Motivação – como manter-se motivado e alcançar suas metas

A motivação é um dos fatores mais importantes na realização dos objetivos de uma pessoa. Sem ela, provavelmente será muito mais difícil encontrar que seu coração ou sua mente encontre inspiração para atingir  suas metas. Na psicologia  motivação é a condição do  organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação.

Felizmente, quando a motivação começa a diminuir, podemos seguir algumas orientações e técnicas para trazê-la de volta.

Aqui estão algumas dicas para ficar motivado e no manter-se no caminho certo para alcançar seus objetivos:

1. Visualize seus objetivos.

A visualização é uma poderosa e cientificamente testada ferramenta que funciona em um nível subconsciente. Quando você definir um objetivo, tente visualizar as coisas que você pode ver, sentir e ouvir quando você atingir seu objetivo (por exemplo, os aplausos e os cumprimentos de seus colegas depois de ter apresentado uma excelente apresentação). Muitos atletas de sucesso usam esta técnica para se motivar. Eles conseguem visualizar o seu desempenho com antecedência. Eles o fazem de forma tão detalhada, que chegam a sentir o cheiro do suor pingando de seu rosto quando  chegam à linha de chegada. Em um experimento foi conduzido com atletas,  alguns atletas foram convidados a correr, e outros foram convidados a visualizar ‘como se’ eles estivessem correndo. Surpreendentemente os músculos dos atletas que visualizaram, responderam da mesma maneira que as pessoas que realmente correram, mostrando que o cérebro não pode claramente diferenciar entre realidade e visualização forte! O cérebro percebe que a experiência visualizada é real e organiza a química e a fisiologia do corpo para reagir de acordo. Portanto, sempre mantenha seus objetivos em mente. Lembre-se de visualizar  a conclusão do seu projeto. De visualizar seu sorriso e alegria ao alcançar a meta. De celebrar!

Motivação
Visualize seus objetivos. Imagine-se sorrindo ao concluir um projeto.

2. Examine as razões da sua motivação

Conheça as razões específicas pelas quais você deseja atingir um objetivo específico.  Escreva essas razões em uma agenda ou papel. Por exemplo, se você quer alcançar algo para seus entes queridos, este pode ser um motivador poderoso. Já que você não está apenas motivado pelo interesse próprio. Embora o interesse pessoal seja um bom motivador, querer realizar um objetivo que não esteja relacionado apenas ao interesse próprio pode ter mais impacto em sustentar sua motivação por um longo tempo.

Algumas perguntas a fazer são:

Quais são os maiores benefícios para mim se eu atingir o meu objetivo?

O que mudará positivamente na minha vida se eu atingir essa meta?

Como minha vida mudará quando eu conseguir isso?

Como vou me sentir e como será o meu futuro se eu conseguir isso?

Que tipo de pessoa posso me tornar se eu conseguir isso?

3. Aceite seus erros

O caminho para alcançar o sucesso pode não ser fácil. Haverá obstáculos ao longo do caminho. Você provavelmente vai cometer erros durante o processo. Em vez de ser muito crítico por conta desses erros, use o processo como oportunidade de aprendizado. Não permita que um pequeno erro comprometa o atingimento da sua meta e gere estresse. Use-os como oportunidades para aprender o que não fazer no futuro. Todo mundo comete erros! Na verdade, os campeões falham ainda mais porque eles estabelecem metas mais elevadas do que qualquer outra pessoa que escolhe estar na zona de conforto. A única diferença é como eles tratam suas falhas – pessoas de sucesso aprendem com eles, a se tornar mais forte e continuar. No mundo empresarial é sabido que muitos nomes de sucesso já passaram pela falência, erraram em suas primeiras tentativas e quebraram literalmente. Recomeçaram, usando seus erros iniciais como fonte de sabedoria e construíram negócios brilhantes no futuro. Honre sua história, seus erros e use-os a seu favor.

4.Estabeleça metas menores

Estabelecer objetivos muito grandes pode comprometer o atendimento e gerar ansiedade. Quebre seu objetivo principal em metas menores. Defina um prazo para cada um. Por exemplo, se seu objetivo for começar a correr e completar uma corrida de 10km, comece estabelecendo metas como caminhar 3x por semana, correr 3km sem caminhar, completar uma prova de 5km, até chegar aos 10km. Quebrar uma enorme tarefa em menores tornará o processo mais gerenciável e ajudará a evitar os níveis de estresse que podem prejudicar a motivação. Transformar um grande objetivo em etapas menores faz com que o sonho grande torne-se mais viável e mensurável. Documente o progresso. Mensure os pequenos sucessos. O processo de evolução o ajudará manter a motivação em alta.

5. Compita com você mesmo

Comparar-se aos outros não é saudável, pois cada ser humano é único. Buscar no outro o seu espelho é limitar-se. Há momentos em que você tende a se comparar com os outros e tentar alcançar a perfeição. Isto torna mais difícil o alcance dos seus objetivos. Comparar-se com outros pode ter um enorme impacto sobre a sua motivação. Esse tipo de comparação pode sabotar seu projeto, ao invés de ajudá-lo a avançar e alcançar o sucesso. Faz sentido para você que a melhor competição é com você mesmo? Competir consigo mesmo é uma excelente motivação para treinar, melhorar, ter mais disciplina e foco. Competir com você mesmo faz bem, te motiva a não abandonar os objetivos, a não desistir nas adversidades e recompensa seu esforço.

6. Faça um planejamento e reflita sobre seus grandes objetivos

Estamos próximos do início de um novo É uma prática muito interessante e produtiva, reservar alguns minutos ou horas no ano anterior para pensar o ano que está prestes a começar. Experimente anotar seus objetivos e metas para 2017. Escolha 3 principais objetivos que você queira cumprir no próximo ano. Escolha um dos 3 objetivos e reflita sobre algumas perguntas:

Quando você quer atingir essa meta? Quais são os recursos que você já possui para alcançá-la? Quais são as ferramentas, habilidades ou conhecimentos que você já possui para alcançar seu objetivo? O que você ainda precisa desenvolver? Você já fez algo semelhante? O que vai mudar em sua vida quando você atingir a meta? Seu comportamento atual está ajudando ou atrapalhamento o cumprimento?

Sustentar a motivação pode ser difícil, mas com a mentalidade correta e treinamento motivacional, você pode manter sua motivação em alta, aproveitá-la e sustentá-la.

Logo, percebe-se o papel fundamental da saúde mental para o processo de cumprimento de metas estabelecidas. Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Texto adaptado do blog http://www.heysigmund.com

Leia também:
6 filmes para entender a importância do papel do psicólogo

Terapia: eu faço, saiba por que

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta