Deficiência Intelectual: principais características, sintomas e tratamento

O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ou Deficiência Intelectual já foi conhecida por outras denominações, como por exemplo, idiotia e retardo mental.

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações nas habilidades mentais gerais. Essas habilidades estão ligadas à inteligência, atividades que envolvem raciocínio, resolução de problemas e planejamento, entre outras. A inteligência é avaliada por meio do Quociente de Inteligência (QI) obtido por testes padronizados. O resultado de uma pessoa com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual nessa avaliação situa-se em 75 ou menos.

Estatística

A prevalência é maior no sexo masculino, tanto nas populações de adultos quanto de crianças e adolescentes. As taxas variam conforme a renda. A maior prevalência ocorre em países de baixa e média renda onde as taxas são quase duas vezes maiores que nos países de alta renda.

Deficiência Intelectual – Principais Sintomas

Caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas. Indivíduos com Deficiência Intelectual apresentam funcionamento intelectual significativamente inferior à média. Possuem limitações significativas em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades:

  • Aprendizagem e autogestão em situações da vida, como cuidados pessoais, responsabilidades profissionais, controle do dinheiro, recreação, controle do próprio comportamento e organização em tarefas escolares e profissionais;
  • Comunicação;
  • Habilidades ligadas à linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória;
  • Habilidades sociais/interpessoais (habilidades ligadas à consciência das experiências alheias, empatia, habilidades com amizades, julgamento social e autorregulação).

A pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.

Tratamento da deficiência intelectual

A deficiência intelectual não é uma doença, e sim uma limitação. A pessoa com Deficiência Intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

As limitações podem ser superadas por meio da estimulação sistemática do desenvolvimento, adequações em situações pessoais, escolares, profissionais e sociais, além de oportunidades de inclusão social.

Instituições como a APAE (realizam trabalhos eficientes no sentido de promover o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual.

Prevenção

A chance de uma criança desenvolver Deficiência Intelectual depende de diversos fatores relacionados à genética, acompanhamento da gestação, saúde da mãe durante a gravidez, ambiente familiar saudável na infância e adolescência, entre outros.

Alguns cuidados devem ser tomados, para evitar ou minimizar as consequências da Deficiência Intelectual na vida da pessoa:

  • Procurar aconselhamento genético, antes de engravidar, quando houver casos de deficiência intelectual na família, casamentos entre parentes ou idade materna avançada (maior que 35 anos).
  • Fazer um acompanhamento pré-natal adequado para investigar possíveis infecções ou problemas maternos que podem ser tratados antes que ocorram danos ao feto.
  • Manter uma alimentação saudável durante a gestação e evitar uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.
  • Realizar o Teste do Pezinho – que é obrigatório no Brasil – assim que o bebê nascer. Esse teste é a maneira mais efetiva de detectar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, que se não forem devidamente tratados podem levar à Deficiência Intelectual.
  • Seguir recomendações de vacinas.
  • Oferecer ao bebê alimentação adequada e ambiente familiar saudável e estimulador, além de cuidados para tentar evitar acidentes na infância.
  • Procurar um médico caso note algum problema no desenvolvimento e/ou crescimento da criança.

Níveis de prevenção da deficiência intelectual

Podem ser distinguidos três níveis de prevenção:

  • Primário, que se refere a um conjunto de abordagens que reduzem ou eliminam o risco de ocorrência da Deficiência Intelectual;
  • Secundário, que visa o diagnóstico e tratamento precoces;
  • Terciário, que procura limitar a deficiência

O papel do psicólogo

Um psicólogo especializado em transtornos de desenvolvimento e/ou neuropsicologia pode ser muito importante para o desenvolvimento da criança. A atuação do psicólogo deve ser pautada na avaliação do meio ambiente no qual a pessoa vive e nas condições adaptativas da mesma de modo a prover uma intervenção em acordo com as demandas do paciente.

O trabalho do primeiramente englobar uma avaliação para fins educacionais, programas de habilidades sociais, planejamento de ensino, orientação e planejamento de atividades de vida diária, treinamento com profissionais, bem como abordagem a temas específicos como sexualidade e comportamento adaptativo.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda os requisitos específicos para atender pais e crianças que precisam de acompanhamento. Se você tem dúvidas com relação a algum diagnóstico, agende uma avaliação psicológica com um de nossos psicólogos.

Fonte:

https://aaidd.org/intellectual-disability

Artigos que podem interessar:

Hiperatividade, dislexia, TDA e TDAH: quais as diferenças?

? TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – O que é?

Autismo: características, sintomas, desafios e direitos

Síndrome de Asperger – Características, diagnóstico e tratamento

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta

Avalie esse artigo:

4.5/5 - (146 votos)

Comentários:

Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rosa Almeida
4 anos atrás

Olá tenho um membro da família que foi adotado, na época os médicos calcularam a idade dele, pois foi abandonado num hospital com inanição grave.
Quando entrou no período escolar teve dificuldade de aprendizagem e concluiu somente o 1 grau.
Hoje tem 36 anos de idade e tem um comportamento diferente, infantil, não para em emprego, a família ajuda a mante-lo.
Gostaríamos de saber o grau de deficiência intelectual dele. Onde devo levá-lo, que exames devem ser feitos???

Juliana Fretta
4 anos atrás

boa noite, estou cursando pós em neuropsicopedagogia clinica e tenho , uma prima irmã que hoje tem 28 anos e é laudada com DI, porém até os 18 anos levou uma vida “normal” com bastante autonomia, demorou 3 anos para se alfabetizar, cursou escola normal regular até o 1º ano do ensino médio. Porém a partir dos 18 anos, ela não falou mais e só regrediu, faz suas necessidades na roupa, não se alimenta sozinha, entre outras coisas. Gostaria de saber mais sobre a Deficiência Intelectual e como poderia estar revertendo esse quadro? fico no aguardo de uma resposta.

Bell Modas
4 anos atrás

Bom dia.Gostaria de uma orientacao do que fazer.Tenho uma filha de 30 anos,ela nasceu com a Sindrome de Russel que e uma mutacao na hora de ser gerada.Por isso afetou o crescimento.hoje tem 1.45 e 42 kgs.Minha preocupacao e que tem as caracteristicas de deficiencia intelectual.Nao sabe se organizar,comeca um servico e nao acaba e ja vai p o outro,deixa coisas jogadas pelo quarto e nao pega.Coisas simples que pode se fazer rapido ela roda roda e nao sai do lugar.A convivencia c as pessoas e normal.foi casada oito anos e separou justamente por isso,por ter a casa toda baguncada… Read more »

Regiane Zana
5 anos atrás

Tenho um filho de 11 anos,ele tem deficiência intelectual e epilepsia de ausência,ele não sabe lê e agora estou no 6 ano, encontramos muitas dificuldades,ele tem uma professora de apoio e se sente muito excluído,eu sofro muito com tudo isso,o sonho dele é aprender lê,ele vai conseguir e o que eu posso fazer para ajudá-lo?

Patricia Cristina
5 anos atrás

Olá boa noite tenho umas duvidas e gostaria de fazer algumas perguntas sou mãe de 2 filhos que tem dificuldade intelectual só que o mais velho nunca fez tratamento algum por mais que eu procurace ajuda. o. mais novo com muita dificuldade eu consegui descobrir já está sendo tratado por um neuropediatra com ritalina .mais meu mais velho nunca teve tratamento algum eu me preocupo bastante não sei como posso fazer pra ajudar ele tem dificuldades de se expressar com outras pessoas tem muita dificuldades pra aprender até hoje confia em pessoas estranhas não tem maldade alguma ….minha pergunta e… Read more »

Maria Cristina Julio
6 anos atrás

Bom dia .Minha filha e diagnosticada com tdha toque e deficiência intelectual. Em uma ressonância apresentou desmienilizacao e manchas brancas no cérebro.quando procuro por desmienilizacao só aparece esclerose múltipla.Mas no caso dela pode ser um dos motivos da deficiência intelectual e tem algum tratamento que recupere a bainha da mielina?

Patricia Lopes
6 anos atrás

Olá, gostaria da ajuda de vocês pra conseguir um caminho a seguir para tratar meu filho Alex. Ele sempre teve dificuldades pra tudo, começou a andar com quase três anos, sempre teve I cuidados pra falar, interagir com outras crianças. Não gostava de ficar na creche e depois na escola. Só parou de chorar a três anos atrás e mesmo assim as vezes prefere não ir a escola. Ele vai fazer doze anos. E esta no terceiro e vai repetir novamente . Ele não ler, mas evoluiu bastante em saber das letras e dos números. Esse ano 2017 foi o… Read more »

Artigo publicado em Transtornos Mentais e Neurodiversidade