Angústia: 11 técnicas e exercícios para aliviar o sofrimento

Angústia é um sentimento natural da nossa vida. E até necessário. Afinal, viver tem seus percalços. E isso significa que vamos nos machucar e sim, vai doer. Se sofremos estamos vivos. Porém, se esse sofrimento se prolonga e passa a dominar a nossa vida, é preciso tomar uma atitude. 

Mesmo que situações como rejeição, perdas e fracasso doam muito e possam deixar cicatrizes, se não forem bem cuidadas, sua mente e seu coração podem adoecer. Dessa forma, assim como tudo na vida, temos que aprender a deixar a angústia ir embora e dar espaço para o novo entrar.

Muitos de nós nos perguntamos cada vez que sentimos angústia: como se libertar da mágoa e da dor e seguir em frente? Até mesmo porque, se apegar ao passado não é necessariamente a melhor escolha, não é mesmo? Quantos de nós queremos avançar, porém algo nos segura?

Isso pode acontecer por inúmeros motivos e um psicólogo lhe ajudará a identificá-lo. Mas além do apoio de um profissional, você também pode se ajudar. E é pouco a pouco mesmo. Com pequenas práticas você irá se reconquistar e ao seu futuro também!

Como superar a angústia?

Uma coisa que nos conecta como seres humanos é que todos nós sentimos dor, seja ela física ou emocional. Ou seja, compartilhamos a ideia de que seremos feridos. Porém, o que nos difere é a maneira como lidamos com essa dor.

Quando vivenciamos demais uma dor e mergulhamos em um sentimento de angústia, isso nos impede de crescer. Uma das melhores maneiras de se curar das mágoas é aprender lições da situação e usá-las para se concentrar no crescimento. Elas se tornam o impulso que nos leva a frente.

Se você está se sentindo muito angustiado, saiba que é possível aliviar essa sensação e até usá-la de forma positiva. Confira agora algumas dicas para ajudá-lo nessa empreitada:

1. Tenha um mantra positivo para combater os pensamentos dolorosos

O modo como você fala consigo mesmo pode levá-lo adiante ou mantê-lo preso. Muitas vezes, ter um mantra que você diz a si mesmo em momentos de angústia pode ajudá-lo a reformular seus pensamentos.

Por exemplo, em vez de ficar preso no “não posso acreditar que isso aconteceu comigo!”, tente um mantra positivo como: “Tenho a sorte de poder encontrar um novo caminho na vida, algo que seja melhor para mim”.

2. Crie distância física do que causa angústia

Não é incomum ouvir alguém dizer que você deve se distanciar da pessoa ou da situação que está lhe causando problemas. Pois saiba que isso não é uma má ideia! 

Criar uma distância, seja física ou mesmo virtual, entre nós e a pessoa ou situação que causa incômodo pode ajudar com a angústia pela simples razão de que, por não estarmos em contato direto, não somos obrigados a pensar sobre isso ou processar o que te magoou o tempo todo.

3. Concentre-se em você

Focar em você é importante. Você tem que fazer uma escolha para lidar com a dor que está experimentando. Quando você pensar em algo ou alguém que lhe causou dor, traga-se de volta ao presente. Então, concentre-se nas coisas pelas quais você é grato.

Concentre-se no seu trabalho, por exemplo. Recupere o prazer de concluir suas tarefas, lembre da trajetória que trilhou para chegar onde está. Quando perceber, a angústia estará um pouco mais distante.

4. Pratique a atenção plena

Quanto mais pudermos focar no momento presente, menos impacto nosso passado ou futuro tem sobre nós.

Quando começamos a praticar a atenção plena, nossa angústia tem menos controle sobre nós. Assim temos mais liberdade para escolher como queremos reagir às situações que se apresentam em nossa vida.

5. Seja gentil consigo mesmo

Quando algo de ruim acontece e sua primeira resposta é criticar a si mesmo, é hora de mostrar-se alguma bondade e compaixão.

Temos que começar a nos tratar como se tratássemos um amigo, nos oferecendo autocompaixão e evitando comparações entre nossa jornada e a dos outros.

A mágoa é inevitável e talvez não consigamos evitar a dor. No entanto, podemos optar por nos tratar com bondade e amor quando coisas ruins acontecerem.

6. Permita que as emoções negativas fluam

Por medo da angústia e da dor, você tenta evitar as emoções negativas? Não se preocupe, você não está sozinho! Quase todas as pessoas possuem medo de sentimentos como raiva, desapontamento ou tristeza.

Em vez de senti-los, as pessoas simplesmente tentam excluí-los. E isso acaba justamente atrapalhando o processo de cura.

Por isso, pense nas emoções como uma correnteza. Porque, afinal, é necessário deixá-las fluir. Assim, impor uma barreira para impedir que elas surjam é como criar uma represa. E isso pode se tornar tão grave que poderá te adoecer e necessitar de intervenção médica e, mais ainda, da ajuda de um psicólogo.

7. Aceite que a outra pessoa não vai pedir desculpas

Esperar por um pedido de desculpas da pessoa que o feriu vai retardar o processo de cura e aumentar a angústia. Se você está magoado, é importante que você cuide da sua própria cura, o que pode significar aceitar que a pessoa que o machucou não vai se desculpar.

8. Comprometa-se com o autocuidado

Quando estamos sofrendo, muitas vezes parece que tudo nos machuca. Então você deixa de se cuidar.

Contudo, praticar o autocuidado pode ser uma forma de estabelecer limites. Isso significa dizer não ao que nos causa dor e angústia para fazer as coisas que nos trazem alegria e conforto,  ouvindo primeiro nossas próprias necessidades.

Quanto mais pudermos implementar o autocuidado em nossas vidas diárias, mais capacitados seremos. Desse espaço, nossa angústia não parece tão esmagadora.

9. Cerque-se de pessoas que somam

Esta dica simples, mas poderosa, pode ajudar você a passar por muitas situações ruins e aliviar a angústia. Afinal, não podemos viver a vida sozinhos! 

Por que, então, devemos passar pela dor e esperar que as feridas cicatrizem sozinhas? Se somos tão bons em compartilhar momentos e eventos alegres e festivos, por que não compartilhar a dor, também?

Quando nos permitimos receber apoio de entes queridos e amigos, isso é algo maravilhoso. Não apenas nos faz evitar o sofrimento, mas também nos lembra do bem que existe em nossas vidas.

10. Permita-se falar sobre sua angústia

Quando você está lidando com sentimentos dolorosos ou com uma situação que o magoou, é importante se permitir falar sobre isso.

Às vezes as pessoas não desabafam porque sentem que não estão autorizadas a falar sobre o assunto. Isso pode ocorrer porque as pessoas ao seu redor não querem ouvir sobre isso ou porque você está com vergonha de falar sobre o que lhe angustia.

Mas falar é importante! Por isso, encontrar um amigo ou terapeuta que seja paciente, que te aceite e não vá te criticar e esteja disposto a te ouvir e te acolher ajudará a encarar esse problema.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

11. Permita-se perdoar

Dissemos anteriormente que esperar as desculpas de uma pessoa pode mantê-lo preso ao passado. Dessa forma, existe um perdão que é essencial para você viver melhor: perdoar a si mesmo. E perdoar também quem lhe fez mal e lhe causa toda essa angústia.

Todavia, saiba que perdoar não é esquecer ou aceitar. Perdoar é não viver refém de uma mágoa ou angústia que outra pessoa lhe causou.

O perdão é vital para o processo de cura, pois permite que você deixe ir embora a raiva, a culpa, a vergonha, a tristeza ou qualquer outro sentimento que possa estar experimentando e seguir em frente.

Mas sabemos que, às vezes, é difícil se livrar da angústia, pois podem haver muitas questões internas complexas. Há casos que a angústia pode até ser sinal de algo mais grave.

Se você está lutando para deixar uma experiência dolorosa, conversar com um bom psicólogo e fazer psicoterapia pode lhe ajudar a enfrentar esse momento.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Vittude!

Leia também:

Como sair da depressão: 7 passos possíveis

Frases de reflexão: elas ajudam você a compreender emoções

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.7/5 - (194 votos)

Comentários:

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Cortez Francisco
2 anos atrás

Artigo sensacional, digno de quem entende do assunto, sabe sobre o que escreve e consegue transmitir sem deixar qualquer dúvida. O Artigo é uma luz!

Flor delis
2 anos atrás

SC, Bom Dia Espero que Estejás Melhor Agora. Saiba que Existem Perguntas Para Quais a Gente Não Tem Uma Resposta Mais Rápida. Tem Coisas Que Acontecem Com o Tempo, e Logo, Logo Com o Tempo Você Irá Descobrir Sua Vocação, Por Enquanto Foque Em VOCÊ, Na Sua Realidade. Não Tem Porque Você Ficar Lembrando dos Outros Nesse Momento Em Que Seu Corpo e Sua Mente Precisam de 100% de Autocuidado, Atenção e Concentração Plena Em Si Mesma. No Mais, Tenho Certeza Que Seu Futuro Será Lindoooooooooo de Tão Brilhante Minha Jovem!!! Outra Dica é, Faça Testes Vocacionais e Se Descubra.… Read more »

Simone Cristina
3 anos atrás

Eu sinto mais essa angústia em pensar que agora minha vida não vai ser mais a mesma daqui pra frente, terminando o ensino médio fico apreensiva em o que fazer, como começar ou como devo me comportar a isso, todos o que pergunto “eae como é que você vai fazer depois de terminar a escola?”, Eles falam numa facilidade seus planos, e eu não pensei nem por onde começar e nem o plano B…Eu me sinto um fracasso toda vez que minha mente tá atoa

Artigo publicado em Autocuidado