Como reter talentos e melhorar o clima organizacional da sua empresa
Avalie este artigo
12 de junho de 2019 | 5 min de leitura
Desenvolvimento de Pessoas

Como reter talentos e melhorar o clima organizacional da sua empresa

Como empregador, em vez de iniciar um processo de recrutamento demorado e por vezes infrutífero, é muito mais fácil reter os seus melhores talentos. Muitos empregadores podem não ter certeza sobre como atrair os melhores talentos.

Fazer isso significa estimular suas paixões e desafiá-las todos os dias para gerar mais saídas criativas para os clientes.

Afinal de contas, os funcionários que se sentem valorizados, envolvidos e recompensados ​​de forma adequada, não devem sair. Para o empregador, isso geralmente se traduz em funcionários mais satisfeitos e, por sua vez, clientes.

Provavelmente existem outras empresas como a sua por aí. Então, o que você faz para diferenciar sua organização de todas as outras? Jogar mais dinheiro neste desafio não é suficiente.

Os melhores talentos estarão considerando várias opções. Sim, um salário mais alto ajuda, mas é apenas uma pequena parte do quebra-cabeça, especialmente com a geração atual entrando no mercado de trabalho.

13 razões para investir em saúde mental

Uma das principais respostas para a questão de como reter talentos é trabalhar no clima organizacional. Criar uma cultura de inclusão e fomento é fundamental. Enquanto alguns diretores e gerentes teorizam sobre os processos existentes para isso, mais precisa ser feito na prática.

Como reter talentos: identifique-os

Identificar os principais talentos que são cruciais para o futuro de uma empresa não é tão simples quanto parece. Fatores como pontualidade, absenteísmo e obtenção de KPIs são métricas bastante simples de avaliar, mas devem agir apenas como ponto de partida.

Os funcionários que fazem uma diferença real são aqueles que provavelmente procuram oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de carreira fora do horário normal de trabalho, desenvolveram relações de trabalho próximas e bem-sucedidas ou vão além dos requisitos de seu papel com os clientes.

Descobrir quem são essas pessoas, especialmente em grandes organizações, pode ser difícil. Por isso é necessário que os gerentes seniores saibam mais sobre seus funcionários, ignorar esse potencial pode ser prejudicial.

como reter talentos mulher trabalhando no computador sentada

Invista em um pacote de benefícios diferenciado

Nem só de benefícios rentáveis vive uma boa equipe. Ter um corpo e uma mente funcionando de forma saudável é essencial para bons trabalhos. Além disso, facilita o convívio com tipos diferentes de pessoas em uma mesma organização. Invista em benefícios de saúde mental e bem-estar, afinal de contas quando a cabeça não está bem, todo o resto vai mal. Fornecer o apoio de psicólogos quando necessário é uma ótima forma de começar.

Engaje os talentos para a ação

Aumentar a responsabilidade dos funcionários, assim como reconhecer e ouvir suas opiniões e agir ativamente em suas sugestões (contanto que sejam do melhor interesse do negócio) ajudará a envolver os melhores talentos. Isso é melhor do que ficar pregando para eles como as coisas devem ser feitas, sem abertura para a proatividade.

Tenha uma forte liderança

Novos candidatos a emprego querem saber com quem irão trabalhar e se alinhar. Os fundadores, executivos seniores, gerentes ou qualquer pessoa com autoridade. Isso significa que você precisa de uma grande liderança que demonstre integridade e defenda os valores da empresa dentro e fora do campo de batalha. Os talentos farão suas pesquisas, então certifique-se de que os todos têm suas casas em ordem.

Mantenha suas promessas

Indivíduos que anseiam por sucesso profissional também devem ser nutridos com cuidado. Armando-os com as habilidades e o treinamento necessários para realizar seu trabalho e ajudá-los a ter sucesso no futuro, os empregadores estão demonstrando que se importam em um nível humano.

Também é importante notar que quaisquer compromissos assumidos com os funcionários devem ser honrados. Promessas não cumpridas muitas vezes levam à desilusão com os líderes, já que as promessas mantêm a confiança entre os vários níveis dentro de uma empresa.

Forneça incentivos

Embora muitas empresas, especialmente as pequenas e médias empresas, não estejam em condições financeiras de oferecer incentivos tão atraentes, até mesmo pequenos gestos, como o trabalho remoto uma vez por semana ou o financiamento para educação adicional, podem ter um efeito positivo na retenção de pessoal.

Tenha um plano de carreira

Isso não é tão fácil quanto parece, especialmente para as empresas mais jovens. Construir uma estrutura organizacional que permita o direcionamento de carreira requer tempo e estratégia.

Ser capaz de mostrar aos candidatos onde eles podem ir e como eles chegam lá é fundamental. Você também tem que provar que pode fornecer os recursos certos para o desenvolvimento profissional.

Trabalhe com missão e propósito

A geração de hoje realmente precisa entender o “porquê” por trás do que a empresa faz. Eles precisam conhecer o propósito por trás de seu trabalho e acreditar na missão. Eles querem conhecer seus assuntos de trabalho e como isso beneficia uma causa maior, por exemplo. Ter uma grande missão e propósito é um bom começo, mas tem que ser genuíno.

Incentive o pensamento criativo

Independentemente do cargo e de suas funções relacionadas, novos talentos precisam ser vendidos com base no fato de que haverá pensamento criativo envolvido. Isso permite que eles se sintam conectados e aproveitem seu trabalho.

Estudos mostram que 50% da força de trabalho atual não está engajada no trabalho. Isso significa que uma boa parte está realmente descontente. Cabe aos líderes oferecer oportunidades de criatividade. Se você conseguir acertar, todos ganham.

como reter talentos mulher fazendo apresentação quadro negro

Forneça reconhecimento e recompensa

Recompensas e reconhecimento devem ser tanto intrínsecos como extrínsecos. A motivação extrínseca envolve reconhecimento público e recompensas externas, como bônus e elogios.

A motivação intrínseca é ainda mais importante. Isso permite que os funcionários se sintam conectados, como se estivessem “envolvidos” nas coisas. Ou seja, que têm autonomia, liberdade e oportunidade de crescimento pessoal. Entregar feedbacks constantes é necessário.

Impulsione o trabalho em equipe

Quem não quer fazer parte de uma equipe de alto desempenho? Oportunidades de trabalho em equipe e teambuilding não vêm apenas na forma de atividades externas. Teambuilding deve estar enraizado na cultura. Em tudo que você faz.

Isso significa que uma cultura orientada para a equipe deve ser decisivamente criada e nutrida. Pode se resumir às coisas mais pequenas, como onde as pessoas se sentam, que tipos de reuniões você tem e como você interage com seus clientes e parceiros.

Os melhores talentos são difíceis de atrair e ainda mais difíceis de manter. Mas também garanta que você está trazendo pessoas que compartilham um senso de propósito e acreditam em sua missão, propósito e valores. Só porque seus concorrentes estão babando por eles não significa que eles são um bom ajuste para sua empresa.

orçamento beneficio vittude corporate

Plataformas como a Vittude Corporate oferecem uma boa oportunidade para que sua empresa comece a investir em saúde mental e melhore o bem-estar do seu ambiente corporativo. O que acha? Dê uma olhada no nosso site e confira todas as possibilidades oferecidas!

Se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

Como usar benefícios para aumentar a lucratividade e reter talentos na empresa

Como a psicoterapia pode te ajudar a reter os melhores talentos

Por Tatiana Pimenta

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
aquisição de talentos atrair e reter talentos um novo desafio organizacional como atrair e reter talentos retenção de talentos talent management

Leia também

Receba novidades da Vittude