5 passos para aumentar a autoestima

Sobre autoestima… 

A autoestima ao é apenas como você se vê , mas o valor que atribuímos a visão que temos de nós. Confira cinco dicas para aumentar a autoestima !

Autoestima também é investir em seu amor próprio, quando você se amar nunca irá faltar amor na sua vida.

Falar sobre autoestima e amor próprio nos leva a pensar no oposto o egoísmo fazendo as pessoas acreditarem que estar bem consigo mesmo significa se colocar acima das pessoas, quando na verdade é entender as próprias necessidades se respeitar e olhar para você com o mesmo amor que sentimentos pelas  outras pessoas. 

“Aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais fácil e genuína dos outros.”

Carl Rogers

A verdade é que quando assumimos o compromisso de cuidar de nós mesmos aprendemos o caminho para melhorar a relação com outras pessoas, evitar relações abusivas, quando aprendemos a nos respeitar também apreendemos a necessidade de respeitar outras pessoas.

E o que é a autoestima? É estar bem com seu jeito de ser e de enfrentar a vida, é estar de bem com sua própria história. Querer sempre ser melhor, mas respeitando suas próprias limitações, é largar a ideia de ser perfeito e estar de bem com quem você realmente é. 

E como fazer isso ?

 Pense em quantos anos você tem, foi esse tempo que você usou para construir quem você é hoje, então para recuperar sua autoestima também será um processo.

Levantamento de autoestima também é exercício então pratique.

Nesses cinco passos você poderá compreender melhor esse processo.

1- Autoconhecimento 

É isso mesmo, saber quem você é, saber suas qualidades e defeitos, reconhecer seus erros. O autoconhecimento é uma investigação de si mesmo uma busca de ser mestre de si mesmo e torna-se um ser humano melhor. Esse é um dos grandes fatores do nosso crescimento pessoal, não é possível gostar de verdade daquilo que não conhecemos então é um fator essencial para autoestima buscar aprender mais sobre nós mesmos. E fazemos isso quando refletimos sobre as nossas escolhas porque gostamos de algo, porque determinado assunto me incomoda é a partir das nossas escolhas descobrimos mais sobre quem somos.

“Triste do homem que morre conhecido por todos, mas desconhecido de si mesmo.” Francis Bacon

2- Se livrar do lixo emocional

Esse lixo são aquelas palavras que ouvimos desde a infância, aquelas palavras que não acrescentam em nada e só fazem mal. Palavras como “Gorda”, “Magra demais”, “cabelo ruim”, “dentuça” e outras frases que os nossos pais e colegas de classe dizem para jogam em nós algo ruim que não está em nós, mas na vida deles essas palavras podem nos acompanhar ao longo da nossa vida e só para fazer mal. 

Acredito que ao ler esse texto você já se lembrou dessas palavras das coisas que começou a pensar sobre você baseando em coisas que as pessoas disseram e que magoaram, é necessário que você se livre dessas palavras e que não permita que elas ti travem.

3- Não se compare com outras pessoas.

Como no primeiro passo aprendemos a importância de se conhecer também é importante entender que cada um tem o seu processo, respeite o seu tempo e o seu processo. Tenha um compromisso de ser hoje melhor do que você foi ontem. Troque o hábito de se comparar com as pessoas para se comparar com você mesmo ontem.

4- Olhe para você com amor.

Sim você precisa fazer as pazes com você, se perdoe entenda que você  nem sempre teve a maturidade que tem hoje, e que errar também faz parte do processo que é viver. Não adianta apenas se livrar do lixo emocional e se culpar por coisas passadas, é necessário que também aprenda a lidar com seus erros.

5- Gratidão 

Seja grato pelas coisas que você tem e por quem você se tornou, em alguns momentos perdemos a capacidade de ver as coisas positivas nas nossas vidas, e isso deve ser um exercício diário, pense todos os dias em algo que você é grato naquele dia, procure reconhecer as coisas boas que você faz e não apenas esperar reconhecimento dos outros.

Nesse passo aprendemos a buscar uma lição sobre as situações que vivemos de forma positiva, acrescentando a vida uma nova forma de enxergar as coisas.

Invista em você e faça terapia isso vai auxiliar você nesses passos. Sua saúde mental vale ouro então acredite na importância de ser a sua melhor versão, e não desista de você.

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment