Auto sabotagem

Auto sabotagem: Você se sabota?

O que é auto sabotagem?

Auto sabotagem é quando criamos obstáculos e empecilhos – de forma consciente ou inconsciente – que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. Quando vê, já acha que não vai conseguir, seus pensamentos tomam conta de sua mente… você fica inseguro e pessimista. Isso é se sabotar, e desistir ou se depreciar é se boicotar.

Na grande maioria das vezes, perante a constante autosabotagem da nossa vida, percebemos o que está acontecendo numa fase muito avançada. Isso acontece devido a hábitos e rotinas de pensamentos que se instituem e que minam a mudança de perspectiva e melhorias. Essa dificuldade de sair desse piloto automático te leva a se sabotar e a se boicotar.

Nesse ritmo de pensamento, cheio de vícios mentais, parece natural a forma como aceita as suas debilidades, incapacidades e inseguranças. Esse estado de aceitação confuso, funde-se a uma imagem depreciativa de si mesmo, comprovada pelo diálogo negativo e auto crítico.

A sua própria forma de pensar, suga-lhe a vida. Essa negatividade instalada é como uma erva daninha que cresce no quintal da sua casa, propaga-se rapidamente e toma o espaço só para ela. Mata a esperança e a oportunidade para a mudança.

Você precisa de um novo caminho, de alternativas para sair dessa forma de pensamento negativo que instituiu na sua rotina diária. Desse “vício”.

E esse caminho pode ser construído na forma de uma pergunta:

Se você continuar a seguir os mesmos padrões, quais são as chances de vir a alcançar as coisas que você quer e tornar-se a pessoa que espera ser?

Arrisco a dizer que as suas hipóteses são extremamente reduzidas. Nenhum de nós escreve uma história de vida mais enriquecida sem uma mudança no padrão de ação.

Abandone o seu círculo de hábitos de auto sabotagem. Mas como?

Determine e exercite em você que irá reiniciar sua vida, se proponha a novos hábitos de pensamento. Tendo noção que deve eliminar as falsas verdades que foram construídas (o que chamamos de padrões mentais, mindset) e que durante muito tempo orientaram as suas decisões e podem estar te travando.

Acredite em si. Faça coisas que melhorem a você mesmo. Torne-se o seu maior aliado. Invista na sua vida, você é o seu maior acionista. Quando perceber que está dando atenção a pensamentos pessimistas, mude o foco, respire fundo e mude o que está fazendo e pensando. Proponha-se novas alternativas do assunto em questão. Não as tendo no momento, se dê um tempo e respire. Volte nele (mentalmente) mais tarde.

Perceba a necessidade da ajuda da psicoterapia. Peça ajuda nesse processo de se conhecer e de melhorar. O psicólogo é o profissional certo para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento.

Avalie esse artigo:

Comentários:

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kennedy Aureliano
9 meses atrás

Eu sempre tive dificuldade em relação a isso. Por mais que eu tenha ideias para realizar e investir, a insegurança de escolher “o que fazer primeiro”, a dúvida (será que vai dar certo?), a falta de confiança em mim mesmo, etc., são coisas que me tornaram um autossabotador. Para pelo menos melhorar, comecei a firmar compromisso com outras pessoas, de forma a criar uma “cobrança multilateral”, já que quando dependo só das minhas ações as coisas andam lentas demais.

Cássio Seraphim
11 meses atrás

Só uma dica para o pessoal do blog aí: é autossabotagem e não auto sabotagem.

Sherlaine Ferreira
2 anos atrás

Tema super sério e importante. Se não ficarmos atentos, podemos nos tornar nosso inimigo número 1. Excelente abordagem Elaine. Parabéns!

M Eduarda Junqueira
2 anos atrás

O exercício é diário e a evolução é constante. Observar a transformação de forma real e companheira de si mesmo, ajuda ainda mais no processo. Seja a sua amiga, a sua melhor amiga. Muito interessante o artigo! Parabéns, você tocou em um assunto bastante importante para a atualidade!

Sylvia DAlmeida
2 anos atrás

Eu piro em pensar o que posso fazer de diferente, uma hora eu encontro essa resposta!
Boa matéria, (Sheila) Parabéns Elaine.