Conheça as 14 características essenciais de um bom líder
Avalie este artigo
21 de setembro de 2020 | 7 min de leitura
Habilidades e Competências

Conheça as 14 características essenciais de um bom líder

As lideranças de uma empresa são essenciais para manter a produtividade e satisfação dos colaboradores elevadas. Segundo pesquisas do MIT Leadership Center, a liderança tóxica é uma das principais causas de pedidos de demissão, ou seja, um bom líder é essencial para o crescimento de uma organização.

Mas o que são bons líderes? Pode parecer um conceito relativo, afinal, cada cultura empresarial pode ter exigências específicas. No entanto, existem algumas características de um líder que precisam ser levadas em consideração independentemente da empresa.

Neste artigo, vamos conferir um pouco mais sobre o perfil destes profissionais, além de estratégias que a empresa pode implementar para desenvolver as suas lideranças. Continue a leitura para ter acesso a todas as informações.

O que é ser um líder?

O líder é aquele profissional que gerencia, orienta e inspira um grupo de pessoas. No ambiente de trabalho é esperado que esta pessoa demonstre paixão pelo o que faz, tenha visão estratégica, capacidade de lidar com conflitos e adversidades, resiliência, adaptabilidade, entre outras características sobre as quais falaremos mais para frente neste artigo.

De qualquer forma, o mais importante é ter clareza de que um bom líder deve unir as competências técnicas, ou seja, hard skills, às soft skills. Precisa ser alguém que seja capaz de fornecer orientações estratégicas e técnicas para os liderados, mas também que tenha jogo de cintura e consiga lidar com pessoas de diferentes perfis e fases da vida.

Qual é a importância de um bom líder para a empresa?

Antes de entrarmos nos detalhes sobre as características essenciais de um bom líder, é importante ressaltarmos qual a importância deles para a empresa como um todo.

Isso porque essas pessoas são as responsáveis por guiar e gerenciar os times, ou seja, a produtividade, engajamento e satisfação dos colaboradores está muito associada às figuras dos líderes.

Lideranças são fundamentais para o andamento das atividades dentro dos prazos. É importante termos consciência, no entanto, de que um bom líder não é aquele que somente orienta tecnicamente. Também é necessário ser um bom gestor de pessoas e inspirar.

Tudo isso exige habilidades socioemocionais. Em momentos de crise, é o líder que mantém o barco navegando mesmo na maré turbulenta, orienta, motiva e aconselha. Uma figura central que provoca um efeito cascata nos demais colaboradores.

Bom, e por que os líderes são importantes para uma empresa?

Simplesmente porque eles são responsáveis por manter os times unidos em prol de um mesmo objetivo, o que impacta nos resultados financeiros da organização. Quando os funcionários estão motivados, produtivos e com bom desempenho, todos na empresa se beneficiam.

Sem o líder, perde-se a figura central que mantém todos unidos e focados.

Qual é o papel do RH no recrutamento de bons líderes?

A área de Recursos Humanos tem um papel relevante nessa história toda, afinal, um bom recrutamento também interfere diretamente no dia a dia dos colaboradores da empresa.

O papel do RH é ter um processo seletivo inteligente capaz de identificar pontos-chave nos candidatos. No caso das lideranças, é importante que sejam analisadas não apenas as competências técnicas, mas as soft skills também.

Não adianta nada contratar um profissional muito competente em sua função, mas que não tem nenhuma habilidade social. Liderar envolve a gestão de pessoas e, consequentemente, a comunicação e interação. Lidar com adversidades, crises e conflitos também é essencial, afinal, tudo isso pode acontecer no dia a dia.

Para completar, é importante que o líder seja uma pessoa com alto fit cultural com a empresa, afinal, ele deve disseminar os valores daquele ambiente e repassá-los ao seu time.

Esse é mais um dos pontos que precisa ser analisado ao longo do processo de recrutamento, pois contratar um profissional com baixo fit cultural pode resultar em problemas de adaptação e, consequentemente, turnovers.

14 características essenciais de um bom líder

Agora vamos nos aprofundar nas características que são esperadas de um líder.

Lembre-se, é claro, de que existem algumas peculiaridades em ambientes de trabalho que devem ser levadas em consideração. No entanto, de modo geral, podemos citar as principais características de qualquer perfil de liderança! Confira.

1. Preocupa-se com feedbacks

Líderes que negligenciam os feedbacks já estão perdendo pontos com seus times. Isso porque todo profissional deseja ter clareza sobre o que está fazendo bem e o que precisa ser melhorado, e o feedback é a melhor ferramenta para isso.

Um bom líder está preocupado com o desenvolvimento da sua equipe e disponibiliza tempo para estruturar feedbacks claros e construtivos.

2. Tem inteligência emocional

Hoje em dia, todo profissional deve ter inteligência emocional. Alguns cargos e posições vão exigir um maior desenvolvimento dessa habilidade, como é o caso das lideranças.

A inteligência emocional está relacionada ao reconhecimento e controle das nossas emoções, o que é essencial no dia a dia de trabalho, principalmente quando você lida com muitas pessoas e tem altas responsabilidades.

Essa habilidade diz respeito a empatia, automotivação e relacionamentos interpessoais também, ou seja, ter uma inteligência emocional bem desenvolvida é importante para ser um líder melhor preparado.

3. Sabe lidar com adversidades e conflitos

O dia a dia de um líder costuma ser repleto de adversidades, negociações e conflitos. Às vezes, acontecem desentendimentos que precisam ser supervisionados e solucionados ou então é preciso alinhar expectativas e prazos sobre um determinado projeto. Tudo isso exige jogo de cintura, inteligência emocional e a capacidade de lidar com as pessoas ao seu redor.

4. Reconhece o bom desempenho de seu time

Para ser um bom líder é importante não olhar apenas para o próprio umbigo, ou seja, ser capaz de parabenizar os membros do seu time que fazem um bom trabalho. Isso é importante para manter a motivação dos liderados em alta e garantir que eles saibam que tem alguém olhando para aquilo que fazem.

5. É capaz de tomar decisões

Um dos maiores desafios dos líderes é conseguir tomar decisões difíceis. Por mais doloroso que possa ser em alguns momentos, é importante assumir os riscos e ser responsável por aquilo que decidir como melhor caminho. Se o líder não tomar as decisões, ninguém tomará por ele.

6. Estimula a união do time

Ter uma equipe unida em prol de objetivos em comum é importante para a harmonia do dia a dia e para se atingir as metas propostas também. Quanto maior dor a união do time, maiores são as chances de tudo ocorrer conforme o previsto.

A liderança é responsável por promover essa aproximação tanto no dia a dia de trabalho como por meio de eventos sociais fora do horário do expediente.

7. Sabe delegar

O líder precisa acreditar no potencial de cada pessoa do seu time e ser capaz de delegar. E delegar não significa passar a tarefa e largar mão. Significa permitir que seu time tenha autonomia e, ao mesmo tempo, se colocar à disposição para orientações e dúvidas que possam surgir no meio do caminho.

O microgerenciamento pode levar à queda de motivação e produtividade, o que nos pior dos cenários ocasiona no absenteísmo ou turnover.

8. Consegue identificar os pontos fortes e fracos das pessoas

Na maioria das vezes, o maior desafio dos líderes está longe da parte técnica e sim relacionado à gestão de equipes. A capacidade de gerir pessoas diz respeito também a aprofundar os conhecimentos sobre cada membro do seu time e conseguir identificar no que cada um é bom.

Dessa forma, o líder é capaz de aproveitar melhor os pontos fortes dos membros do seu time e ajudá-los a se desenvolverem naquilo que ainda precisa ser melhorado.

9. Inspira e é um exemplo para os liderados

Ser uma figura inspiradora também pode ser extremamente desafiador. Afinal, como inspirar as pessoas e ser um grande exemplo? Um dos primeiros passos para atingir esse objetivo como líder é ser autêntico e criar um relacionamento honesto com as pessoas do seu time.

Manter-se fiel à sua essência e valores vai te ajudar a chegar lá. No dia a dia, cada coisinha que você faz te ajuda a construir uma imagem forte como líder.

10. Assume as suas responsabilidades

É importante também se lembrar de que o líder precisa assumir as suas responsabilidades sempre. Independentemente de ter errado ou acertado, deve se colocar no papel de profissional que faz escolhas, toma decisões e assume os riscos por isso.

11. É íntegro e transparente

Integridade e transparência são essenciais, principalmente nos dias de hoje. As pessoas querem conviver com outras com boa conduta no dia a dia de trabalho, que sempre prezam pela honestidade. Afinal, nada pior do que lidar com um mentiroso que desrespeita a todos, né?

12. Abraça a causa da empresa

Para a empresa também é muito importante que seus líderes abracem a causa da organização. Isso porque é assim que se cria uma comunidade de colaboradores engajados. O líder tem a função de inspirar o seu time a abraçar esta causa também, afinal, quando as pessoas criam uma conexão emocional com o trabalho se sentem mais engajadas e são mais produtivas.

13. Consegue se comunicar e expor ideias

A posição de liderança exige que negociações, alinhamentos e ideias sejam expostas no dia a dia. Portanto, é essencial que este profissional tenha habilidades de comunicação bem desenvolvidas. Tanto para lidar com o seu próprio time como para dialogar com outras áreas e estruturar projetos e defender propostas.

14. É empático

Por fim, a empatia também precisa estar no radar dos líderes. Isso porque ser capaz de se colocar no lugar do outro é essencial para construir bons relacionamentos. Em uma situação em que um dos membros do seu time está com problemas pessoais, por exemplo, a empatia será importante para entender pelo que o outro está passando.

Qual é o papel da empresa no desenvolvimento de bons líderes?

Deu para perceber que para ser uma boa liderança é necessário levar bastante coisa em consideração, não é mesmo? E no meio disso tudo, precisamos falar sobre o papel das empresas.

Uma parte desse desenvolvimento é de responsabilidade do próprio profissional, mas a empresa deve assumir o seu papel também.

Isso significa que é necessário contribuir para o desenvolvimento das lideranças, afinal, todos se beneficiarão. Confira, em seguida, algumas dicas para a sua empresa promover melhores líderes no ambiente de trabalho.

Treinamentos e workshops

Uma das formas de incentivar o desenvolvimento das lideranças da sua empresa é oferecendo treinamentos e workshops focados no desenvolvimento de soft skills e outras habilidades de líderes.

Estes eventos podem ocorrer dentro ou fora da empresa e são uma ótima maneira de trazer palestrantes inspiradores que podem orientar e inspirar.

Outra possibilidade é a criação de imersões focadas na liderança. Existem, por exemplo, empresas que reúnem todos os seus líderes em um fim de semana de retiro e fazem diversas dinâmicas com o objetivo de integrá-los e orientá-los.

Isso é importante para colocá-los no mesmo barco e garantir uma boa harmonia.

Mentoria

A mentoria também pode ser oferecida pela empresa e é realizada com um profissional com maior expertise e experiência, ou seja, perfeito para quem precisa de orientações em relação aos desafios da liderança.

Durante o processo, o mentor compartilha experiências, insights e conhecimentos que possam ser úteis para o momento de vida do mentorado. Além disso, ela pode ser feita individualmente ou em grupo — um ótimo formato para as empresas.

Psicoterapia como benefício corporativo

Por fim, não podemos nos esquecer de que a psicoterapia também é uma excelente ferramenta de desenvolvimento para as lideranças. Hoje, as empresas já têm a oportunidade de oferecer este serviço dentro do pacote de benefícios da empresa por meio de parceiros como o Vittude Corporate.

Por mais que ainda exista certo tabu em relação à psicoterapia, é preciso reforçar que se trata de uma ferramenta importante tanto para tratar e prevenir distúrbios mentais como para desenvolver inteligência emocional e outras habilidades. O líder, independentemente do seu nível de experiência, pode se beneficiar bastante da experiência!

Se quiser conhecer melhor o Vittude Corporate e falar com um dos nossos especialistas para entender como podemos levar nossos serviços para a sua empresa, clique aqui!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
ambiente saudável comunicação comunicação interna fit cultural líder liderança mentoria psicoterapia treinamentos

Leia também

Receba novidades da Vittude