Todos

Vittude Awards: veja tudo que aconteceu na 1ª premiação de saúde mental do Brasil

10 de outubro. 

Para a Vittude não é apenas mais uma data, e neste ano de 2023, em especial, o dia representa um grande marco em nossa história.

Mais que o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro registra uma jornada importante, onde, em uma noite para lá de especial, reunimos e conectamos convidados de alto nível e as maiores marcas empregadores do nosso país para dar o reconhecimento adequado às suas ações em prol da saúde mental da nossa sociedade. 

Foram meses de planejamento para lançar ao mercado a 1ª premiação do segmento no Brasil, e não poderíamos estar mais felizes: o Vittude Awards virou tendência! 

Claro que nada disso seria possível sem o apoio de grandes parceiros, como a Creditas, que foi a patrocinadora oficial da premiação e das categorias: embaixador de saúde mental e empresa revelação.

Se você não pode participar, fica tranquilo. Neste artigo,  você encontra um resumo completo com tudo de mais importante que rolou no Vittude Awards para que você possa mergulhar nas tendências para o futuro da saúde mental brasileira junto com a gente.

Abertura da celebração com Tatiana Pimenta 

Jornalista, repórter televisiva e uma das fundadoras da FMYBRAIN, tivemos a honra de ter a grande Marina Machado como mestre de cerimônias da nossa 1ª premiação de saúde mental, e foi ela quem chamou a nossa fundadora e CEO, Tatiana Pimenta, ao palco para dar início a celebração. 

“Se alguém me falasse que a gente ia conseguir lotar uma casa dessa há 7 anos atrás, eu iria falar que eu acho que provavelmente estou maluca.”

Tatiana Pimenta, Founder e CEO na Vittude

O que faz com que uma engenheira com carreira sólida na área da construção civil deseje largar tudo para empreender no segmento de tecnologia e saúde mental?

Em sua palestra de abertura no Vittude Awards, a Tatiana relembra que a Vittude surgiu de uma inquietação, de quando a até então passou por momentos difíceis em sua vida pessoal que culminaram num quadro depressivo e encontrou dificuldade para acessar serviços de qualidade em saúde mental. 

De 2016 para cá, a CEO relembrou momentos importantes para a história da Vittude: do nascimento em março de 2016, passando pela luta em regulamentar a psicoterapia online junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) a migração da healthtech de um modelo B2C para B2B. 

É impossível negar o quanto amadurecemos até aqui, e nossa marca precisava acompanhar esse amadurecimento…

Uma nova Vittude?

Além da 1ª edição do Vittude Awards, o dia 10 de outubro foi a escolha perfeita para lançarmos oficialmente o nosso reposicionamento de marca.

Saindo de um isótipo que remetia a um corpo humano em equilíbrio, o novo isótipo da Vittude une vários “Vs” em um círculo que remete a dois conceitos muito importantes para essa nova fase:

Comunidade, uma vez que não mudaremos a realidade da saúde mental sozinhos.

Ecossistema, pois evoluímos de uma plataforma de psicoterapia para um ecossistema completo de soluções em gestão de saúde mental baseado em quatro pilares: diagnóstico, educação, clínica e inteligência.

A Vittude evolui e convida as grandes empresas a evoluírem junto com a gente. Afinal, assim como lembrou a Tatiana no fechamento de sua palestra: saúde mental é inegociável e sem ela não haverá futuro! 

Conheça os grandes destaques da 1ª edição do Vittude Awards

Para além de reconhecer e celebrar aqueles que estão reinventando a saúde mental brasileira, o Vittude Awards é uma oportunidade única para descobrir ações, projetos e soluções incríveis que estão sendo implantadas no nosso país.

Distribuída em 10 categorias, a premiação reuniu convidados de alto nível, entre profissionais e empresas.

Cabe salientar, que as 3 primeiras categorias – contribuição relevante do ano, psicólogo do ano e influencer digital – são homenagens da Vittude.

Categoria Contribuição Relevante do Ano

Entidade filantrópica e de direitos humanos que atua para ampliar o debate sobre os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil, por meio de projetos de alto impacto social. 

Esta instituição recebe a homenagem de contribuição relevante do ano por seu projeto “Panorama de Saúde Mental” em parceria com a AtlasIntel, pois enxergaram a carência de informações e dados atualizados e consistentes sobre a saúde mental no Brasil. 

Por isso, desenvolveram o panorama de forma a sensibilizar a sociedade em relação ao tema, combater estigmas e oferecer subsídios para a produção de conhecimento acadêmico e científico, para fomentar a inovação no campo e também apoiar na formulação e implementação de políticas públicas mais eficazes.

Ademais, a instituição desenvolveu uma importante cartilha de “Saúde mental nas escolas”  que foi entregue aos poderes Executivo e Legislativo, com recomendações baseadas em dados e evidências científicas sobre ações práticas em políticas públicas de saúde mental nos ambientes de aprendizado.

Também desenvolveram, em parceria com a Vetor Brasil, uma trilha formativa de saúde mental dentro da Jornada de Desenvolvimento de Profissionais Públicos, voltada para os profissionais que ocupam cargo de média gerência das mais diversas pastas e níveis federativos.

Estamos falando do Instituto Cactus, uma organização que acredita que  “Saúde mental é assunto de todas as pessoas” e que apoia projetos e iniciativas que proporcionem melhora na qualidade de vida das pessoas por meio da saúde mental.

Categoria Psicólogo(a) do Ano

Como bem colocado pela nossa mestre de cerimônias, Marina Machado, gostaríamos de ter chamado ao palco todos os nossos mais de 700 psicólogos parceiros que atuam diariamente no cuidado de muitos dos indivíduos. 

Mas escolhemos um, em especial, para receber nossa homenagem. Ele foi um dos primeiros profissionais a confiarem no projeto da Vittude, mesmo quando o nosso site ainda não tinha ido ao ar e o cadastro e as conexões entre psicólogos e pacientes era feito em uma planilha de excel.

Estamos falando do psicólogo Giovane Oliveira. Parceiro da Vittude há mais de 7 anos, o profissional já realizou mais de 4500 consultas pela plataforma. 

Categoria Influencer Digital

Os influenciadores digitais desempenham um papel crucial na sociedade atual, especialmente nas redes sociais. Eles têm o poder de influenciar uma grande audiência, moldando pensamentos e comportamentos. Na promoção da saúde mental, compartilham informações úteis, combatem estigmas e encorajam as pessoas a buscar ajuda, inspirando outros a enfrentar seus desafios.

Por isso, a influencer homenageada da 1ª edição do Vittude Awards foi a Tati Bernardi. Publicitária, romancista, crítica literária, podcaster e colunista do jornal Folha de São Paulo, com mais de 285 mil seguidores no Instagram e  grande estudiosa da psicanálise. 

Categoria CEO Inspiração

Dedicada a reconhecer líderes que não só dirigem organizações com visão e inovação, a categoria CEO Inspiração homenageia aqueles que inspiram suas equipes e comunidade em geral e que estão transformando o mundo corporativo através da promoção do bem-estar e incentivo de práticas que visem o  equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Os CEOs finalistas são os grandes responsáveis por alocar recursos financeiros e humanos para programas e iniciativas que promovam a saúde mental dos colaboradores, além de serem reconhecidos por seus times por promover uma cultura de feedback positivo e de comunicação transparente para discutir questões de saúde mental. 

Entre os muitos cases recebidos para esta categoria, os grandes finalistas foram:

Alexandre Maioral, CEO da Oracle – se destaca pela habilidade inigualável de liderar com empatia e estratégia. Sua dedicação à excelência e ao bem-estar de sua equipe reflete um líder verdadeiramente inspirador, forjando caminhos para a realização e sucesso contínuos.

Jean Jereissati, CEO da Ambev – reconhecido por impulsionar a excelência operacional, promover a inovação e cultivar uma cultura corporativa que prioriza tanto o desempenho quanto o bem-estar dos colaboradores.

E a grande vencedora da noite, Cristina Palmaka, CEO da SAP para América Latina e Caribe, que foi reconhecida por sua liderança transformadora, impulsionando a inovação e promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado.

Quando o assunto é saúde mental, Cristina é um exemplo de autocuidado e de promoção da saúde, tendo inúmeros posts, artigos, entrevistas e participações em eventos onde discursa sobre a importância dos líderes olharem para este assunto de forma estratégica. 

Antes mesmo da pandemia, quando era CEO da operação Brasil, Cristina já realizava rituais onde abria espaço para que o time pudesse falar abertamente sobre saúde mental dentro do ambiente de trabalho. 

Para além deste cuidado, a CEO também é uma apoiadora de causas sociais, tendo contribuído para o lançamento do Algortimo da Vida, projeto social de prevenção e combate ao suicídio, que oferece apoio psicológico gratuito a pessoas em situações graves e de risco. 

Categoria CHRO do Ano

O Chief Human Resources Officer ou equivalente, como Diretor, Head ou Vice-Presidente de Recursos Humanos, é uma das figuras mais importantes dentro da organização. São eles os responsáveis por tomar as decisões que vão impactar a vida dos colaboradores.

Os finalistas a CHRO do Ano da 1ª edição do Vittude Awards têm em mãos uma tarefa nada fácil, mas indispensável na construção de ambientes e empresas melhores e mais sustentáveis: levantar o quanto a organização está desperdiçando por não endereçar problemas de saúde mental, para, assim, conseguir aprovação para implantar programas eficientes. 

Os finalistas a categoria foram:

Ana Menegotto, Vice Presidente de RH Brasil da Sodexo – reconhecida por levantar a bandeira da saúde mental internamente e junto com seu time, ajudou a desenhar e aprovar um programa de cuidado para os colaboradores, que visa impactar não apenas o time interno, mas também o ecossistema de clientes.

Caio Nalini, Diretor de Gestão de Pessoas no Magalu – contribuiu com transformações importantes dentro da organização, sendo reconhecido em 3 ocasiões, como TOP influenciadores de RH e como um changemaker por uma pesquisa internacional realizada pela Go Íntegro. 

E a vencedora da noite, Michele Salles, Diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev para a América do Sul – mulher negra, mãe, psicóloga e docente, com mais de 16 anos atuando em recursos humanos. Em sua gestão, tem apoiado a Ambev em uma jornada de transformação cultural e conduzido a estruturação de um programa eficaz de cuidado com a saúde mental dos colaboradores, além de alavancar diversas iniciativas de diversidade e inclusão.

Categoria Embaixador de Saúde Mental

O embaixador de saúde mental é aquela pessoa que naturalmente e constantemente advoga em prol do bem-estar, da saúde mental, além de compartilhar estratégias de cuidado, participar de eventos, e trazer seus insights para dentro da organização e disseminar seus aprendizados e as boas práticas corporativas para a comunidade.

Nossos finalistas nessa importante categoria foram: 

Daniel Cirino, médico do trabalho e gerente de serviços médicos na 3M –  idealizador do Programa 3M Juntos, tem contribuído para a ampliação da discussão sobre saúde mental dentro das organizações, participando de eventos, concedendo entrevistas e produzindo conteúdo para redes sociais. Faz parte de um grupo de profissionais de saúde corporativa que está ajudando a construir KPIs de saúde mental que possam ser utilizadas por todas as empresas brasileiras.

Ellen Moraes, médica do trabalho e gerente de saúde e medicina ocupacional da Norsk Hydro – com uma especialização em saúde mental pela USP, tem contribuído ativamente para a educação em saúde mental dos colaboradores da empresa onde atua, além de se posicionar profissionalmente em redes como o instagram, onde contribui para a disseminação de boas práticas de autocuidado, felicidade corporativa e benchmarks de saúde mental.

E a ganhadora da noite, Bruna Fesneda, Consultora de Bem-estar da BASF –  responsável por criar, monitorar e engajar pessoas nos programas de bem-estar corporativo e capacitação das lideranças nos temas de saúde mental e bem-estar da BASF. Tem se posicionado ativamente nas redes sociais, em especial no LinkedIn, onde compartilha boas práticas da organização em que atua, conteúdos educativos e reflexões pessoais.

Categoria Melhor Gestor de Saúde Corporativa

Categoria criada para homenagear os profissionais que desempenham um papel crucial na identificação, prevenção e gestão dos problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho, o gestor de saúde corporativa assegura a realização de exames ocupacionais, identificar possíveis riscos à saúde relacionados ao trabalho e recomendar medidas preventivas.

Seus times são responsáveis por promover a conscientização sobre saúde e bem-estar, além de assegurar que suas empresas estejam em conformidade com as normas de saúde e segurança ocupacional. Portanto, tem como missão a construção de ambientes empresariais saudáveis e para isso desenvolvem estratégias para mitigar riscos de adoecimento. 

Os grandes finalistas da noite de premiação foram:

Daniel Cirino, médico do trabalho e gerente de serviços médicos na 3M – idealizador do Programa 3M Juntos, tem contribuído para a ampliação da discussão sobre saúde mental dentro das organizações, participando de eventos, concedendo entrevistas e produzindo conteúdo para redes sociais. Faz parte de um grupo de profissionais de saúde corporativa que está ajudando a construir KPIs de saúde mental que possam ser utilizadas por todas as empresas brasileiras.

Talita Almeida, superintendente executiva de RH no Bradesco – médica especializada em medicina do trabalho, iniciou sua jornada no Bradesco em 2011, como médica do trabalho, tendo ocupado desde então posições como gerente de saúde integral, gerente de RH, cultura e bem-estar e atualmente ocupa a posição de superintendente executiva de RH. Também participa de forma ativa e consistente de inúmeros eventos, palestras,  treinamentos e entrevistas. Tem grande participação na evolução do programa Viva Bem, criado em 2010, e do lançamento do Programa de Saúde Mental do Bradesco em 2022. 

E nossa ganhadora: Renata Simioni, Diretora de Jornada do Colaborador no Grupo Boticário. Que deu início a um trabalho ampliado de cuidado em saúde mental em 2018, implementando a metodologia sentinela, que atua com busca ativa de colaboradores em sofrimento psíquico. 

Além disso, estruturou um programa de apoio aos colaboradores e familiares em 2019, garantindo acesso a sessões de psicoterapia e psiquiatria aos mais de 30 mil colaboradores e dependentes junto com a Vittude. Em 2021 liderou a expansão do olhar para atuar também nas relações e no sistema, dando início ao letramento de toda a liderança de sua empresa, além da realização de algumas centenas de rodas de conversa anuais para todos os colaboradores.

Em sua gestão, tem contribuído para repensar o design organizacional, tendo sido uma das idealizadoras de uma nova função dentro do ambiente corporativo: o cargo de health partners. Levou saúde mental para o centro da estratégia, passando a focar no estresse dentro do contexto organizacional e já apresentando resultados surpreendentes de melhoria do bem-estar e redução do adoecimento.

Categoria Empresa Revelação

Esta categoria foi criada para dar visibilidade a empresas que deram início a um trabalho de cuidado em saúde mental há pouco mais de 1 ano e que têm se mantido consistentes nas práticas de cuidado, bem como obtido indicadores de sucesso relevantes, como a melhoria dos índices de ansiedade e estresse de seus colaboradores e redução de indicadores de afastamento e turnover. 

As grandes empresas finalistas da noite foram:

CNI – Confederação Nacional da Indústria, empresa com 980 colaboradores. Criaram o Programa Apoiar, com o objetivo de colocar a saúde mental na pauta da instituição, discutir e desfazer eventuais tabus sobre o tema. Nos últimos 12 meses deram início a um forte trabalho de capacitação da liderança, para que estes possam apoiar seus colaboradores e orientá-los sobre os caminhos para buscar ajuda quando necessário. Desenvolveram um projeto chamado Pensando Juntos, que visa engajar os gestores da organização em temas sensíveis e importantes ao contexto organizacional. 

RVC Advogados, escritório de advocacia com 193 colaboradores. Conta com o forte apoio do CEO, que é um dos embaixadores do programa de saúde mental, fazendo incentivos constantes para que os colaboradores se cuidem. Estruturam um programa de cuidado em saúde mental, com oferecimento de sessões de terapia e campanhas de conscientização sobre qualidade de vida e saúde mental, além de promover webinars frequentes e se destacar especialmente pelo cuidado com a saúde mental das mulheres. Entre 2022 e 2023, obtiveram resultados positivos na redução dos índices de ansiedade e depressão de seus colaboradores. 

E a empresa revelação da noite: Arctouch, empresa de tecnologia com 283 colaboradores, possui um programa estruturado de cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores, que inclui um canal de assistência e apoio psicológico 24h, o subsídio integral de sessões de terapia e a realização de sessões de conversa, onde falam abertamente sobre saúde mental dos colaboradores, abrindo espaço para interação. 

Além disso, apostaram no mapeamento diagnóstico da sua população de colaboradores, compreendendo onde priorizar seus esforços e num trabalho consistente de sensibilização do time e capacitação da liderança, desenvolvendo uma ferramenta proprietária chamada Monthly Checkout, onde os colaboradores e seus líderes podem refletir sobre suas experiências com o trabalho e vida pessoal. 

Por meio desta ferramenta, os liderados compartilham seu status de saúde mental com seus líderes, que são treinados para saber como acolher o time e encaminhar as pessoas que precisam de alguma ajuda para os melhores canais de cuidado. Eles mostraram que segurança psicológica traz resultados!

Categoria Melhor Projeto de Saúde Mental

Ficamos inspirados pelos inúmeros projetos inscritos nesta categoria e levamos em consideração, na hora de escolher os 3 finalistas, aspectos como:

  • Avaliação e diagnóstico: a realização de um mapeamento aprofundado de necessidades específicas de seus colaboradores e da saúde mental da população alvo
  • Avaliação de risco: identificação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho e adoção de estratégias para mitigação.
  • Planejamento e estratégia: definição de objetivos claros e mensuráveis, incluindo o desenvolvimento de um plano estratégico claro de implementação.
  • Intervenções e tratamentos: oferecimento de intervenções cientificamente validadas, garantia de soluções efetivas de acesso como canais de assistência ao empregado, subsídio integral de sessões de psicoterapia e psiquiatria
  • Educação e conscientização: existência de programas educacionais para aumentar a conscientização sobre a saúde mental e um trabalho de redução do estigma.
  • Cultura e Ambiente: Fomento de uma cultura organizacional que apoie o bem-estar e saúde mental de seus times.

E os grandes finalistas da noite foram:

Bradesco – com mais de 80 mil colaboradores e cerca de 250 mil vidas sob gestão, começaram a implementar um projeto de saúde mental em outubro de 2022, destinando cerca de 14% do orçamento de RH para cuidar da saúde dos colaboradores e realizar treinamentos ligados à temática de saúde mental.

Grupo Boticário –  fabricante de produtos de higiene pessoal, com mais de 17 mil colaboradores e mais de 34 mil vidas sob gestão.   Somente em 2023 a empresa já investiu mais de 8 milhões de reais, somente em acesso a sessões de psicoterapia e soluções de apoio ao colaborador. O programa de cuidado com a saúde do colaborador teve início em 2012 e passou a ganhar maiores investimentos a partir de 2018, quando foi lançada a metodologia sentinela, que utiliza de escalas psicométricas nos exames periódicos para busca ativa de colaboradores que possam estar passando por algum desafio pessoal ou convivendo com sofrimento psíquico.

E o ganhador da 1ª edição do Vittude Awards: Vivo – empresa do setor de telefonia com 33 mil colaboradores, aproximadamente 80 mil vidas sob gestão. Com um projeto robusto de cuidado em saúde mental, a empresa possui inúmeras iniciativas de apoio como o Conte Comigo, que oferece atendimento psicológico, social, jurídico e financeiro. 

Além disso, possuem o programa Cuidar de Quem Cuida, que envolve desde mentorias para o time de diretores e executivos, a treinamentos para construção de segurança psicológica para todo time de gerentes. 

Categoria Empresa Referência em Saúde Mental

A categoria empresa referência em saúde mental, levou em consideração importante pontos:

  • Inovação: empresas que estão à frente do tempo, que desenvolveram a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças e tendências de mercado.
  • Expertise e conhecimento: empresas que possuem competência e conhecimento profundo na área de atuação, sendo consideradas formadoras de opinião. São aquelas que contribuem com insights valiosos para a indústria da qual fazem parte.
  • Experiência Excepcional: oferecem soluções de cuidado de altíssima qualidade, garantindo desfecho de saúde positivo para as pessoas e resultados para os acionistas. Constroem relacionamentos sólidos e de confiança com todos os parceiros da cadeia de valor.
  • Responsabilidade Social: estão envolvidas em iniciativas que beneficiam não apenas seus colaboradores, mas também a comunidade.
  • Cultura organizacional forte: promovem uma cultura organizacional positiva, inclusiva e colaborativa. Desenvolvem projetos e ações que fortalecem a marca empregadora, atraindo e retendo talentos.
  • Estratégia clara e visão: além de estratégia clara e bem definida, possuem uma visão inspiradora para o futuro e dados que comprovam os resultados.

E os grandes finalistas da noite foram:

BASF – Indústria Química, com cerca de 7 mil colaboradores na América do Sul, a empresa possui um programa estruturado de cuidado com a saúde mental, que passa por diversas áreas, desde o combate ao racismo e a LGBTI+Fobia, até ações de prevenção à violência doméstica. Desenvolveram um Guia de Saúde Emocional e ainda possuem uma calendário consistente de webinars, rodas de conversa, cafés com a liderança, sessões de mindfulness, incentivo às mais diversas formas de atividade física, além de oferecerem suporte psicológico emergencial e acompanhamento psicológico individual aos seus colaboradores. Nos últimos 12 meses investiram cerca de 2 milhões de reais no Movimento Bem-Estar, programa criado pela empresa.

Klabin – Empresa do setor de Papel e Celulose, com mais de 25 mil colaboradores, por meio da Agenda Klabin 2030, desenvolveram um conjunto de metas de curto (2021), médio (2025) e longo prazo (2030) alinhadas com a agenda 2030 da ONU, dentro da ODS 3, de saúde e segurança ocupacional.  Com  o Programa Viver Bem, realiza capacitações em saúde mental e formação de equipes da linha de frente para apoio e acolhimento de colaboradores. Criaram um Guia de Saúde Mental para a Liderança que também contempla bate papos e mentorias de janeiro a dezembro. Conduzem ações específicas de saúde mental para aprendizes, para os programas de estágio e incluíram educação em saúde mental dentro das trilhas de educação corporativa. Nos últimos 12 meses investiram aproximadamente R$1,7 milhões em sessões de psicoterapia, remuneração do time dedicado ao tema de saúde mental, consultorias externas e comunicação interna.

E a empresa vencedora: Grupo Boticário, que possui um trabalho de cuidado com a saúde integral do colaborador desde 2012 e uma atuação mais ampla em saúde mental desde 2018. Com grande envolvimento da alta gestão nos projetos de cuidado, vemos CEO e VPs e Diretores muito ativos em redes como o LinkedIn, falando abertamente sobre saúde mental e contribuindo para uma discussão mais aberta sobre o tema dentro e fora de casa. 

Evoluíram o programa de saúde mental ao longo dos anos para uma atuação mais sistêmica, considerando 3 pilares: indivíduo, relações e sistema. Em sua jornada de cuidado, oferece sessões de terapia subsidiadas integralmente pela organização, apoio emergencial, gestão de incidentes críticos e trilha diferenciada de atuação dos health partners. 

Ao longo dos últimos 4 anos desenvolveram um trabalho consistente de letramento dos colaboradores e capacitação da liderança. 

Usando uma metodologia proprietária chamada sentinela, utilizam escalas psicométricas para diagnóstico e busca ativa de colaboradores, promovendo a redução de casos graves de transtornos mentais. 

Somente de janeiro a agosto de 2023, investiram mais de R$8 milhões de reais em acesso ao cuidado, este valor inclui o subsídio das sessões de psicoterapia, o salário time interno de psicólogos, a realização das rodas de conversa e a central de saúde que oferece apoio 24h ao empregado. 

Nos vemos em 2024!

Sem dúvidas, começamos a escrever um novo capítulo na história da saúde mental no Brasil.

A 1ª edição do Vittude Awards foi marcada por uma noite festiva, repleta de abraços e de muita emoção. E nos deixa uma grande certeza: não estamos sozinhos na missão de reconstruir um futuro mais saudável e sustentável. 

Mais do que uma celebração de conquistas, a premiação foi um marco histórico e um grande reconhecimento para aqueles, líderes inovadores e empresas disruptivas, que se destacaram na vanguarda da saúde mental. 

Este é apenas o começo da construção de um mundo onde a saúde mental é inegociável. Nos vemos em 2024!

Aproveite para assistir a transmissão online e completa da 1ª premiação de saúde mental do Brasil e mergulhe nas tendências para o próximo ano:

Luisa Lara

Redatora e copywriter na Vittude, com mais de 5 anos de experiência no marketing digital. Apaixonada por literatura, psicologia e pelo vasto mundo da mente humana, escreve para democratizar o acesso à informação e inspirar mudanças positivas em nosso mundo.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

3 meses ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

3 meses ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

4 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

4 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

4 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

4 meses ago