Como lidar com situações de impacto emocional na empresa?
Avalie este artigo
10 de setembro de 2021 | 7 min de leitura
Saúde Mental

Como lidar com situações de impacto emocional na empresa?

O crescimento sustentável e saudável de uma empresa vai muito além do conhecimento técnico dos colaboradores. Eles precisam estar preparados psicologicamente para lidar com situações de impacto emocional também. E as organizações devem estar prontas para oferecer o suporte necessário nesses momentos.

Já se foi o tempo de ignorar as questões relacionadas à saúde mental e equilíbrio emocional. Mais do que nunca, é preciso falar sobre isso e entender como essa esfera da vida é capaz de impactar o bem-estar e o trabalho das pessoas.

Neste artigo, você terá acesso a um conteúdo completo sobre o assunto e poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como lidar com o impacto emocional nas empresas!

O que é impacto emocional?

O impacto emocional diz respeito aos efeitos emocionais que uma situação pode ter na vida de uma pessoa. Está relacionado, portanto, a entender como algo ou alguém faz um indivíduo se sentir, ou seja, qual é o impacto que determinada situação pode ter no seu bem-estar emocional.

E, quando falamos sobre isso, é importante ressaltar que tanto questões pessoais como profissionais podem interferir no emocional de alguém. Neste artigo, o foco principal é entender, dentro do espectro do trabalho, como as organizações podem se posicionar e agir para lidar com essas situações de impacto emocional.

A visão holística do ser humano

Um ponto interessante para abordarmos quando falamos sobre impacto emocional é a visão holística do ser humano, composto por corpo, mente e espírito. É importante entender que eles estão interligados e quando uma frente não vai bem pode acabar impactando as outras.

Por isso, quando estamos nos aprofundando em assuntos como impacto emocional é importante ter em mente que este, por sua vez, pode estar relacionado a outras esferas da vida de um ser humano.

O impacto emocional da pandemia nas pessoas

Antes de entramos nas situações específicas que podem gerar impacto emocional nas empresas, é interessante ressaltar um momento comum que afetou várias pessoas ao mesmo tempo: a pandemia.

Os impactos foram muito fortes e persistentes em boa parte das pessoas. O medo e a insegurança que a COVID-19 provocou geraram um aumento significativo de casos de depressão no trabalho e ansiedade.

Um estudo feito pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e divulgado pela Pfizer, revelou que, durante a pandemia, metade dos jovens sentiu impactos na saúde mental. Os números não mentem:

  • 39% das pessoas entre 18 e 24 anos afirmaram que a saúde mental ficou ruim nesse período;
  • 11% disseram que a saúde mental ficou muito ruim.

Além disso, outros sintomas foram ressaltados na pesquisa, como irritação, insônia e tristeza.

E é claro que tudo isso tem um impacto no dia a dia de trabalho, principalmente nos índices de produtividade e motivação. A pandemia, portanto, provocou efeitos colaterais na saúde mental que causaram um impacto emocional muito forte na vida pessoal e profissional das pessoas.

Quais situações no trabalho podem ter impacto emocional?

Além da pandemia, vale a pena conhecer melhor sobre outras situações que podem gerar interferir no bem-estar emocional e psicológico dos funcionários. Confira as principais:

Excesso de carga de trabalho

A síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento excessivo, capaz de gerar sintomas físicos e mentais, e está diretamente associada ao trabalho. Um dos fatores que pode ocasionar este distúrbio é a carga horária de trabalho excessiva.

Quando uma pessoa tem responsabilidades demais e acaba virando noites e noites trabalhando, sente os efeitos dessa sobrecarga tanto física como mentalmente. É claro, portanto, que há um impacto emocional significativo na vida deste profissional, que precisa lidar com uma carga de emoções muito intensa quando está sofrendo com o burnout.

Lideranças inexperientes

No mundo ideal, toda empresa deveria contar com lideranças preparadas para lidar tanto com as questões técnicas do trabalho como com as adversidades emocionais e voltadas para os relacionamentos.

No entanto, não é incomum que muitos líderes inexperientes acabem sendo a fonte de problemas sérios para o seu time. Alguns exemplos de atitudes nocivas:

  • não reconhecer um bom trabalho;
  • ausência de diálogos e feedbacks;
  • atitudes abusivas;
  • incentivo à carga de trabalho excessiva;
  • microgerenciamento.

Tudo isso pode resultar em efeitos negativos nos membros de uma equipe, que passam a se sentir desmotivados, tristes ou até mesmo ansiosos e depressivos.

Cultura organizacional tóxica

Existem vários tipos de culturas organizacionais tóxicas, mas o que todas elas têm em comum? O poder de impactar emocionalmente os colaboradores da empresa.

Um lugar inflexível, muito hierárquico, sem espaço para ideias e que incentiva um dia a dia de trabalho pesado, competitivo e com muitas horas extras de trabalho pode acabar se tornando um grande problema.

Os funcionários começarão a se sentir sobrecarregados, exaustos, infelizes e insatisfeitos. Com isso, a produtividade e o desempenho tendem a cair. Equilíbrio e uma cultural organizacional saudável, portanto, são essenciais para que os impactos emocionais não sejam negativos na vida dos funcionários.

Metas inatingíveis

Empresas que determinam metas impossíveis de serem atingidas também podem acabar sofrendo com profissionais desmotivados e com problemas de autoestima. Isso porque quando a cobrança é muito alta e a meta inatingível, a pessoa passa a se sentir incapaz e, assim, fica frustrada e desmotivada.

Problemas pessoais

Por fim, é importante ressaltar que não são apenas as questões do ambiente de trabalho que podem gerar impacto emocional na vida dos colaboradores. Há também situações da vida pessoal, como problemas financeiros ou de relacionamentos que podem interferir na saúde mental e bem-estar do indivíduo.

São situações de impacto emocional externas ao ambiente de trabalho, mas que acabam impactando no desempenho do profissional. Portanto, não podem ser ignoradas.

Como lidar com situações de impacto emocional na empresa?

Agora que você já conheceu algumas das situações de impacto emocional na empresa, vamos falar sobre como lidar com esses momentos? Afinal, a organização precisa assumir o seu papel e auxiliar os colaboradores de alguma forma.

Em seguida, você poderá conferir algumas estratégias que podem ser aplicadas na sua empresa. Vamos lá?

1.  Implementar um programa de qualidade de vida

Um programa de qualidade de vida no trabalho se trata de um conjunto de ações que visam promover o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Ele pode incluir iniciativas como:

  • treinamentos e capacitações;
  • ações voltadas para saúde física e mental;
  • política flexível de horários;
  • incentivo aos bons hábitos alimentares.

Estes são apenas alguns exemplos, mas, no geral, é importante garantir, de acordo com a realidade da empresa, ações em prol de um ambiente de trabalho muito mais saudável e voltado para o bem-estar.

Dessa forma, em momentos difíceis (sejam estes coletivos ou individuais), os colaboradores terão acesso a iniciativas que visam amenizar o impacto emocional.

2. Falar abertamente sobre saúde mental e bem-estar emocional

Infelizmente, falar sobre saúde mental ainda é um tabu na nossa sociedade. Mas esse é justamente mais um motivo para gerar discussões sobre o tema dentro das empresas, pois muita gente tem vergonha de falar sobre depressão, ansiedade e outros distúrbios psicológicos.

Por isso, é interessante que as organizações levantem essas bandeiras e reforcem o assunto em rodas de discussão e palestras. Dessa forma, aos poucos, os colaboradores podem ir se sentindo mais confortáveis para procurar ajuda.

Além disso, um dos grandes inimigos da saúde mental é a desinformação, que gera ideias equivocadas sobre o tema. Para derrubar os estereótipos, é necessário munir as pessoas de informações verdadeiras e confiáveis para que entendam a importância desse tipo de cuidados.

3. Treinar as lideranças

As lideranças de uma empresa têm uma responsabilidade muito grande, pois além de direcionar os times tecnicamente, precisam ser cuidar e acolher as pessoas.

Quando um líder detecta que um membro da sua equipe não está bem emocionalmente, é necessário lidar com isso de forma madura. Talvez ele não seja a pessoa que vai solucionar a questão, mas deve ser capaz de conversar com a pessoa e entender como ajudá-la da melhor forma.

Por isso, garantir um treinamento de lideranças voltado para a gestão de pessoas é tão importante. É necessário que os líderes sejam capazes de se relacionar com os outros colaboradores de maneira saudável para auxiliar em situações de impacto emocional.

4. Cultivar uma cultura organizacional saudável

Como foi citado anteriormente, uma cultura organizacional tóxica pode interferir (e muito) no bem-estar dos colaboradores. Por isso, garantir valores, crenças e comportamentos equilibrados e saudáveis é essencial para que todos se sintam confortáveis e felizes no ambiente de trabalho.

5. Garantir flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Está ultrapassada a empresa que ainda não preza por equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Nos dias atuais, boa parte das pessoas busca por um dia a dia de trabalho mais saudável e flexível, que respeite os limites entre essas duas esferas da vida.

Em situações difíceis, por exemplo, os profissionais se sentem bem em saber que trabalham em um lugar que oferece esse tipo de equilíbrio.

Entre as iniciativas mais básicas estão garantir uma política clara de home office e não incentivar cargas de trabalho excessivas.

6. Oferecer a psicoterapia como benefício corporativo

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a terapia. Entre tantos benefícios que as empresas oferecem hoje em dia, a saúde mental não pode ficar de fora.

Quando estamos falando sobre como lidar com situações de impacto emocional, é importante lembrar que nem sempre a organização e suas lideranças estarão preparadas para enfrentar todas as adversidades. Em alguns casos, é necessário auxílio de um profissional especializado.

E é aí que entra a psicoterapia, pois um psicólogo é alguém que será capaz de tratar, individualmente as questões de cada pessoa que se propõe a vivenciar uma jornada profunda de autoconhecimento.

Ao longo das sessões, o psicólogo vai trabalhar com o intuito de cuidar de tudo aquilo que possa estar impactando negativamente o bem-estar e a saúde mental do paciente.

Vale a pena, portanto, considerar no plano de benefícios corporativos a psicoterapia, que podem ser uma grande aliada da empresa em diversos aspectos.

Conte com o Vittude Corporate para levar a psicoterapia à sua empresa

Se você ainda não tem nenhum parceiro da área de psicologia, fique tranquilo, pois acabou de encontrar. O Vittude Corporate oferece para a sua empresa as melhores soluções voltadas para saúde mental.

Assim, facilitamos o encontro entre psicólogos e psicólogas da nossa base e os seus colaboradores, para que eles tenham mais qualidade de vida e bem-estar emocional.

É bem simples: a sua empresa oferece um subsídio fixo (total ou parcial) do valor da terapia para os funcionários. Assim, eles têm acesso a mais de 3500 psicólogos altamente qualificados na nossa plataforma para realizar sessões online ou presencialmente.

Além disso, ainda oferecemos conteúdos exclusivos e soluções educacionais para você estimular a conscientização e a importância do cuidado com a saúde mental internamente.

Empresas como Grupo Boticário, Microsoft, Banco do Brasil, Renner, Oracle e muitas outras já estão levando a psicoterapia aos seus colaboradores. Essa é uma das melhores maneiras de lidar com o impacto emocional nas situações do dia a dia.

Fale com um de nossos especialistas para conhecer as melhores soluções para a sua organização!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude