo e se todos são capazes de lidar com a adversidade para melhorar seu funcionamento, em vez de se envolver no conflito. É essencial para produtividade e criatividade.

7. Humor positivo

Destaca o nível de incentivo, senso de humor e o sucesso da equipe. É um grande suporte para a flexibilidade e resiliência de uma equipe. Se trata do coração de uma atitude de “posso fazer, mesmo em meio a desafios”. Influencia a construção de uma atitude energizada para equipes mais fortes.

trabalho-em-equipe-5

O resultado da aplicação dessas habilidades é a produtividade sustentada e o bem-estar emocional e social da equipe. A arte do trabalho em equipe envolve uma complementaridade que maximiza as forças do grupo e tende ao desenvolvimento de todos os membros.

A ciência do trabalho em equipe revela que uma equipe altamente eficaz é direcionada a objetivos, planeja, ouve, reflete sobre seu próprio funcionamento, incentiva o feedback e auto-corrige em ciclos contínuos de melhoria. Ela se parece muito com uma família saudável conectada entre si, tolerante a diferenças e cuidando do bem-estar de todos. Não é isso que todos nós queremos? Nas palavras de Henry Ford:

“A união é um começo. Manter juntos é o progresso. Trabalhar juntos é sucesso. ”