7 ideias de ações para Novembro Azul: estimule a conscientização em sua empresa
Avalie este artigo
4 de novembro de 2020 | 7 min de leitura
Bem-estar

7 ideias de ações para Novembro Azul: estimule a conscientização em sua empresa

Os dados não mentem: pesquisas do IBGE apontam que a proporção de mulheres que consultou um médico em 2019 foi de 82%, enquanto a dos homens foi de 69%. Isso só nos faz refletir sobre como ter ideias de ações para Novembro Azul na sua empresa é importante para estimular a conscientização.

Se você tem pouco conhecimento sobre essa campanha, é válido entender que o Novembro Azul vai muito além de uma ação de marketing.

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Outubro Rosa, não é mesmo? Muito conhecido por conscientizar as mulheres em relação à importância da prevenção e cuidados em relação ao câncer de mama. O Novembro Azul, por sua vez, está voltado para os homens, até porque pesquisas apontam a urgência em tal conscientização.

Pensando na importância dessa campanha, neste artigo você vai encontrar todas as informações que precisa sobre o assunto. Além disso, terá acesso a ideias de ações para Novembro Azul, afinal, essa é uma responsabilidade de todos nós. Para conferir todas as ficas, continue a leitura!

O que é o Novembro Azul?

Muita gente ouve falar sobre o Novembro Azul, mas não tem total clareza sobre a importância dessa campanha. Trata-se de uma ação de conscientização que tem como objetivo promover informações sobre a prevenção do câncer de próstata.

E por que essa conscientização é tão importante?

Simplesmente porque o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo de sua vida. Além disso, essa é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Os dados do INCA apontam que para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata.

É uma doença lenta e silenciosa, que atinge principalmente homens mais velhos, acima de 65 anos. No entanto, o grande problema aqui é em relação ao diagnóstico tardio e por isso a prevenção é crucial.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que apenas o homem possui e está localizada na parte baixa do abdômen. Trata-se de um órgão pequeno que fica abaixo da bexiga e à frente do reto.

O problema ocorre quando essa glândula cresce com o passar dos anos de tal forma que esse crescimento seja maligno. Alguns dos tumores de câncer de próstata podem evoluir rápido, se espalhando para outros órgãos. No entanto, a maioria cresce de maneira lenta e, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado com sucesso.

No início, esse câncer evolui de forma silenciosa e muitos pacientes não apresentam sintomas (ou apresentam sintomas parecidos aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar). Por outro lado, na fase avançada da doença, podem ocorrer sintomas como dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal.

O diagnóstico, por sua vez, inclui a dosagem de PSA (exame de sangue que analisa a quantidade do antígeno prostático específico) e o exame de toque retal, que ainda é alvo de muito preconceito.

Qual a importância da prevenção?

O grande ponto aqui é: não se pode arriscar. A prevenção é necessária para evitar problemas maiores, afinal, 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura.

Apesar do ótimo dado, uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem apontou números preocupantes que apontam que os homens, no geral, ainda cuidam pouco da própria saúde:

  • 50% dos homens só procuram tratamento para um problema de saúde quando algum sintoma atrapalha muito a rotina;
  • em muitos casos, eles só vão aos consultórios com doenças em estágio avançado, quando já é preciso realizar intervenção cirúrgica.

Bom, se restava alguma dúvida sobre a necessidade todo ano criar e implementar ideias de ações para Novembro Azul, não existe mais, né?

O que ainda impede os homens de realizarem exames preventivos?

Infelizmente, o machismo e a falta de informação sobre o assunto ainda são grandes barreiras que os homens enfrentam no dia a dia. Tal preconceito existe, principalmente, em relação ao exame de próstata que precisa ser realizado como forma de prevenção. Um tabu que pode custar a vida dos homens e que, portanto, precisa ser vencido.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), encomendada pelo Datafolha, apontou que 21% dos homens acreditam que o exame de próstata “não é coisa de homem”. Além disso, aqueles com mais de 60 anos revelaram que não acham o exame relevante.

Os homens cultivam a ideia de que se submeter ao exame de próstata é colocar a sua masculinidade em xeque. Tal preconceito é reforçado pela sociedade como um todo, que ainda faz piadas e brincadeiras sobre o assunto.

Justamente por isso o Novembro Azul é tão importante, pois é por meio da divulgação de informações que se combate a o machismo e a ignorância sobre essa doença. Quanto mais ideias de ações para Novembro Azul existirem, maior será a conscientização sobre o assunto.

Qual é o papel das empresas na campanha de Novembro Azul?

Estão equivocadas as empresas que ainda não assumiram as suas responsabilidades em relação à campanha e não contribuem para a conscientização por meio de ideias de ações para Novembro Azul.

É um dever de todos, inclusive das empresas, a disseminação de informações sobre o câncer de próstata. Afinal, cuidar do seu ativo mais valioso, o seu colaborador, é importante para manter o bem-estar de todos.

Na sua organização vale pensar sobre como criar um dia a dia mais saudável e sem tabus. No caso do câncer de próstata, muitos homens ainda são preconceituosos e machistas em relação ao exame de prevenção, portanto, interromper esse ciclo é importante.

Criar campanhas de conscientização dentro da empresa é um caminho válido, mas para ir além, é possível também promover o auxílio nas questões emocionais que ainda são grandes barreiras. Para isso, existe a psicoterapia.

O acompanhamento de um psicólogo pode ser essencial para que os homens consigam trabalhar essas questões de insegurança e preconceito. Dessa forma, passam a enxergar a doença como ela realmente é: um perigo. Quebrar os tabus e reforçar a necessidade da prevenção passa por um processo psicológico muito individual.

A psicoterapia, por sua vez, já pode ser oferecida como um benefício corporativo, em que a empresa oferece um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia com psicólogos. O Vittude Corporate, por exemplo, existe para tornar o acesso à psicoterapia mais fácil e simples, ajudando a promover o bem-estar dentro das empresas.

7 ideias de ações para Novembro Azul para implementar em sua empresa

Existem várias maneiras de criar um diálogo sobre o câncer de próstata na sua empresa. Tudo começa com as ideias de ações para Novembro Azul, que são necessárias para quebrar tabus e gerar conscientização sobre o assunto. Não se posicionar em casos como esse pode ser um grande erro, portanto, comece a planejar a sua campanha agora mesmo!

Confira, em seguida, algumas ideias de ações para colocar em prática:

Distribua materiais sobre o tema

As cartilhas foram utilizadas por muito tempo quando o objetivo era compartilhar informações sobre algum assunto. No entanto, hoje podemos nos beneficiar da tecnologia e evitar o desperdício de papel também. Os materiais sobre o Novembro Azul podem ser 100% digitais.

É possível enviar emails informativos ou divulgar informações no app da empresa (caso tenha um). Todo mundo acessa os canais digitais, mas isso não significa que você não possa investir em nenhum tipo de material impresso. Avalie o que faz mais sentido para a sua estratégia.

De qualquer forma, nesses materiais (sejam eles digitais ou físicos), vale compartilhar informações sobre a doença, tratamento e sintomas, enfatizando que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de evitar problemas maiores.

Divulgue histórias inspiradoras

Uma maneira interessante de criar conexões reais com as pessoas é por meio de histórias de superação. Pode ser um caminho para quebrar os tabus e mostrar para outros homens que a doença é séria, mas podem ser combatida.

Você pode recrutar voluntários na própria empresa ou de fora, que se sintam à vontade para compartilhar suas histórias com o câncer de próstata. Uma ideia é gravar esses depoimentos e compartilhar com os colaboradores da empresa em uma grande ação de Novembro Azul.

Convide palestrantes

Ainda sobre as histórias inspiradoras, uma forma de divulgá-las também é convidando alguns homens para palestrarem na empresa e contarem por meio do “olho no olho” como foi que descobriram e superaram o câncer. O ideal é convidar pessoas que fizeram o diagnóstico precoce para mostrar a importância da prevenção.

Além disso, uma outra ideia é convidar médicos e outros especialistas sobre o assunto para divulgarem informações seguras e relevantes sobre a doença. Que tal convidar um psicólogo também? Afinal, muitos homens ainda enfrentam os tabus e preconceitos em relação ao exame de câncer de próstata. Convidar alguém da área de saúde mental pode ser importante para combater essas questões e inseguranças.

Libere os colaboradores para fazerem os exames

Tudo muito bonito no discurso, mas na prática é outra história. Para incentivar os homens que trabalham na sua empresa a se prevenirem, que tal liberar aqueles precisam fazer exames para tirarem um período do dia da semana e irem aos laboratórios?

Quando a sua empresa oferece um plano de saúde que cobre totalmente ou parcialmente estes exames, isso pode ser levantado durante a campanha de Novembro Azul também.

Criar essa conscientização em relação à necessidade de criar o hábito de fazer os exames é muito importante também.

Crie desafios

Entre as ideias de ações para Novembro Azul, uma dica pode ser criar um desafio digital para que os seus colaboradores compartilhem fotos/depoimentos nas redes sociais sobre o assunto. Para isso, podem ser distribuídos os laços azuis e bigodes, que são uma marca da campanha.

Vale também convidar as pessoas (homens e mulheres) para participarem do Dia de Azul, em que todos devem ir com uma peça de roupa azul trabalhar.

Incentive hábitos saudáveis

Cultivar hábitos saudáveis é importante para prevenir o câncer de próstata, portanto, se a sua empresa quiser ir além nas ideias de ações para Novembro Azul, que tal promover o esporte?

Vocês podem organizar uma corrida ou qualquer outra modalidade de atividade física. O importante é que todos entendam que por trás dessa ação está uma campanha de conscientização.

Ofereça a psicoterapia como um benefício corporativo

Já citada anteriormente, a psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa no combate ao preconceito e inseguranças relacionadas ao câncer de próstata. Quando a sua empresa oferece esse tipo de benefício, está promovendo mudanças importantes na raiz do problema, afinal, muitos homens não diagnosticam a doença por conta do preconceito.

O auxílio de um psicólogo pode ser essencial para trabalhar essas questões referentes à percepção que os homens e a sociedade têm da doença.

Como realizar uma campanha de Novembro Azul no trabalho remoto?

Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre como adaptar as ideias de ações para Novembro Azul para o trabalho remoto. Afinal, muitas empresas aderiram total ou parcialmente ao home office durante e após a pandemia do COVID-19.

Se for o caso da sua empresa, é importante saber que ações relacionadas à psicoterapia podem ser adaptadas ao universo digital. Isso porque parceiros, como o Vittude Corporate, oferecem uma base de psicólogos que atendem de forma presencial e online.

Já as outras ações podem ser adaptadas para o virtual também. É possível realizar as palestras e bate-papos online e os materiais informativos podem ser todos digitais. Para completar, com as redes sociais, até mesmo os desafios e o Dia Azul podem ser realizados à distância.

O que não podemos é ignorar essa campanha tão importante. Presencialmente ou virtualmente, o Novembro Azul precisa acontecer na sua empresa.

Para começar agora mesmo a planejar as suas estratégias, clique aqui para falar com um dos especialistas do Vittude Corporate e entender como levar a psicoterapia para a sua empresa!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
equilíbrio emocional novembro azul saúde mental do trabalhador saude mental nas organizações

Leia também

Receba novidades da Vittude