Todos

Reconhecimento no trabalho: 6 dicas para conquistá-lo

Está enganado quem pensa que o reconhecimento no trabalho é importante apenas para os colaboradores. A empresa também se beneficia significativamente desta prática, afinal, quando um bom profissional tem o reconhecimento merecido, tende a ser mais produtivo e fazer entregas ainda melhores.

Portanto, estamos nos referindo a uma via de mão dupla, em que de um lado o funcionário deve ter um papel ativo no seu desenvolvimento e evolução e, ao mesmo tempo, a organização precisa ter uma cultura que reconheça os seus talentos.

Ao longo deste artigo, você poderá conferir mais sobre o assunto, principalmente dicas para conquistar o tão desejado reconhecimento no trabalho. Confira!

O que é o reconhecimento no trabalho?

O reconhecimento no trabalho nada mais é do que uma forma da empresa demonstrar ao colaborador que ele está realizando um bom trabalho.

Isso pode ser feito de diversas formas, por exemplo:

  • Feedbacks positivos;
  • Promoção (aumento de salário e cargo);
  • Aumento de salário sem mudança de cargo;
  • Bônus;
  • Premiações que podem ir além de incentivos financeiros.

Trata-se, portanto, de uma maneira de interagir positivamente com os funcionários, contribuindo para a motivação, engajamento e desempenho.

Qual é a importância do reconhecimento no trabalho?

É essencial pontuar que o reconhecimento no trabalho não é positivo apenas para o colaborador, que ganha algo pela sua boa performance. 

A empresa também se beneficia, afinal, profissionais que são reconhecidos tendem a ficar mais felizes e satisfeitos, o que gera grandes retornos para o negócio como um todo.

Confira alguns dos principais benefícios:

Aumenta a produtividade e a motivação

Um dos aspectos que sofre influência direta desse tipo de reconhecimento é a motivação. Todo mundo fica feliz ao receber um elogio ou um incentivo por um bom desempenho profissional, não é mesmo?

Isso com certeza eleva o interesse por se manter engajado nas atividades e comprometido com os resultados o que, consequentemente, também impacta a produtividade.

Favorece a saúde mental

Ser reconhecido pelo o que você faz profissionalmente gera sentimentos positivos, como autoconfiança e eleva a autoestima, o que contribui para o bem-estar e a saúde mental.

Um estudo feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unidos, revelou que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais. 

Ou seja: investir no reconhecimento gera mais felicidade e saúde mental e, consequentemente, maior produtividade.

Reduz a rotatividade

Quanto mais satisfeitos e motivados estiverem os colaboradores da empresa, menor é o turnover, ou seja, a rotatividade.

Portanto, investir em reconhecimento no trabalho é investir em reduzir a perda de talentos valiosos e os custos relacionados às demissões e à necessidade de novas contratações.

Melhores resultados

E, por fim, não podemos deixar de citar o fato de que quanto mais motivados e felizes, melhores tendem a ser as entregas. 

Afinal, o reconhecimento aumenta os níveis de comprometimento e, portanto, os resultados da empresa como um todo melhoram.

6 dicas para aumentar o reconhecimento no trabalho

É sempre fundamental relembrar que ter o trabalho reconhecido não é algo que depende apenas do colaborador. A empresa também precisa contar com uma cultura voltada para esse tipo de iniciativa, seja por meio de ciclos de promoção, bonificações ou feedbacks, por exemplo.

Em relação ao que diz respeito ao funcionário, há um caminho a ser percorrido em termos de desenvolvimento de habilidades para se destacar diante de um mercado tão concorrido.

Confira 6 dicas que te ajudarão a fazer a sua parte nesse processo de busca pelo reconhecimento profissional:

Demonstre comprometimento

As empresas valorizam colaboradores realmente comprometidos com a missão e os valores organizacionais.

Ao demonstrar que você se conecta com a cultura e está disposto a dar o seu melhor para atingir os objetivos propostos, isso já é meio caminho andando. Esse tipo de engajamento é fundamental, principalmente em cargos de lideranças.

Estamos nos referindo ao senso de pertencimento e de que você dará o seu melhor, independentemente dos desafios que cruzarem o seu caminho.

Para isso, vale pontuar que é importante estar em uma empresa com uma cultura com a qual você se identifique, caso contrário será muito difícil demonstrar esse tipo de comprometimento de maneira genuína.

Seja proativo

A proatividade é a capacidade de resolver problemas com autonomia e antecipadamente, o que também é muito valioso no ambiente de trabalho.

Diante de um problema, procure refletir sobre possíveis soluções antes de trazê-lo para o time ou líderes. Apresentar o desafio já propondo caminhos para resolvê-lo é uma ótima maneira de mostrar que você tem iniciativa.

Além disso, a proatividade também pode ser exercida diante de problemas ou desafios que não são sua responsabilidade diretamente, mas que você se propõe a ajudar e contribuir de forma positiva.

Mantenha-se focado

O foco é importante em todos os momentos, principalmente diante das dificuldades. 

Nessas horas mais difíceis, é necessário se manter focado e resiliente a fim de encontrar alternativas e saídas para solucionar os problemas que cruzam o seu caminho.

Para não se perder diante das instabilidades, o recomendado é entender as causas do problema, analisar as falhas e investir em um plano de ação para reverter a situação.

Invista na sua capacitação

Tanto habilidades técnicas como comportamentais precisam ser aprimoradas ao longo da carreira. 

De acordo com os seus objetivos e as necessidades do seu cargo e da empresa, é importante traçar um plano de desenvolvimento. No mundo ideal, isso é feito em conjunto com o seu líder, que te ajudaria nessa construção.

Caso essa não seja a realidade do seu ambiente de trabalho, procure fazer esse processo sozinho ou com o suporte de outros profissionais, como coaches e mentores.

O mais importante é não deixar a capacitação para depois, pois se trata de um aspecto fundamental para se manter um profissional atualizado e competitivo para futuras oportunidades.

Preste atenção nas tendências da sua área

Outro ponto importante é a necessidade de se manter antenado em relação às tendências e novidades da sua área de atuação.

Além de contribuir para propor ideias, projetos e soluções inovadoras, também contribui para mostrar que você é um profissional atualizado.

Esse tipo de conhecimento pode ser alcançado por meio de palestras, eventos, leituras e conversas com outras pessoas do seu segmento.

Procure superar as expectativas

Por fim, sempre que possível, procure superar as expectativas, seja em relação às suas habilidades ou às entregas.

Demonstrar que você é capaz de ir muito além do esperado é uma ótima forma de revelar comprometimento, inteligência e motivação.

Mas lembre-se de que isso não significa trabalhar exaustivamente e comprometer a sua saúde mental e bem-estar. É sobre mostrar dedicação e potencial para fazer sempre mais e não sacrificar a sua qualidade de vida em prol do trabalho.

O reconhecimento no trabalho não depende apenas de você

Conforme foi pontuado ao longo do artigo, é importante sempre ter em mente de que, em alguns casos, não importa o quanto você se esforce, o desejado reconhecimento profissional não chega.

E isso não necessariamente é culpa sua!

O reconhecimento é uma via de mão dupla, ou seja, não basta o colaborador se esforçar e, do outro lado, a empresa não ter uma cultura voltada para isso.

Nesses casos, o melhor caminho é encontrar outra organização na qual haja programas de reconhecimento bem estabelecidos e uma cultura de feedbacks e desenvolvimento focada em reconhecer bons talentos.

Essa é a melhor forma de não se frustrar e continuar focado no seu crescimento profissional!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

1 mês ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

1 mês ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

1 mês ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

1 mês ago

Psicoterapia dentro das empresas: por que apostar nesse benefício?

O cenário de saúde mental no Brasil é um dos piores do mundo, mas até…

1 mês ago

Testes de inteligência emocional: o que é, importância e exemplos

Entenda o que são testes de inteligência emocional, a sua importância e confira opções gratuitas…

1 mês ago