Como usar benefícios para aumentar a lucratividade e reter talentos na empresa
Avalie este artigo
2.3/5 - (3 votes)
12 de junho de 2019 | 5 min de leitura
Desenvolvimento de Pessoas

Como usar benefícios para aumentar a lucratividade e reter talentos na empresa

2.3/5 - (3 votes)

A experiência dos funcionários tornou-se uma palavra de ordem para os empregadores que procuram recrutar e reter talentos. Entretanto, é preciso fazer mais do que oferecer água e inscrições em academias de ginástica.

Estamos em uma nova crise no recrutamento e retenção. Em parte, ela foi impulsionada por uma mudança universal na cultura de trabalho, que viu a dizimação da mentalidade de “trabalho para a vida”.

São altos os níveis de rotatividade de empregados e isso é compreensivelmente impopular entre os empregadores. Isso porque investem pesado no desenvolvimento de seu pessoal apenas para observá-los partindo para outros empregos.

Por esse motivo, as duas últimas décadas presenciaram uma maior ênfase na retenção de talentos. Isso significa que empregadores precisam cada vez mais fazer de tudo para se diferenciarem e proporcionarem uma experiência de trabalho inigualável.

O que são os benefícios e porque eles são fundamentais para reter talentos?

O que mais importa dentro de uma empresa são as pessoas que a compõem. Considerando o cenário atual de alta competitividade, é preciso ter ferramentas para reter talentos. Para garantir o sucesso da empresa, os benefícios dados aos funcionários podem assegurar a permanência de colaboradores de qualidade.

Os benefícios dos empregados são remunerações não salariais que podem variar de empresa para empresa. Os benefícios são pagamentos indiretos e não monetários dentro de um pacote de remuneração. Eles são fornecidos por organizações além do salário para conquistar e reter talentos.

Oportunidades para uma melhor qualidade de vida estão entre as opções que podem fazer parte de planos de benefícios oferecidos por grandes empresas. Alguns benefícios mais comuns são:

  • Planos odontológicos
  • Vale-refeição
  • Vale-alimentação
  • Seguro de vida
  • Vale-transporte
  • Vale-cultura
  • Previdência privada
  • Planos de saúde
  • Acompanhamento ginecológico para mulheres grávidas
  • Acompanhamento psicológico

Todos eles fazem parte das opções de benefícios que podem ser oferecidos a colaboradores. Além disso, é fundamental facilitar o aprendizado do funcionário. Isso é possível a partir da flexibilidade para execução de cursos de longa e curta duração em universidades, planos para o aprendizado de novas línguas, MBA, cursos técnicos, entre outros.

Todos eles visam a satisfação e o desenvolvimento do funcionário e resultam no aprimoramento profissional e da sua empresa.

Vamos aos dados

Um terço das organizações aumentou suas ofertas gerais de benefícios em 2016, de acordo com um relatório de pesquisa compilado pela Society for Human Resource Management (SHRM). Quando os salários e regalias são muito diferentes de empresa para empresa, os empregados optam pela empresa que oferece os melhores benefícios e maiores oportunidades.

Benefícios médicos e financeiros à parte, os funcionários também buscam benefícios de estilo de vida e carreira. A SHRM informou que a razão principal pela qual os empregadores aumentaram os benefícios em 2016 foi para permanecerem competitivos no mercado.

Os três maiores focos de mudança foram saúde (22%), bem-estar (24%) e desenvolvimento profissional e de carreira (16% ).

Pacotes de benefícios robustos que incluem desenvolvimento de carreira, saúde, bem-estar e opções de trabalho flexíveis fornecem uma plataforma para que os empregadores se destaquem.

Quase um terço dos funcionários procuram outras empresas porque desejam “benefícios gerais melhores”, perdendo apenas para compensações mais altas.

O tipo de benefícios que você oferece fala muito sobre como você lida e dá suporte aos funcionários. Então, como recrutar e reter talentos aproveitando os benefícios dos funcionários?

5 tipos de benefícios que sua empresa pode oferecer

Uma das maneiras pelas quais as empresas podem atrair funcionários é entendendo suas necessidades e fornecendo um portfólio de benefícios personalizados para o estágio de vida do funcionário.

As empresas que capacitam os funcionários a compreender e usar efetivamente seus benefícios de assistência médica, aprendizado e aposentadoria podem criar uma vantagem competitiva e reduzir custos e danos de contratação.

1. Equilíbrio entre trabalho e vida

Todo mundo gosta de ter um emprego que não consome todos os aspectos de sua vida. É óbvio. Ajudar a equipe a encontrar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é algo que ajuda a atrair e reter os melhores candidatos.

Pode ser difícil estar em condições de oferecer aos funcionários horários de início e término flexíveis, mas, se for possível, é definitivamente recomendado.

No entanto, se você puder garantir que haja oportunidades para a equipe lidar com surpresas e problemas em sua vida pessoal, isso é muito atraente para reter talentos e funcionários atuais.

2. Oportunidades de desenvolvimento

Permanecer em uma organização durante a maior parte de uma carreira está se tornando uma coisa do passado. Dito isso, uma maneira de manter o talento contigo o maior tempo possível é dar a eles a chance de crescer e se desenvolver.

Dentro de uma cultura de incentivo e aprendizado, as oportunidades de desenvolvimento não apenas beneficiam sua organização. Os melhores candidatos sempre quererão a oportunidade de se desenvolver.

Até mesmo as oportunidades internas de aprendizado, como coaching de carreira e orientação, são muito importantes. Se você puder ter muitas opções para a educação, vai chamar a atenção dos melhores candidatos.

3. Valor das pequenas coisas

Não subestime a eficácia de pequenas vantagens para os funcionários. Isso significa garantir que o café e o chá estejam disponíveis, boas instalações de cozinha, frutas frescas e até mesmo uma área de estar para fazer uma pausa. Não parece muito, mas ajuda informar aos funcionários que você se importa com eles.

Esse cuidado para sua equipe se reflete para seus clientes, afetando o desempenho geral de sua organização. Essas vantagens são econômicas, requerem gerenciamento mínimo, mas o impacto sobre o moral dos funcionários é inquestionável.

4. Saúde e bem-estar

Os benefícios de assistência médica são opcionais para a maioria dos empregadores menores, mas de importância crítica para a maioria dos funcionários. Os empregadores de todos os tamanhos devem estar cientes das vantagens e necessidades de oferecer benefícios de saúde aos seus funcionários.

Oferecer aos funcionários bons benefícios de saúde e bem-estar é vital para atrair e manter os melhores talentos. Isso não significa apenas cobertura de saúde física, mas também odontologia, visão e saúde mental. Estes são elementos onerosos e estressantes da vida de todos e ajudam os funcionários a lidar com a vida e as despesas.

Proporcionar atendimentos contínuos com terapeutas e psicólogos é fundamental para o equilíbrio emocional de sua equipe. E as vantagens disso irão se refletir diariamente na forma com que as pessoas se relacionam, no trabalho em equipe e nos resultados diários.

orçamento benefício vittude corporate

O Vittude Corporate te ajuda a fornecer esse serviço de forma prática e simples, por meio de consultas online ou presencial. Conheça mais esse serviço!

5. Educação financeira

Um forte programa de bem-estar e educação financeira pode capacitar os funcionários e fidelizar uma empresa. Reserve um tempo para educar os funcionários sobre o impacto de grandes eventos da vida e sobre como se preparar e estimar as consequências financeiras deles. Assim, é possível minimizar os danos em outros aspectos de suas vidas e o trabalho se torna mais prazeroso.

As empresas investem uma quantidade enorme de recursos em benefícios dos empregados, mas sem educação e compreensão adequadas, podem não perceber o valor integral desses benefícios.

Oferecer planos robustos e garantir que os funcionários tenham as ferramentas necessárias para tomar decisões informadas pode ajudá-lo a construir uma força de trabalho forte e sustentável. Por meio de programas de educação, saúde e bem-estar financeiro, as empresas podem não apenas ajudar os funcionários a utilizar plenamente os benefícios, mas também a construir uma maior valorização e lealdade à medida que os colaboradores percebem os resultados dessas vantagens.

Se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

Como contratar: 8 características fundamentais para identificar bons profissionais

Como atrair e reter talentos da sua empresa?

Por Everton Höpner

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
2.3/5 - (3 votes)
a importancia da saude mental no ambiente de trabalho a importancia da saude mental no trabalho aquisição de talentos atrair e reter talentos benefícios como atrair e reter talentos lucratividade retenção de talentos saúde mental

Leia também

Receba novidades da Vittude