Cirurgia plástica pós-bariátrica: saiba quando ela é necessária e como afeta a autoestima

Saiba como a cirurgia plástica pós-bariátrica vai auxiliar no resultado da sua cirurgia bariátrica.

O sonho de muitas pessoas é perder aquela gordurinha indesejada, que atrapalha e incomoda. Para remover essa gordura, muitas pessoas optam por fazer exercícios físicos ou até mesmo cirurgias, com o objetivo de chegar ao resultado tão desejado: um corpo magro e sem gordura.

Muitas pessoas optam por fazer a cirurgia bariátrica, que é um procedimento capaz de reduzir o estômago e promover a redução de peso. Entretanto em alguns casos a cirurgia pode não sair como o esperado e pode haver excesso de pele, o que pode desanimar muitas mulheres.

Muitas vezes essa condição afeta a vida social do indivíduo, que tem a autoestima diminuída. Muitas mulheres tem vergonha de utilizar uma roupa mais justa ou biquíni na praia, pois o excesso de pele pode se tornar mais nítido. Porém, esse processo tem como ser revertido por meio de cirurgia pós-bariátrica. Ficou curioso para saber mais sobre quais são esses procedimentos capazes de melhorar o resultado após a cirurgia bariátrica?

O que é a cirurgia bariátrica?

Ela é uma cirurgia de tratamento da obesidade que faz a diminuição do estômago. Esse processo é indicado quando as atividades e exercícios físicos não são suficientes para diminuir o peso da pessoa.

O processo gera bons resultados e é capaz de alcançar uma redução de até 70% do peso original, o que melhora a qualidade de vida e a imagem da pessoa. Entretanto em alguns casos pode haver pessoas que emagrecem e ficam com um volume muito grande de pele, o que gera uma flacidez na região do abdômen, seios e braços.

Esse excesso de pele pode afetar o bem-estar físico, mental e social do indivíduo, que tem dificuldade em se relacionar com outras pessoas ou utilizar determinada roupa que acentue ainda mais essa condição.

Isso afeta diretamente a autoestima da pessoa, nesse caso se torna necessário a realização de cirurgia pós-bariátrica para corrigir esse problema e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Abdominoplastia pós-bariátrica

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica pós-bariátrica que remove o excesso de pele do corpo. Na maioria das vezes ela é realizada por pacientes que tiveram múltiplas gestações, que passaram por oscilações de peso ou que possuem excesso de pele causada por cirurgia pós-bariátrica.

Esse procedimento é realizado com uma anestesia geral ou peridural com sedação. São realizadas incisões na região do abdômen, onde a gordura é removida e os músculos abdominais são expostos. Os músculos da região são suturados a fim de ficarem mais firmes, o que melhora o contorno da região. Esse processo inclusive elimina a condição da diástase, que é a separação dos músculos da região do abdômen. A pele então é esticada e seu excesso é removido. Para finalizar o procedimento, o médico faz uma pequena incisão para formar o umbigo. O resultado final faz uma remodelação corporal por meio da remoção do excesso de pele.

Para que o resultado do procedimento saia como o esperado e não haja nenhuma complicação é necessário seguir algumas orientações médicas. Por um período mínimo de 35 dias é obrigatório o uso de uma malha compressora. Isso ajuda a evitar o acúmulo de líquido na região e a formação de trombos. Não deve ser realizado nenhum exercício físico ou atividade de esforço durante os primeiros 15 dias após a cirurgia.

Geralmente a cicatriz se localiza acima da região pubiana, que é facilmente escondida por meio da utilização de roupa íntima ou biquíni.

Lifting de mama pós-bariátrica

A mastopexia é um procedimento cirúrgico que levanta os seios e reverte o caimento natural que ocorre com o passar do tempo. Ela reposiciona a aréola e retira o excesso de pele da região, que é causada quando há grandes perdas de peso.

A realização da cirurgia plástica começa com uma anestesia geral com sedação local. O médico especialista vai marcar as áreas da mama em que será removido todo o excesso de pele.

Serão feitas incisões nas áreas demarcadas, geralmente elas são ao redor dos mamilos e se estendem em uma linha vertical até a base do seio ou pode formar um T invertido ao redor da base. Isso vai depender da quantidade de pele que vai ser retirada.

Toda gordura, pele e glândulas são removidas e as suturas são realizadas. A mama vai apresentar um novo aspecto, firme e levantada. A recuperação dessa operação é rápida e tranquila desde que todos os cuidados sejam realizados.

Não realize caminhadas longas e não suba escadas nos primeiros dias. Não durma de barriga para baixo ou de lado por pelo menos 30 dias após a sua realização, pois pode forçar a região. Use sutiã modelador sem costuras ou peças de metal durante 24 horas durante o primeiro mês após a cirurgia, isso vai permitir a correta remodelação da área e evitar que ocorra acúmulo de líquido na região e a formação de trombos.

Braquioplastia pós-bariátrica

A braquioplstia é capaz de remover o excesso de pele e gordura da região do braço. Ela remove a famosa pele flácida do “tchauzinho”. O braço fica com um aspecto mais harmonioso em relação ao corpo.

Ela é feita apartir de uma anestesia local com sedação ou uma anestesia geral. A escolha deve ser feita juntamente ao médico. Após a anestesia é feito o reposicionamento da pele do braço através da sua remoção, o que leva a eliminação da flacidez.

O resultado aparece rápido e o tempo de recuperação dura 1 mês. O resultado final é obtidos em 3 meses, com um contorno corporal mais adequado, que remove a flacidez e deixa com um aspecto firme.

É preciso utilizar uma malha compressora no primeiro mês após a sua realização. Isso ajuda evitar o aparecimento de seroma e a formação de trombos na região.

Após o procedimento é necessário evitar atividades físicas ou esforço, pois pode abrir os pontos e comprometer a cicatrização.

A realização de uma bariátrica e uma eventual cirurgia plástica pós-bariátrica podem marcar o encerramento de um ciclo cujo impacto na saúde física e mental é bastante relevante e requer cuidado.

Por fim, caso seja necessário, a ajuda de um profissional pode ser extremamente importante no preparo mental na passagem por esses diversos processos. Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Leia também:

Cirurgia bariátrica: emagrecer também mexe com a cabeça

Como a saúde bucal influencia na saúde emocional

Autor

Everton Höpner

ver outros conteúdos

Engenheiro de formação, MBA em Finanças, ex-consultor Falconi, 1x Burnout, infinitos tombos e ainda de pé! Joguei tudo pro alto para empreender na Vittude, vamos falar sobre saúde mental?