WHOQOL-bref: o que é e como sua empresa pode se beneficiar
Avalie este artigo
4 de outubro de 2021 | 4 min de leitura
Desenvolvimento de Pessoas

WHOQOL-bref: o que é e como sua empresa pode se beneficiar

Você já ouviu falar em WHOQOL-bref? Trata-se de um questionário que pode ser aplicado internamente nas empresas e fornecer insights valiosos sobre a qualidade de vida dos colaboradores.

Para as organizações que estão preocupadas com o bem-estar e a saúde mental dos seus funcionários, pode ser uma ferramenta muito interessante e, é claro, uma grande aliada nesse sentido.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo, pois vamos explicar o que é o WHOQOL-bref e a sua importância em ambientes organizacionais. Vamos lá?

O que é o WHOQOL-bref?

O WHOQOL-bref é uma versão reduzida do original Whoqol-100, um questionário com cem perguntas. Isso mesmo, cem! O resumido, por sua vez, tem somente 26 questões, mas ainda assim é bastante profundo.

Entre as 26 perguntas, há duas questões de autoavaliação sobre qualidade de vida e satisfação com a saúde geral e as outras 24 representam cada uma das 24 facetas que compõem o WHOQOL-100, ou seja, o teste original. O WHOQOL-bref é composto por quatro domínios, sendo eles:

  • físico;
  • psicológico;
  • relações sociais;
  • meio ambiente.

O questionário considera que estes quatro domínios constituem aspectos fundamentais da saúde mental de um ser humano. Dessa forma, o resultado aponta uma média de satisfação ou de como está o nível de tais esferas. Mas é importante ressaltar que ele não se aprofunda em sintomas ou no grau de adoecimento.

Sobre a análise, para cada escala há uma média que varia entre 1 e 5 pontos. Os resultados mais altos são os mais satisfatórios e os mais baixos indicam maior insatisfação.

Por que o WHOQOL-bref é interessante para as empresas?

Talvez você esteja se perguntando por que o WHOQOL-bref é relevante para qualquer empresa. Bom, muito tem se falado sobre saúde mental e bem-estar psicológico dentro das organizações.

O RH e as lideranças já se deram conta de que os números não mentem: quando um colaborador está com problemas que afetam a sua saúde mental, ele tende a ser menos produtivo e se sentir pouco motivado no trabalho. E vamos combinar que isso não é bom para nenhum dos envolvidos, não é mesmo?

O WHOQOL-bref é uma maneira eficiente e confiável de entender como anda a qualidade de vida e saúde mental dos funcionários. Dessa forma, é possível ter clareza sobre fatores de insatisfação, pontos de melhoria e, assim, investir em ações que permitam mudar tais percepções e até mesmo auxiliar os trabalhadores nos cuidados com o seu próprio bem-estar.

São diversos os benefícios desse tipo de pesquisa, mas, entre eles, podemos citar alguns mais comuns: 

Aumento da produtividade e motivação

Um dos grandes problemas da procrastinação e baixa na produtividade é não ter conhecimento sobre as suas verdadeiras causas. Podem ser fatores pessoais ou profissionais, mas sempre há algo por trás que precisa ser investigado.

O WHOQOL-bref pode contribuir, justamente, na análise de quais esferas estão com níveis baixos de satisfação. Com essas informações em mãos, mesmo que o questionário não seja o suficiente, já é possível se aprofundar nos pontos mais críticos que podem estar interferindo na produtividade e motivação dos colaboradores.

Senso de pertencimento e acolhimento

Esse tipo de iniciativa por parte da empresa também é importante para demonstrar aos funcionários que eles são valorizados. O WHOQOL-bref ajuda a fortalecer essa percepção, afinal, os colaboradores pensam: “Poxa, a empresa está preocupada comigo e em saber como estou, o que sinto e o que não vai tão bem.”

Isso é importante para gerar o senso de pertencimento e acolhimento, que são tão necessários para a criação de um time que é apaixonado pela organização.

Melhora nos resultados

E é claro que uma das consequências positivas do WHOQOL-bref pode ser uma melhora nas entregas e resultados. Afinal, conforme é detectado o que não está indo tão bem e precisa de melhorias, podem ser tomadas ações que irão promover um dia  a dia de trabalho mais saudável. Dessa forma, todos passam a produzir mais e melhor, o que impacta nos resultados como um todo.

Iniciativas voltadas para saúde mental que podem ser implementadas na empresa

Existem diversas ações que podem ser trabalhadas dento das organizações quando o assunto é saúde mental. É claro que dependendo dos resultados do WHOQOL-bref cada uma deve analisar e entender o que faz sentido para a sua realidade, mas para conhecer algumas possibilidades, confira ideias de iniciativas:

Palestras com especialistas

Informação de qualidade é essencial para derrubar ideias equivocadas e tabus que ainda existem sobre a saúde mental. Para isso, nada melhor do que convidar psicólogos e psiquiatras para palestras informativas em que os colaboradores podem tirar dúvidas e se aprofundar um pouco mais neste universo.

Campanhas de comunicação interna

Também para disseminar informações, podem ser criadas campanhas de comunicação interna com o objetivo de disseminar uma cultura organizacional voltada para a saúde mental.

Existem momentos do ano como Janeiro Branco e Setembro Amarelo em que muito se fala sobre o tema, mas é preciso garantir uma abordagem recorrente para que não haja mais tabus em relação ao assunto.

Psicoterapia como benefício corporativo

Já é possível incluir a psicoterapia como um benefício corporativo, ou seja, as empresas podem subsidiar total ou parcialmente sessões de terapia para os seus colaboradores.

Trata-se de uma ação importantíssima, já que muitas pessoas não conseguem fazer tal investimento ou não enxergam valor na terapia. O processo de conscientização e disseminação de informações junto do benefício compõem um pacote bem completo para auxiliar os trabalhadores no tratamento e prevenção de transtornos mentais.

Rodas de conversa de psicologia

Por fim, outra iniciativa interessante são as rodas de conversa de psicologia, que também são importantes para a disseminação de informações e o acolhimento no ambiente de trabalho.

Esse tipo de ação ajuda a promover discussões relevantes e faz com que os colaboradores sintam que estão em um ambiente seguro, no qual podem buscar ajuda quando for necessário.

Aplique o WHOQOL-bref na sua empresa e eleve a qualidade de vida

Após a leitura deste artigo você já deve ter muito mais clareza sobre os benefícios do WHOQOL-bref, não é mesmo?

As organizações precisam, cada vez mais, buscar ferramentas e parceiros para levar mais qualidade de vida, bem-estar e saúde mental aos seus colaboradores. Se você concorda, não pense duas vezes e comece a traçar ou rever as estratégias da sua empresa.

Continue lendo conteúdos incríveis e informativos no blog do Vittude Corporate!

Por Bruna Cosenza

Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Avalie Este artigo

Leia também

Receba novidades da Vittude