Como montar um programa de integração de novos colaboradores?
Avalie este artigo
24 de fevereiro de 2021 | 6 min de leitura
Onboarding

Como montar um programa de integração de novos colaboradores?

A integração de novos colaboradores é um processo muito importante para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Algumas organizações ainda negligenciam essa etapa e, infelizmente, colhem frutos negativos decorrentes dessa falta de atenção com os recém-chegados, como turnover e desengajamento.

Quando uma pessoa entra em um novo ambiente deve se sentir acolhida e se inteirar em relação à cultura, costumes, formas de agir e pensar daquele lugar. Quanto mais rápida for essa adaptação, mais rápido também será o crescimento do engajamento, produtividade e motivação daquele profissional.

Existem várias maneiras de se criar um programa de integração de novos colaboradores e, portanto, é necessário levar em conta a realidade da empresa, a cultura e outras variáveis. Neste artigo, compilamos algumas dicas práticas para você que deseja entender como usufruir da melhor forma desse tipo de integração tanto para benefício da empresa como dos próprios funcionários.

O que é a integração de novos colaboradores?

Também conhecido como onboarding, a integração de novos colaboradores de trata de um processo que visa alinhar as expectativas entre funcionário e empresa. É um momento que deve acontecer nas primeiras semanas de trabalho para que a pessoa possa se inteirar em relação à cultura, processos, áreas e objetivos da empresa.

Lembre-se de que esse tipo de programa não acontece em apenas um dia, pois são muitas informações que precisam ser passadas ao profissional. Não adianta realizar o processo correndo só para acabar logo.

Afinal, o mais importante é garantir que não haja ruído de comunicação e, após o programa, o novo colaborador se sinta preparado para trabalhar na sua área e atingir o mais rápido possível o máximo do seu potencial.

Quais conteúdos podem ser abordados em um programa de integração?

Existem vários tipos de conteúdos que podem ser trabalhados em uma integração de novos colaboradores. Vale pensar nas peculiaridades da sua empresa para avaliar o que é mais importante.

Novamente, não se esqueça de que a integração não deve acontecer somente no primeiro dia de trabalho, pois é um processo mais longo e profundo.

Em seguida, confira algumas ideias de conteúdos que podem ser abordados:

Ufa! É muita coisa, não é mesmo? E vendo essa lista toda fica ainda mais evidente a necessidade de realizar esse processo junto dos novos funcionários, afinal, imagine só como seria ruim entrar em uma empresa e não ter acesso a esse tipo de informação.

Qual é a importância da integração de novos colaboradores?

Existem muitos benefícios de se criar uma integração consistente para os novos funcionários e essa é uma base de sustentação importante para a empresa.

Para começo de conversa, quando esse processo não acontece da melhor forma possível ou então nem é estruturado, o clima organizacional como um todo pode acabar sofrendo.

Para ficar mais claro, vamos imaginar a seguinte situação: um novo profissional chega à empresa e não tem a oportunidade de fazer esse mergulho na cultura, departamentos, objetivos e demais informações. Ele é simplesmente “ignorado” e ninguém se aproxima para realizar uma integração formalmente.

Então, como você acha que ele vai se sentir? Provavelmente ficará completamente perdido nos primeiros dias ou semanas e ainda por cima terá a sensação de que não pertence àquele lugar. Dessa forma, se sentirá desmotivado e insatisfeito, o que irá causar um efeito em cascata no clima organizacional.

Portanto, é preciso ter em mente que a ausência de uma integração para os novos funcionários não afeta somente os recém-chegados, mas a empresa como um todo.

Além disso, o novo profissional que não é acolhido e integrado da melhor forma não atinge o máximo do seu potencial, podendo ter redução na produtividade e baixa motivação por conta de desalinhamentos.

Por fim, o resultado disso tudo é que os índices de turnover podem subir bastante, afinal, se a pessoa não se sente feliz e satisfeita naquele ambiente de trabalho acaba buscando por outras oportunidades.

Fica claro, portanto, que integrar os novos colaboradores não é uma ação pontual e isolada. Trata-se de uma ação que pode ter impactos positivos ou negativos na organização como um todo, inclusive nos seus resultados.

Como facilitar o processo de integração de novos colaboradores?

Chegar a um novo ambiente de trabalho não é simples e muitas pessoas ficam ansiosas ou nervosas com esse período de adaptação. Dependendo do cargo hierárquico esse processo pode ser ainda mais complexo. Por isso, é importante oferecer o máximo de ferramentas possíveis para facilitar esse momento inicial.

Uma das maneiras de se fazer isso é disponibilizando a psicoterapia como benefício corporativo. E como isso ajuda? Simples: a psicoterapia é conduzida por um psicólogo, profissional capaz de ajudar as pessoas em processos de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas.

Dessa forma, pode ser uma grande aliada para esse momento que, para alguns, gera bastante tensão e ansiedade. O suporte de um psicólogo é capaz de auxiliar a pessoa a lidar com questões que podem estar impactando negativamente a adaptação.

O Vittude Corporate é um parceiro que oferece soluções focadas em saúde mental para a sua empresa. Ao oferecer a psicoterapia como um benefício corporativo você está cuidando da saúde emocional e do bem-estar do seu ativo mais valioso, o colaborador.

Além disso, logo no início levantar bandeiras importantes, como saúde mental, pode ser muito benéfico para a imagem da empresa. A Vittude também oferece palestras e materiais sobre como aliar um dia a dia no corporativo com a saúde emocional dos funcionários.

Tudo isso ajuda a proporcionar um ambiente mais acolhedor durante o período de integração e fortalecer o posicionamento da empresa em relação a questões tão relevantes hoje em dia.

6 dicas essenciais para montar um programa de integração

Para entender, na prática, como elaborar a integração dos novos funcionários, é importante ter em mente que é preciso estabelecer o seguinte:

  • definir o conteúdo;
  • criar o cronograma do programa;
  • estabelecer os responsáveis pela aplicação do programa;
  • programar pesquisas de feedback.

Além disso, separamos algumas dicas essenciais para você entender como criar esse processo de adaptação para os recém-chegados na empresa. Confira!

1. Momento de boas-vindas

No primeiro dia é muito importante receber os profissionais com um clima positivo, pois isso já vai transmitir boas energias. Se possível, é uma ideia interessante criar um momento mais descontraído, com um café da manhã especial, por exemplo.

Nessa hora, vale a pena também já oferecer o kit de integração (caso a sua empresa ofereça um) e promover uma conversa mais informal entre os recém-chegados antes de começar a integração mais formal.

2. Conteúdos introdutórios

Em algum momento da integração também será necessário abordar os conteúdos mais densos introdutórios, como a cultura e história da empresa e missão, visão e valores. Nesse momento, passar uma mensagem do CEO também pode ser uma estratégia interessante.

Além das questões mais abrangentes sobre a empresa como um todo, também é importante reservar um momento para apresentar os departamentos e profissionais/equipes com as quais o recém-chegado terá mais contato diariamente.

Como essa parte do conteúdo pode ser um pouco densa demais, vale a pena entender como tornar a apresentação mais dinâmica para não perder a atenção das  pessoas.

3. Alinhamento de expectativas

Outro ponto de extrema importância que não deve ser esquecido é a questão dos alinhamentos de expectativas. Isso significa que deve ficar bem claro para o novo colaborador o que é esperado dele e as suas responsabilidades.

Ao mesmo tempo, é válido que nesse momento também seja esclarecido o papel da empresa, ou seja, como ela vai dar suporte e reconhecer um bom trabalho.

Portanto, além de falar sobre as obrigações do profissional, também é necessário pontuar como ele será avaliado e a quais ferramentas/benefícios terá acesso para executar o seu trabalho.

4. Apresentação da estrutura e profissionais

Garantir um tour presencial também é interessante ao longo do processo de integração. É uma boa ideia que esse momento aconteça já no primeiro dia para que o novo colaborador saiba onde ficam as principais instalações do escritório.

O mesmo vale para a apresentação de alguns profissionais mais importantes com os quais o recém-chegado terá mais contato.

5. Acompanhamento próximo nos primeiros dias

Para que o recém-chegado não se sinta perdido ou excluído, é muito importante que o RH alinhe com a sua equipe sobre a chegada do novo funcionário e oriente para que os outros profissionais o ajudem a se sentir acolhido.

Coisas simples, como falar para os membros do time o chamarem para almoçar e trocarem ideias ao longo do dia podem parecer bobas, mas muito importantes para quem está chegando.

6. Informações relevantes para o dia a dia

Por fim, mas não menos importante, a integração também é útil para repassar informações básicas sobre o dia a dia de trabalho, como dress code, política de home office etc. Além disso, também vale pontuar as responsabilidades do RH e esclarecer a política de benefícios. Dessa forma não restam dúvidas sobre o que o colaborador tem direito.

Esse tipo de coisa pode parecer simples, mas ao não ser formalmente apresentado pode acabar gerando ruídos e questionamentos mais para frente.

Conte com o Vittude Corporate para a sua integração de novos colaboradores

Curtiu as dicas? Então que tal contar com o Vittude Corporate para tornar a integração de novos colaboradores da sua empresa ainda melhor?

Somos uma empresa que oferece soluções voltadas para a saúde mental do seu funcionário e, assim, ajudar no período de adaptação dos recém-chegados, seja por meio de psicoterapia ou palestras/conteúdos voltados para a saúde emocional.

Ajudamos as empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental dos seus colaboradores e alavancarem os seus resultados por meio de profissionais mais satisfeitos, engajados e produtivos.

Para conhecer as nossas soluções, acesse o site do Vittude Corporate e fale com nossos especialistas!

Você pode se interessar também pelos seguintes assuntos:

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude