Employer Branding

6 razões porque sua empresa deve oferecer um plano de saúde completo

Existem muitos benefícios que você pode oferecer por meio de sua empresa, mas um deles ganha de todos: o plano de saúde. 

De acordo com dados de pesquisa do IBOPE Inteligência, 95% dos brasileiros consideram o plano de saúde um fator decisivo no momento de escolher entre duas vagas de emprego. Segundo a pesquisa, 79% consideram o plano de saúde “muito importante” e 16% consideram importante.

Além de influenciar na decisão entre duas ou mais propostas de emprego, o plano de saúde é o terceiro item mais desejado pela população, atrás de educação e casa própria. 

Entre as razões para querer o plano de saúde como benefício trabalhista, as pessoas apontam a qualidade e agilidade no atendimento com disponibilidade de bons médicos e hospitais, além da comodidade e do conforto. Especialmente quando comparados com a precariedade da saúde pública. 

Além da preferência dos funcionários, oferecer o plano mantém sua equipe saudável e feliz, indica que você se preocupa com o bem-estar deles e rende diversos benefícios para a própria empresa.

Se você ainda está em cima do muro, aqui estão as seis principais razões para oferecer seguro de saúde:

1. Employer branding e retenção de talentos

Se os benefícios para a saúde são uma prioridade para seus funcionários, deve ser uma prioridade para você. A oferta pode ajudar no recrutamento e incentivá-los a permanecer por mais tempo na sua empresa.

O plano de saúde, segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, é o benefício mais procurado por 95% dos trabalhadores. 

Ainda segundo a mesma pesquisa, 97% dos colaboradores e 93% dos desempregados analisam os auxílios corporativos antes de aceitar uma proposta. Caso não sejam oferecidos os que eles procuram, a postura adotada por mais da metade de ambos é negociar salários mais altos. 

Por isso, os empregadores devem oferecer o seguro de saúde como primeiro benefício da empresa e acrescentar benefícios adicionais ao longo do tempo. 

Já que é o benefício mais procurado, sua empresa sai na frente da concorrência oferecendo bons convênios médicos. Isso permite conquistar os melhores talentos do mercado e ainda é um bom incentivo para que eles continuem na empresa. 

Sem dúvida, você sabe como uma taxa de turnover alta pode ser um pesadelo institucional, não é? 

2. Diminuição de custos

É verdade que o plano de saúde não é um investimento barato, mas ele tem inúmeras vantagens. Além da que já citamos, ele pode diminuir outros custos que a empresa já tem. 

Além disso, os planos de saúde empresariais tendem a ser mais baratos do que os individuais. Num país em que 70% das pessoas não possui nenhum convênio médico e fica sujeita às filas quilométricas do SUS para ser atendida, isso é bastante significativo. 

Inclusive porque uma empresa com boa parte dos colaboradores doentes possui diversos prejuízos, como absenteísmo e presenteísmo, necessidade de afastamentos, perda da produtividade, etc. 

Redução do valor per capita do plano de saúde

Empregadores e funcionários pagam menos pelo plano de saúde quando o compram em grupo. Aqui estão algumas das economias de impostos que você recebe ao oferecer o plano:

  • Contribuições do empregador são dedutíveis do imposto de renda
  • Os impostos sobre os salários dos empregadores são reduzidos em 7,65% das contribuições dos empregados
  • Os prêmios de compensação dos empregadores são reduzidos

Pagar por benefícios de saúde em vez de salários mais altos também pode economizar dinheiro, porque você não paga impostos sobre folha de pagamento e prêmios de compensação de trabalhadores sobre o dinheiro usado para benefícios de saúde. 

Além disso, seus funcionários podem preferir benefícios em relação ao salário. E isso não é tudo. 

Diminuição das alíquotas FAP e RAT

Um plano de saúde também pode significar uma diminuição de afastamentos por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, ou seja, geram uma redução de impostos gerados pelos Riscos Ambientais de Trabalho e também no Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Se a sua empresa for de um nicho com alto índice de acidentes, isso gera ainda mais impacto nas finanças da organização. 

Redução de afastamentos

Colaboradores afastados, como já dissemos, aumentam as taxas citadas acima. Mas a sua ausência também gera diversos gastos para a empresa. Novas contratações, sejam temporárias ou efetivas, exigem que a empresa gaste tempo e dinheiro com novos processos seletivos. 

Além disso, afastamentos por saúde ocupacional ou acidentes de trabalho rendem uma série de despesas que não serão equilibradas com os resultados gerados pelos funcionários porque eles estão justamente incapacitados de trabalhar. 

Estes, ainda, precisam usar ainda mais o plano de saúde, aumentando o número de sinistros e o reajuste anual do plano. Algo que não aconteceria se a empresa já estivesse preocupada com o bem-estar dos trabalhadores há mais tempo. Já que, desta forma, seria possível prevenir uma série de doenças. 

3. Acesso a mais médicos e hospitais

Falando em bem-estar do trabalhador, é importante mencionar que eles têm um apoio médico maior quando estão amparados por planos de saúde empresariais.

Isso porque as redes de seguros de saúde em grupo geralmente são maiores que as redes individuais. Isso significa que, em um plano individual, você não tem acesso aos mesmos médicos e hospitais que teria em um plano de grupo.

Médicos e hospitais que não aceitam planos individuais geralmente cobram mais por seus serviços e são mais procurados pelos pacientes. As diferenças de rede variam de acordo com o estado, mas os planos individuais têm tipicamente dois terços do tamanho dos planos de grupo. 

Só que este apoio maior não é um benefício apenas para o colaborador. Indiretamente, também é um benefício para a empresa já que os funcionários podem ser diagnosticados mais rápido e com mais precisão, além de terem um acesso maior a outros profissionais de saúde para o tratamento. 

E profissionais saudáveis são profissionais produtivos, né?

4. Aumento da produtividade dos funcionários

Oferecer plano de saúde leva a níveis mais altos de produtividade. Funcionários que priorizam os cuidados preventivos, como exames regulares, são mais bem-sucedidos e têm melhor qualidade de vida.

Como empregador, você quer que seus funcionários se concentrem em serem o melhor que podem ser. Preocupar-se com o seguro de saúde é uma questão que drena energia e tempo. Isso porque são normalmente muito caros para se adquirir individualmente.

Desde a construção de uma equipe mais saudável e feliz até a economia de dinheiro, há muitas razões para dar um mergulho e oferecer seguro de saúde para sua equipe. Oferecer benefícios para a saúde indica que você se importa com sua equipe, criando uma cultura de confiança.

5. Diminuição de faltas

Os principais motivos para faltas no trabalho, segundo uma reportagem do Mundo RH, estão relacionados a saúde física, saúde mental e motivação para trabalhar. Desta forma, é lógico pensar então que colaboradores saudáveis faltam menos. 

Por isso, se você quer diminuir as taxas de absenteísmo na sua empresa, deve investir ou melhorar o investimento num plano de saúde. Vale a pena também realizar diagnósticos de saúde na equipe para identificar as principais questões e certificar-se de que o plano oferecido é o mais eficaz.

Se o principal problema enfrentado pelos colaboradores são transtornos de ansiedade, por exemplo, um plano de saúde que não ofereça apoio de qualidade em saúde mental não será tão interessante.

6. Saúde mental também é saúde

O que muitas empresas negligenciam na hora de fechar um plano de saúde são os tratamentos com psicólogos.  

O Brasil tem cerca de 11,5 milhões de depressivos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta ainda que 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado.

Na última década, a taxa de suicídios aumentou 43% entre a população geral, segundo o Ministério da Saúde, mas este número é duas vezes maior entre adolescentes. E a principal causa do suicídio, segundo a comunidade médica, é justamente a depressão. 

A depressão, no entanto, é apenas um dos muitos transtornos mentais que atingem grande parte da população. 

A legislação brasileira, por sua vez, procura garantir o tratamento pelos planos de saúde. Isso inclui a Psiquiatria e, desde 2022, os atendimentos psicológicos, em seu rol de procedimentos obrigatórios determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Porém, ainda continua sendo muito difícil ter acesso a psicólogos, uma vez que a demanda é muito maior que a oferta. E essa dificuldade se torna ainda maior quando procuramos profissionais qualificados para lidar com problemas específicos. 

Isso é importante porque obviamente, ao iniciar a psicoterapia, queremos ter um desfecho positivo. 

O que o plano de saúde é obrigado a oferecer por lei?

Todos os transtornos mentais listados na Classificação Internacional de Doenças, inclusive os relacionados à intoxicação ou abstinência causados por substâncias químicas, como álcool e drogas, têm sua cobertura pelos planos de saúde garantida por lei. 

A legislação prevê também a cobertura de consultas psiquiátricas ilimitadas, internação psiquiátrica hospitalar também em número ilimitado, exames laboratoriais, diagnósticos e hospital-dia, além de lesões decorrentes de tentativas de suicídio e emergências decorrentes de qualquer transtorno mental.

Todas as especificações do plano de saúde devem constar do contrato, mas em caso de dúvida pergunte ao seu corretor. Como especialista, ele é a pessoa mais indicada para orientá-lo sobre todos os procedimentos e solicitações. 

Inclusive, com um corretor ou conselheiro de seguro de saúde te guiando através de todo o processo, você não precisa fazer isso sozinho. 

Como seu agente, eles vão ajudar a selecionar um plano certo para você e sua equipe, com base em sua indústria e nas preferências de cobertura de todas as pessoas da sua empresa. Além disso, irão configurar tudo e mantê-lo em conformidade continuamente.

Como um plano de saúde e um programa de saúde mental se complementam?

O acesso à saúde mental é fundamental num contexto em que os transtornos psicológicos e caos de síndrome de Burnout só aumentam. Segundo a OMS, eles aumentaram 25% nos últimos anos. E esse número se torna ainda maior quando consideramos que o Brasil é:

  • O país mais ansioso do mundo;
  • O segundo país mais estressado e com casos de Burnout;
  • O 5º em casos de depressão.

Para entendermos estes números, é importante entender que ainda vivemos num contexto social em que a saúde mental é considerada um tabu. Dentro e fora das empresas. Muitas pessoas sofrem psicofobia, o preconceito relacionado à questões de saúde mental, e passam a sentirem vergonha de buscar ajuda. 

Isso aumenta muito o seu sofrimento, já que elas passam a se sentirem culpadas, além de retardar a busca pelo tratamento, o que tende a agravar ainda mais os sintomas. Ou seja, é uma bola de neve de estresse psíquico. 

Por isso, só oferecer o plano de saúde pode não ter o efeito que você busca. Trabalhar na educação para sensibilizar e conscientizar os colaboradores é igualmente importante. E, para entender quais tópicos exigem mais ênfase, trabalhar no diagnóstico desta população é fundamental. 

Esses três pilares – diagnóstico, educação e psicoterapia – formam um programa de saúde mental. Esta iniciativa vai, portanto, concentrar seus esforços tanto a nível individual, para ajudar os colaboradores, quanto na empresa, para mudar a cultura e outros aspectos necessários.

Afinal, não adianta o colaborador fazer terapia se ele estiver passando 40h/semana num ambiente que causa prejuízos para a sua saúde, não é?

Veja, então, que oferecer um plano de saúde e estruturar um programa de saúde emntal é o casamento perfeito!

A plataforma da Vittude conecta psicólogos a colaboradores e líderes de sua empresa de forma online ou presencial. 

Além de te apoiar na construção de programas de saúde mental, como já realizamos em organizações como o Grupo Boticário, L’Óreal, Telhanorte, Olist, entre outros. 

Acreditamos que a saúde mental dos colaboradores não é negociável e queremos te ajudar neste desafio.

Acesse nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

Carol Motta

Redatora sênior, especialista em SEO On Page, cientista social e com experiência em conteúdos de saúde e RH. Trabalha para viver num mundo em que as pessoas sejam mais saudáveis e as organizações, mais inclusivas.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

1 semana ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 semanas ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

2 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

2 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

2 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

2 meses ago