Como promover o bem-estar no ambiente de trabalho
Avalie este artigo
29 de janeiro de 2020 | 6 min de leitura
Bem-estar

Como promover o bem-estar no ambiente de trabalho

O bem-estar nas empresas impacta diretamente no dia a dia dos colaboradores. Um clima organizacional adequado, boas instalações e o incentivo a um dia a dia cheio de saúde e qualidade de vida tornam os funcionários mais felizes e, consequentemente, mais produtivos.

Pode até parecer simples, mas promover o bem-estar no ambiente de trabalho é um grande desafio.

Não basta oferecer uma sala de descanso divertida, tobogãs e piscinas de bolinhas para tornar o escritório divertido. É preciso se atentar ao básico, como a infraestrutura, e ir além, enxergando as verdadeiras necessidades dos indivíduos!

13 razões para investir em saúde mental

Por que é importante promover o bem-estar no ambiente de trabalho?

As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa. Sem elas, nada funciona, portanto, uma das prioridades das organizações deve ser refletir sobre a importância e como proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho.

De acordo com pesquisas realizadas na Universidade de Zurique, apenas o reconhecimento salarial não é o suficiente para tornar o seu funcionário realmente engajado e produtivo.

Já segundo o ranking nacional do GPTW (Great Place to Work) oportunidades de crescimento e qualidade de vida são os fatores que mais fazem as pessoas permanecerem em um emprego. Mais uma vez, fica claro que focar apenas em salários não é o suficiente.

Além disso, um estudo da Universidade de Warwick confirma que colaboradores mais felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos. E para ter funcionários satisfeitos é preciso investir em um dia a dia que preze pela qualidade de vida e bem-estar.

Como promover o bem-estar no ambiente de trabalho?

Agora que já entendemos que é importante gastar um tempinho investindo no bem-estar dos seus colaboradores, chega a hora de se aprofundar em maneiras de fazer isso.

Primeiro de tudo é importante ter clareza de que é um trabalho de longo prazo, principalmente se, hoje em dia, a sua empresa não está muito atenta à qualidade de vida dos funcionários.

Aos poucos, conforme as ações são implementadas, a percepção dos trabalhadores muda e o ambiente como um todo vai se moldando para que a empresa seja vista como uma organização preocupada verdadeiramente com essa esfera!

1. Proporcione um ambiente de trabalho adequado

Esse é o item mais básico da sua listinha sobre como promover o bem-estar no ambiente de trabalho. Antes de se preocupar com qualquer outra coisa, tenha certeza de que a infraestrutura do escritório é a melhor possível.

É essencial que sejam oferecidos os equipamentos necessários para que os profissionais executem o seu trabalho, ou seja, mesas, cadeiras e aparatos tecnológicos são o mínimo.

Além disso, algumas coisas básicas precisam estar funcionando direitinho, como por exemplo: segurança, temperatura, ventilação, iluminação, higiene e área de alimentação.

A partir do momento em que o básico estiver perfeito, é a hora de investir em uma estrutura que vai um pouquinho além. Que tal criar ambientes que proporcionem conforto e socialização? Áreas de descanso e de conveniência ajudam a proporcionar o bem-estar.

Os funcionários precisam de um espaço no qual podem descansar a cabeça e se desligar por alguns minutos do dia. Isso faz bem para o corpo e a mente.

2. Ofereça a atividades físicas

Uma estratégia muito eficaz para promover o bem-estar no ambiente de trabalho é oferecer algumas aulas durante o expediente. Principalmente pessoas com funções em que ficam o dia todo sentados em frente ao computador podem enxergar o verdadeiro valor desse tipo de benefício.

Aulas de Yoga e alongamento são as queridinhas, mas dependendo do tamanho da empresa pode ser viável contratar profissionais de outras áreas também.

Caso não seja viável estimular a prática de exercícios físicos oferecendo aulas nas dependências da empresa, outras formas de não deixar essa esfera de lado é patrocinando ou organizando atividades fora do horário de trabalho, como corridas, por exemplo.

Por fim, a empresa também pode oferecer o benefício de atividade física aos seus funcionários assim como oferece o vale refeição, uma maneira mais prática de proporcionar a mesma vantagem para todos usufruírem como considerarem mais adequado.

3. Ofereça horários flexíveis

Uma medida simples e já muito adotado por todo o mundo são as jornadas de trabalho mais flexíveis. Uma pesquisa conduzida por professores de Harvard tinha como objetivo entender se ter a flexibilidade para escolher de onde trabalhar poderia afetar a produtividade das pessoas.

O estudo foi conduzido com técnicos em patentes dos Estados Unidos em que eles começaram intercalando o trabalho entre escritório e casa e, depois, todos passaram a trabalhar remotamente o tempo todo. O resultado?

A produtividade deles aumento 4,4% e a qualidade do trabalho não foi afetada negativamente. Com isso, a estimativa é que esse aumento gere US$1,3 bilhão a mais por ano na economia americana.

Já viu que uma jornada flexível tem benefícios tanto para os colaboradores como para as empresas, não é mesmo? Muitas pessoas trabalham melhor fora do escritório e, além disso, o fato de não terem que lidar com o estresse do deslocamento até a empresa também pode ajudar a aumentar os níveis de qualidade de vida. Por outro lado, as empresas lucram mais quando tem trabalhadores mais produtivos e satisfeitos.

É importante, portanto, ter uma política bem clara home office para que todos os funcionários possam usufruir desse benefício.

4. Cuide bem do clima organizacional

Quais são os valores da empresa? O que ela prega? Tudo isso impacta no clima organizacional e como as pessoas se sentem dentro daquela ambiente.

Para ter clareza sobre como os funcionários enxergam a sua empresa, o ideal é estruturar um calendário de pesquisas de clima. Dessa forma, você consegue ter clareza sobre pontos fortes e fracos da organização e o que as pessoas enxergam que poderia ser feito para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

De acordo com o ranking do Great Place to Work de 2019, entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil foram enviadas mais de 2600 sugestões de melhorias, das quais 79% foram implementadas. A boa notícia que as sugestões colocadas em prática resultaram em um ganho médio de R$201 milhões por empresa.

Portanto, empresas que ouvem as ideias e sugestões dos funcionários, ou seja, investem em manter um bom clima organizacional, consequentemente criam um ambiente muito melhor para os seus colaboradores.

5. Celebre conquistas e datas comemorativas

É importante que os funcionários se sintam responsáveis pelas conquistas da empresa, pois assim com certeza engajarão muito mais nas atividades do dia a dia.

Cultivar uma cultura de celebração de pequenas conquistas é importante para que todos os colaboradores se sintam reconhecidos e tenham clareza de que os seus esforços fazem a diferença para a empresa.

Além de celebrar as conquistas corporativas, outra dica é também comemorar os aniversários e outras datas importantes no calendário, como dia das mães, dia dos pais, dia do amigo. É possível criar ações específicas para esses dias e tornar a rotina mais leve e divertida.

Há empresas, por exemplo, que no dia das crianças permitem que os funcionários levem seus filhos para um dia de trabalho. São ações desse tipo que ajudam a construir um ambiente ainda mais próspero e agradável.

6. Invista em benefícios de saúde mental

Um estudo realizado pela Mercer Marsh Benefícios apontou que no ano de 2016 cerca de 34% das empresas investiram, de alguma forma, em programas relacionados à saúde mental.

Já em 2017, esse número subiu para 41%, mostrando um avanço nas ações preventivas e um olhar atento das organizações para o aumento do adoecimento.

Investir em saúde mental é investir diretamente no bem-estar do ambiente de trabalho. É muito interessante perceber os avanços nas preocupações das empresas em relação a esse assunto, mas precisamos quebrar os tabus que relacionam terapia apenas a pessoas com transtornos mentais.

Isso porque a psicoterapia não é importante apenas para pessoas que têm alguma doença mental. Os benefícios vão muito além e podem ser vantajosos para a empresa crescer ainda mais.

A terapia é essencial para o desenvolvimento de pipeline de liderança e habilidades de inteligência emocional, por exemplo. Tudo isso contribui para que os seus colaboradores evoluam e sintam-se mais preparados para alavancar os desafios da organização.

orçamento benefīcio vittude empresas

O Vittude Corporate é a solução ideal para empresas que querem implementar ações focadas em saúde mental no ambiente corporativo, mas não sabem como.

Confira como funciona o Vittude Corporate:

É um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem da saúde mental dos seus colaboradores! Por meio de um investimento fixo mensal, por colaborador, sua empresa oferece ao time um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia, com psicólogos Vittude. 

Essa é uma incrível oportunidade de cuidar da saúde mental dos seus funcionários em qualquer canto do mundo com uma plataforma que conta com mais de 3500 psicólogos altamente qualificados. Além disso, na Vittude, é possível optar entre o atendimento presencial e online, por meio de vídeo consultas.

A Vittude apoia os gestores de RH na estruturação de programas de bem-estar e qualidade de vida, sendo o braço direito no diagnóstico, assessment, treinamento e tratamento. 

Conheça algumas das empresas que já são usufruem dos benefícios do Vitudde Corporate proporcionam o bem-estar no ambiente de trabalho: Eduk, 99, Campari, Resultados Digitais e muito mais! Clique aqui para saber mais!

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!

Leia também:

Equilíbrio emocional como promotor de mudanças na sua empresa

Tendências Globais de saúde e bem-estar

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
ambiente saudável bem-estar clima organizacional psicoterapia saúde mental do trabalhador

Leia também

Receba novidades da Vittude