Para entender a importância do psicólogo

6 filmes para entender a importância do papel do psicólogo

  |  Tempo de leitura: 4 minutos

O papel do psicólogo nem sempre é claro, porém certas produções nos ajudam a entender a importância desse profissional no nosso dia a dia. Assistir filmes é um momento de relaxamento e diversão, melhor ainda quando nos fazem entender a importância do psicólogo e de um tratamento psicoterápico quando necessário. Listamos 6 sugestões de filmes. Que tal aproveitar o final de semana para conferir um deles?

Como eu era antes de você (2016)

Rico e bem sucedido, Will (vivido por Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes até ser atropelado por uma moto. O acidente o deixa tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. Nessa nova condição, ele passa a apresentar sintomas depressivos, mau humor constante e desprezo pela vida, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito do jovem patrão. Embora na ficção a situação se apresente de maneira leve e romântica, é importante lembrar que depressão é assunto sério e requer acompanhamento de um psicólogo.

Assista ao trailer:

 A Garota Dinamarquesa (2015)

O filme leva a reflexões sobre relações afetivas e sociais, sexualidade e transsexualidade. Trata-se da cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco, o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. Hoje em dia um psicólogo ajuda a trabalhar o fortalecimento pessoal para que o indivíduo aceite melhor suas escolhas e lide com as pressões sociais e seus conflitos internos.

Assista ao trailer:

Divertida Mente (2015)

De forma leve e descontraída, o longa de animação narra a história de Riley, uma garotinha que está prestes a se mudar de cidade, escola e amigos. Sob a ótica de suas emoções — Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza —, o centro de comando de sua mente se torna uma verdadeira confusão enquanto Riley tenta acostumar-se a sua nova vida. No nosso dia a dia, em qualquer idade ou fase, podemos nos sentir confusos com emoções e sentimentos. É nessas horas que o papel do psicólogo torna-se importante.

Assista ao trailer:

Para Sempre Alice (2014)

O longa conta a história de Alice Howland (papel de Julianne Moore), uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Nova York. E então, aos 50 anos, ela é diagnosticada com Alzheimer – o que é raro para a idade. A doença coloca em prova a força de sua família. Na vida real, é de extrema importância que familiares e cuidadores possam frequentar terapia e grupos de ajuda, pois a informação sobre a doença e o papel do psicólogo são grandes aliados nesse difícil processo.

Assista ao trailer:

O Lado Bom da Vida (2012)

Pode ser descrito como um filme sobre pessoas julgadas como loucas, mas que, na verdade, sofreram grandes traumas e encontraram suas próprias formas de lidarem com eles. Pat (Bradley Cooper) é um homem internado em uma instituição psiquiátrica por tentar matar o amante da esposa. Quando ele é liberado e volta para a casa dos pais, conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher que também tem seus problemas e que o ajuda a reencontrar seu equilíbrio.

Assista ao trailer:

Melhor é impossível (1997)

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é retratado de forma bem humorada. Melvin Udall (Jack Nicholson) constrói o seu dia a dia com uma rotina inquebrável e uma capacidade única de ser detestável. Udall vai deixando que as compulsões e os padrões repetitivos de comportamento ditem sua vida. Certo dia uma novidade cruza seu caminho e muda o seu caráter de uma forma positiva. A Terapia Cognitiva Comportamental é um dos recursos usado pelo psicólogo para tratar esse distúrbio.

Assista ao trailer:

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos, atendendo pais e/ou crianças que precisam de acompanhamento. Se você tem dúvidas com relação ao site, conheça você mesmo a Vittude e encontre o seu psicólogo ideal!

Artigo revisado em: 25/10/2019

Gostou do post? Então assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e novidades!

Leia também:

Síndrome de Borderline: conheça os sintomas e tratamentos deste transtorno

Sexólogo online: quando procurar esse profissional?

Tatiana Pimenta

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade.