12 maneiras de ajudar um amigo com depressão

Você já precisou ajudar um amigo com depressão? Sabemos que o Brasil é o país com maior prevalência de pessoas depressivas na América Latina. Além disso, também é o quinto país com maior índice de depressão no mundo.

Primeiramente, a depressão é um distúrbio que afeta mais de 10% da população mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui cerca de 5,8% de sua população já diagnosticada com depressão.

Ou seja, estamos falando que cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com o mal. Elas nem sempre reconhecem os sinais sozinhas. Isso significa que muitas pessoas ao nosso redor podem apresentar sintomas.

Assim, esse texto foi criado pensando em enumerar dicas para ajudar um amigo com depressão, colegas, familiares e pessoas próximas que estejam enfrentando sinais como:

  • Humor deprimido ou irritabilidade, ansiedade e angústia
  • Alteração no sono (insônia ou hipersonia) e apetite.
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia
  • Sentimentos de medo, ansiedade, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
  • Pessimismo,  ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença, morte ou luto.
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e o seu mundo
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento

O que fazer para ajudar um amigo com depressão?

Quando alguém que você conhece e ama está clinicamente deprimido, você quer estar presente para essa pessoa. Ainda assim, tenha em mente que seu amigo ou ente querido tem uma condição clínica séria. Ou seja, dar apoio pode significar mais do que apenas oferecer um ombro para chorar.

Muitas coisas podem ser feitas para que os indivíduos em quadros depressivos sintam-se melhor. Porém, o mais importante, é termos a consciência de que o cuidado psicológico e muitas vezes psiquiátrico é fundamental para que esses indivíduos se recuperem.

Decerto, aqui estão nove coisas úteis que você pode fazer para alguém com depressão.

1 – Compreenda que o tratamento é fundamental

A depressão é uma condição clínica que requer cuidados médicos e psicológicos. Como um membro da família ou amigo, você pode ouvir a pessoa e dar o seu apoio, mas isso pode não ser suficiente.

É necessário que você tenha sempre isso em mente. A compreensão da gravidade do problema pode impedi-lo de perder a paciência ou ficar frustrado com eles, uma vez que seus melhores esforços não irão “curar” sua depressão.

Pessoas que estão deprimidas muitas vezes não conseguem dormir, e dificilmente você terá alguma ação sobre esse fato. Você poderá dar cuidado e apoio, mas não irá resolver o problema.

2 – Seja pró-ativo nos seus cuidados

A melhor coisa que você pode fazer para alguém com depressão é apoiar o seu tratamento. Diga a seu amigo ou amado que a depressão é um distúrbio grave e que ignorá-lo não o fará desaparecer.

Quando alguém sofre um acidente e quebra uma perna, rapidamente levamos esta pessoa para um hospital. Quando alguém tem depressão, este indivíduo também precisa de cuidados médicos e psicológicos. Recomende a visita a um psicólogo, busque profissionais da sua confiança e incentive seu ente querido a se cuidar.

O youtuber Felipe Neto fala um pouco à respeito no vídeo abaixo.

 3 – Fale sobre a depressão

Deixe-os saber que você e outros se preocupam com eles e estão disponíveis para apoio. Ofereça-se para encaminhá-los para um tratamento ou, se eles quiserem falar com você sobre como eles estão se sentindo, saiba ouvir. Acolha, escute ativamente e esteja atento.

Este acolhimento pode reduzir o risco de suicídio. Ouça atentamente os sinais de desesperança e pessimismo, e não tenha medo de chamar um psicólogo ou mesmo levá-los para uma clínica, se a sua segurança estiver em questão.

4 – Mantenha contato para ajudar um amigo com depressão

Ligue ou visite a pessoa. Não deixe de convidá-la para se juntar a você em atividades diárias. Pessoas que estão deprimidas tendem a ficar isoladas porque não querem “incomodar” outras pessoas.

Talvez seja necessário ser enfático e trabalhar mais duro para apoiar e envolver alguém que esteja deprimido.

Atividades que promovem um sentimento de realização, recompensa ou prazer são diretamente úteis para melhorar a depressão. Escolha algo que a pessoa ache interessante. Ainda assim, tenha em mente que eles podem não se sentir interessados na atividade imediatamente.

Rotinas que promovem o exercício, nutrição e uma quantidade saudável de sono são úteis.

5 – Incentive a prática de atividades prazerosas

Convide seu amigo para realizar algumas atividades ao ar livre. Uma caminhada, um passeio de bicicleta e até mesmo um piquenique no parque. Um pouco de caminhada e exercício físico já contribuirá para a liberação de hormônios do prazer como a endorfina e dopamina.

Estimular a participação em aulas como pilates, yoga, mindfulness, meditação, música ou coisas mais divertidas como o slack podem proporcionar momentos de alegria e algumas risadas. Um convite para um cinema, um passeio em uma livraria e uma visita a um local relacionado à espiritualidade podem funcionar também. O importante é nutrir as necessidades físicas, espirituais ou emocionais.

6 – Concentre-se em metas pequenas

Uma pessoa deprimida pode perguntar: “Porque você se preocupa comigo? Porque eu deveria sair da cama hoje?” Você pode ajudar a responder a essas perguntas e oferecer um reforço positivo.

A introspecção depressiva e a passividade podem ser reduzidas através de um incentivo. Trabalhe para estimular um sentimento de recompensa ao atingir pequenos objetivos. Pontue e elogie pequenas realizações diárias – até mesmo algo tão simples quanto sair da cama.

7 – Leia tudo sobre o assunto para ajudar um amigo com depressão

Livros sobre depressão e auto-ajuda podem ser úteis, especialmente quando eles são fontes confiáveis de conselhos ou orientação. A leitura pode ser uma fonte chave para ajudar as pessoas com depressão.

Os livros podem muitas vezes lançar luz sobre os tipos de tratamento disponíveis. Artigos de blog também são recomendáveis, desde que você tenha a certeza que as fontes sejam confiáveis e que os artigos tenham sido escritos por profissionais capacitados. É aconselhável observar a curadoria de profissionais devidamente registrados junto aos conselhos de psicologia ou medicina.

8 – Encontre serviços de apoio

Use serviços de apoio em sua comunidade ou recursos online. Plataformas como a Vittude podem ajudá-lo a encontrar os especialistas certos para consultar sobre o tratamento da depressão. Organizações como o CVV (Centro de Valorização da Vida) também podem ser úteis em casos de pensamento suicida.

Algumas pessoas com depressão podem não reconhecer que estão deprimidas. Explique-lhes que a condição pode ficar progressivamente pior, até mesmo se tornar crônica, se não tratada precocemente. Por isso, vale a pena investigar serviços de apoio e especialistas.

9 – Faça terapia

Para compreender o que se passa com uma pessoa querida é importante que você se conheça bem. O autoconhecimento o deixará preparado para lidar com as suas emoções e com as de seu amigo. Muitas vezes, quando estamos em um processo de escuta ativa, os relatos do nosso interlocutor podem acionar pontos do nosso inconsciente. Nesse momento, precisamos saber o que exatamente é do outro e o que é nosso. A psicoterapia é um processo altamente recomendado para pessoas que convivem com amigos ou familiares em depressão.

Quanto mais estabilizado emocionalmente você estiver, mais preparado estará para ouvir, refletir e ajudar.

10 – Saiba o momento de ficar em silêncio

Em alguns momentos pode ser necessário apenas um abraço e o silêncio ao lado do seu amigo. Um colo, cafuné e um momento de acolhimento e carinho. Um abraço apertado pode valer mais do que muitas palavras.

Da mesma forma, saiba também o momento certo de se despedir e dar um espaço para que a pessoa respire.

11 – Incentive visitas ao psicólogo

Incentive a pessoa a visitar um psicólogo ou psiquiatra, participar de sessões de terapia e tomar os medicamentos quando prescritos.

Assim, através da terapia, os psicólogos ajudam milhões de brasileiros de todas as idades a viver vidas mais saudáveis e mais produtivas.

É importante mostrar que qualquer pessoa pode precisar de ajuda para lidar com sentimentos e problemas que parecem além do seu controle – problemas com um casamento ou relacionamento, uma situação familiar ou lidar com a perda de um emprego, a morte de um ente querido, depressão, estresse e burnout. Evitar o preconceito é extremamente importante.

Veja abaixo o que fala Jout Jout prazer a respeito da importância de fazer terapia.

12 – Fique atento para ajudar um amigo com depressão

Se alguém que você ama teve depressão no passado, preste atenção se a pessoa está experimentando algumas das fases de vida mais arriscadas (em termos de depressão), como a adolescência ou um parto recente.

A depressão pós-parto, por exemplo, acomete mais de 25% das mães no Brasil. Pode trazer inúmeras consequências ao vínculo da mãe com o bebê, sobretudo no que se refere ao aspecto afetivo. Isso pode ter efeitos no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança, além de sequelas prolongadas na infância e adolescência.

Eventualmente, uma mulher depressiva, normalmente, amamenta pouco e não cumpre o calendário vacinal dos bebês. As crianças, por sua vez, têm maior risco de apresentar baixo peso e transtornos psicomotores

Além disso, se o curso é difícil para ele ou ela emocionalmente devido à separação conjugal, divórcio, perda de emprego, uma morte na família, ou outro estresse grave, você deve estar pronto para intervir e ajudar.

Ebook 24 razões

Cuidados importantes para ajudar um amigo com depressão

Nunca diga a alguém que ele não tem motivos para estar naquela situação. Não liste adjetivos para mostrar a ele razões pelas quais eles não deveria estar triste. Da mesma forma, não diga que os problemas dele são bobos ou que não há razão para se preocupar. Eles vão se afastar, ficar introspectivos e parar de falar sobre o assunto.

A automutilação pode ser um sinal precursor dos pensamentos de suicídio. Fique de olho no seu amigo e continue a proporcioná-lo acolhimento, segurança e incentivos gentis. Esteja ao seu lado.

A automutilação não significa necessariamente que alguém se tornará um suicida, ela geralmente indica que essa pessoa está sofrendo muito e, embora exista a possibilidade de ser um grito de socorro, você nunca deve deduzir isso.

Muitas tentativas de suicídio podem acontecer quando as pessoas parecem melhores, não quando parecem severamente deprimidas. Assim, quando alguém está no fundo do poço, ele pode não ter energia suficiente para fazer coisa alguma, mas quando a energia começa a voltar, ele poderá tomar uma atitude.

Salve uma vida – não ligue para a polícia durante uma emergência de saúde mental. Ligue para um hospital, para uma instituição de saúde mental ou contate o CVV — Centro de Valorização da Vida, através do telefone 141.

Fonte: www.health.com

*Conforme artigo revisado em 12/12/2019

Gostou do post? Então assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e novidades!

Outros textos que podem te interessar:

 Como sair da depressão: 7 passos possíveis

Depressão tem cura? Saiba tudo sobre o mal do século

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.5/5 - (245 votos)

Comentários:

Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Neri
1 mês atrás

Minha namorada me ligou hoje e disse que iria procurar um psiquiatra, pois já não consegue mais fazer coisas que fazia antes com aquele mesmo animo, as coisas que ela gosta de fazer já não tem mais aquela alegria, e ela está deixando de se importar com as coisas como se não tivesse mais emoções, na infância ela sofreu Bullying e também tiveram outras situações em que ela se sente inferior as outras pessoas, a auto estima dela fica baixa e ela sente “burra” perto das pessoas que fazem a mesma faculdade que ela, apesar de ela ser uma linda… Read more »

Clidiane Nunes
2 anos atrás

Gostaria de saber como ajudar alguém que sabe que está com depressão, na minha frente ele tem a liberdade de se comportar como se sente, mas com a família e pessoas de fora é completamente diferente é como se não tivesse nada acontecendo, incentivo ele a ir na terapia, já incentivei a procurar ajuda espiritual, já incentivei a fazer exercícios mas não vai de jeito nenhum… não sei mais o que fazer e cada vez mais ele se afasta de tudo e de todos, estou extremamente preocupada.

AnnieBitencourt
2 anos atrás

A gente precisa ter o cuidado de não nos deixarmos afetar também. Estou passando por uma situação onde uma amiga tem sintomas que parecem depressivos e eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e muitas vezes também crise de pânico abruptas. Não sou a pessoa ideal pra ajudar essa amiga. Indiquei terapia para ela, usando a palavra aconselhamento, pois eu não consigo cuidar do que me aflige, não disponho da energia para ajudar ela. Antes de tudo quem é amigo, familiar de alguém com depressão não pode se culpar e entrar num ciclo de pensamentos de que não está fazendo o… Read more »

gionata disconzi
3 anos atrás

primeiro obvio 2 falo mais de 3 ou 4 vezes procurar ajuda não serio 3 quem não tem abito de sair para caminhar acampar não vai querer ir 4 a o inves de ir caminhar sair porque não fazer algum hobby da pessoa e depois ir tirando ela um pouco da zona de conforto va fazer coisas que deixem ele feliz aquela felicidade de inesperado de novo
vao fazer coisas idiotas conversas bobas o e tira um dia para fazer so oque vc quer meu amigo tbm me disse algo assim e ele vive muito bem

Ângelo Miguel
4 anos atrás

Ajudou nada, só li o óbvio do ÓBVIO. Nenhum desses conselhos são úteis, só quem conhece uma pessoa depressiva sabe como elas estão pouco se lixando para as coisas boas que você diz para ela.

Lucas Clavijo
4 anos atrás

Felipe Neto? PQP!!!!!

Izabela Higino
4 anos atrás

Muito obrigado, sério! Eu estou tentando ajudar uma amiga virtual minha da depressão, e meio que estou lutando muito para não deixar o meu mundo e o dela cair. Eu não sabia mais o que fazer e resolvi pesquisar sobre, vou tentar fortalecer minha amizade com essa amiga virtual e ficar bastante atenta com ela, mais do que já estou. De todo o coração, muito obrigado.

Robson Araújo
4 anos atrás

Bom dia, Eu tenho lutado 24 por dia contra uma depressão, Eu me trato meu estado depressivo desde 2014 quando sofri um atentado.no RJ e levei coronhadas na cabeça, fiquei internado no hospital Miguel Couto, este atentado me deixou sequelas de convulsões epiléticas, e inicialmente tomava muitos medicamentos , Torçal 300 MG, axodium, diazepan, fiquei 10/meses trancado dentro de casa, pensei inúmeras vezes em acabar com minha vida, Eu morava sozinho.e uma amiga do trabalho se aproximou de mim e MW ajudou se envolvendo comigo, melhorei, fiquei de licença 3 anis, feito pericia federal neurologista, o INSS havia negado meu… Read more »

Pedro Olívio
4 anos atrás

FELIPE NETO ????? FELIPE NETO ???? SÉRIO ISSO ??? OUVIR FELIPE NETO ???

Heloísa X Heitor
5 anos atrás

vou seguir essas dicas pois estou com medo de perde meu marido :'(
quero agradecer pelas dicas, que Jesus abençoe <3

Gabriela V
5 anos atrás

Pelo site do CVV o telefone é 188, não 141

JUARI BARBOSA
6 anos atrás

Artigo enriquecedor, parabéns!!

Rosiani Raulino
6 anos atrás

Como posso ajudar um amigo com depressão?

Artigo publicado em Transtornos Mentais e Neurodiversidade