Liderança: conheça 12 características ou qualidades de um bom líder
Avalie este artigo
12 de junho de 2019 | 6 min de leitura
Ambiente saudável

Liderança: conheça 12 características ou qualidades de um bom líder

O que faz algumas pessoas se destacarem em papéis de liderança? As teorias de liderança dentro da psicologia procuram explicar como e por que certas pessoas se tornam líderes.

Tais teorias geralmente enfocam as características dos líderes, mas algumas tentam identificar os comportamentos que as pessoas podem adotar para melhorar suas próprias habilidades de liderança em diferentes situações.

Os primeiros debates sobre a psicologia da liderança frequentemente sugeriam que tais habilidades eram simplesmente habilidades com as quais as pessoas nasceram. Algumas teorias mais recentes propõem que possuir certas características pode ajudar a tornar as pessoas líderes por natureza, mas que a experiência e as variáveis situacionais também desempenham um papel crítico.

Teorias comportamentais de liderança são baseadas na crença de que grandes líderes são feitos, não nascem. Enraizada no behaviorismo, essa teoria da liderança se concentra nas ações dos líderes, não nas qualidades mentais ou nos estados internos. De acordo com essa teoria, as pessoas podem aprender a se tornar líderes por meio do ensino e da observação.

Características e qualidades de uma boa liderança

Os líderes de empresas estão enfrentando uma crise. Quase um terço dos funcionários não confia na administração. Além disso, os empregadores agora precisam atender às necessidades da geração dos millennials. Em média, depois de se formar na faculdade, uma millennial mudará de emprego quatro vezes antes dos 32 anos. A maioria deles não se sente empoderado em seus empregos atuais.

É claro que muitos líderes não estão conseguindo promover um senso de confiança e lealdade em seus funcionários. Entretanto, os gerentes que demonstram grandes qualidades de liderança podem inspirar suas equipes a realizarem coisas incríveis.

liderança conversa entre pessoas

Embora a inteligência e a confiabilidade sejam consistentemente desejadas, os traços que os funcionários desejam em seus líderes dependem do nível de liderança que possuem. As pessoas tendem a querer mais traços interpessoais, como compaixão e amabilidade, em seus supervisores de nível mais baixo, e traços mais dominantes, como ambição e assertividade, em seus supervisores de nível superior. Algumas das características mais comumente associadas a uma grande liderança incluem as que você verá a seguir.

1. Sincero entusiasmo

O verdadeiro entusiasmo por um negócio, seus produtos e sua missão não pode ser falsificado. Os funcionários podem reconhecer uma torcida falsa a quilômetros de distância. No entanto, quando os líderes são sinceramente entusiastas e apaixonados, isso é contagiante.

Estar entusiasmado ajuda o líder a identificar os principais problemas existentes em seu setor. Qualquer inovação começa com esses problemas e termina com produtos e serviços. Os principais problemas são resolvidos quando existe uma força positiva e apaixonada por trás disso.

2. Integridade

Seja dando crédito adequado por realizações, reconhecendo erros, transmitindo feedbacks ou colocando a segurança e a qualidade em primeiro lugar, os grandes líderes demonstram integridade em todos os momentos. Eles fazem o que é certo, mesmo que isso não seja a melhor coisa para o projeto atual ou até mesmo para o resultado final.

Quando as pessoas vêem evidências de que os líderes não têm integridade, isso pode ser quase impossível de se recuperar e a confiança perdida é difícil de voltar. Uma boa liderança se mantém íntegra, independente da situação.

3. Grande habilidade de comunicação

Os líderes devem motivar, instruir e disciplinar as pessoas de quem são responsáveis. Eles não podem realizar nada disso se não forem comunicadores habilidosos. Não só é importante ter grandes habilidades de comunicação, como a má comunicação pode levar a resultados ruins.

Líderes que não conseguem desenvolver essas habilidades são frequentemente vistos como fracos e mesquinhos. Também é importante lembrar que ouvir é parte integrante da comunicação.

liderança feedback

4. Lealdade

Os melhores líderes entendem que a verdadeira lealdade é recíproca. Por causa disso, eles expressam essa lealdade de maneiras tangíveis que beneficiam os membros de suas equipes. A verdadeira lealdade é garantir que todos os membros da equipe tenham treinamento e recursos para realizar seu trabalho.

Os grandes líderes vêem a si mesmos como estando em uma posição de serviço aos membros de sua equipe. Os funcionários que acreditam que a liderança é leal a eles são muito mais propensos a mostrar sua própria lealdade.

5. Decisividade

Um bom líder não é simplesmente autorizado a tomar decisões devido à sua posição. Eles estão dispostos a assumir o risco de tomar decisões. Eles tomam essas decisões e correm riscos, sabendo que, se as coisas não derem certo, eles precisarão se responsabilizar em primeiro lugar.

Além disso, chefes que não são decisivos são muitas vezes ineficazes. Muito esforço trabalhando em consenso pode ter um efeito negativo. Em vez de simplesmente tomar uma decisão, muitos líderes permitem que o debate continue, e então criam uma decisão fragmentada que não satisfaz ninguém.

6. Competência gerencial

Muitas organizações tentam criar líderes a partir de pessoas que são simplesmente boas em seus trabalhos. Aqueles que emergem como trabalhadores muito bons geralmente têm qualidades importantes. Eles são os que têm um forte entendimento dos produtos e serviços da empresa. Eles entendem os objetivos, processos e procedimentos da empresa.

Por outro lado, ser bom em seu trabalho não prova que alguém possui as outras competências de que precisa para a liderança. Por exemplo, eles podem inspirar, motivar, orientar e dirigir? Como no futebol, embora quase todos os treinadores tenham experiência como jogadores, os jogadores mais vitoriosos não são necessariamente os treinadores mais bem-sucedidos.

7. Empoderamento

Um bom líder acredita na sua capacidade de treinar e desenvolver os funcionários abaixo deles. Por causa disso, eles têm a disposição de capacitar aqueles que eles lideram para agir de forma autônoma.

Isso vem da confiança de que os membros de sua equipe estão totalmente preparados para os desafios que enfrentam. Quando os funcionários são capacitados, eles são mais propensos a tomar decisões que sejam do melhor interesse da empresa e do cliente também. Isso é uma realidade mesmo que signifique permitir que os funcionários saiam um pouco do roteiro.

8. Carisma

As pessoas são mais propensas a seguir o exemplo daquelas que admiram. Os melhores líderes são bem falados, acessíveis e amigáveis. Eles mostram um cuidado sincero pelos outros. As pessoas em todos os níveis de uma organização acham fácil se relacionar com eles e seguir sua liderança.

9. Habilidades interpessoais

Excelentes habilidades interpessoais são essenciais para liderar de forma eficaz. Grandes líderes sabem como interagir bem com outros líderes, assim como com os membros da equipe. Essas habilidades são muitas vezes chamadas de soft skills.

Além disso, conseguem se colocar como facilitadores das relações. Mesmo em situações de crises, bons líderes servem como apaziguadores e orientadores para um trabalho em equipe mais bem estruturado e gerador de resultados.

10. Julgamento orientado à ação

Grandes líderes inteligentes fazem escolhas que levam o grupo adiante. Para isso, é preciso ser habilidoso e capaz, levando à ações concretas. Os membros do grupo são capazes de olhar para o líder como um exemplo de como as coisas devem ser feitas.

Líderes eficazes prestam atenção aos membros do grupo e realmente se preocupam em ajudá-los a ter sucesso. Eles querem que cada pessoa do grupo seja bem-sucedida e desempenhe um papel em levar o grupo inteiro adiante.

11. Coragem e autoconfiança

Os melhores líderes são corajosos e comprometidos com os objetivos do grupo. Eles não se escondem dos desafios. Além disso, líderes fortes se apegam a perseverança e a resiliência.

Mesmo quando as coisas ficam difíceis ou o grupo enfrenta obstáculos significativos, são capazes de orientar para boas decisões. Muitos dos melhores líderes são extremamente seguros. Por estarem confiantes em si mesmos, os seguidores muitas vezes começam a compartilhar dessa autoconfiança.

12. Estabilidade emocional

Além de serem confiáveis ​​em geral, os líderes fortes são capazes de ter equilíbrio emocional. Isso tanto no sentido de compreender o que estão sentindo, quanto no sentido de evitar reações que podem causar o mal para o grupo. A inteligência emocional é propulsora de melhores líderes.

A saúde mental anda lado a lado com a liderança. Se você não tem a capacidade de gerenciar seus próprios impulsos, como poderá orientar outras pessoas a cuidarem dos delas? Ter o acompanhamento de um psicólogo para trabalhar características de mindfulness e realizar práticas constantes de compreensão da mente é fundamental.

Cada uma dessas qualidades é absolutamente essencial para uma grande liderança. Sem eles, os líderes não podem viver todo o seu potencial. Como resultado, seus funcionários nunca terão um desempenho tão bom quanto eles.

Por isso, as organizações precisam aprender as melhores maneiras de identificar e também desenvolver esses traços necessários em líderes existentes e emergentes. A forma ideal de fazer isso é a partir do contato mais próximo com psicólogos facilitado pela própria empresa.

A Vittude Corporate conecta psicólogos e pacientes para que seus colaboradores possam usar o benefício de trabalhar a mente quando e onde quiserem. Com mais saúde mental dentro da empresa você reduz os gastos com saúde, melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade e diminui o absenteísmo.

Se você gostou desse artigo, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e também assinar nossa newsletter!

Leia também:

Saúde Mental no ambiente de trabalho

Burnout: como manter um ambiente de trabalho mais saudável

Por Tatiana Pimenta

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo
a importancia da saude mental no ambiente de trabalho a importancia da saude mental no trabalho a importância de um bom líder estabilidade emocional estabilidade emocional no trabalho inteligência emocional inteligência emocional no trabalho liderança responsabilidade afetiva saúde mental

Leia também

Receba novidades da Vittude