O que é liderança assertiva? Saiba como implementá-la!
Avalie este artigo
28 de maio de 2021 | 6 min de leitura
Habilidades e Competências

O que é liderança assertiva? Saiba como implementá-la!

O conceito de líder é o mesmo há muitos anos: uma pessoa capaz de unir, inspirar e influenciar um grupo de indivíduos em prol de algo em comum. O que tem se transformado com o passar do tempo é a maneira que cada um executa este papel e, neste artigo, vamos falar sobre a liderança assertiva.

Ser um bom líder não está mais associado a conquistar as pessoas pelo medo, ou seja, por meio de uma postura autoritária demais. As novas formas de se exercer as lideranças hoje em dia vão muito além e são mais saudáveis, ajudando a construir ambientes de trabalho muito mais produtivos e agradáveis.

Pensando nisso, vamos nos aprofundar na liderança assertiva neste artigo e entender melhor as suas características e benefícios. Confira!

O que é uma liderança assertiva?

Segundo o dicionário, a palavra assertivo tem os seguintes significados:

“Cuja validade da declaração que, sendo positiva ou negativa, é completamente assumida pelo locutor; declarativo.

Que expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras.”

Com isso, já deve ter ficado bem claro o que é uma liderança assertiva, não é mesmo? Trata-se de um profissional que é firme em suas posições — não diz respeito a estar certo ou errado, mas a ter segurança e firmeza ao agir e falar. E não podemos negar que esta é uma característica muito importante para qualquer líder, afinal, são pessoas que precisam transmitir confiança, credibilidade e tranquilidade.

Quais são os benefícios de uma liderança assertiva?

Empresas que contam com lideranças assertivas saem ganhando em diversos aspectos. Confira, em seguida, os principais benefícios tanto para o time como para a organização como um todo:

Time mais unido e confiante

Um líder assertivo contribui positivamente em diversos aspectos, sendo um deles a capacidade de unir o time em prol de um objetivo em comum. Isso acontece porque quando a liderança se posiciona com firmeza e clareza, todos se sentem mais confiantes para seguir as suas orientações. Dessa forma, o trabalho em equipe é fortalecido de maneira significativa e todos saem ganhando.

Comunicação mais clara e objetiva

Uma liderança assertiva tem como um dos seus principais pilares uma comunicação eficiente. Nada de rodeios e ruídos que atrapalham a transmissão da mensagem. Esse tipo de profissional vai direto ao ponto ao mesmo tempo que é firme e transmite credibilidade em relação ao que está comunicando.

Redução das tensões

Sabemos que um líder é responsável por várias pontas dentro de uma empresa, inclusive a centralização de possíveis conflitos e tensões. Quando a liderança é assertiva, esse problema é reduzido, afinal, se trata de um profissional firme e capaz de mediar conflitos com maturidade.

Melhora na solução de problemas

A eficiência na solução de um problema depende, em muitos casos, de uma boa condução do processo. Isso significa que, desde o começo, o diagnóstico, as consequências e as possibilidades devem ser expostas com clareza. E as lideranças assertivas são muito eficientes nesse sentido, contribuindo positivamente na busca por caminhos que solucionem a questão problemática.

Aumento da produtividade

Por fim, mas não menos importante, vale pontuar que uma liderança assertiva é capaz de conduzir muito bem os membros do seu time e, consequentemente, elevar a produtividade e o foco.

Quais são as características de uma liderança assertiva?

A liderança é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não é óbvia e existem várias formas de se coordenar um grupo de pessoas. Nem todos encaram dessa forma, mas a verdade é que liderar é um enorme desafio que exige bastante autoconhecimento.

Existem pessoas que optam por um comportamento agressivo ou manipulativo, outras são mais passivas. A liderança assertiva não é nada disso e, por isso mesmo, talvez seja o melhor caminho para quem está descobrindo a sua forma de liderar.

Em seguida, confira as principais características desse tipo de liderança:

Comunica-se com clareza

Como já foi citado anteriormente, a comunicação é o ponto central do líder assertivo. Trata-se de uma pessoa firme, que transmite confiança e credibilidade enquanto fala. Portanto, há uma preocupação muito grande em se comunicar com clareza e objetividade para que os interlocutores entendam a mensagem transmitida.

Esta é uma característica muito importante, pois um líder precisa se comunicar o tempo todo, seja com o time, pares ou com os seus próprios superiores. Quando as mensagens são passadas adiante com honestidade, respeito e eficiência, todos saem ganhando.

Outro ponto importante em relação à comunicação é que deve ser uma via de mão dupla, ou seja, ao mesmo tempo em que a liderança assertiva fala muito bem, também precisa ter uma escuta ativa. Afinal, é assim que diálogos e relações se constroem.

Fornece feedbacks estruturados

A liderança assertiva não se preocupa apenas em se comunicar com firmeza e tranquilidade, mas também está atenta à importância dos feedbacks. Esta ferramenta é essencial para a manutenção dos relacionamentos interpessoais no dia a dia de trabalho.

O ponto positivo desse tipo de liderança é que, seja um feedback positivo ou negativo, será muito bem trabalhado para ser transmitido com clareza e tranquilidade. Nada de agressividade, manipulação ou até mesmo indiferença — esse tipo de líder sabe como se posicionar sem medo e não se sente acuado diante de uma tarefa complexa.

Não centraliza o poder

Líderes centralizadores acabam tornando o dia a dia de trabalho muito desmotivador para os membros da sua equipe. A tendência é que os liderados não se sintam parte dos processos da empresa e fiquem com a sensação de que são apenas uma peça na engrenagem sem nenhum poder de decisão.

Uma liderança assertiva deve se posicionar com firmeza, mas isso não significa que deva ser autoritária e centralizar tudo em suas mãos. É importante que haja troca e confiança em todo o processo e nas relações entre líder e liderados.

Consegue mediar conflitos de maneira saudável

Um bom líder se posiciona sempre diante de um conflito, ou seja, de maneira nenhuma pode se ausentar ou demonstrar passividade. No entanto, isso não significa que deva ser parcial. Nesse tipo de situação é essencial que a liderança se posicione com calma e tranquilidade, com uma postura convincente e precisa.

Por isso, lembre-se: o objetivo é sempre ajudar a mediar e solucionar o conflito sem prejudicar o relacionamento entre os colaboradores.

É capaz de influenciar e persuadir pessoas

Uma liderança assertiva é construída com base no respeito e na confiança que são conquistados junto aos liderados. Dessa forma, o poder de persuasão e convencimento cresce bastante. Uma influência usada para o bem e crescimento em conjunto é uma habilidade muito relevante para qualquer líder.

É humilde

Ser um líder assertivo não tem a ver com arrogância e senso de superioridade, pelo contrário. Trata-se de uma pessoa que sabe os seus defeitos e pontos fracos, mas que também é inteligente o suficiente no momento de se comunicar para que o seu lado mais frágil não interfira no poder de persuasão e na transmissão de confiança.

Transmite confiança e credibilidade

Uma das principais características das lideranças assertivas é uma postura convincente e confiante, que transmite muita credibilidade. É aquela pessoa que, quando fala algo, todos levam a sério. Não necessariamente todos concordam, mas com certeza sabem que aquele profissional sabe sobre o que está falando.

Trata-se de uma característica muito importante, afinal, como confiar nas orientações e direcionamentos de um líder que não transmite credibilidade? Normalmente, líderes de primeira viagem sofrem um pouco mais para se impor e demonstrar firmeza, mas com o tempo passam a se sentir mais autoconfiantes também.

Foca em resultados

Um líder assertivo é determinado, focado em resultados e sabe aonde quer chegar. Estas características contribuem para que ele seja visto como uma pessoa confiável, que sabe o que está fazendo e que tem um norte. Dessa forma, consegue mobilizar os membros do seu time para trabalharem em prol de um objetivo em comum.

Tem empatia

Também estamos falando sobre uma liderança que respeita as diferenças e sabe se colocar no lugar do outro. A empatia é uma habilidade muito requisitada hoje em dia e essencial para a construção de times mais saudáveis.

Como dar suporte ao desenvolvimento das lideranças da empresa?

Existem muitas formas de ser um líder e, ao mesmo tempo, diversas maneiras de se desenvolver nessa posição. Neste cenário, qual é o papel das empresas, ou seja, como elas podem contribuir para o desenvolvimento de suas lideranças? Afinal, a organização, mais do que ninguém, está interessada nisso, não é mesmo?

Em seguida, confira algumas dicas de ações que podem ser implementadas na sua empresa!

Treinamentos

Oferecer treinamentos é uma forma prática de ajudar as lideranças das empresas a se prepararem para os desafios e responsabilidades deste cargo. Podem ser organizados treinamentos separados para líderes com menos e mais tempo de experiência, afinal, as necessidades acabam sendo diferentes também.

O ideal é que o time de recursos humanos cruze o estilo de liderança esperado pela empresa com o perfil dos colaboradores nessa posição e as suas maiores necessidades e dificuldades.

Palestras

Outra forma bem prática e simples de orientar as lideranças é por meio de palestras. Que tal convidar líderes inspiradores do mercado para contarem sobre suas experiências, responderem perguntas e darem dicas? Pode ser um grande incentivo para aqueles que estão se sentindo perdidos e precisam de um foco.

Psicoterapia

Nem todos pensam na psicoterapia quando estamos falando sobre desenvolvimento de lideranças, mas também é uma ferramenta muito valiosa nesse sentido.

Isso porque a psicoterapia se trata de um profundo processo de autoconhecimento no qual a pessoa entender melhor quem é e como lida com diversas situações da vida. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades importantes para um líder, como a inteligência emocional, por exemplo.

Como se trata de um serviço ainda inacessível para muitas classes sociais, as empresas podem oferecer como um benefício corporativo.

Continue aprendendo a montar equipes de sucesso

Se você gostou de todas as dicas sobre lideranças assertivos deste artigo, que tal continuar se aprofundando em temas relacionados por meio do e-book gratuito “Montando equipes de sucesso”?

Você poderá continuar lendo sobre:

  • características de um bom líder;
  • razões para investir em uma boa liderança;
  • como encontrar bons líderes ;
  • como desenvolver líderes  e muito mais! 

Baixe agora mesmo e aproveite para acompanhar outros conteúdos no blog do Vittude Corporate!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude