6 pontos vitais para desenvolver um mindset de crescimento
Avalie este artigo
17 de setembro de 2021 | 6 min de leitura
Desenvolvimento de Pessoas

6 pontos vitais para desenvolver um mindset de crescimento

O sucesso de uma empresa depende de inúmeros fatores, entre eles o desenvolvimento de uma cultura de mindset de crescimento. Uma organização é composta por capital humano, ou seja, são as pessoas que fazem o negócio ir para frente e as metas serem batidas.

Por isso, é tão importante poder contar com colaboradores que enfrentam desafios com positividade e estão sempre dispostos a crescer e aprimorar as suas habilidades. Esse tipo de mentalidade já coloca qualquer empresa na frente.

Caso você ainda não tenha muita familiaridade com o conceito de mindset de crescimento e precise entender a sua importância, continue a leitura deste artigo. Por aqui, você vai encontrar informações valiosas e necessárias.  

O que é mindset de crescimento?

Quando traduzimos, mindset significa mentalidade, ou seja, a maneira que uma pessoa lida com as questões do dia a dia, com a vida. Mindset de crescimento, ou growth mindset, está associado à mentalidade de quem está sempre em busca de se desenvolver e enxerga os desafios e adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

O conceito foi criado pela psicóloga e pesquisadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, que escreveu o livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. Ela defende que acreditar na possibilidade de crescimento é essencial para chegar mais longe e ultrapassar limites.

No TED Talk, “O poder de acreditar que se pode melhorar”, Carol Dwek aprofunda bastante nos dois tipos de mindset: de crescimento e o fixo. Confira:

As diferenças entre mindset fixo e de crescimento

Para falar sobre mindset de crescimento é preciso entender como ele difere do mindset fixo.

O mindset fixo é aquele que impede as pessoas de irem além e se desenvolverem. É o tipo de mentalidade que faz com que alguém acredite que ou se nasce com um talento ou não é possível tê-lo. Para esse tipo de indivíduo as habilidades não podem ser desenvolvidas, você nasce de um jeito e pronto. Portanto, basicamente estamos falando sobre uma pessoa que tende a ficar muito mais estagnada.

Com isso, o mindset fixo acaba originando pessoas que:

  • evitam desafios;
  • desistem mais facilmente diante de obstáculos e dificuldades;
  • enxergam as falhas como “não sou bom nisso”;
  • invejam o sucesso alheio.

Já o mindset de crescimento é o oposto, pois se trata de alguém que acredita que dedicação, esforço, força de vontade e aprendizados podem ajudar no crescimento. Acredita que as habilidades podem ser aprimoradas e que é possível se desenvolver a partir dos erros cometidos.

Com isso, o mindset de crescimento acaba originando pessoas que:

  • aceitam bem os desafios;
  • são mais perseverantes diante de obstáculos e adversidades;
  • procuram aprender com as suas falhas e erros;
  • se inspiram no sucesso alheio.

Por que o mindset de crescimento é importante para as empresas?

O mindset de crescimento é importante para qualquer indivíduo tanto em sua vida pessoal como profissional. Ter a mentalidade de que é possível ir além, se superar, crescer e se desenvolver é necessário para evoluir em diferentes esferas.

Para as empresas, é essencial contar com colaboradores com o growth mindset, afinal, são esses profissionais que lidam melhor com as adversidades e procuram aprimorar as suas competências para entregarem um trabalho ainda melhor.

Entre os principais benefícios do mindset de crescimento para a sua empresa, estão:

Ambiente muito mais inovador

Para começo de conversa, pessoas com mindset de crescimento estão muito mais abertas para pensar fora da caixa, sugerir ideias e se desenvolver. Com isso, o ambiente corporativo se torna bem mais propenso à inovação, pois os profissionais passam a encarar os desafios do dia a dia com uma mentalidade positiva e foco na resolução.

Além disso, não enxergam os erros como um problema, pois tudo é aprendizado. Dessa forma, ter menos medo de se arriscar ajuda no processo da inovação também.

Preparo para lidar com cenários de crises e incertezas

Nos momentos de dificuldades e crises, profissionais com growth mindset são ideais, pois não têm medo de enfrentar os obstáculos e incertezas. São pessoas que encaram as mudanças e momentos difíceis com muito mais positividade e como oportunidade de crescimento.

Portanto, são bem mais perseverantes e, portanto, as chances de atingirem melhores resultados do que aqueles com o mindset fixo são muito maiores.

Maior adaptabilidade

Em um contexto de tantas mudanças o tempo todo, é importante para uma empresa poder contar com profissionais mais adaptáveis. Essa é mais uma característica daqueles que têm um mindset de crescimento, pois conseguem lidar mais facilmente com situações adversas e fora da zona de conforto.

Ambiente de aprendizado contínuo

A mentalidade de crescimento também é muito interessante por propiciar um ambiente de aprendizado constante. Os colaboradores buscam ativamente o desenvolvimento de novas habilidades e procuram aprender sobre o que ainda não dominam.

Dessa forma, cria-se uma cultura na qual todos se ajudam e estão buscando evoluir para entregar o melhor trabalho possível. E não há como negar que isso é ótimo para a empresa, não é mesmo?

Maior motivação e produtividade

Por fim, vale pontuar também que empresas que não estimulam o desenvolvimento dos funcionários, não incentivam novos desafios ou os limitam apenas às atividades de rotina podem sentir os prejuízos da baixa na produtividade e motivação.

O mindset fixo acaba levando os profissionais a sofrerem uma baixa no engajamento e satisfação com o dia a dia de trabalho, o que não é nem um pouco benéfico para a organização.

6 formas de desenvolver o mindset de crescimento nas empresas

Existem algumas ações que podem ser implementadas nas organizações para cultivar o mindset de crescimento. Lembre-se, é claro, de que é sempre necessário compreender o contexto da sua empresa para entender os perfis e necessidades dos colaboradores.

Mesmo assim, é possível conferir algumas boas práticas e se inspirar para começar a traçar as suas ações:

Reforce esse tipo de mentalidade na cultura organizacional

A cultura organizacional é a essência de uma empresa: são os seus valores, crenças, modo de ser e agir. Por isso, é extremamente importante que ela incentive o mindset de crescimento.

Isso significa que os colaboradores devem ter clareza de que esse tipo de mentalidade é esperada deles. Esse tipo de reforço deve ser feito diariamente, desde a maneira que os líderes se portam até as mensagens que são transmitidas.

Pensando nisso, o recrutamento também deve ficar atento em relação à mentalidade dos candidatos. É essencial atrair talentos que já tenham um mindset de crescimento ou estar preparado para trabalhar a mudança naqueles que ainda têm uma mentalidade fixa.

Treine as lideranças

Os líderes são os grandes porta-vozes de uma organização. Por isso, é necessário que, antes de tudo, eles tenham um mindset de crescimento que servirá de exemplo para os demais colaboradores. Eles devem ser coerentes na forma de agir e falar e incentivar os membros do seu time a agirem de acordo com a mentalidade de crescimento.

Caso identifiquem que algum profissional está com dificuldades nesse âmbito, é responsabilidade da liderança entender como ajudar e buscar mudanças e capacitação.

Ofereça treinamentos de desenvolvimento

Uma das melhores maneiras de desenvolver o mindset de crescimento nas empresas é oferecendo o suporte adequado, ou seja, treinamentos e capacitação. Ao fazer isso, a empresa está demonstrando aos colaboradores que valoriza profissionais que estão em busca da evolução e aprimoramento de suas habilidades e competências.

Hoje em dia, existem diversas formas de se fazer isso, com treinamentos tradicionais presenciais ou até mesmo programas a distância.

O mais importante é entender as necessidades de cada profissional para que a capacitação agregue valor e realmente acrescente para o desenvolvimento. Para isso, é interessante que haja um alinhamento entre o RH e os líderes.

Garanta um dia a dia desafiador e aberto à inovação

Se a sua empresa quer fomentar um ambiente com o mindset de crescimento precisa garantir um dia a dia repleto de desafios e inovação. Lembre-se: coerência em primeiro lugar! Não adiante exigir algo dos colaboradores e não fazer a sua parte.

É muito importante que os funcionários sintam que não estão presos apenas às tarefas rotineiras e que há a possibilidade de pensar fora da caixa, sugerir mudanças, oferecer novas ideias. Eles devem se sentir instigados e desafiados.

Mude a mentalidade em relação às falhas

O mindset de crescimento só funciona se a empresa cultivar um ambiente no qual os erros são aceitos como parte do processo de crescimento de todos. É claro que isso não significa que quando uma pessoa cometer um erro muito grave não possa ser chamada a atenção ou algo do tipo, mas a organização como um todo deve aceitar o fato de que as falhas acontecerão e todos devem aprender com isso.

É dessa forma que os profissionais se sentirão mais confortáveis para inovar, testar, sugerir ideias e realmente ir além do esperado. Quando os erros são aceitos como algo natural, o ambiente se torna mais propício para a inovação.

Ofereça a psicoterapia como benefício corporativo

Por fim, a psicoterapia também é essencial para empresas que desejam fomentar um mindset de crescimento. Trata-se de um processo profundo de autoconhecimento conduzido por um psicólogo que será capaz de ajudar cada profissional a entender o que está por trás da sua mentalidade fixa.

Isso significa investigar o que se esconde na dificuldade de lidar com as adversidades e aprender com os seus erros, por exemplo. Assim, ao longo das sessões, o profissional especializado será capaz de ajudar o indivíduo a promover uma mudança de mindset.

E a boa notícia é que já é possível incluir esse tipo de serviço no plano de benefícios dos colaboradores. Dessa forma, a psicoterapia, que ainda é inacessível para muitos brasileiros, passa a fazer parte do dia a dia dos seus funcionários.

Conte com o Vittude Corporate para levar a psicoterapia para a sua empresa

Agora que você já conheceu diferentes estratégias para desenvolver o mindset de crescimento na sua organização, que tal começar pela psicoterapia?

Vittude Corporate é o seu parceiro ideal, pois oferece as melhores soluções voltadas para saúde mental dentro do meio corporativo.

É bem simples: a sua empresa oferece um subsídio fixo (total ou parcial) do valor da terapia para os funcionários. Assim, eles têm acesso a mais de 3500 psicólogos altamente qualificados na nossa plataforma para realizar sessões online ou presencialmente.

Além disso, ainda oferecemos conteúdos exclusivos e soluções educacionais para você estimular a conscientização e a importância do cuidado com a saúde mental internamente.

Dessa forma, além de cuidar do bem-estar emocional dos seus funcionários, você está oferecendo uma ferramenta de desenvolvimento e autoconhecimento para a mudança de mindset dentro da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas para conhecer as melhores soluções para a sua organização!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude