Todos

Psicoterapia online: como funciona e benefícios

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a psicoterapia online.

Afinal, é bom mesmo? É igual a terapia presencial? Qual formato é melhor?

Desde a sua regulamentação, em 2018, muita gente aderiu ao online devido aos seus benefícios e facilidades. Mas se você ainda tem muitas perguntas sobre como funciona, que tal continuar a leitura deste artigo?

Por aqui, você encontra um guia completo sobre psicoterapia online. Vem conferir!

O que é e como funciona a psicoterapia online?

No dia 10/11/2018, passou a vigorar a Resolução CFP 11/2018, que autoriza a psicoterapia online sem limite de sessões. Essa foi uma grande conquista tanto para os profissionais da área como para quem deseja vivenciar o processo terapêutico.

Somente profissionais cadastrados e autorizados pelo CRP podem realizar esse tipo de atendimento, então não deixe de conferir as credenciais para ter certeza de que está se consultando com alguém capacitado.

Para o atendimento de crianças e adolescentes, é necessária a autorização do responsável por meio de um documento de consentimentos expresso e uma avaliação prévia que verifique a viabilidade do processo terapêutico online.

Já em casos de atendimentos de indivíduos em situações de urgência, nem sempre os atendimentos online são os mais adequados. 

A psicoterapia online funciona de forma muito parecida com a presencial em termos de dinâmica. Tudo depende da abordagem terapêutica utilizada pelo psicólogo, mas no geral não há grandes diferenças em relação à modalidade tradicional.

Normalmente, as sessões acontecem por videoconferências (chamadas de vídeo e voz), por meio de aplicativos ou sites como Skype, Zoom, entre outros. Dessa forma, há diálogo em tempo real e contato visual.

Independentemente do meio utilizado, o mais importante é que haja sigilo e privacidade. 

Qual foi o papel da Vittude na regulamentação da psicoterapia online?

A Vittude é uma healthtech focada em saúde mental e bem-estar que conecta pessoas interessadas em fazer terapia a psicólogos altamente capacitados.

Quando a empresa nasceu, um dos principais desafios era sensibilizar tanto os profissionais de psicologia como as entidades de classe sobre a importância da terapia online para a democratização do acesso aos serviços focados em saúde mental.

Isso principalmente pelo fato de que fora dos centros urbanos nem sempre é fácil encontrar um psicólogo de qualidade e o ambiente virtual é capaz de quebrar essas barreiras geográficas. 

Diante desse cenário, desde o início a Vittude oferecia serviços de psicologia online e atuou ativamente em debates e aprovações da regulamentação da terapia online em 2018. Isso foi essencial para o momento de pandemia que vivemos dois anos depois, quando esse tipo de serviço foi essencial para garantir a continuidade dos cuidados com a saúde mental da população.

Para se ter uma ideia, as outras áreas da saúde só tiveram uma regulamentação como essa em abril de 2020, quando a crise provocada pela Covid-19 já tinha causado diversos estragos.

Quais são as diferenças entre terapia online e presencial?

Apesar da dinâmica ser bem parecida, a psicoterapia online e presencial têm as suas diferenças.

Para algumas pessoas, nada substitui o olho no olho e, nesses casos, as sessões presenciais são recomendadas. Mas é preciso ficar claro que se trata apenas de uma preferência, pois ambas são eficazes, ou seja, o fato de ser online não torna o processo menos valioso.

Além disso, outro ponto é a questão do deslocamento, afinal, no presencial é preciso utilizar algum meio de transporte para ir até o consultório, o que não é necessário na modalidade virtual.

4 grandes benefícios da psicoterapia online

Não há um formato que seja melhor do que o outro, mas neste artigo vamos focar nas vantagens da psicoterapia online, afinal, o objetivo é entender como ela funciona e os seus diferenciais. Confira:

Acessibilidade

Em um país tão grande como o Brasil e com tantas desigualdades sociais, infelizmente as oportunidades não são as mesmas em todas as cidades.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, contamos com um total de quase meio milhão de profissionais registrados como psicólogos. 

Em São Paulo, o estado com maior concentração, há pouco mais de 120 mil cadastrados. Já no Amapá são apenas pouco mais de mil. Percebe a diferença?

Diante dessa realidade, as barreiras geográficas se tornam um impeditivo para muita gente que deseja fazer sessões de psicoterapia. A regulamentação dos atendimentos online, portanto, abre as portas da acessibilidade.

Agora, não importa onde você more fisicamente, é possível ter acesso aos melhores profissionais da área. Inclusive, isso é benéfico para os psicólogos também, que podem ampliar as oportunidades de atendimento.

Investimento

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o valor médio de uma consulta psicológica é de R$309,44 (valores atualizados pelo INPC-IBGE até maio de 2023 para vigência em 1º de junho de 2023).

Infelizmente, para muitas pessoas é um preço inacessível, considerando que as sessões de terapia costumam acontecer semanal ou quinzenalmente.

O lado bom da psicoterapia online é justamente o fato de que se torna um investimento mais viável. Afinal, o profissional não tem o custo de deslocamento e, muitas vezes, nem o aluguel de um consultório.

Dessa forma, há maior margem para negociação de valores, o que faz com que o processo terapêutico se torne uma possibilidade para mais pessoas.

Tempo

A psicoterapia online também contribui para a economia de tempo, afinal, não é preciso se deslocar até o consultório. Isso é atrativo tanto para o paciente como para o profissional em si.

Visto que muitas pessoas têm uma rotina atribulada, a modalidade virtual se apresenta como uma solução para não deixar a terapia sempre para depois ou fazer muitas remarcações. Afinal, basta ter acesso à internet e a um local silencioso e privado para realizar as sessões.

Flexibilidade e praticidade

Por fim, o modelo online oferece muito mais flexibilidade e praticidade.

Afinal, o fato de não precisar se deslocar e poder realizar a sessão de onde desejar torna o processo mais fácil e simples para a maioria das pessoas. 

Ou seja: muitas barreiras que normalmente são levantadas para realizar as sessões já deixam de existir com a possibilidade das sessões virtuais.

Conheça os principais diferenciais da Vittude

Conforme você aprendeu ao longo deste artigo, a Vittude teve um papel fundamental na regulamentação da psicoterapia online, portanto, vale a pena conhecer melhor os diferenciais da plataforma que te conecta aos melhores psicólogos do mercado. Confira:

Apenas profissionais regulamentados

Qualificação é indispensável na Vittude. Por isso, a plataforma só trabalha com profissionais com experiência clínica comprovada, registrados e ativos juntos ao Conselho Regional de Psicologia e com cadastro no e-Psi validado.

Para garantir o máximo da qualidade, a Vittude também usa modelos analíticos preditivos, machine learning e experiência clínica para curar, avaliar e aprovar o credenciamento de novos psicólogos.

O processo passa pelas seguintes etapas:

  1. Análise do perfil;
  2. Mecanismo de predição que atribui um score (nota) ao perfil cadastrado;
  3. Psicólogos com maior score são convidados para uma etapa de entrevista com a equipe de Psicologia da Vittude, gerenciada pelo Psicólogo e Doutor em Psicologia da Saúde, Fábio Camilo da Silva;
  4. Os aprovados na entrevista são convidados para participar da rede de psicólogos da Vittude;
  5. Avaliação constante da eficácia dos atendimentos e da satisfação dos pacientes.

Plataforma segura

Os dados de cada um dos pacientes é tratado de maneira confidencial. Além disso, os psicólogos cadastrados na plataforma são capacitados e a Vittude garante a máxima qualidade de todos eles.

Para não restarem dúvidas, é importante saber que o site está aprovado e regulado junto ao CFP (você encontra esse selo de segurança no rodapé da página da Vittude).

Profissionais de diversas abordagens terapêuticas

Outro grande diferencial da Vittude é a possibilidade de encontrar um profissional focado na abordagem psicológica que você necessita. 

No momento da busca, é possível ativar filtros específicos por especialidade, transtorno, abordagem e outras particularidades que aumentam as chances de sucesso na pesquisa.

Vittude Match

Nem sempre é fácil encontrar um psicólogo com o qual você se identifica e consegue criar uma relação pautada em confiança e segurança. Muitas vezes, a pessoa tenta uma vez, não gosta e desiste do processo.

Com o objetivo de fortalecer o vínculo terapêutico e reduzir as chances de frustrações, foi criado o Vittude Match, que cruza demandas e expectativas do paciente com a experiência clínica e os dados do psicólogo, e aumentou o engajamento em até 600% (permanência na terapia após a primeira sessão).

Essa solução usa o Natural Language Processing (NLP), uma tecnologia que auxilia computadores no entendimento e interpretação da linguagem humana. Baseado em 7 perguntas, a ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem o psicólogo ideal para as suas necessidades.

Incrível contar com uma tecnologia desse tipo, não é mesmo?

Na Vittude, o seu psicólogo está a um clique de distância

Que tal dar um primeiro passo nos cuidados com a sua saúde mental? 

A Vittude existe para facilitar todo esse processo, então não deixe de acessar o nosso site, preencher os dados e fazer a sua busca pelo psicólogo que irá atender às suas necessidades e conduzir sessões de psicoterapia online com a máxima qualidade.

Clique aqui e saiba mais!

Bruna Cosenza

Escritora, produtora de conteúdo freelancer e LinkedIn Top Voice 2019. Autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin", escreve para inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa.

Recent Posts

Testes de inteligência emocional: o que é, importância e exemplos

Entenda o que são testes de inteligência emocional, a sua importância e confira opções gratuitas…

23 horas ago

Gerenciamento de equipes: quais as melhores estratégias?

Veja como a promoção de bem-estar é fundamental para um bom gerenciamento de equipes e…

2 dias ago

Cultura inclusiva: o guia definitivo para a sua empresa

Empresas com cultura inclusiva geram mais inovação, colaboração e dinheiro. Saiba como valorizar todos os…

3 dias ago

Medo e fobia: entenda as diferenças e como tratá-los

O que você tem é medo ou fobia? Eles são bem diferentes, mas ambos podem…

4 dias ago

Empreendedorismo e saúde mental: uma estreita relação

Entenda como o empreendedorismo afeta a saúde mental e quais são as principais estratégias para…

5 dias ago

Aumentar a produtividade: como ajudar os colaboradores e manter a empresa sustentável

Aumentar a produtividade é o que conecta a sustentabilidade financeira das organizações com o bem-estar…

1 semana ago