Como contratar: 8 características fundamentais para identificar bons profissionais
Avalie este artigo
12 de junho de 2019 | 4 min de leitura
Desenvolvimento de Pessoas

Como contratar: 8 características fundamentais para identificar bons profissionais

O termo “profissional” está um pouco batido nos dias de hoje, talvez demais. Mas como contratar um bom profissional?

Profissionais de destaque superam desafios, desenvolvendo a sabedoria necessária para ultrapassar traumas, estresse, responsabilidades e convivências.

Esses profissionais excepcionais não atentam para a negatividade e continuam pressionando com um forte senso de organização, paciência e coragem. Isso mesmo quando os negócios estão lentos.

Resolutos, eles podem se mover mais devagar enquanto contemplam seu caminho, mas têm uma força interior e tenacidade que os torna bem-sucedidos em altos níveis a longo prazo.

Como contratar essas pessoas de destaque? Reunimos aqui algumas qualidades que bons profissionais possuem e podem ser identificadas na hora da contratação.

1. Auto-respeito

Bons profissionais não contam com os outros por seu senso de valor próprio, desejo de sucesso ou satisfação pessoal. Essas pessoas se acalmam quando a vida e os negócios ficam difíceis e continuam a operar com um senso de compostura.

Quando os negócios são estressantes e desafiadores, esses destaques exploram sua força e flexibilidade e continuam em frente com a determinação de que tudo vai dar certo a seu favor. Isso porque eles acreditam profundamente em seu valor, seus objetivos e a importância do que estão fazendo.

2. Inteligência emocional

Bons profissionais são orientados internamente, confiantes e sabem como controlar suas emoções de forma saudável. Eles não são necessitados, desesperados ou excessivamente reativos.

Eles veem uma rejeição como uma orientação para uma nova e melhor oportunidade. Eles não desistem quando são desafiados. Eles se levantam.

Esses profissionais não dependem necessariamente de outros para recursos. Com mindfulness, existe essa busca de um propósito maior que se sobrepõem. Eles estão completamente comprometidos em viver em direção ao que querem ser, não deixando que influências externas os detenham de seu foco.

Além disso, a inteligência emocional vê o risco como recompensador, como algo que provoca a expansão de suas aspirações. Assim, o medo do fracasso ou de não alcançar o sucesso absoluto não os derruba.

Eles saúdam e celebram os resultados de seus esforços, tendo muito orgulho e alegria em sua jornada, não apenas em seu destino. É a alegria deles que impulsiona sua resiliência para continuar expandindo e avançando nos negócios.

Por isso a importância do equilíbrio emocional no trabalho.

3. Discernimento

Grandes profissionais tem discernimento sobre a empresa que estão e a quem eles escolhem para trabalhar. Eles estão cientes de que a negatividade é uma produção teatral e estão conscientes sobre com quem se cercam.

Eles asseguram negócios e relações pessoais mutuamente benéficos, entendendo que, sem tais acordos, nada produtivo pode ser obtido a longo prazo.

Suas escolhas pessoais de relacionamento são importantes para eles, pois estão conscientes de que a escassez de felicidade pessoal dilui sua energia para as atividades profissionais.

4. Cuidado

Bons profissionais fazem o que for preciso para se levantar de manhã, para alimentar e nutrir seus filhos, animais de estimação, parceiros, carreira e eles mesmos. Não importa a dor presente em suas vidas, esses grandes profissionais continuam a trabalhar duro para apoiar aqueles que estão ao redor.

Nutrir o que eles estão apaixonados faz parte de quem eles são em seu núcleo. E isso faz deles grandes líderes e provedores, indivíduos com quem os outros querem trabalhar.

5. Resistência

Profissionais poderosos são perspicazes, focados e determinados. Eles mantêm seus esforços concentrados em seus objetivos, independentemente da distância necessária para cumpri-los. Reinventar-se faz parte do seu DNA.

Eles sabem que podem sair de onde estão, que possuem uma natureza fluida. Eles se sentem estressados ​​como qualquer outra pessoa, mas entendem que expressar esse estresse e deixá-lo dominar não é o caminho.

6. Compaixão

Profissionais excepcionais veem o bem em outras pessoas. Eles valorizam o potencial vindo do compartilhamento de ideias para aprender e crescer. Isso significa que não precisam de toda a atenção focada neles, porque gostam de celebrar as realizações dos outros tanto quanto as suas.

Esses profissionais estão cientes de que na vida e nos negócios, sempre há o suficiente (amor, dinheiro, sucesso e paixão) para todos e acreditar de outra forma apenas bloqueia as oportunidades.

Portanto, eles não são ciumentos e não sabotam o sucesso dos outros. Em vez disso, muitas vezes elogiam os outros, transmitem feedbacks construtivos e sabem fazer com que as pessoas se sintam valiosas.

7. Capacidade de trabalhar em harmonia com os colegas de trabalho

Essa capacidade de trabalho em equipe é fundamental para o profissionalismo. Entender que duas pessoas possuem mentes e construções sociais diferentes permite um relativismo que facilita as interações. Assim, bons profissionais conseguem se tornar permeáveis, movendo-se por vários grupos, absorvendo qualidades e dissolvendo conhecimentos.

8. Sede de conhecimento

A maioria dos cargos exige certas habilidades técnicas. Bons profissionais sabem como executar determinadas tarefas, possuem as habilidades necessárias para isso. Mais do que ter competências, a sede de conhecimento precisa ser uma constante.

À medida que as empresas mudam, muitas vezes há necessidade de descobrir novas informações, ampliar o conhecimento e explorar novas maneiras de fazer as coisas. Pessoas com interesse em aprender e disposição para transmiti-lo aos outros tornam-se inestimáveis.

Bons profissionais são resilientes, sentem as coisas profundamente, estão dispostos a trabalhar com o coração. Eles abraçam suas emoções sem deixá-las segurá-los. Profissionais de destaque são humildes, práticos e apaixonados. Eles perseguem com integridade o objetivo de serem os melhores em seus negócios e não desistem até chegarem lá. Durante contratações, essas são as características que devem ser percebidas nos discursos e nas ações dos profissionais.

orçamento benefício vittude corporate

Plataformas como a Vittude Corporate oferecem uma boa oportunidade para que sua empresa comece a investir em saúde mental e melhore o bem-estar do seu ambiente corporativo. O que acha? Dê uma olhada no nosso site e confira todas as possibilidades oferecidas!

Se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

Como reter talentos e melhorar o clima organizacional da sua empresa

O que é atração e retenção de talentos?

Por Tatiana Pimenta

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
aquisição de talentos bons profissionais como contratar inteligência emocional resiliência self-respect talent acquisition talent management

Leia também

Receba novidades da Vittude