Como preparar uma confraternização da empresa durante a pandemia?
Avalie este artigo
25 de dezembro de 2020 | 5 min de leitura
Ambiente de Trabalho

Como preparar uma confraternização da empresa durante a pandemia?

Fim de ano chegando, mas em 2020 a confraternização da empresa vai ser diferente, né? Com a pandemia causada pelo novo coronavírus o dia a dia de trabalho mudou pra muita gente, pois o home office se tornou rotina.

Apesar das festas e celebrações que costumavam acontecer não se repetirem esse ano, existem outras maneiras de criar um clima agradável e festivo na empresa. Afinal, uma das grandes lições da pandemia foi a necessidade de se adaptar e com as festas de final de ano não será diferente.

Neste artigo, você poderá conferir algumas dicas práticas para não deixar as celebrações passarem despercebidas. Mesmo longe, é possível se reunir e garantir bons momentos para os colaboradores. Continue a leitura para conferir tudo!

Por que fazer uma confraternização da empresa nesse final de ano?

Antes de falarmos sobre ideias e alternativas, vale pensar sobre as razões para não deixar de lado a confraternização da empresa em 2020. Há quem pense que não vale a pena investir tempo e dinheiro nesse tipo de coisa, mas são vários os benefícios desse tipo de celebração.

Para começo de conversa, o ano foi muito difícil. Mesmo que em graus diferentes, todo mundo sofreu de alguma forma e, por isso, é importante criarmos momentos de descontração e alegria sempre que possível.

As empresas podem e devem assumir esse papel também, proporcionam uma confraternização diferente, mas que ajudará a relembrar os seus colaboradores de valores e mensagens importantes.

Por mais que a situação do mercado de trabalho não seja favorável para todas as empresas e brasileiros, podemos analisar o contexto sob outra perspectiva. Muitas organizações tiveram que se reinventar e lutar para se manter vivas ao longo de 2020. Isso é razão o suficiente para celebrar, né?

E os colaboradores também sofreram com as mudanças e, muitas vezes, sobrecarga de trabalho. Portanto, também merecem um reconhecimento bacana.

Para completar, quando estamos falando sobre razões para realizar uma confraternização da empresa no final do ano não podemos deixar de citar o quanto isso ajuda no fortalecimento da marca empregadora. Esse tipo de evento faz com que os funcionários se sintam valorizados e mantém vivo o sentimento de pertencimento.

Por que valorizar o colaborador?

Além do evento de final de ano, é válido também pensar em maneiras de reconhecer o bom trabalho dos seus funcionários. Isso não significa gastar muito, pois às vezes um simples reconhecimento é o suficiente para que a pessoa se sinta feliz e motivada. É possível realizar esse tipo de celebração online, mas fique atento a alguns pontos!

Se a empresa tiver poucos funcionários, é possível personalizar os prêmios, mas se for uma organização muito grande, talvez o melhor seja criar um prêmio único e distribuí-lo a todos.

Ações como essa podem parecer bobas, mas na verdade têm um impacto enorme, pois fazem com que as pessoas se sintam mais valorizadas e, consequentemente, motivadas para realizar um trabalho ainda melhor.

7 dicas para criar um evento de final de ano corporativo na pandemia

Não podemos negar que unir todos os colaboradores em volta de uma mesa de bar ou em uma festa é o mais bacana, mas nesses tempos de pandemia não podemos aglomerar. A boa notícia é que a tecnologia nos proporciona alternativas interessantes e divertidas também.

Para te inspirar na estruturaração da sua confraternização da empresa esse ano, separamos algumas ideias que, com certeza, vão ajudar a tornar o seu evento um sucesso. Confira:

Eventos virtuais

Os eventos virtuais têm se popularizado bastante durante a pandemia, pois conseguem aproximar as pessoas mesmo que elas estejam distantes fisicamente. Os happy hours virtuais, por exemplo, ganharam vários adeptos e se tornaram os grandes queridinhos.

No caso da confraternização de fim de ano, é possível pensar em uma festa temática e, por exemplo, enviar um kit festivo para cada colaborador.

Para esses eventos, é possível contratar shows virtuais em formatos de live, por exemplo. Essa plataformas tiveram um crescimento gigantesco durante a pandemia e é uma maneira de animar a festa e oferecer um entretenimento exclusivo.

Além disso, nesse tipo de evento também pode ser reservado um momento para o discurso do CEO da empresa, com uma mensagem de agradecimento pelo ano que passou e reflexões sobre o que está por vir.

Envio de brindes ou prêmios

Os kists, brindes ou prêmios também fazem parte da confraternização da empresa no final de ano. A organização pode dar um vale-livro, espumantes, panetones ou itens personalizados, como cadernos, por exemplo.

Uma dica interessante de presente de final de ano é o “vale experiência”. É possível disponibilizar aos colaboradores assinaturas a clubes de vinhos, estadias em hotéis para 2021, sessões de massagem em SPAs, cursos ou outros benefícios que vão além de bens materiais.

Amigo secreto virtual

O queridinho do final do ano é o amigo secreto e a ótima notícia é que ele pode continuar acontecendo mesmo no ambiente online. Com a internet, é possível fazer o sorteio, comprar o presente e realizar o evento remotamente.

Eventos em formato drive-in

Para quem não quer uma confraternização da empresa 100% online, vale pensar nos eventos em formato drive-in. Hoje em dia já é possível oferecer diferentes experiências em que as pessoas ficam dentro de seu próprio carro, como cinema e shows.

Talk show

Uma ideia diferente é o talk show, que se trata de uma transmissão ao vivo em que acontece uma entrevista entre um dos líderes da empresa e uma personalidade escolhida pelos colaboradores. Pode ser interessante para trazer pessoas que inspirem e deem conselhos valiosos sobre vida e carreira.

Escape 60 online

A Escape 60 é uma franquia de jogos de escape room que, durante a pandemia, passou a oferecer um tipo de confraternização a distância. Trata-se de uma trilogia de games disponíveis na plataforma de jogos da empresa. Se a sua empresa topar o desafio, precisa reunir os participantes em grupos de até dez pessoas e, por meio de uma videoconferência, juntar todo mundo para desvendar os mistérios dos jogos.

É uma maneira diferente e divertida de unir os colaboradores e proporcionar uma experiência diferente.

Talk Wine

A Talk Wine é uma startup de degustação virtual de vinhos, ou seja, pode ser uma ótima ideia para a confraternização da empresa de final de ano.

A ideia é que se envie um kit personalizado de rótulos selecionados de acordo com o orçamento disponível. Além disso, junto vem um material de apoio com informações sobre cada vinho e uma receita como opção de harmonização para o momento da degustação.

E funciona da seguinte forma: no dia e horário combinados, os funcionários entram na live exclusiva e aproveitam as atrações especiais.

Por que divulgar a confraternização da empresa nas redes sociais?

Viu só quantas ideias incríveis para não deixar a confraternização de 2020 passar batida? Não há mais desculpas para não oferecer uma experiência especial aos colaboradores da sua empresa.

E para terminar, não podemos deixar de falar da importância de divulgar essas ações, afinal, tudo isso faz parte da sua estratégia de employer branding. É uma maneira de fortalecer a marca empregadora e mostrar ao mercado que a sua organização tem uma preocupação genuína com o bem-estar, a felicidade e a valorização dos funcionários.

Curtiu o conteúdo e quer continuar lendo artigos como este? Confira o blog do Vittude Corporate!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude