Employer Branding

GPTW: o que significa e porque é importante?

Quanto sua empresa está disposta a ouvir os colaboradores? 

Essa é a primeira pergunta que deve ser feita pelas organizações que desejam receber o reconhecimento da GPTW (Great Place To Work). Pois, o primeiro passo para conseguir essa certificação e entrar em um dos rankings é a realização de uma pesquisa de clima organizacional com os funcionários da empresa. 

Ambientes corporativos tóxicos, com poucas oportunidades de desenvolvimento, remuneração abaixo da média, sem benefícios atrativos e, sobretudo, com níveis elevados de estresse e baixos níveis de segurança psicológica, dificilmente estarão aptos ao GPTW. 

Conseguir o selo GPTW tem um peso forte na divulgação de vagas e no Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo. Não é em vão que as empresas têm cobiçado tanto esse reconhecimento.

O GPTW, uma autoridade internacional em employer branding presente em 97 países ao redor do mundo, é uma grande isca para atrair e recrutar talentos.

Veja neste texto:

  • O que é GPTW?
  • Qual a importância de ser uma empresa GPTW?
  • Como conseguir o selo GPTW
  • Ranking GPTW
  • Ranking brasileiro de empresas
  • Como a Vittude pode te ajudar a conquistar e manter o selo GPTW?

O que é GPTW?

O Great Place to Work (GPTW) é uma consultoria de alcance global que se dedica a analisar e reconhecer as melhores práticas de gestão de pessoas em empresas ao redor do mundo. Seu foco está em apoiar organizações que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócio. 

Assim, o selo GPTW e o ranking GPTW são as ações mais conhecidas da organização. 

Empresas que conquistam o selo ou estão no ranking anual das 150 Melhores Empresas para Trabalhar demonstram um compromisso genuíno com o bem-estar e a saúde dos seus funcionários. 

Ao promover um ambiente de trabalho positivo e engajador, essas organizações conseguem impactar diretamente a saúde física e mental dos colaboradores, contribuindo para a redução de doenças ocupacionais, dos índices de turnover e o aumento da produtividade.

Ademais, além de fornecer um selo de certificação altamente cobiçado, o GPTW também oferece às empresas avaliações detalhadas que identificam pontos fortes e áreas de melhoria em relação à gestão de pessoas.  

Para quem atua com RH, essa análise é especialmente relevante, uma vez que permite compreender o que está funcionando bem e o que é preciso aprimorar para promover um ambiente de trabalho mais saudável e satisfatório. 

Qual o objetivo da pesquisa GPTW?

A pesquisa realizada pelo Great Place to Work tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores nas empresas. 

Com o mercado de trabalho extremamente aquecido e enfrentando fenômenos como a Grande Renúncia, o Quiet Quitting e, mais recentemente, o Job Hopping, o tempo médio de permanência no emprego diminui no Brasil — não chegando a dois anos em janeiro de 2023.

Assim, fica fácil entendermos porque hoje é tão importante ouvir os colaboradores.  

A opinião dos funcionários e como eles se sentem em relação à organização é o principal critério para ser considerado uma das melhores empresas para trabalhar, segundo a metodologia GPTW. 

Ela busca reconhecer as empresas que se destacam como excelentes lugares para trabalhar, certificando e ranqueando aquelas que se esforçam para oferecer um ambiente de trabalho saudável e que valoriza seus colaboradores. 

A missão da GPTW é apoiar as organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. E todos queremos isso!

Qual a importância de ser uma empresa GTPW?

Um dos grandes motivos para as empresas desejarem o reconhecimento GPTW é o fortalecimento da marca empregadora. Ter o selo GPTW e, melhor ainda, estar numa das primeiras posições no ranking, é um importante fator para atrair e reter talentos. Em média, as empresas presentes no ranking apresentam metade do turnover voluntário que suas concorrentes.

Segundo outros dados da consultoria, as 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil receberam 8,6 milhões de currículos no último ano, o que representa uma média de 57 mil currículos por empresa – que já faturam até 11 vezes mais que a média do seu setor de atuação.

Portanto, podemos afirmar seguramente que ter o reconhecimento GPTW contribui para o employer branding da empresa, ou seja, para a forma como os funcionários se sentem em relação à ela e como profissionais externos a enxergam, se sentindo mais ou menos atraídos por uma vaga na organização.

Como conseguir o selo GPTW?

O selo GPTW já foi entregue em 97 países ao redor do mundo. Atualmente, há 2307 empresas certificadas. Mais de 117 mil práticas de gestão de pessoas já foram avaliadas e mais de 2 milhões de funcionários foram impactados pela metodologia. Muita coisa, não?

Para sua empresa conquistar reconhecimento GPTW, o primeiro passo é percorrer a Jornada de Certificação & Ranking, que começa com uma pesquisa online para avaliar a experiência dos colaboradores. 

Se 7 em cada 10 profissionais afirmarem que possuem um bom ambiente de trabalho de acordo com a metodologia Great Place to Work, a organização será certificada com o selo GPTW.

Ao ser certificada, a empresa recebe um relatório com o resultado da sua pesquisa e um selo digital de certificação válido por 12 meses. Mas é importante entender que a participação na Jornada de Certificação & Ranking e a conquista do selo GPTW não são garantias para ser incluído em um ranking do GPTW. 

Sim, existe diferença entre o selo GPTW e o ranking GPTW. Vamos falar sobre isso mais adiante. 

Em resumo, o passo-a-passo para a empresa conseguir o selo GPTW é este:

  1. Inscrição: A empresa confirma a inscrição no processo de Certificação GPTW de acordo com o plano mais adequado à sua realidade e necessidades.
  2. Pesquisa: Aplicação da pesquisa on-line com os colaboradores da organização, de acordo com o percentual mínimo de participação exigido.
  3. Certificação: A empresa é certificada ao atingir a amostra mínima de respondentes e alcançar 70% no índice de confiança dos funcionários. Caso não atinja a pontuação necessária, poderá refazer o teste após 3 meses.

O que é avaliado nos questionários?

A Pesquisa de Clima GPTW possui 63 questões afirmativas cadastradas, 17 questões demográficas e 2 questões abertas e leva, em média, de 22 a 27 minutos para ser respondida. São considerados os seguintes aspectos: 

  • Credibilidade;
  • Respeito;
  • Imparcialidade;
  • Orgulho;
  • Camaradagem.

Os resultados trazem ainda outro recorte importante: 

  • Visão área, que diz respeito à vivência do colaborador na área/setor que atua dentro da empresa;
  • Visão da empresa, que corresponde à vivência do colaborador na empresa de forma geral;
  • Benchmarking com o mercado.

Além do clima organizacional, a pesquisa também mede o IVR (Innovation Velocity Ratio), estágios da liderança e o índice de confiança do colaborador para com a empresa.

Como funciona a certificação?

Após a contratação da Jornada de Certificação & Ranking, a empresa tem até 6 meses para obter a certificação. Veja algumas atividades e regras do processo:

Plano performance

A primeira etapa da certificação GPTW consiste na inscrição da empresa em um dos planos disponíveis. Há um plano mensal para as empresas entre 10 e 29 funcionários e os planos Basic, Pro e Performance para as empresas com mais de 30 funcionários. 

Antes da pesquisa

O responsável pela inscrição na pesquisa GPTW deverá: 

  • Responder às questões solicitadas no cadastro inicial;
  • Fazer o download da planilha de funcionários;
  • Preenchê-la;
  • Fazer o upload no sistema;
  • Escolher a data de início da pesquisa — que ficará disponível por 15 dias corridos.

Recomendamos que haja uma campanha de comunicação interna para divulgar a realização da pesquisa, mobilizando os colaboradores. 

Lembre-se: a Pesquisa Clima GPTW é um convite para ouvi-los, mas a participação do funcionário não é obrigatória, devendo responder apenas quem se sentir confortável.

Durante a pesquisa

Durante a pesquisa, é possível acompanhar o número de respondentes em tempo real por meio da plataforma Connect do GPTW Brasil. Esse acompanhamento, no entanto, não deverá ser usado para cobrar dos funcionários o engajamento na pesquisa. 

Inclusive, é proibido:

  • Oferecer recompensas pela participação do colaborador;
  • Enviar e-mails ou mensagens nas redes sociais citando o nome de colaboradores;
  • Permanecer ao lado do colaborador durante o preenchimento da pesquisa para conferir suas respostas;
  • Realizar um checklist ou qualquer tipo de controle para verificar quem respondeu ou não o questionário;
  • Cobrar qualquer tipo de prova de que a pesquisa foi respondida pelo funcionário.

Renovação

O selo GPTW tem validade de 1 ano após sua emissão, que acontece um dia após a finalização da pesquisa. Após esse prazo, o selo não mais poderá ser utilizado pela empresa. Para se certificar novamente, a empresa precisa aplicar uma nova Pesquisa. 

Questionários: inicial e certificação

Além da Pesquisa de Clima GPTW a ser respondida pelos colaboradores, a empresa também deverá preencher um Questionário de Certificação com 90 perguntas que abordará questões relativas ao índice de turnover voluntário da empresa, o número médio de concorrência por vaga, entre outras informações. 

Apenas após a conclusão deste Questionário é que poderá ser emitido o selo GPTW, caso a empresa tenha atingido a nota mínima na Pesquisa de Clima. 

Após a pesquisa: resultados

Chegou a hora de comemorar e divulgar a conquista! 

As empresas que forem aprovadas para o recebimento do selo GPTW, poderão visualizá-lo e baixá-lo em diferentes formatos e dimensões na plataforma Connect um dia após a finalização da Pesquisa de Clima. 

É importante lembrar que a certificação é o primeiro nível de reconhecimento que uma organização pode obter no GPTW. O segundo nível é participar de um dos Rankings GPTW. 

Ranking GPTW

O GPTW Brasil publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial e temático. 

Geralmente, o ranking é publicado por um parceiro de mídia — na edição de 2022, foi a Época Negócios. Os ranqueados podem ser convidados para participar de um evento exclusivo de premiação.

O ranking GPTW trata-se de um reconhecimento ainda mais criterioso que o selo. Para se ter uma ideia, em 2022, 4 mil empresas participaram do processo de pesquisa GPTW. 

Desse total, 60% conquistaram o selo GPTW, mas apenas 3,75% entraram no Ranking Nacional, que classifica as Melhores Empresas para Trabalhar no país. Percebe como é diferente ter o selo GPTW e entrar para em um ranking GPTW? 

O ranking é uma segunda etapa de reconhecimento que pode ou não ser obtida pelas empresas certificadas com o selo. 

Se uma organização atingir uma nota igual ou superior a 70 na pesquisa com os funcionários, ela será certificada e receberá o selo digital de certificação, se tornando, então, elegível a participar de algum ranking das Melhores Empresas para Trabalhar.

A organização concorrerá aos rankings com a pesquisa realizada para a certificação. 

A partir da data em que for certificada, ela terá 30 dias para entregar os documentos complementares para os rankings, que são: 

  • O relatório de práticas culturais,
  • O perfil organizacional;
  • Os questionários complementares.

A posição nos rankings será calculada de acordo com os resultados da pesquisa com os funcionários e a avaliação de práticas culturais e os questionários complementares enviados dentro do prazo pela empresa concorrente. 

Se a organização for selecionada, ela poderá usar o selo de premiação do ranking em que for classificada. 

Ranking brasileiros de empresas

O ranking brasileiro possui as seguintes categorias: nacional, regional, setorial e temático. 

Empresas premiadas no ranking nacional também serão avaliadas para o ranking América Latina e serão classificadas em uma das três categorias a seguir: 

  • Multinacionais;
  • Grandes Empresas Nacionais;
  • Pequenas e Médias Empresas Nacionais.

Há ainda o Ranking Diversidade, que inclui as seguintes categorias: 

  • Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar;
  • Melhores Empresas para LGBTQIA+;
  • Melhores Empresas para a Questão Étnico-Racial;
  • Melhores Empresas para Pessoas com Deficiência;
  • Melhores Empresas para 50+;
  • Melhores Empresas na Atenção à Primeira Infância;
  • Melhores Empresas Jovens Potência.

Cada ranking apresenta critérios de elegibilidade diferentes, mas todas consideram como pré-requisito essencial a obtenção do selo GPTW, ou seja, apenas as empresas com nota igual ou maior a 7 na pesquisa de avaliação de experiência dos colaboradores podem concorrer. 

Como a Vittude pode te ajudar a conquistar e manter o selo GPTW?

Os problemas de saúde mental são as consequências mais recorrentes das empresas com clima organizacional negativo. Dessa forma, organizações que possuem ambientes tóxicos, sem segurança psicológica e com altos níveis de estresse estão muito longe de alcançar o selo GPTW. 

Mas o primeiro passo para diminuir essa distância é investindo na gestão da saúde corporativa, prevenindo e tratando problemas de saúde mental dos colaboradores.

A Vittude atua no mercado corporativo com a missão de democratizar o acesso a serviços de saúde mental, tendo implantado soluções em diversas empresas que possuem o selo GPTW e estão no ranking Melhores Empresas para Trabalhar. 

Se a sua empresa precisa de ajuda para conquistar e manter o selo GPTW, conte com as soluções da Vittude. Entre em contato e converse com um dos nossos especialistas.

Carol Motta

Redatora sênior, especialista em SEO On Page, cientista social e com experiência em conteúdos de saúde e RH. Trabalha para viver num mundo em que as pessoas sejam mais saudáveis e as organizações, mais inclusivas.

Recent Posts

Tristeza: entenda as causas e aprenda a lidar com esse sentimento

Aprender como lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e…

2 meses ago

Motivação: 7 Estratégias para se manter inspirado em qualquer situação

Entenda o que é a motivação e quais fatores internos e externos influenciam essa força…

2 meses ago

Benefícios dos exercícios de mindfulness + 5 exemplos para incluir na sua rotina

Os exercícios de mindfulness são uma ótima estratégia para encontrar um pouco de paz, silêncio…

3 meses ago

Qual é a relação entre saúde mental e qualidade de vida?

Entenda como saúde mental e qualidade de se relacionam e confira hábitos que você deve…

3 meses ago

Quais são os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos?

Entenda quais são os efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos psiquiátricos e tire…

3 meses ago

Técnicas de relaxamento para ansiedade: 8 dicas para aliviar crises

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência…

3 meses ago