HumanGuide: quais os benefícios para sua empresa?
Avalie este artigo
18 de agosto de 2021 | 4 min de leitura
Retenção de Talentos

HumanGuide: quais os benefícios para sua empresa?

Um dos maiores objetivos da área de RH de uma empresa é atrair e reter os melhores talentos, sempre extraindo o melhor de cada um. Para isso, é importante contar com ferramentas e testes como o HumanGuide.

Trata-se de um instrumento que vem sendo muito utilizado dentro das organizações e traz diversos benefícios para que se fortaleça uma gestão de pessoas muito mais eficiente.

Se você ainda não conhece o HumanGuide, confira todas as informações sobre este teste neste artigo, tire as suas dúvidas e comece a aplicá-lo na sua empresa. Continue a leitura para ter acesso a todo o conteúdo que preparamos.

O que é o teste de HumanGuide?

O HumanGuide é um teste de personalidade realizado online que tem origem sueca. O seu objetivo é avaliar o perfil motivacional de cada indivíduo dentro do contexto da organização no qual se está inserido.

Trata-se de um teste validado pelo Conselho Federal de Psicologia e a aplicação só pode ser feita por profissionais com certificação que atestem preparo prévio para utilizar o instrumento da forma correta.

A aplicação do teste dura em torno de 10 minutos e é realizado online. Para tal, é necessário que o psicólogo libere o link de acesso por meio do sistema da HumanGuide Brasil.

Os resultados funcionam como um guia para os profissionais de RH da empresa, que passam a ter insumos confiáveis sobre o perfil comportamental e os fatores motivacionais de cada pessoa avaliada.

O que é avaliado no HumanGuide?

O texto avalia o perfil motivacional das pessoas por meio de oito fatores de necessidade. Confira quais são:

Sensibilidade

Trata-se de criar relacionamentos interpessoais marcados pela proximidade.

Força

É o uso da força ou de instrumentos capazes de transformar uma determinada realidade e superar adversidades.

Qualidade

Diz respeito à necessidade de fazer a diferença na sociedade, assumindo responsabilidades e se colocando à disposição.

Exposição

Trata-se de fazer parte de um grupo, ser visto, reconhecido, admirado e aceito pelo outro.

Estrutura

É sobre ter controle, ser capaz de coletar dados e informações e analisar situações.

Imaginação

Necessidade de expansão, capacidade de lidar com o novo, criar e desenvolver novas  ideias.

Estabilidade

Diz respeito à manutenção da estabilidade e conservação de vínculos e objetos.

Contato

É a necessidade de se conectar e se comunicar com as pessoas, ou seja, é a sociabilidade.

Quais são os tipos de relatórios extraídos do HumanGuide?

Confira, em seguida, quais são os tipos de relatórios e informações que podem ser analisados a partir dos resultados do HumanGuide:

Perfil Pessoal

É uma análise do perfil motivacional da pessoa por meio de oito fatores de personalidade. Há, no gráfico, a apresentação do Perfil Analítico, Perfil Pessoal Sintético e o laudo descritivo.

Sinergia Dual

Neste relatório, é realizada uma correlação entre dois Perfis Pessoais, apontando aspectos convergentes e divergentes e que, ao mesmo tempo, podem ser complementares para a realização de um trabalho em conjunto.

Sinergia de Grupo

É feita uma correlação de até doze Perfis Pessoais e é apontado o Perfil do Grupo também. Dessa forma, identifica-se o perfil motivacional do time, a sinergia entre os membros da equipe e o Perfil Pessoal Síntese de cada um. É um relatório interessante para verificar possíveis conflitos também.

Perfil Match – Perfil ideal

Nada mais é do que o perfil ideal, ou seja, a definição do perfil do cargo/avaliado(a) ideal.

Perfil Match – Resultado

Este relatório garante uma comparação entre o Perfil Ideal elaborado para um determinado cargo e o Perfil Pessoal de cada indivíduo avaliado. O objetivo á analisar o grau de proximidade entre eles.

Percepção Interpessoal

Trata-se da percepção que uma pessoa (avaliador) tem do seu par (avaliado). Dessa forma, podem ser ressaltados pontos divergentes e convergentes entre as avaliações do avaliador e do avaliado.

Sinergia Ocupacional

Diz respeito à percepção da pessoa em relação ao cargo que ocupa. Essa avaliação é feita com base em oito fatores analisados durante o teste.

Perfil Cultural

Por fim, o Perfil Cultural diz respeito à percepção do indivíduo em relação à organização, ou seja, como a empresa é percebida pelos funcionários. Esta análise é feita por meio dos oito fatores que são avaliados no HumanGuide.

Quais são os benefícios do HumanGuide?

O HumanGuide é utilizado pelos times de Recursos Humanos das empresas, pois oferece informações confiáveis para que estes profissionais trabalhem com muito mais direcionamento a atração de talentos, o assessment, o desenvolvimento individual e de equipes etc.

Entre os diversos benefícios deste instrumento, conheça alguns deles:

Contratações mais direcionadas e embasadas

O momento do recrutamento é muito importante, pois se não for bem feito acabará provocando mais problemas lá na frente. Uma contratação equivocada poderá resultar em baixa produtividade ou até mesmo em um turnover, ou seja, em uma demissão.

O teste do HumanGuide ajuda bastante nesse sentido, porque é capaz de analisar de um determinado candidato é ideal ou não para um cargo ou função. O seu perfil é analisado e, assim, é possível entender suas características motivacionais e de personalidade.

Dessa forma, a tendência é que sejam contratados profissionais que se encaixam melhor nas responsabilidades e vagas em aberto da empresa.

Desenvolvimento dos atuais colaboradores

Ao mesmo tempo em que o HumanGuide é valioso para o recrutamento, também é um instrumento importante para que o desenvolvimento dos atuais colaboradores da empresa seja melhor direcionado.

A partir do conhecimento mais aprofundado sobre as características motivacionais e de personalidade de cada um, é possível estruturar treinamentos mais eficientes de acordo com as reais necessidades e próximos passos na carreira. Há, portanto, informação e embasamento para que as decisões sejam tomadas.

Construção de equipes mais produtivas e eficientes

Alguns relatórios do HumanGuide trazem análises sobre como diferentes perfis de profissionais podem funcionar em um trabalho em conjunto. Dessa forma, é possível entender a sinergia entre um grupo de duas ou mais pessoas.

Quando se tem esse tipo de informação em mãos fica mais fácil montar times que sejam complementares e com pessoas que têm mais chances de trabalharem de forma eficiente e produtiva juntas.

Melhora do clima organizacional

Por fim, outro benefício interessante do HumanGuide é que ele é capaz de analisar a percepção que os colaboradores têm sobre a organização, ou seja, como a empresa é percebida.

Dessa forma, é possível extrair insights sobre o que pode ser melhorado no dia a dia organizacional, ou seja, pontos que ainda geram frustração e não contribuem para a motivação dos colaboradores e também para sua felicidade e satisfação.

Leve o HumanGuide para a sua empresa

Agora que você já entendeu o que é o teste do HumanGuide e seus benefícios para as organizações, não deixe de levar esta ferramenta para a sua empresa. É importante para o crescimento de todos e para a construção de um dia a dia muito mais produtivo, saudável e motivador.

E se você curtiu este artigo, continue lendo os conteúdos do blog do Vittude Corporate.

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude