Pompoarismo: exercícios para uma vida sexual mais prazerosa

Pompoarismo, afinal o que é? Em resumo, podemos defini-lo como um estilo de ginástica íntima, que consiste em diferentes movimentos de contração e relaxamento do canal vaginal.

Alertamos que não se trata de um treino para uma performance circense!

O pompoarismo tem por objetivo fortalecer os músculos do assoalho pélvico, colaborando para a saúde da mulher e maior prazer sexual.

Exercícios básicos podem ser praticados sem maiores dificuldades — e os benefícios não tardam a aparecer!

Em função dos resultados notórios, a técnica cresce em popularidade e desperta o interesse de mulheres que desejam maior sintonia com o próprio corpo — além de alcançar e proporcionar prazeres inéditos durante o sexo.

Que tal experimentar? Saiba tudo sobre o pompoarismo neste post!

Conheça os benefícios do pompoarismo para a saúde

Como falamos, o pompoarismo é uma forma de ginástica e, como tal, age fortalecendo a musculatura. Nesse caso, são beneficiados os músculos da uretra, esfíncter vaginal, clitóris, do canal vaginal (1º, 2º e 3º anéis) e ânus. Em consequência, a saúde íntima é favorecida.

Para você ter uma ideia, veja em quais disfunções ele ajuda e quais melhoras é capaz de promover:

  • previne a incontinência urinária e, em certos casos, resolve o problema;
  • é eficaz para tratamento de incontinência fecal;
  • ajuda na hora do parto e na recuperação do tônus vaginal pós-parto;
  • beneficia a irrigação sanguínea da região pélvica;
  • aumenta a lubrificação;
  • reduz ou elimina as cólicas menstruais;
  • auxilia no controle do vaginismo;
  • melhora o funcionamento do intestino;
  • pode resolver casos de anorgasmia;
  • evita a queda da bexiga;
  • regulariza o fluxo e o ciclo menstrual;
  • reduz a flacidez vaginal;
  • diminui sintomas da menopausa;
  • previne miomas;
  • é indicado para tratamento de dispareunia (dores durante o sexo).

Quem pode praticar pompoarismo? Existem contraindicações?

Embora pródigo em benefícios, o pompoarismo, tal como outros exercícios físicos, deve ser discutido com o médico. Especialmente quando existem certas condições prévias, como:

  • gestação (geralmente, a prática é liberada após o terceiro mês de gravidez);
  • endometriose;
  • bexiga caída;
  • vaginismo;
  • dispareunia;
  • miomas (os exercícios são desaconselhados quando existem tumores que apresentam crescimento);
  • cirurgias recentes;
  • infecções urinárias (durante as crises, o pompoarismo não deve ser realizado);
  • candidíase.

Por que o pompoarismo ajuda no sexo?

O pompoarismo, assim como outras práticas — dentre as quais a massagem tântrica é um ótimo exemplo —, conquista adeptas porque está sintonizado com o entendimento da sexualidade como aspecto indissociável da qualidade de vida.

O prazer feminino deixa de ser um tabu. Logo, as mulheres buscam recursos para conhecer melhor o seu corpo, investindo na descoberta de práticas sexuais que as deixem tão satisfeitas quanto a seus parceiros.

Por muito tempo, matérias que se propunham a discutir as relações sexuais colocavam o homem como protagonista, sugerindo que as mulheres deveriam se dedicar a “agradá-los”.

O grande interesse pelo pompoarismo é uma prova de que essa noção ficou obsoleta. A mulher não se sujeita mais a ficar em segundo plano.

Hoje, entendemos que sexo bom (mesmo!) é aquele praticado por casais que buscam prazer mútuo. E, para tanto, nada mais eficaz do que compreender a própria libido e as possibilidades do corpo. A ginástica íntima desempenha importante papel nesse processo de autoconhecimento.

Sim, o parceiro ganha muito com a prática! Mas o foco da mulher que decide aprender as técnicas do pompoarismo deve ser ela própria, pois é sua autoestima, confiança e empoderamento que se acentuam, antes de qualquer coisa.

Benefícios do pompoarismo para o sexo

  • As contrações vaginais, que são parte dos exercícios, libera estrogênio, o que ocasiona significativo aumento da libido.
  • Ao trabalhar a região genital, a mulher estimula a sensibilidade local, o que traz muito mais prazer às relações sexuais.
  • Com o fortalecimento da musculatura pélvica e maior estímulo das terminações nervosas, os orgasmos se tornam mais frequentes e intensos.
  • Favorece a lubrificação, deixando a penetração mais prazerosa.
  • Com maior controle e fortalecimento da vagina, a mulher consegue retardar a ejaculação do parceiro (apertando a base do pênis), deixando a transa mais longa e excitante, para ambos.
  • Apimenta a relação, pois novas sensações e experiências são proporcionadas quando a mulher consegue controlar os músculos vaginais, imprimindo força e variedade de movimentos durante a penetração.

Como praticar o pompoarismo?

Existem vários cursos presenciais e online que oferecem orientações precisas e previnem que movimentos equivocados sejam realizados.

Se você ficou interessada no assunto, reserve um tempo para pesquisar por essas opções! Investimos tanto em cursos para qualificações profissionais, por qual motivo negligenciar a sexualidade, também, como foco de aprimoramento? Afinal, os benefícios desse tipo de aprendizado são ainda mais imponentes quando pensamos em nossa felicidade e realização pessoal.

Da mesma forma, vale a dica de se dedicar ao encontro de um bom terapeuta sexual (ou sexólogo), que é o profissional da saúde mais indicado para conversar sobre todas as questões a respeito do sexo, incluindo transtornos, incômodos e traumas.

Assim como o pompoarismo, a terapia sexual é uma tendência em ascensão, sendo recomendada a todos que desejam maior qualidade em suas relações íntimas, especialmente para quem vivencia algum entrave, inibição ou dificuldade de caráter psicológico.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Exercícios básicos de pompoarismo

Este texto não exclui a indicação de que um profissional qualificado seja consultado! Mas podemos apresentar algumas bases das técnicas, para você começar a entender do assunto.

Vamos a um passo a passo?

  1. Procure estar de estômago vazio para praticar os exercícios, a fim de evitar desconfortos.
  2. Esvazie a bexiga, pois a retenção da urina pode ocasionar infecções urinárias.
  3. Um dos exercícios mais simples é a contração e relaxamento. Você pode fazê-lo deitada, sentada ou mesmo em pé (quando já tiver um tempinho de prática e quiser aproveitar momentos como a hora do banho para praticar). Ao contrair, você sentirá a vagina e o ânus se fechando, como se estivessem sendo sugados para dentro. Segure nessa posição de 2 a 5 segundos. Depois, relaxe os músculos, descansando por outros 5 segundos. Repita essa série 10 vezes.
  4. Outra dica para contrair a região é simular o movimento que fazemos quando queremos segurar o xixi. Vale o mesmo método: segurar de 2 a 5 segundos, relaxando em seguida.
  5. Sente-se numa cadeira, com as pernas entreabertas. Contraia os músculos, como se você estivesse fechando a entrada da vagina. Mantenha o abdômen comprimido enquanto faz esse exercício. Segure por 2 a 5 segundos e, gradativamente, vá aumentando o tempo. Repita 10 vezes.
  6. Para fortalecer os anéis vaginais, você vai trabalhar com as nádegas. Comprima uma contra a outra, o máximo que puder. Segure nessa posição por alguns segundos e vá aumentando o tempo. A sugestão é repetir o movimento 10 vezes. Mas, tal como os demais exercícios, conforme você for ganhando prática, aumentará não apenas o tempo das contrações, mas também o número de repetições.
  7. Dedique-se! Assim como qualquer atividade física, a ginástica íntima precisa de periodicidade para apresentar resultados. Tente fazer todos os dias ou, pelo menos, 3 vezes por semana. A verdade é que, conforme você aprender os exercícios, vai perceber que sempre existe um tempinho durante o dia para praticá-los.
  8. Quanto ao tempo de prática até sentir os efeitos do pompoarismo, é necessário dizer que a situação varia de mulher para mulher. Várias relatam sentir diferenças já na primeira semana. Outras, precisam de um prazo maior. A questão é que vale o investimento, pois os benefícios irão aparecer!
  9. Não pare! Notou melhoras na saúde e no sexo? Nada de achar que já atingiu o objetivo. Lembre: o pompoarismo funciona como qualquer outra atividade física. Logo, a manutenção dos exercícios é fundamental para garantir que os efeitos continuem a ser percebidos. Cada vez melhores, sem dúvida alguma.

Acessórios para o pompoarismo

Os acessórios são indicados para as mulheres que já desenvolveram certa familiaridade com o pompoarismo. Assim, a musculatura já estará previamente fortalecida, além do conhecimento do corpo ter alcançado um novo patamar.

Dentre os acessórios mais famosos e recomendados estão:

Ben wa, também chamado de bolas tailandesas

São bolinhas de aproximadamente 5 centímetros, geralmente de silicone, ligadas por um cordão do mesmo material.

O exercício realizado com elas é bastante simples: basta introduzir uma das bolinhas na vagina e, com a força da musculatura, “sugar” as demais. Depois, novamente apenas com movimentos de contração e relaxamento, deve-se expulsá-las.

Principalmente para quem está iniciando, conseguir êxito com a sucção das bolinhas pode ser uma tarefa difícil. No entanto, como o princípio do movimento estará bem dirigido — promovendo um exercício válido — a tentativa já conta bastante.

Cones vaginais

Eles também são introduzidos na vagina, exatamente como o ben wa. No entanto, o exercício com eles não objetiva expulsá-los, mas sim, segurá-los, mantendo a vagina contraída, por, pelo menos, 10 segundos.

Os cones têm pesos variáveis — entre 20 a 100 gramas — e, por conta dessa carga (que vai sendo adaptada, conforme o fortalecimento da musculatura), acabam potencializando os resultados do pompoarismo.

Geralmente, são vendidos em conjunto, o que permite que a mulher comece com os pesos menores e experimente os demais, conforme avançar na prática.

Gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre outra técnica, registre sua sugestão nos comentários!

E não deixe de assinar nossa newsletter para receber, em sua caixa de email, notificações sobre nossas publicações!

Leia também:

11 fatos sobre vagina, sexo, orgasmos e saúde sexual

Fetiche: 8 taras sexuais comuns no consultório do sexólogo

Autor

Tatiana Pimenta

ver outros conteúdos

CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pela University of California, Berkeley. É maratonista e praticante de Mindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes de disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @tatianaacpimenta