9 dicas para construir um ambiente de trabalho positivo
Avalie este artigo
26 de fevereiro de 2021 | 6 min de leitura
Ambiente de Trabalho

9 dicas para construir um ambiente de trabalho positivo

Um ambiente de trabalho positivo é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar com a energia ruim, estressante e repleto de confusão, não é mesmo?

Ao implementar estratégias que visam aprimorar o ambiente corporativo e torná-lo mais agradável para todos, você também está impactando a produtividade, motivação e engajamento dos funcionários. Pode ter certeza de que quanto mais felizes e satisfeitos com o dia a dia no trabalho, melhores serão as entregas.

Por isso, não deixe de conferir este artigo até o final para ter acesso a todas as dicas que separamos sobre como construir um ambiente de trabalho positivo. De pequenas a grandes ações no dia a dia: há muito o que fazer para transformar a sua empresa!

O que é um ambiente de trabalho positivo?

Um ambiente de trabalho positivo está relacionado a um lugar no qual não se cultivam comportamentos nocivos e tóxicos que possam afetar negativamente o bem-estar físico e psicológico das pessoas.

O estresse, por exemplo, é um dos fatores que contribui de forma negativa para o ambiente de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Isma-BR, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela causada pelo estresse. Para completar, 32% desse total sofreriam de burnout.

Um ambiente de trabalho ruim é contagioso e , portanto, capaz de criar um efeito cascata. Uma pesquisa Universidade de Harvard apontou que se você tem um amigo feliz, a probabilidade de você ser feliz também aumenta 25%. Já se você está rodeado de pessoas tristes e estressadas, as chances de você se sentir assim são maiores.

Tornar o dia a dia de trabalho mais saudável, portanto, é essencial para que os seus colaboradores se sintam bem e com energia positiva. Caso contrário, casos de estresse, ansiedade e burnout podem começar a se tornar rotina na sua empresa.

A influência das lideranças

Daniel Goleman, conhecido como pai da inteligência emocional, realizou uma pesquisa em que descobriu que entre todos os elementos capazes de afetar o desempenho profissional de uma pessoa, o humor e os comportamentos do líder são de grande influência.

Isso significa que se o estado de ânimo de uma liderança e as suas ações não forem positivas para o time, todos se sentirão impactados negativamente. Por isso, é extremamente importante que os líderes cuidem da sua saúde emocional para ter uma postura otimista, positiva e autêntica no dia a dia de trabalho.

Quais as consequências de um ambiente de trabalho negativo?

Quando a organização não trabalha diariamente para promover um ambiente saudável e positivo, as consequências são drásticas. Além da saúde mental dos colaboradores ir por água abaixo, o impacto é financeiro.

Com funcionários infelizes os índices de turnover e absenteísmo podem subir significativamente. Além disso, se as pessoas não estão se sentindo bem naquele ambiente, a desmotivação cresce e afeta a qualidade das entregas também. Assim, a produtividade cai e o trabalho está mais propenso às falhas.

A empresa, portanto, não pode simplesmente se ausentar e deixar de pensar em estratégias eficientes para construir um clima mais positivo. Caso faça isso, acabará colhendo todos os frutos negativos e sofrendo com os impactos financeiros.

9 dicas para construir um ambiente de trabalho positivo

Agora que você já entendeu o que é um ambiente de trabalho positivo e todo o seu impacto no ecossistema de uma empresa, é importante se aprofundar em ações estratégicas que podem ser implementadas. Confira!

1. Cuide da saúde mental dos colaboradores

A pesquisa Saúde Mental em Foco, realizada pela Vittude e pelo Opinion Box, apontou que mesmo com a pandemia 47% das empresas não investiram em saúde mental. Isso significa que mesmo em um cenário no qual as questões relacionadas à ansiedade e estresse aumentaram, muitas organizações ainda não assumiram a responsabilidade de cuidar do bem-estar emocional de seus colaboradores.

Por que isso é importante? Existem vários gatilhos que podem ocasionar problemas relacionados à ansiedade e estresse. Às vezes, podem ser questões internas da própria empresa ou, como aconteceu nos últimos meses, um problema externo, que é a pandemia.

O ponto aqui é que isso tem um poder de influência bem grande na produtividade e motivação das pessoas no dia a dia profissional. Um ambiente de trabalho positivo visa prevenir e tratar essas questões para que não se tornem um problema tão grandioso.

Se o ambiente é estressante e tóxico de alguma forma é necessário traçar estratégias que visem transformá-lo. Ao mesmo tempo, olhar com cuidado para a saúde emocional dos colaboradores e entender que ela tem um impacto enorme no dia a dia de trabalho é essencial.

Uma das maneiras de se fazer isso é levantando a bandeira da saúde mental na organização, promovendo palestras e conteúdos sobre o tema. Além disso, oferecer a psicoterapia como um benefício corporativo por meio de parceiros como a Vittude também é uma forma promover mais qualidade de vida.

2. Promova uma comunicação honesta

Quando as relações de trabalho são transparentes e abertas, consequentemente se está contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo. Se as pessoas na sua empresa não se sentem confortáveis para se posicionarem e trocarem ideias, tem algum problema aí.

Essa comunicação precisa ser trabalhada entre líderes e liderados e também entre os níveis hierárquicos mais altos, como CEOs e diretores com o restante dos colaboradores.

Dessa forma, se constrói um ambiente honesto no qual todos se sentem parte de uma mesma comunidade.

3. Ofereça um espaço de trabalho confortável e saudável

Ter atenção em relação à estrutura física da empresa também é primordial. Estamos falando sobre questões básicas, como materiais para trabalhar, cadeiras confortáveis, ventilação, iluminação e limpeza.

Se quiser ir além, vale a pena pensar em como deixar o escritório mais descontraído e com espaços divertidos e de lazer. Muitas empresas já investem em salas de jogos, de descanso e similares para proporcionar maior bem-estar aos colaboradores.

4. Garanta equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Hoje em dia, um dos maiores desejos das pessoas é ter um trabalho que garanta equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para isso, podem ser estabelecidas políticas de home office e horários flexíveis.

Mas para que funcione, é importante que a empresa seja coerente tanto no discurso como na prática. Não adianta nada pregar equilíbrio se no dia a dia as pessoas trabalham 12 horas por dia. Um ambiente de trabalho positivo só é construído se as falas estiverem alinhadas às ações.

5. Reconheça um bom trabalho

Para que o clima seja positivo e repleto de pessoas motivadas, é importante que a organização tenha um programa de reconhecimento profissional. Dessa forma, quem bater as metas, tiver um bom desempenho e entregar resultados terá a oportunidade de receber recompensas (sejam estas financeiras ou não).

Um ambiente de trabalho no qual as pessoas não sentem que são reconhecidas acaba se tornando desmotivador e impacta a produtividade dos profissionais.

6. Estimule a colaboração

Evite criar um clima competitivo na empresa. É necessário que todos sintam que estão no mesmo barco, ou seja, que trabalham em prol de uma mesma causa. A colaboração é essencial, afinal, é impossível fazer tudo sozinho.

Quando a empresa estimula o trabalho em equipe, as pessoas deixam de se enxergar como inimigas e passam a trabalhar como parceiras, que se ajudam e buscam um objetivo em comum. Dessa forma, o ambiente não se torna tóxico e nocivo com altos níveis de competitividade.

7. Oriente e treine as lideranças

Já falamos sobre como os líderes têm um poder de impacto enorme no clima organizacional, portanto, é essencial garantir que a empresa tenha clareza sobre o estilo de liderança que deve ser cultivado naquele ambiente.

Uma liderança mais democrática? Mais autoritária? Isso terá impacto direto na motivação e engajamento dos funcionários como um todo.

Além disso, essa influência vai além do estilo de liderança. Se esse profissional está desmotivado e com o ânimo negativo, acabará impactando negativamente todo o seu time. Por isso, cuidar da saúde emocional das lideranças é essencial.

8. Ofereça possibilidades de crescimento

Um ambiente de trabalho positivo é pautado por um lugar fértil para o crescimento. As pessoas ficam desmotivadas quando estão trabalhando em uma empresa em que não enxergam possibilidades para evoluir.

Por isso, é válido que a organização tenha um plano de carreira estabelecido para os colaboradores, que nada mais é do que um direcionamento claro sobre quais caminhos cada profissional pode trilhar para crescer ali.

9. Promova a diversidade

Por fim, mas não menos importante, construir um ambiente de trabalho positivo também está muito relacionado a promover a diversidade na empresa. Cultivar qualquer tipo de preconceito e não respeitar as diferenças acaba ocasionando um dia a dia totalmente nocivo, tóxico e negativo.

Todos os colaboradores precisam se sentir confortáveis para, assim, serem quem são sem medo de nenhum tipo de julgamento.

Comece promovendo a saúde mental com a Vittude

Que tal começar o seu plano de ação para construir um ambiente de trabalho positivo apostando nos cuidados com a saúde mental?

Para isso, conte com o Vittude Corporate, um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental de seu time. Por meio de um​ investimento fixo mensal, por colaborador, a sua empresa oferece um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia com psicólogos da nossa base.

Além disso, também oferecermos conteúdos e eventos sobre saúde mental para ajudar a sua empresa a levantar essa bandeira tão importante e com impacto tão significativo na vida das pessoas. Fale com um de nossos especialistas e conheça as soluções do Vittude Corporate!

Você pode se interessar também pelos seguintes assuntos:

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude