O equilíbrio emocional pode contribuir com tratamento para Alopecia?

Clique e encontre seu psicólogo !
5.0
01

É  comum no relato de pacientes com Alopecia a presença de algum fator estressante, agindo como gatilho para o início da doença. Há  divergências teóricas sobre o assunto e, ainda, há dificuldade de os profissionais da área explicarem o surgimento dessa doença. No entanto, é consenso entre todas as categorias profissionais a importância do tratamento psicológico com o objetivo de alcançar a melhoria na qualidade de vida desses pacientes.

A importância do tratamento psicológico está na possibilidade de auxiliar o sujeito a reconhecer e compreender suas emoções, a perceber o que está produzindo um determinado sentimento e a constatar quais pensamentos estão relacionados a cada emoção sentida. Esse passo será fundamental para se questionar, manejar e até mesmo transformar as emoções e produzir novos sentidos e significados para a realidade que se apresenta.

Na maioria das vezes, a realidade promove o encontro com nossos limites e nem sempre condiz com o que almejamos. Nesse sentido, o trabalho terapêutico também consiste em auxiliar as pessoas a se adaptarem à realidade da melhor maneira possível com os recursos que possuem, buscando assim   construir uma vida com menos sofrimento e mais alegrias.

Diante do exposto, uma estratégia extremamente importante para o tratamento psicológico de pacientes com alopecia são as psicoterapias individuais, o acompanhamento a familiares e a formação de grupos de apoio. Esses  grupos, de preferência, multidisciplinares com o objetivo de informar aos  pacientes e aos familiares sobre o tratamento; as medicações; a troca de experiências pessoais e a ajudá-los a elaborar o impacto do diagnóstico e as adversidades do  viver com alopecia.

O que você acha da proposta do grupo de apoio a pacientes com Alopecia?

Gostaria de participar de um grupo assim?

Clique e encontre seu psicólogo !

Avalie esse artigo:

Comentários:

Please Login to comment