A importância de buscar a gratidão em momentos difíceis

A importância de buscar a gratidão em momentos difíceis

Agradecer versus reclamar. Já parou para pensar na importância da gratidão nos nossos dias?

Por vezes podemos esquecer de agradecer e viver uma vida com constantes reclamações. Reclamação do tempo, se faz sol ou chuva; da fila no supermercado; do atraso no trânsito; reclamação do confinamento social devido a pandemia; reclamações constantes que nos afastam de um sentido de gratidão.

Mas como demonstrar gratidão em um momento de caos?

Perceber que o caos também faz parte da natureza, o que parece ser uma confusão também nos faz perceber qual o caminho que seguimos, qual escolha tomamos. Assim, fazemos escolhas a todo momento, e essas escolhas estão ligadas a inúmeros outros seres.

Tudo está interligado e aquilo que emitimos de certa forma volta para nós. Ou seja, as palavras e sentimentos que estão presentes em nós interferem em nossa vibração. A busca pela gratidão promove com que algo mude, algo mude em nós, internamente, e isso refletirá externamente.

O mundo à nossa volta está recebendo influências dos nossos sentimentos, emoções, pensamentos e palavras. Desenvolver a capacidade de agradecer é trabalhar com seu oposto, a reclamação. O caos faz parte e devemos conviver com isso e utilizar como um aprendizado.

Dependendo do ponto de vista que se olha, é possível observar de uma outra forma uma determinada situação; olhar como caminhos de possibilidades, de aprendizado, de transformação.

Entender e agradecer aos obstáculos

Talvez seja fácil se perder com os obstáculos que aparecem no caminho, e isso nos tira a atenção; ela fica centrada no problema, no caos, e existe uma facilidade de se irritar, frustrar e acabar reclamando.

Contudo, os obstáculos aparecem por um motivo e compreender que tudo é efêmero e passageiro é entender que mesmo com os obstáculos no caminho, eles não são permanentes.

Os obstáculos fazem parte da jornada, e podem nos fortalecer. Agradecer aos obstáculos é também entender que tudo faz parte de um processo evolutivo, de um aprendizado.

O sentido de gratidão faz o ambiente à sua volta ficar melhor, assim, as pessoas à sua volta sentem, percebem. Pois nossos sentimentos refletem como tratamos o próximo. Como nos colocamos no mundo e como emitimos a nossa frequência, nosso campo vibracional.

Raiva, felicidade e tristeza fazem parte da vida, mas como lidamos com nossos sentimentos é temos maior consciência deles nos ajuda a entender que não somos prisioneiros dos comportamentos, mas senhores da nossa existência.

A busca por transformação, por uma atenção plena dos sentimentos e sensações, nos faz questionar e encontrar um caminho, construir uma bússola interna que guia nossas emoções.

Aprendendo a ser grato

Ser grato é reconhecer o todo, reconhecer as coisas boas ou ruins, reconhecer as nossas alegrias e tristezas. Nossas potências e nossas falhas, reconhecer quando ganhamos ou perdemos.

Ser grato é buscar, mesmo em momentos difíceis, perceber o mundo de uma outra forma, de uma forma que proporciona uma transformação. É se proteger e proteger aqueles à sua volta com amor e empatia, buscar um sentido à vida ou criar um sentido para a vida.

Os caminhos se abrem quando paramos de apertar o botão da reclamação inúmeras vezes. Ou seja, quando uma porta se fecha outra pode se abrir, mas se olhamos apenas para a porta fechada podemos acabar ignorando a outra que se abre, revelando um novo caminho, um novo sentido.

Finalmente, ao que você foi grato hoje?

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment