Psicoterapia - O que é, quais são os tipos e como encontrar um psicólogo

Psicoterapia – O que é, quais são os tipos e onde encontrar um psicólogo

Psicoterapia – O que é, quais são os tipos e onde encontrar um psicólogo
14 avaliações

  |  Tempo de leitura: 11 minutos

Psicoterapia – também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia – é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países também é conhecida com aconselhamento.  Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Se a resposta for sim, você não está sozinho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em qualquer ano. Outros precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Alguns lutam para lidar com problemas de relacionamento,  perda de emprego, morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outras questões. E estes problemas podem tornar-se debilitantes.

O que é psicoterapia? 

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Psicoterapia em grupo

Um dos grades benefícios da terapia de grupo é o desenvolvimento de habilidades sociais e da capacidade de ouvir e falar

 

Um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar com esses problemas. E não somente isso, um profissional de psicologia também pode ajudar no autoconhecimento ou nas reflexões sobre carreira, por exemplo. Através da psicoterapia, os psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável ​​e mais produtiva.

Abordagens terapêuticas

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

  • Análise do Comportamento ou Behviorista
  • Fenomenologia
  • Gestalt-terapia
  • Humanista
  • Junguiana ou psicologia analítica
  • Psicanálise
  • Transpessoal

Estima-se que exista mais de duzentos tipos de abordagem. Somente a psicanálise possui sete escolas diferentes, sendo Freud, Lacan e Winnicott nomes mais conhecidos. Todas as linhas são capazes de ajudar um indivíduo a trabalhar com seus problemas. Importante ressaltar que a abordagem terapêutica é importante como orientação teórica e base de estudos para o profissional.

teste-ansiedade

Tratamento colaborativo

A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que o impedem de sentir o seu melhor.

No momento em que você terminar seu processo, você não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório. Com certeza terá aprendido novas habilidades para que você possa lidar melhor com os desafios que surgirem no futuro.

Quando você deve considerar a psicoterapia?

Por causa de muitos equívocos sobre psicoterapia, muitas pessoas sentem-se relutantes em experimentar o processo. Mesmo conhecendo os benefícios e sabendo diferenciar a realidade dos mitos, algumas pessoas sentem-se desconfortáveis com o processo de autoconhecimento. Descobrir particularidades que estão guardadas dentro de si nem sempre é algo prazeroso e exige determinação e uma boa dose de vontade do paciente.

No entanto, superar o nervosismo vale a pena. A vida está em constante movimento, e em determinados momentos algo pode estar desalinhado com suas expectativas, e é nesse momento que a psicoterapia pode ajudar. 

Psicoterapia de casal

A ideia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento.

Algumas pessoas procuram psicoterapia ao notar os primeiros sinais de depressão, ansiedade ou mesmo por constatar que ficar irritadas com mais frequência e por tempo mais prolongado. Outros buscam ajuda após o diagnóstico de alguma doença crônica ou não, que esteja interferindo no seu bem-estar emocional ou físico. Ou ainda podem ter algum problema de curto prazo, onde precisam de uma orientação que apoie a solução. Eles podem estar passando por um divórcio, enfrentando um ninho vazio, sentindo-se sobrecarregado por um novo emprego ou sofrendo a morte de um membro da família, por exemplo.

Se você tem dúvidas se deve ou não procurar um psicólogo, leia o artigo “Quando buscar um psicólogo” em nosso blog.

Os sinais que você poderia beneficiar da terapia incluem:

  • Você sente uma sensação esmagadora e prolongada de desamparo e tristeza.
  • Seus problemas não parecem melhorar apesar dos esforços e da ajuda da família e dos amigos.
  • Você acha difícil se concentrar nas atribuições de trabalho ou para realizar outras atividades diárias.
  • Você se preocupa excessivamente, espera o pior ou está constantemente no limite.
  • Suas ações, como beber muito álcool, usar drogas ou ser agressivo, estão prejudicando você ou outros.

Quais são os diferentes tipos de psicoterapia?

Existem várias abordagens diferentes para a psicoterapia. Os psicólogos geralmente se baseiam em um ou mais linha terapêutica. Cada perspectiva teórica atua como um roteiro para ajudar o psicólogo a entender seus clientes e seus problemas e desenvolver soluções.

O tipo de tratamento que você receberá dependerá de uma variedade de fatores: pesquisa psicológica atual, orientação teórica do seu psicólogo e o que funciona melhor para sua situação.

A perspectiva teórica do seu psicólogo afetará o que acontece no consultório dele. Os psicólogos que usam terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, têm uma abordagem prática para o tratamento. Seu psicólogo pode pedir-lhe para realizar certas tarefas ou atividades destinadas a ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento mais efetivas. Esta abordagem geralmente envolve tarefas domésticas.

Formas de atuação do psicólogo

Seu psicólogo pode pedir que você colete mais informações, como registrar suas reações a uma situação particular à medida que elas ocorrem. Ou o seu psicólogo pode querer que você pratique novas habilidades entre as sessões, como pedir a alguém com uma fobia de elevador para praticar pressionando os botões do elevador. Você também pode ter atribuições de leitura para que você possa aprender mais sobre um tópico específico.

Em contraste, as abordagens psicanalíticas e humanísticas geralmente se concentram mais na fala do que em fazer. Você pode passar suas sessões discutindo suas experiências iniciais para ajudar você e seu psicólogo a entender melhor as causas raiz de seus problemas atuais.

Seu psicólogo pode combinar elementos de vários estilos de psicoterapia. Alguns psicólogos podem misturar elementos de diferentes abordagens e adaptar o tratamento de acordo com as necessidades de cada cliente.

A principal coisa a saber é se o seu psicólogo tem experiência na área que você precisa de ajuda. Empatia é extremamente importa. É necessário sentir-se confortável e à vontade com o profissional escolhido e entender se seu psicólogo sente que ele ou ela pode ajudá-lo.

Escolhendo um psicólogo

Uma vez que você decidiu tentar a psicoterapia, você precisa encontrar um psicólogo.

Por que escolher um Psicólogo para psicoterapia?

Psicólogos que atuam na área clínica são profissionais altamente treinados, com experiência em avaliação, diagnóstico e tratamento de saúde mental e mudanças de comportamento. A faculdade de Psicologia tem duração de 5 anos e apresenta ao aluno uma infinidade de informações importantes para o bom exercício da profissão.

Depois de se formar em uma faculdade ou universidade, os psicólogos passam uma média de sete anos em educação e formação de pós-graduação para obter um diploma de especialização, mestrados ou doutorados. Muitos estudam ao longo de toda a sua carreira profissional. Uma boa formação e o constante desenvolvimento do profissional é fundamental para a prática clínica. Leituras, cursos, aprimoramentos em conjunto com a psicoterapia pessoal do psicólogo e também a supervisão clínica da sua atuação formam um tripé importante para essa área da saúde.

Como parte de sua formação profissional, os psicólogos devem completar um estágio clínico supervisionado em um hospital ou ambiente de saúde organizado. Eles passam por uma experiência clínica supervisionada antes que eles possam praticar de forma independente a sua profissão. É essa combinação de formação acadêmica e estágio clínico que distingue psicólogos de muitos outros prestadores de cuidados de saúde mental.

Onde procurar um psicólogo

Ao receber a recomendação médica para buscar apoio de um psicólogo, ou mesmo se identificou alguma demanda pessoal e entende que está no momento de iniciar um processo de psicoterapia, o próximo passo é encontrar o profissional que irá trabalhar em conjunto com você.

A tecnologia ajudou a facilitar essa procura e também o agendamento das consultas. Você pode buscar seu psicólogo em empresas como a Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes. Com a utilização de ferramentas de geolocalização a Vittude  encontrar profissionais muito capacitados nas proximidades da sua casa ou trabalho. Se você estiver em viagem, férias ou mesmo fora do país, ainda assim é possível conversar com um psicólogo do conforto do seu hotel, utilizando o consultório virtual.

Se você já está decidido a começar o processo, visite o site, analise as recomendações de outros usuários e agende hoje mesmo sua consulta.

encontre-um-psicólogo

Trabalhos de psicoterapia 

Milhões de pessoas visitam um psicoterapeuta todos os anos, e a maioria das pesquisas mostra que as pessoas que o fazem se beneficiam da interação. A maioria dos terapeutas também será sincera com você se acreditar que não irá beneficiar ou, na opinião deles, não precisa de psicoterapia.

A psicoterapia moderna difere significativamente da versão de Hollywood. Normalmente, a maioria das pessoas vê seu terapeuta uma vez por semana durante 50 minutos. Para compromissos relacionados à medicação, as sessões devem ser conduzidas por um médico psiquiatra e tendem a durar apenas 15 a 20 minutos. Estes compromissos de medicação tendem a ser agendados uma vez por mês ou uma vez a cada seis semanas.

Objetivos do tratamento

A psicoterapia geralmente é limitada no tempo e se concentra nos objetivos específicos que deseja realizar.

A psicoterapia tende a se concentrar na resolução de problemas e é orientada para objetivos. Isso significa que no início do tratamento, você e seu terapeuta decidem sobre quais mudanças específicas você gostaria de fazer em sua vida. Esses objetivos serão muitas vezes divididos em objetivos alcançáveis ​​menores e colocados em um plano de tratamento formal. A maioria dos psicoterapeutas hoje trabalha e se concentra em ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Isso é feito simplesmente através da conversa e discussão de técnicas que o terapeuta pode sugerir que podem ajudá-lo a navegar melhor as áreas difíceis da sua vida. Muitas vezes, a psicoterapia também ajudará a ensinar as pessoas sobre sua desordem e sugerir mecanismos de enfrentamento adicionais que a pessoa possa encontrar mais efetiva.

Duração do tratamento

Algumas abordagens de psicoterapia são de curto prazo e duram menos de um ano. Os distúrbios mentais mais comuns geralmente podem ser tratados com sucesso neste período. Em algumas vezes com uma combinação de psicoterapia e medicamentos.

A psicoterapia é mais bem sucedida quando o indivíduo entra na terapia por conta própria e tem um forte desejo de mudar. Se você não quiser mudar, a mudança será lenta. A mudança significa alterar os aspectos da sua vida que não estão funcionando mais para você.  Ou estão contribuindo para seus problemas ou problemas em andamento. Também é melhor manter uma mente aberta enquanto estiver em psicoterapia e estar disposto a experimentar novas coisas que normalmente você não pode fazer. A psicoterapia é muitas vezes sobre o desafio de um conjunto de crenças existentes e, muitas vezes, de si mesmo. É mais bem sucedido quando uma pessoa é capaz e disposta a tentar fazer isso em um ambiente seguro e solidário.

Geralmente, a psicoterapia é recomendada sempre que uma pessoa está lutando com uma questão de vida, relacionamento ou trabalho ou uma preocupação específica de saúde mental, e essas questões estão causando um grande sofrimento ou dor por parte do indivíduo por mais de alguns dias.

 

Fontes:
http://www.apa.org/
https://psychcentral.com/psychotherapy/