Pular para o conteúdo

Vittude Blog - Conectando psicólogos e pacientes Posts

Desabafe para um Psicólogo, não para as redes sociais!

 

 Hoje as redes sociais constituem ferramentas artificiais de bem-estar. Um local de projeção dos nossos sentimentos, angústias, desejos, desabafos e a camuflagem de uma realidade não tão boa quanto a que aparenta ser. Local muitas vezes carregado de um vazio emocional, uma crise existencial coletiva que fomenta uma busca incessante de notoriedade, de atenção e de apego. O desabafe nas redes sociais Assim, postamos onde estamos, com quem estamos, o que estamos sentindo e o que estamos fazendo. Ninguém posta “hoje não tenho nada para fazer”, “ninguém me notou”, “estou sozinho”, “não saio do meu quarto”, não tem alguma festa que eu seja convidado”. Para compensar, postamos que “estou assistindo o filme tal”, “ouvindo tal música”, “comendo tal comida”. Situações que estão mais ao nosso controle e não na dependência de terceiros. Por vezes, de modo inconsciente, surge um alento de esperança ao ficarmos doentes. É ruim estar doente. Porém,…

Deixe um Comentário

Transtorno de Personalidade Borderline: tudo o que você precisa saber sobre este transtorno

 

  A todo o momento somos afetados por vivencias que despertam diversos tipos de emoções, porém quem é diagnosticado com o Transtorno de Personalidade Borderline vai de uma emoção a outra com muita facilidade e com uma intensidade que, muitas vezes se torna desproporcional ao fato real. O que é o Transtorno de Personalidade Borderline? É um transtorno onde o indivíduo tem mudanças de humor freqüentes, relações sociais e pessoais instáveis ​​e estado de espírito emocional inconstante. A razão pela qual uma pessoa desenvolve o transtorno pode ser ligada as vivências da infância. Normalmente, as pessoas que sofrem com esse transtorno tiveram uma infância traumática. As relações pai-filho pobres, negligência, abuso sexual, trauma emocional, bullying físico, chantagem emocional, entre outros são algumas das razões comuns pelas quais as pessoas desenvolvem o transtorno. Uma infância violenta constroi no indivíduo a necessidade de apresentarem comportamentos excessivamente defensivos, o que leva ao perpétuo…

Deixe um Comentário

Realidade Virtual no Tratamento de Ansiedade Social

 

 O DSM V-5 indica alguns critérios diagnósticos para o Transtorno de Ansiedade Social, sendo um deles : “medo ou ansiedade acentuadas acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas”. Exemplos: falar em reunião, falar em sala de aula, ser apresentado a pessoas novas, comer em público e outras situações. Podemos dizer que a ansiedade social é o medo que a pessoa tem de ser avaliada negativamente pelos outros. É desproporcional à meaça real apresentada pela situação social. Geralmente interfere negativamente no desempenho de vários papéis e em várias situações Segundo o autor Robert L. Leahy há três maneiras que uma pessoa pode enfrentar seus medos: observando como as outras pessoas lidam com aquelas situações temidas, praticar na imaginação o enfrentamento das situações e exposição a situação real. A Realidade Virtual e a Exposição Imaginária A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) tem como objetivo, com o decorrer do processo, auxiliar o…

Deixe um Comentário

Saúde mental: que tal malhar a mente?

 

 Nesta época de atrocidades e notícias ruins mundo afora, estamos inevitavelmente vivendo um reflexo do desprezo dos governos e da sociedade em relação à Saúde Mental. Casos impactantes como o caso do atirador de Las Vegas e das crianças terrivelmente mortas e incendiadas numa creche em Minas Gerais, nos trazem à tona a preocupação em termos de Saúde Mental. Mas afinal, casos como esses poderiam ser evitados? Nos EUA, além do grande problema da venda de armas de grandes e pequenos porte ser totalmente legalizada, temos o atirador. Sim, um senhor de idade, estável financeiramente e que tinha um futuro pela frente. Seu pai, egresso do sistema prisional, diagnosticado com Psicopatia. E o que teria acontecido com o filho? Possivelmente mais uma vítima da psicopatia e da negligência dos sistemas de saúde mundial em relação à saúde mental. Estamos a salvo? Ou nós mesmos podemos ter esse tipo de comportamento…

Deixe um Comentário

Automutilação: por que uma pessoa faz cortes no próprio corpo?

 

Automutilação. O que significa quando uma pessoa corta a própria pele, por espontânea vontade?

Quando estamos manuseando uma faca na cozinha, no preparo de alimentos, ou utilizando um estilete para apontar um lápis, por exemplo, e nos cortamos involuntariamente, a dor causada pelo ferimento condiciona a sermos cada vez mais cuidadosos ao manipular esses objetos cortantes. Se, para a maioria das pessoas, o medo do ferimento com uma lâmina provoca tantos cuidados, por que então existem outras que se cortam propositalmente?

Deixe um Comentário

Ansioso demais para checar o whatsapp? Confira 7 sinais de que as redes sociais estão deixando você doente

 

 Pense e responda: qual foi a última vez que você checou as redes sociais hoje? É possível que tenha sido há minutos atrás, quando parou tudo o que estava fazendo para dar uma olhadinha nas suas notificações.  Nenhum problema nisso, se não fosse a ansiedade que você sentiu ao se deparar com aquela enxurrada de informações. Conversas no WhatsApp, posts no Facebook, stories no Instagram, vídeos no Youtube…Ufa! Tanta coisa pra ver, responder, compartilhar, postar… Você se sente até meio perdido e se pergunta se isso tudo não está te deixando ansioso (a) demais. Na verdade o problema pode estar nos excessos que você comete e às vezes nem percebe. Será que não é a hora de prestar mais atenção nisso? Neste artigo listo sete sinais que vão te ajudar a entender se o uso excessivo das redes sociais é o que está prejudicando – e muito – o seu bem-estar. 1 – Checar as redes sociais é a primeira e última…

Deixe um Comentário

Afinal, qual é meu índice de empregabilidade?

 

 O índice de empregabilidade é uma ferramenta ainda pouco difundida no mundo corporativo. É de grande potencial para modernizar as relações de trabalho. Ter acesso a este recurso, hoje, é sem dúvidas, uma forma de sair na frente na corrida pelas melhores vagas de emprego. Por meio do índice, profissionais podem conhecer qual sua posição em termos de empregabilidade dentro de sua carreira. Ao lado das empresas, o índice de empregabilidade é perfeitamente aplicável em processos de recrutamento. Ficou interessado em conhecer mais sobre o índice de empregabilidade? Acompanhe neste post tudo sobre esta ferramenta, seu funcionamento, benefícios e aplicações: Como funciona o índice de empregabilidade? Dentro de um mesmo segmento de atuação, diferentes indicadores relacionados à ocupação de um profissional são agregados em um índice. No contexto deste processo, são levados em consideração fatores como: formação acadêmica; área de atuação; aceite do perfil; rede de relacionamentos. Construído o índice para…

Deixe um Comentário

Perda gestacional: uma dor bastante subestimada

 

 Há uma grande dificuldade social em lidar com a morte. É possível perceber isso por meio das mortes institucionalizadas, rituais cada vez mais curtos ou inexistentes e a dificuldade em entrar em contato com sentimentos que evoquem a tristeza e a dor. Décadas atrás, o “beber o morto”, os longos velórios, os velórios em casa, todos esses rituais traziam proximidade a morte e ao rompimento. Possibilitavam a expressão da dor e uma organização emocional o que auxiliava muito no processo do luto. Se falar de morte já é difícil, pensa falar de morte em um momento de vida? A perda gestacional ou neonatal é um dos lutos mais complexos e de menor validação social. Estamos falando que em um momento de vida há morte. A efemeridade da vida fica escancarada. A proximidade da morte em qualquer momento do ciclo vital expõe a fragilidade do ser humano. E com toda essa…

Deixe um Comentário

Psicoterapia infantil: como funciona e quando é recomendado?

 

 Ser criança é mergulhar em um mundo de descobertas, de transformações e contato direto com o desconhecido. Para cada fase dá vida há um cuido específico, e esse cuidado se intensifica quando falamos sobre a infância. É nessa fase que a criatividade se expressa com facilidade, que os primeiros afetos vão proporcionar acolhimento para encorajar a vida no futuro e que os monstros imaginários podem provocar mudança no comportamento e alimentar medos fantasiosos. Quando a bagunça e o barulho dão espaço ao silêncio e ao isolamento, causando mudança no comportamento, significa que é um bom momento de cuidar da saúde mental dos pequenos. Esse cuidado na infância é de grande importância para que não tome proporções maiores, impedindo que a as fases seguintes sejam prejudicadas. Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção da saúde mental do adolescente, tornando um adulto mais consciente de seus…

Deixe um Comentário

Ansiedade Generalizada: tudo que você precisa saber sobre esse distúrbio

 

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.

Deixe um Comentário