A importância da ética profissional no ambiente de trabalho
Avalie este artigo
5/5 - (1 vote)
29 de outubro de 2021 | 6 min de leitura
Habilidades e Competências

A importância da ética profissional no ambiente de trabalho

5/5 - (1 vote)

O crescimento de qualquer empresa depende de um ambiente organizacional saudável e positivo, capaz de impactar positivamente a motivação e produtividade dos colaboradores. Neste contexto, também é necessário falar sobre a importância da ética profissional.

Isso porque este conceito está relacionado aos comportamentos e ações que regem o dia a dia de trabalho e como os funcionários se relacionam. Quando há ética profissional, portanto, a tendência é que o ambiente seja muito mais harmonioso e produtivo, o que é benéfico para todos os envolvidos.

Visto que se trata de um tema essencial para as organizações, estruturamos um conteúdo completo. Dessa forma, você pode se aprofundar no conceito de ética profissional, as suas características e importância para o crescimento das empresas. Vamos lá?

O que é a ética profissional?

A ética por si só diz respeito a um conjunto de valores que regem o comportamento de uma pessoa em sociedade. Portanto, está relacionada ao caráter e um indivíduo ético age conforme os padrões considerados corretos e se comporta sem prejudicar o outro.

E a ética profissional, por sua vez, nada mais é do que um conjunto de comportamentos, valores e modos de ser e agir que são aceitáveis dentro de uma empresa. A cultura organizacional é um conceito que está intimamente relacionado à ética, pois direciona os colaboradores em relação à essência da organização e o que é valorizado.

Vale a pena pontuar, no entanto, que dentro de uma empresa há pessoas com visões, valores e backgrounds muito diferentes. E não há como negar que isso pode impactar no dia a dia de trabalho e nas relações que são estabelecidas, pois cada um procura agir conforme os seus princípios individuais.

Por isso, é importante ressaltar que o intuito não é eliminar a individualidade dos colaboradores, mas garantir que todos saibam o que é tolerado e incentivado naquele ambiente corporativo. Dessa forma, é possível evitar situações desconfortáveis, comportamentos inadequados e conflitos de interesses que possam impactar o crescimento da organização como um todo.

Quais são as características da ética profissional?

Para entender melhor a importância da ética profissional no ambiente de trabalho, é interessante se aprofundar em suas principais características. É claro que existem vários pontos que poderiam ser incluídos nesta lista, mas ressaltamos alguns para que você entenda o que pode fazer parte de uma cultura com ética profissional.

Colaboração

Um ambiente colaborativo vai além do individualismo e egoísmo. Trata-se de um lugar em que os profissionais enxergam como é importante unirem seus conhecimentos e trabalharem em conjunto em prol de uma mesma causa.

É necessário que a empresa não cultive um dia a dia muito competitivo e ajude os colaboradores a se enxergarem como parceiros, não inimigos.

Honestidade

Outro ponto fundamental para a construção da ética profissional é a honestidade. Um ambiente corporativo repleto de mentiras e enganações está fadado ao fracasso. É essencial incentivar que os colaboradores ajam com transparência e verdade em suas ações e relacionamentos.

Respeito ao próximo

Um ambiente com pessoas diversas precisa de respeito ao próximo para se sustentar. Sem isso, é impossível criar laços genuínos e fomentar um dia a dia de trabalho mais colaborativo.

Justiça

A justiça deve orientar tanto as políticas internas da empresa como as relações trabalhistas. Todos os colaboradores devem ter a certeza de que estão inseridos em um ambiente no qual há igualdade, serão reconhecidos de forma justa quando um bom trabalho for executado e tudo será pautado nas leis e regras previamente alinhadas.

Lealdade

A lealdade está muito atrelada à fidelidade, o que é extremamente benéfico para as organizações. Contar com funcionários comprometidos e leais é necessário para atingir resultados acima do esperado e reter talentos. Quem é apaixonado pela causa da empresa com certeza irá permanecer por mais tempo no emprego e disseminar mensagens positivas sobre a experiência de trabalho.

Integridade

Uma pessoa íntegra é aquela que, mesmo quando há pressões e inseguranças, faz o que é certo. É sobre seguir os princípios e valores independentemente de qualquer situação.

Qual é a importância da ética profissional no trabalho?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as características deste conceito, vamos entender qual é a importância da ética profissional no ambiente de trabalho.

Em seguida, confira alguns benefícios relevantes para as empresas que cultivam um dia a dia pautado na ética!

Contribui para o employer branding

A tendência em uma organização com ética profissional é que ocorram menos conflitos, posturas abusivas, práticas tóxicas e outras situações que podem impactar negativamente a imagem da empresa.

É importante se lembrar de que hoje em dia os próprios colaboradores são um veículo de disseminação de mensagens sobre os lugares em que trabalham. Por isso, contar com profissionais com ética é fundamental para garantir um dia a dia mais saudável e fortalecer a marca empregadora.

Melhora o clima organizacional

A ética profissional é essencial para que os funcionários convivam melhor e construam um ambiente pautado em respeito, colaboração, justiça e harmonia. A postura ética, portanto, favorece para um clima organizacional muito mais saudável e positivo.

Basta pensar em situações conflituosas ou adversas e como uma pessoa com ética agiria. Com certeza ela contribuiria para solucionar a questão pautada na honestidade, integridade etc.

Aumento da produtividade e engajamento

Talvez você não tenha parado para pensar, mas a ética profissional também tem um papel importante quando o assunto é produtividade e engajamento.

Isso porque quando ela é bem trabalhada e estabelecida, favorece para uma gestão de pessoas muito mais eficiente. Em um ambiente íntegro,  justo, respeitoso e colaborativo, os funcionários se sentem muito mais motivados para trabalhar e bater suas metas.

Com isso, a tendência é que índices negativos, como turnover e absenteísmo, caiam e a retenção de talentos seja cada vez maior. Afinal, todo mundo gosta de trabalhar em um lugar pautado pela ética, não é mesmo?

Melhora na comunicação e relacionamentos

Por fim, outro benefício importante é em relação à comunicação e o fortalecimento dos relacionamentos. Uma empresa com uma cultura organizacional ética cultiva um ambiente muito mais colaborativo, justo e honesto.

Tudo isso é positivo para a comunicação entre os funcionários e, é claro, para as relações que são criadas. As pessoas se sentem mais seguras e respeitadas, abertas para dar e receber feedbacks e se comunicar sem receios.

Como desenvolver a ética profissional na sua empresa?

Além de entender a importância da ética profissional, é fundamental ter clareza sobre como desenvolver um ambiente de trabalho pautado nos valores e características priorizados pela sua empresa. Dessa forma, é possível criar um dia a dia muito mais saudável e agradável para todos os funcionários.

Confira algumas dicas do que pode ser implementado na sua organização!

Reforce a cultura organizacional

Um ponto crucial é ter uma cultura organizacional bem sólida e coerente. É importante que todos os colaboradores tenham consciência sobre o que é esperado e os comportamentos e ações que são incentivados no dia a dia de trabalho.

Já no momento da contratação é preciso analisar o perfil dos candidatos e avaliar quais têm maior fit cultural, pois este é um ponto importante para a construção de um time alinhado.

Na rotina, os padrões de comportamento devem ser sempre reforçados por meio de reuniões, palestras ou até mesmo cursos. Lembrando, é claro, que as lideranças são um grande espelho para os outros profissionais e, por isso, precisam ser bem treinadas para disseminarem o código de condutas éticas e morais adequadamente.

Foque no desenvolvimento de soft skills

Sabemos que as hard skills, ou seja, as habilidades técnicas, são muito importantes para o crescimento de qualquer profissional ou empresa. No entanto, as soft skills têm um papel muito relevante também.

Estamos nos referindo às habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência e inteligência emocional, que estão diretamente relacionadas à ética profissional. A maneira que uma pessoa se relaciona com os colegas, encara conflitos e lida com as suas próprias emoções impacta na rotina de trabalho de forma positiva ou negativa.

Por isso, as empresas precisam ficar de olho nas soft skills e procurar recrutar e desenvolver os profissionais a partir deste olhar.

Ofereça a psicoterapia como benefício corporativo

Visto que a ética profissional está muito relacionada às soft skills e também aos princípios, condutas e modo de ser de uma pessoa, a psicoterapia pode ser uma forma interessante de desenvolver algumas habilidades.

É normal que cada funcionário da empresa tenha a sua forma de agir e pensar, mas é importante que todos estejam alinhados em relação ao que deve ser praticado no dia a dia de trabalho.

Por mais que pareça algo simples, para algumas pessoas pode ser um grande desafio entender os seus próprios padrões de comportamento e como se posicionar em algumas situações profissionais. E a terapia pode ser muito útil para aprofundar o autoconhecimento e desenvolver novas habilidades para agir com mais ética.

E a boa notícia é que as empresas já podem oferecer este serviço como um benefício corporativo, incentivando seus colaboradores a fazerem psicoterapia. Trata-se de uma ferramenta muito valiosa e benéfica para o bem-estar e crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Invista em uma cultura pautada na ética profissional

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância da ética profissional, que se trata de um conceito que engloba os comportamentos aceitos dentro do contexto corporativo.

O próximo passo é entender como fortalecer ainda mais uma cultura pautada na justiça, honestidade, integridade e outras características relevantes para a sua empresa. Assim, será possível colher todos os benefícios e elevar os resultados da organização!

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Vittude Corporate!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
5/5 - (1 vote)

Leia também

Receba novidades da Vittude