Por que fazer terapia?

Por que fazer terapia?

Para falar sobre terapia precisamos abandonar a ideia por trás da expressão “terapia” que reside um conceito de “doença” e começar a pensar em terapia como um processo de aumentar as possibilidades humanas, e um reconhecimento de suas necessidades e características.

Só faz terapia que tem problemas?

Não. Faz terapia quem quer resolvê-los. Sim é isso mesmo todas as pessoas tem problemas, mas infelizmente nem todas as pessoas tem coragem para enfrentá-los passam pela vida frustrados, desistem de si mesmo, do amor, de realizar seus sonhos mas não estão dispostos a mudar para que as coisas mudem. E sempre repetindo as mesmas escolhas repetem os mesmos resultados.

Vale o investimento?

Essa pergunta só você pode responder, quanto vale sua saúde metal? Estar bem como você mesmo e fazer as pazes com a sua história é um investimento em você. Tudo é uma questão de prioridades. Sempre pensamos que é melhor comprar um sapato para angústia passar do que investir em terapia. Já pensou quanto gastou com alívios momentâneos?

Terapia online funciona?

Sim funciona, é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, e tem sim resultados comprovados da sua eficácia, considera também as necessidades de cada individuo. A terapia online chegou ao Brasil depois de ser regulamentada em diversos países, como Canadá, Austrália e Reino Unido e Estados Unidos.

Hoje em dia a maioria dos contatos sociais acabam sendo online pela praticidade e também por causa do tempo que hoje é bem escasso, a dificuldade ás vezes de transporte público e o transito para chegar em algum lugar faz com que a  internet se torne uma possibilidade de pensar novas alternativas. Muitas pessoas se sentem mais a vontade em falar na terapia em um ambiente familiar, que pode ser sua casa, ou sua sala no trabalho. E também tem casos de pessoas que não moram no Brasil e tem a opção de fazer a terapia online.

Como todo processo a terapia online também tem sua limitações, não sendo indicada para crianças, e também quem não consegue um lugar silencioso e que possa ficar sozinho e a vontade para falar o que for necessário.

Mas seguindo as indicações e se beneficiando das facilidades a terapia online pode ajudar muitas pessoas, que se engajarem no processo e manter o comprometimento. É tão eficaz quanto estar na presença do psicólogo? Sim, desde que você escolha um profissional capacitado e sinta-se confortável em dividir seus problemas com ele.

Quais os benefícios da Terapia?

Autoconhecimento aumentado

Você realmente se conhece ? Ou você pensa que se conhece até que um dia tem uma reação completamente fora daquilo que você acredita fazer parte do seu modo de ser. Você passa a vida toda, assim como as pessoas que você conhece, tentando ser o que os outros queriam que você fosse, tentando ser o que você achava que queria ser, e nem sempre eram suas vontades, suas características suas emoções e seus defeitos.   E depois à custa de tanto de tanto desempenhar papéis, você já não sabe mais qual traço de comportamento que você apresenta é você realmente ou apenas algo que “deve ser mantido” custo o que custar… Mesmo que seja a sua felicidade.                                                       Ao longo da vida criamos várias máscaras para lidar com a nossa realidade, e muitas vezes perdemos a noção se é aquilo é o  que somos ou aquilo que aprendemos a ser para responder a determinadas situações, e assim deixar de entrar em contato com as nossas emoções e sentimentos, para não entrar em contato com quem realmente somos.

Auto-aceitação

É um ato de maturidade, assim como você se aceitará mais como você é na verdade, uma pessoa complexa, com características próprias, que possui determinadas limitações e que apresenta, determinados pontos mais fortes e outros a desenvolver.                                                                                     Abandonar uma imagem idealizada de si mesmo pode contribuir para que você veja os pontos que precisa desenvolver com mais clareza e também as suas qualidades reais que precisam ser exercitadas.

Abolição de regras rígidas

 Se antes da terapia seus medos e inseguranças frente a vida obrigavam você a assumir sempre as mesmas atitudes ou se comportar sempre da mesma maneira, você se conhecer melhor e se aceitar vai contribuir para o abandono de atitudes rígidas ou radicais e permitir que o aumento da flexibilidade e maior adaptação à vida, deixando as características de rigidez e sendo um ser em constante desenvolvimento, sempre disposto a aprender e ensinar.

Saber negar e suportar um não.

Ao mesmo tempo que você se torna capaz de enfrentar a frustração de ouvir um não, também começará a compreender a necessidade de se negar a algumas situações. Você não precisa dizer sim para tudo, para satisfazer uma necessidade interna de aprovação dos outros a você mesmo.                              Pouco a pouco você vai descobrir que negar é uma coisa tão necessária quanto dizer sim.

 Podemos citar muitos benefícios da terapia mas o processo terapêutico depende do comprometimento que cada um tem com seu processo. Invista em sua saúde mental.

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment