Principais tipos de talentos para ter uma equipe de sucesso
Avalie este artigo
30 de julho de 2021 | 6 min de leitura
Habilidades e Competências

Principais tipos de talentos para ter uma equipe de sucesso

Para crescer e atingir o sucesso, uma equipe precisa contar com diferentes tipos de talentos. Isso porque a diversidade é importante para garantir que os profissionais sejam complementares e consigam superar desafios e adversidades mais facilmente.

Em um time em que todos têm o mesmo perfil comportamental, por exemplo, fica mais difícil lidar com determinadas situações que atravessam o dia a dia de trabalho. Por isso, realizar um recrutamento que contemple diferentes tipos de talentos é tão importante para o crescimento de uma empresa.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, continue a leitura deste artigo. Por aqui, você vai entender melhor a definição de talento, os principais tipos e muito mais!

O que é talento?

Primeiro de tudo, é essencial entender o que é talento. Trata-se da capacidade de um ser humano de fazer algo, ou seja, desenvolver uma ação, com eficiência e facilidade. Está associado a algo que se destaca naturalmente e que, geralmente, é feito com gosto e satisfação.

Um talento, portanto, pode ser entendido como uma habilidade natural de qualidade superior, algo que a pessoa faz com naturalidade e sem muita dificuldade para atingir ótimos resultados. Alguns têm talento para desenhar, outros para tocar um instrumento ou para cozinhar.

Estamos falando, portanto, de um conjunto de habilidades, características, conhecimentos e experiências que resultam em talentos específicos, ou seja, aptidões inatas que a pessoa tem.

Ao longo da vida, um indivíduo pode descobrir novos talentos, aprimorá-los e entender melhor no que ele é bom.

Qual é a diferença entre talentos e habilidades?

Para ficar claro o conceito de talento, é importante também saber diferenciá-lo de habilidades. Ao analisarmos a explicação sobre talento, fica óbvio que tem relação com algo natural, que você já nasce com aquela aptidão e pode ir aprimorando-a ao longo da vida, certo?

A habilidade, por sua vez, é aprendida e desenvolvida com muita dedicação, tempo e esforço. Não é algo que sai tão naturalmente, mas não significa que você não possa aprender.

Vamos imaginar, por exemplo, que você não é muito bom com desenhos, ou seja, não é um talento natural. Mesmo assim, você tem interesse e deseja se aperfeiçoar nessa atividade. Por isso, estuda, faz cursos, pede feedbacks… Tudo isso é um esforço que você faz para conseguir desenvolver tal habilidade.

Por outro lado, você escreve naturalmente e tem facilidade para organizar as ideias e desenvolver uma narrativa. Isso flui naturalmente e, portanto, pode ser considerado um talento. Não é necessário muito esforço para atingir um ótimo resultado.

Deu para entender a diferença?

8 tipos de talentos importantes para construir uma equipe

Existem diversos tipos de talentos e é interessante conhecer um pouco mais sobre alguns dos que fazem muita diferença no dia a dia de trabalho. É claro que são muitos, portanto, em seguida você poderá conferir apenas uma seleção.

Lembrando que dentro de uma empresa, quanto mais diversidade, melhor. Confira:

Criatividade

Já reparou como algumas pessoas têm uma facilidade maior para pensar fora da caixa? Você está naquela reunião em que o objetivo é fugir do pensamento óbvio e todo mundo está travado, mas tem alguém que, com muita tranquilidade, sugere ideias, conecta pontos e consegue sair de um ciclo repetitivo.

Esse talento é muito importante para as empresas que desejam cultivar um ambiente propício à inovação. Entre muitas vantagens, a criatividade é essencial para resolução de problemas e a criação de novos produtos/serviços.

Tomada de decisão

Certas pessoas têm mais dificuldade para tomar decisões. Outras, por sua vez, têm esse talento natural e, consequentemente, se sentem mais confortáveis até mesmo para liderar equipes e tomar decisões difíceis em momentos de crise. Trata-se de um talento que se torna uma grande vantagem para a organização, pois decisões sempre precisam ser tomadas.

Resiliência

Em momentos de crise e incertezas, já reparou como algumas pessoas simplesmente desabam e passam a cultivar uma postura negativa? Esses indivíduos não têm a resiliência como talento, pois encontram dificuldades para se manter produtivos e positivos diante de adversidades.

Por outro lado, quem tem essa facilidade consegue enfrentar os obstáculos e momentos de mudanças com muito mais otimismo e tranquilidade, garantindo a positividade ao longo do processo.

Hoje, se trata de uma habilidade muito importante e procurada pelos recrutadores, por isso vemos muita gente buscando aprimorá-la ao longo da vida.

Liderança

E falando em liderança, sabia que esse também é um talento que nem todo mundo tem? Algumas pessoas se sentem muito mais tranquilas e confortáveis para liderar e influenciar, conduzindo um time de indivíduos em uma única direção.

Trata-se de um papel social essencial em qualquer grupo. É claro que as pessoas podem desenvolver a liderança, mas é interessante notar como existem aqueles que transparecem esse talento de forma muito natural.

Falar em público

Muita gente entra em pânico quando precisa falar em público, mas outros simplesmente se sentem muito confortáveis com isso — é aí que entra o talento. É importante ressaltar, no entanto, que para crescer no trabalho, algumas pessoas  precisam desenvolver essa habilidade com tempo, esforço e dedicação para superar travas e obstáculos.

Autogestão

Estamos falando sobre ser capaz de planejar e direcionar seus esforços, ou seja, uma pessoa que não precisa que ninguém o guie para atingir determinados objetivos. O autogerenciamento pode ser muito requisitado dependendo da área e responsabilidades de uma pessoa na empresa.

Pensamento estratégico

Pessoas com pensamento estratégico são capazes de atingir objetivos em um ambiente competitivo e contam com aptidões voltadas para processos de pensamento, como criatividade e lógica. São indivíduos que lidam com complexidades relacionadas ao mercado, comportamento humano, mudanças inesperadas etc.

Comunicação

A comunicação no universo corporativo também é considerada um tipo de talento, afinal, alguns têm maior facilidade para transmitir ideias, enquanto outros sofrem um pouco mais nesse sentido. Pessoas mais extrovertidas costumam se sentir mais confortáveis ocupando um lugar de fala e fazem isso de forma muito natural.

Também se trata de uma habilidade muito requisitada hoje em dia e que muitos procuram aprimorar para se sentirem mais confiantes tanto em âmbito pessoal como profissional.

Qual é a importância de um time com diferentes tipos de talentos?

Agora que você já conheceu alguns tipos de talentos, imagine comigo uma situação: uma equipe em que todos extremamente comunicativos e têm facilidade para falar em público, mas ninguém conta com um pensamento estratégico e aptidões voltadas para a liderança.

É importante se lembrar de que um talento não anula o outro, portanto, não basta ter uma equipe repleta de comunicadores excelentes e parar por aí. Para garantir o crescimento do time e da empresa, é essencial garantir profissionais com talentos complementares.

Em diferentes projetos e momentos pelos quais a organização passa será exigido mais um talento do que outro e, assim, um time diverso garante melhor harmonia e equilíbrio.

Pensando nisso, é necessário que o recrutamento das empresas seja pautado também na análise de perfil comportamental, que é um conjunto de comportamentos e reações que estruturam a personalidade de uma pessoa. Assim, é possível identificar talentos e construir um time diverso e complementar.

A importância do autoconhecimento na identificação de talentos

Nem todos os talentos são óbvios desde que uma pessoa nasce. Em alguns casos, pode demorar anos para se compreender no que é bom naturalmente, o que flui com tranquilidade e sem grandes esforços.

Essa descoberta está muito relacionada ao autoconhecimento. Dentro das empresas, podem existir talentos brutos que precisam ser lapidados. Isso significa que um profissional pode ser bom em algo sem precisar se esforçar muito para isso, mas não tem consciência deste talento.

Por isso, é tão importante o processo de autoconhecimento no qual o indivíduo pode conhecer melhor as suas aptidões e o que gosta de fazer. Afinal, não adianta se forçar a fazer algo no qual se é muito bom, mas, ao mesmo tempo, se trata de uma atividade que não gera prazer e satisfação.

As próprias organizações podem ajudar a promover esse tipo de processo, por meio de psicoterapia ou coaching, por exemplo. Além disso, processos de feedback e avaliação de desempenho também ajudam nesse sentido.

Cruze as necessidades da empresa com os tipos de talentos

Existem inúmeros tipos de talentos que podem contribuir para o crescimento dos times da sua empresa. Aqui neste artigo citamos alguns dos mais conhecidos, mas, além disso, é muito importante se atentar a duas coisas para montar equipes de sucesso.

Em primeiro lugar, analisar as necessidades da empresa é essencial para entender quais tipos de talentos devem ser alocados em cada time. Em segundo lugar, seja no recrutamento ou na análise de desempenho de cada colaborador, é necessário cultivar um olhar atento em relação àquilo que cada um tem de melhor e como esses talentos se encaixam no que é necessário para a empresa atingir os seus objetivos.

Ao realizar esse cruzamento, a organização como um todo irá se beneficiar e garantir uma vantagem competitiva. Os colaboradores se sentem mais motivados quando podem atuar em uma área em que são naturalmente bons e gostam do que fazem e a empresa colhe os frutos em termos de produtividade, motivação no trabalho e ótimos resultados.

Continue lendo artigos como este no blog do Vittude Corporate!

Você já baixou o nosso app? Por lá você pode buscar psicólogos e psicólogas, agendar consultas e até mesmo fazer as sessões. Disponível para Android e iOS:
App Vittude na Play Store
App Vittude na Apple Store

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude