Como aumentar a produtividade na área de RH? Dicas práticas que você precisa conferir!
Avalie este artigo
4 de dezembro de 2020 | 7 min de leitura
Habilidades e Competências

Como aumentar a produtividade na área de RH? Dicas práticas que você precisa conferir!

Está muito atrasado quem ainda enxerga a área de Recursos Humanos apenas como responsável por burocracias como contratação e desligamento de colaboradores. Com o passar dos anos, entender como aumentar a produtividade do RH se tornou fundamental para o crescimento da empresa como um todo.

Isso porque o RH virou extremamente estratégico e importante para a organização. Estamos falando sobre funções essenciais no dia a dia, como:

  • ações de atração e retenção de talentos eficientes;
  • criação de um onboarding estratégico;
  • análise e manutenção do clima organizacional;
  • estruturação de planos de carreira;
  • definição de benefícios corporativos;
  • disseminação da cultura organizacional.

E por aí vai… Essas são algumas das responsabilidades do RH que têm um impacto enorme na felicidade, bem-estar e produtividade dos colaboradores. Por isso, sabemos que aprender como aumentar a produtividade desse setor é primordial.

Neste artigo, compilamos algumas dicas práticas nas quais você precisa ficar de olho. Vamos lá?

Como aumentar a produtividade do RH?

Uma das responsabilidades do RH é elevar a produtividade, satisfação e felicidade dos funcionários de uma empresa. Mas para conseguirem atingir tal objetivo também precisam de foco e produtividade. Ter um olhar atento em relação às necessidades do RH dentro da empresa é muito importante, pois o efeito é cascata.

Um Recursos Humanos pouco produtiva irá impactar negativamente toda a empresa. Basta pensar que diversas iniciativas que estão sob o guarda-chuva do RH precisam ser eficazes, caso contrário, tanto a motivação como o bem-estar dos colaboradores podem sofrer.

Em seguida, confira dicas essenciais sobre como aumentar a produtividade do RH!

Investimento em tecnologia

Quando o assunto é como aumentar a produtividade do RH, precisamos falar que essa área ainda sofre com o acúmulo de atividades operacionais. Para que seja estratégica e tenha tempo para focar nas ações mais importantes, é preciso automatizar tudo aquilo que não exige um cérebro humano trabalhando.

Para isso, vale investir em tecnologia. É uma área que precisa do suporte de softwares e Inteligência artificial para lidar com todas as burocracias que podem limitar bastante o dia a dia de trabalho.

Um estudo realizado pela Kenoby, em 2019, apontou que a tecnologia no RH é essencial, mas ainda falta investimento. A pesquisa revelou que 86% dos entrevistados afirmam que o RH já virou uma área estratégica e para 96% a tecnologia é essencial ou importante para o recrutamento e seleção.

Por outro lado, 52% afirmam que a empresa onde trabalham é pouco digital; 18% disseram que não é nada digital e somente 29% falaram que a empresa é muito digital. Além disso, 95% dos entrevistados disseram que o RH carece de tecnologias específicas para o seu bom funcionamento.

A pesquisa revela que a necessidade e utilizar a tecnologia como aliada existe e boa parte das pessoas têm consciência, mas ainda não chegamos lá.

Otimizar os processos é essencial. Estamos falando sobre softwares de recrutamento e seleção que ajudam bastante na triagem de candidatos e também no Big Data, que armazena informações valiosas. Além disso, a tecnologia é uma grande aliada em várias etapas de atração de talentos, por exemplo, as videoconferências para entrevistas e testes online.

Os principais processos que podem ser automatizados são: contratações e desligamentos; pedidos de férias; folha de pagamento; análises de dados de colaboradores; arquivamento de dados.

Os benefícios da automação de processos

  • otimização de tempo;
  • aumento da produtividade;
  • facilidade para analisar dados;
  • menores chances de cometer erros;
  • foco na atividade-fim.

Preparo das lideranças de RH

Independentemente da área, uma liderança bem preparada faz toda a diferença no dia a dia de trabalho. A influência desse profissional sobre os membros do seu time é muito grande, podendo ser um fator de contribuição positivo ou negativo.

Líderes precisam inspirar, motivar e incentivar. Ao mesmo tempo, devem ter experiência prévia o suficiente para direcionar caminhos e escolhas importantes no trabalho. É preciso que as lideranças unam a experiência técnica e a gestão de pessoas, afinal, um não vive sem o outro.

E como isso impacta na produtividade do RH? Simples: um bom líder será capaz de orientar, delegar e informar da melhor maneira, extraindo o melhor de cada um de seus liderados. Assim, são reduzidas as chances de se ter um time perdido e sem direcionamento, o que impacta positivamente na produtividade.

Definição clara de processos

Não podemos falar sobre como aumentar a produtividade sem citar processos. Visto que o RH é responsável por diversas funções puramente rotineiras, como a contratação e desligamento de funcionários, precisa ter processos muito bem estabelecidos.

Dessa forma, cada membro da equipe sabe como operar e o que fazer de acordo com as diferentes necessidades do momento. Sem os processos bem definidos, o caos pode se instalar e algo que poderia ser feito em poucas horas acaba tomando o dia inteiro de uma pessoa.

Isso é muito importante quando o assunto é produtividade, afinal, sem os processos corretos e organizados, os profissionais demoram mais para fazer algo que poderia ser resolvido mais facilmente. Portanto, antes de qualquer coisa: defina os processos e documente-os.

Lembre-se de que ao longo dos anos as pessoas entram e saem de uma empresa, por isso garantir a documentação desses processos ajuda na gestão de conhecimento.

Definição clara de metas

Nem todas as empresas trabalham com metas, mas pode ser algo a se considerar, pois tem o poder de elevar a produtividade. Além disso, as metas também aumentam a motivação dos colaboradores, o que não é diferente para o RH.

Trabalhar com metas significa ter um norte claro e saber para onde o barco está remando para, assim, definir as ações mais estratégicas a serem tomadas.

É importante ter em mente que as metas não podem ser inalcançáveis, pois assim terão o efeito contrário e deixarão os profissionais envolvidos desmotivados. Devem ser desafiadoras e instigantes, mas precisam ser viáveis também.

Definição de KPIs

Os KPIs, também conhecidos como indicadores-chave de desempenho, são muito necessários para elevar a produtividade no dia a dia de qualquer área, inclusive do RH.

São valores, números ou percentuais que têm como objetivo medir ações de uma área para que, em seguida, seja traçado um plano corretivo para melhorar os processos. Esses indicadores apontam os gargalos e falhas, ou seja, o que ainda não está funcionando de acordo com o esperado.

No RH, existem diversos KPIs que podem ser monitorados, por exemplo:

  • índice de turnover;
  • índice de absenteísmo;
  • clima organizacional;
  • índice de reclamações trabalhistas;
  • taxa de promoção;
  • índice de retenção de talentos;
  • tempo médio para novas contratações.

Com tantas possibilidades de indicadores, é importante estabelecer aqueles que fazem sentido para a realidade da área. Os KPIs devem estar relacionados às metas e objetivos estabelecidos e ações que foram traçadas. Ser coerente em relação aos indicadores analisados é essencial para o sucesso.

Estruturação de treinamentos

O RH é responsável por desenhar e estruturar treinamentos para o time de colaboradores de uma empresa, mas esses profissionais também precisam de treinamentos para o seu desenvolvimento e crescimento.

Esse é um fator que contribui bastante para o aumento da produtividade, pois quando um profissional aprimora o seu conhecimento, se torna capaz de produzir mais em menos tempo e com menos chances de erros.

Reuniões de alinhamentos

As reuniões de alinhamento devem acontecer com frequência. É importante garantir não criar grandes espaçamentos, pois essa é uma maneira de manter o time alinhado e focado nos mesmos objetivos.

Esse também é o momento de ressaltar as conquistas, erros e acertos, sendo possível até fornecer alguns feedbacks informais (fora do ciclo formal de feedback da empresa). Parabenizar o time por uma meta atingida é sempre válido, afinal, ações como essa impulsionam a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Como são reuniões periódicas, a dica é evitar algo muito longo e entediante. Procure trabalhar reuniões objetivas e que vão direto ao ponto. Além disso, permita que os envolvidos deem opiniões  e sugestões, assim todos se sentem parte de um mesmo barco.

Incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Cabe ao RH disseminar uma cultura saudável pautada no bem-estar, que preza equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mas, para isso, os próprios profissionais de Recursos Humanos precisam dar o exemplo também.

Não adianta nada pregar equilíbrio se o RH trabalha quinze horas por dia. As lideranças da área devem deixar claro que todos os membros da equipe podem e devem equilibrar vida pessoal e profissional.

Assim como os outros colaboradores da empresa, esses profissionais também devem praticar um dia a dia de trabalho saudável, afinal, só assim se consegue ser produtivo e bater as metas, não é mesmo?

Quais são os benefícios de um RH mais produtivo?

O que ainda impede muita gente de investir na produtividade do RH é o estereótipo de que essa é uma área puramente burocrática, sem impacto significativo no dia a dia dos colaboradores.

Esqueça de vez essa ideia e confira como um RH mais produtivo pode afetar positivamente a empresa e os seus funcionários.

Profissionais de RH mais motivados

A produtividade do RH nem sempre depende somente das pessoas em si, pois por ser uma área com funções operacionais, precisa de auxílio tecnológico em algumas tarefas.

Um dia a dia mais tecnológico e menos burocrático é tudo o que os profissionais de RH desejam. A área que, por muitos anos, foi totalmente operacional, agora busca por pessoas mais estratégicas.

Como consequência, temos um RH mais motivado a cultivar esse olhar estratégico e feliz por conseguir enxergar o impacto de seu trabalho no dia a dia dos colaboradores.

Foco na estratégia

Conforme os profissionais de RH conseguem desafogar das ações repetitivas e puramente mecânicas, o foco passa a ser mais estratégico. Isso é ótimo tanto para a motivação dos profissionais da área como para o restante dos colaboradores da empresa.

Quando o RH consegue ser mais produtivo e ter uma visão mais estratégica sobre o negócio e suas necessidades, todo mundo sai ganhando.

Colaboradores da empresa mais felizes e motivados

Dessa forma, uma das consequências é que um RH mais produtivo consegue implementar mais ações voltadas para o bem-estar, clima organizacional e desenvolvimento dos colaboradores.

Assim, os funcionários da empresa ficam mais felizes e satisfeitos, o que é ótimo para o atingimento de metas de uma forma geral. Deu para perceber que é um efeito cascata, né?

Por fim, o que é o RH 4.0?

Falamos muito sobre a área de Recursos Humanos atual ser mais estratégica e isso está diretamente ligado ao era do RH 4.0, que já chegou a várias organizações. Trata-se da utilização de ferramentas tecnológicas com o objetivo de transformar o RH para que ele seja mais eficiente e menos burocrático.

Esse é um dos principais pontos capazes de mudar a rotina desses profissionais, pois estamos falando sobre inteligência artificial, Big Data, Internet das Coisas e por aí vai.

Dessa forma, o RH passa menos tempo cuidando de tarefas burocráticas e mais tempo planejando estratégias eficientes que visem os objetivos da empresa. Isso só é possível graças à tecnologia:

  • softwares de atração, recrutamento e seleção;
  • plataformas de testes;
  • aplicativos de pesquisa de satisfação;
  • ferramentas de comunicação interna.

Aqui no blog do Vittude Corporate você pode conferir em mais detalhes um artigo completo sobre o RH 4.0. Se essa ainda não é a realidade da sua empresa e você quer aprender como aumentar a produtividade do RH, não deixe de conferir!

Curtiu o artigo? Continue navegando pelo nosso blog e confira mais conteúdos incríveis como esse!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude