Todos

Case de Sucesso: como a Vittude ajudou a Olist a cuidar do bem-estar emocional de seus colaboradores

A Olist é uma empresa com apenas 8 anos de existência, mas já se tornou um ecossistema gigante com serviços para e-commerce e faturamento bilionário. 

Como muitas startups, ela também enfrenta os desafios de um crescimento acelerado: a empresa passou de 280 para 1200 colaboradores em menos de três anos. Diante de um mercado tão aquecido e que gera grande volume de trabalho para todos os colaboradores, também vem a necessidade de cuidar da saúde mental dos times.

E essa necessidade é ainda maior quando este “boom” empresarial se dá em plena pandemia! 

Mas eles tiveram a coragem e maturidade necessárias de não deixar para depois esse investimento tão necessário num contexto que pode ser bastante adoecedor. 

Trabalhar na máxima potência enquanto o mundo enfrenta o principal desafio do século requer também o máximo de cuidados possíveis com sua equipe. 

“Se a saúde mental da pessoa não estiver boa, ela não consegue trabalhar direito nem entregar o seu melhor no dia a dia.”

Gabryele de Oliveira – Analista de Comunicação Olist

Saúde mental em contextos desafiadores

Uma pesquisa da OMS  mostrou que antes mesmo da pandemia 86% dos brasileiros já tinham algum transtorno mental e piorou para 53% dos brasileiros em 2022. Este é um cenário que mostra os piores índices de saúde mental nas últimas décadas.

E, além de tudo isso, a saúde mental infelizmente continua sendo um tema muito estigmatizado. Enquanto especialistas no tema, nós entendemos que não basta oferecer um benefício de psicoterapia nesse contexto. É preciso fazer muito mais. 

Por isso, nossas soluções visam cuidar dos colaboradores e cuidar de quem cuida deles. Até porque nem sempre as lideranças sabem como realizar esse acolhimento. Nem sempre elas têm disponibilidade, uma vez que também vivem uma luta contra o relógio no trabalho. 

“Ter uma parceria onde a gente consegue mediar o que gerencia dentro de casa e o que a pessoa vai se sentir segura em compartilhar com outros profissionais, é bastante rico.”

Patricia Tourinho – CHRO Olist

Apoio sistêmico e personalizado para cada organização

É preciso olhar para a empresa, olhar para a liderança, para os profissionais de RH e de saúde corporativa, além dos próprios funcionários. 

E nós fazemos isso construindo uma proposta de valor com três pilares:

  • Diagnóstico
  • Educação
  • Psicoterapia

Dessa forma, conseguimos realizar treinamentos para as lideranças, rodas de conversa com toda a equipe e workshops para desestigmatizar o tema. E não fazemos isso de maneira solta. 

Todas essas ações são estruturadas num programa de saúde mental que tem como base um diagnóstico previamente feito para entender quais são as principais questões de cada cliente. 

Com esse apoio sistêmico, nós conseguimos realmente transformar a vida das pessoas e comprovar a eficácia do nosso propósito, que é democratizar o acesso à saúde mental e ainda possibilitar que esse processo tenha um desfecho positivo. 

“Com a Vittude (fazer terapia) foi tão simples e prático. Deu acesso e facilidade. Estou falando cum uma psicóloga que está atendendo as minhas necessidades. Talvez, se não fossse a Vittude, eu ainda não estaria fazendo terapia.”

Emanuel Nascimento – Gerente de Aquisição Olist
Assista ao vídeo Case da parceria Vittude e Olist!

Benefícios para as empresas

É essencial entender que saúde mental não é um gasto, é um investimento. Segundo a OMS, a cada R$1 real investido em prevenção e tratamentos de saúde mental, R$4 retornam em produtividade e saúde.

Veja que cuidar do seu principal ativo e de quem faz a empresa funcionar também é uma questão estratégica. É por isso que nós temos um relacionamento muito próximo com cada cliente. 

“Porque quando a gente mede o retorno sobre o investimento, consegue ver na maioria dos nossos parceiros a diminuição de afastamento, a redução do turnover e do número de dias de trabalho perdidos. 

Tatiana Pimenta – CEO da Vittude

Quer desenhar conosco o melhor programa de saúde mental para a sua empresa?
Marque uma conversa com um de nossos especialistas!

Carol Motta

Redatora sênior, especialista em SEO On Page, cientista social e com experiência em conteúdos de saúde e RH. Trabalha para viver num mundo em que as pessoas sejam mais saudáveis e as organizações, mais inclusivas.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

3 meses ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

3 meses ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

4 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

4 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

4 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

4 meses ago